Qual a importância do uso da história da matemática durante o ensino da matemática?

Authors

  • Fabricio da Silva Lobato
  • Euvaldo Soares da Silva
  • Pedro Franco de Sá

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv7n3-315

Keywords:

História da Matemática, Desenvolvimento Histórico, Conceito de Função.

Abstract

O presente artigo tem como objetivo desenvolver e entender a evolução histórica do conceito de Função para compreender um pouco da História da Matemática. Mostrar que é possível usar a História da Matemática como recurso didático, sendo assim uma forma de sair do modelo tradicional de ensino. Utilizamos como referencias as ideias de D’Ambrósio (2003), Chaquiam (2017), Sá,Souza&Silva(2003), e outros autores, também buscamos apoio nos Documentos Oficiais, como os Parâmetros Curriculares Nacionais (1998) e os PCN+(2002) para obter orientação de como abordar o conceito de função à luz da História da Matemática, para que possamos tornar o aluno mais motivado em pesquisar e estudar matemática, tornando-se um agente ativo de sua aprendizagem e não um mero espectador. A partir da evolução histórica do conceito de função, podemos entender como essa ideia foi se desenvolvendo ao longo do tempo e os matemáticos responsáveis por tal desenvolvimento. 

References

BERLINGHOFF,William P.; GOUVÊA, Fernando Q. A matemática através dos tempos: um guia fácil e prático para professores e entusiastas. Tradução Elza Gomide, Helena Castro. 16. ed. São Paulo: Edgard Blücher, 2008.

BUENO, Rafael Winicius da Silva e VIALI, Lori. A construção histórica do conceito de função. In Educação Matemática em Revista - EMR-RS - Ano 10 - 2009 - número 10 - v. 1 - p. 37-47.

BRASIL, Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais 2 ed Rio de Janeiro: DP&A, 2000a

BRASIL, Secretaria de Educação Média e Tecnológica. PCN+ Ensino Médio: Orientações educacionais complementares aos Parâmetros curriculares . Ciências da Natureza, Matemática e suas tecnologias. Brasília: MEC/SEMT, 2002.

BROLEZZI, Antônio Carlos. A arte de contar: uma introdução ao estudo do valor didático da história da matemática. 1991. Dissertação (Mestrado em Educação) -Universidade de São Paulo, São Paulo.

CHAQUIAM, Miguel. Ensaios temáticos: história e matemática em sala de aula. Belém: SBEM-PA, 2017.

D’AMBROSIO, Ubiratan. A História da Matemática: questões historiográficas e políticas e reflexos na Educação Matemática. In: BICUDO, M. A. V. (org.). Pesquisa em Educação Matemática: concepções e perspectivas. São Paulo: UNESP, 1999, p. 97-115.

D’AMBROSIO, Ubiratan. Educação Matemática: da teoria à prática. Campinas-SP: Papirus, 2003.

IFRAH, Georges. Os números: história de uma grande invenção. Tradução de Stella Maria de Freitas Senra; revisão técnica Antônio José Lopes, Jorge José de Oliveira. - 11 ed. - São Paulo: Globo, 2005.

LOPES, Lidiane Schimitz e FERREIRA, André Luis Andrejew. Um olhar sobre a história nas aulas de matemática. Revista Abakós. Belo Horizonte (MG): Ed. PUC Minas, 2013.

MACIEL, Paulo Roberto Castor. A construção do conceito de função atráves da história da matemática. 2011. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática). 107 fls - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca- CEFET/RJ. Rio de Janeiro, 2011.

MAGARINUS, Renata. Uma proposta para o ensino de função através da utilização de objetos de aprendizagem. Dissertação (Mestrado). 99 fls. - PROFMAT - Universidade Federal de Santa Maria. RS, 2013.

PIRES, Rogério Fernando. O conceito de função: uma análise histórico espistemológica. XII Encontro Nacional de Educação Matemática - ENEM, São Paulo: 2016.

Disponível em: <http://www.sbem.com.br/enem2016/anais/pdf/6006_2426_ID.pdf>. Acesso em 17 mai 2020.

SÁ, Pedro Franco de; SOUZA, Glageane da Silva; SILVA, Isaac Dayan Bastos da. A Construção do Conceito de Função: Alguns dados históricos. Traços. Belém, v. 6, n.11, p. 123-140, 2003.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30938/bocehm.v5i14.223

Palavras-chave:

História da Matemática; Ensino e Aprendizagem; Multiplicação.

Resumo

O presente trabalho apresenta resultados parciais de uma pesquisa de natureza bibliográfica que estudou a importância da utilização da História da Matemática como recurso metodológico no desenvolvimento da prática pedagógica nos primeiros anos do Ensino Fundamental. No texto são enfatizadas questões vinculadas ao ensino dos algoritmos da multiplicação. Também são apresentados e descritos vários procedimentos, técnicas e métodos produzidos e utilizados no passado, por diversos povos, em diferentes regiões, para a realização de cálculos relacionados a multiplicação, a saber: a multiplicação realizada com os dedos das mãos, a multiplicação desenvolvida pelos egípcios, a multiplicação em gelosia ou multiplicação em grade, a multiplicação utilizada pelos russos e a multiplicação pelas barras criadas pelo escocês John Napier. O texto apresenta ainda ideias importantes que justificam a utilização da História da Matemática no processo educativo e os impactos que promove na aquisição de conhecimentos por parte do aprendiz. Pelo estudo realizado foi constatado que o recurso à História da Matemática como estratégia metodológica contribui efetivamente para a melhoria do ensino e da aprendizagem dos conteúdos matemáticos trabalhados pelos docentes nos anos iniciais. A História da Matemática motiva e estimula a participação dos alunos no processo educativo, enriquece o desenvolvimento das aulas, esclarece dúvidas e questionamentos, demonstra a evolução dos conceitos e das ideias matemáticas ao longo do tempo, deixando claro que esta ciência está em constante evolução, em permanente transformação, rompendo assim com as ideias de alguns professores e alunos que concebem a Matemática como um saber estático, hermético, composto de conhecimentos inquestionáveis e imutáveis.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Como Citar

PAIVA, A. B. A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NO ENSINO E NA APRENDIZAGEM DA MULTIPLICAÇÃO. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 5, n. 14, p. 98–108, 2018. DOI: 10.30938/bocehm.v5i14.223. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/223. Acesso em: 7 ago. 2022.

Edição

Seção

Artigos do III SCHM

Qual a importância de usar a história da matemática nas aulas de matemática?

A importância do uso da história no ensino de matemática justifica-se pelos seguintes fatos: 1) A história aumenta a motivação para a aprendizagem da matemática; 2) Humaniza a matemática; 3) Mostra seu desenvolvimento histórico por meio da ordenação e apresentação de tópicos no currículo; 4) Os alunos compreendem como ...

Qual o objetivo da história da matemática?

A História da Matemática pode ser um potente auxiliar no processo de ensino e aprendizagem, com a finalidade de manifestar de forma peculiar as idéias matemáticas, situar temporalmente e espacialmente as grandes idéias e problemas, junto com suas motivações e precedentes históricos e ainda enxergar os problemas do ...

Qual a importância da História da Matemática na formação de professores?

O estudo de história ajuda os futuros professores a entenderem o seguinte: a evolução da matemática como processo sócio-cultural de construção humana; o processo construtivista como a ação humana que leva à aprendizagem; a semelhança entre o processo histórico e a aprendizagem das crianças; a álgebra como processo ...

Qual a relação da história com a matemática?

Por meio da história da matemática, pode-se verificar que a matemática é uma construção humana, foi sendo desenvolvida ao longo do tempo e, por assim ser, permite compreender a origem das idéias que deram forma à cultura, como também observar aspectos humanos de seu desenvolvimento, enxergar os homens que criaram essas ...