Qual a importância das rotas marítimas e terrestres para o comércio?

Quando se fala de expansão marítima europeia, devemos ter em mente que o interesse comercial era o principal motivo para a conquista de novas rotas marítimas. O próprio termo expansão estava ligado ao fato dos europeus navegarem apenas pelo mar Mediterrâneo e os mares do norte europeu, desconhecendo rotas marítimas nos oceanos Pacífico, Atlântico e Índico até o século XIV.

Show

Mas o interesse comercial estava em que tipo de mercadorias? Nos mercados europeus, que floresceram durante a Baixa Idade Média, a venda de especiarias e outras mercadorias orientais proporcionava lucros altíssimos aos comerciantes. Tecidos de seda, porcelanas e uma série de condimentos, como cravo, pimenta e canela, utilizados para a conservação dos alimentos, encontravam um grande número de compradores.

Entretanto, o controle do oferecimento destas mercadorias estava nas mãos apenas dos comerciantes italianos - principalmente oriundos das cidades de Gênova e Veneza - e mulçumanos, que mantinham estreitas relações comerciais. Isto ocorria pelo fato do comércio entre o Oriente e a Europa ser realizado predominantemente pelo Mar Mediterrâneo. Devido à localização geográfica das duas cidades italianas,­ eram elas que controlavam o comércio neste mar.

Outro fato ainda contribuiu para a necessidade de se encontrar novas rotas marítimas de acesso aos centros produtores das mercadorias orientais. Com a conquista da cidade de Constantinopla pelos turcos-otomanos, em 1453, os preços das mercadorias se tornaram ainda maiores devido às taxas que passaram a ser cobradas. A nascente classe burguesa, que realizava o comércio na Europa, precisava chegar ao Oriente sem passar pelo Mar Mediterrâneo e Constantinopla.

A solução visualizada era contornar o continente africano para chegar às Índias, nome genérico dado às regiões orientais. Algumas condições existentes na Península Ibérica levaram primeiramente Portugal e, depois, a Espanha a se tornarem pioneiros desta expansão marítima.

Portugal se destacou antes dos demais países por já ter um porto, na cidade de Lisboa, que ligava o comércio entre o Mar Mediterrâneo e o norte europeu. Isto fortaleceu economicamente a burguesia mercantil portuguesa que pôde financiar o projeto expansionista.

Seu fortalecimento político se deu com o apoio à Revolução de Avis (1383-1385), iniciando a dinastia de Avis e a independência do reino de Castela. A consequência foi a centralização estatal em torno do rei D. João I (1385-1433). As condições sociopolíticas estavam dadas. Faltavam ainda as condições técnicas.

Para isso foi necessário desenvolver os conhecimentos sobre navegação marítima existentes à época. As bússolas e astrolábios (instrumentos utilizados para se orientar através das estrelas) trazidos da China foram aperfeiçoados. Novos mapas foram feitos pelos mais renomados cartógrafos, além da construção das caravelas, navios leves com velas triangulares, que possibilitaram aos ibéricos enfrentar o oceano Atlântico, conhecido à época como Mar Tenebroso.

O objetivo era contornar o continente africano, primeiro pelo oceano Atlântico e depois pelo Índico, para chegarem às Índias. Para conseguirem este feito, os portugueses precisaram de quase um século. O primeiro ponto alcançado na África foi Ceuta, cidade conquistada após batalha com os árabes, em 1415. Depois, gradativamente os portugueses foram conquistando ilhas e pontos do litoral africano, em direção ao sul. Em 1488, Bartolomeu Dias conseguiu contornar o Cabo das Tormentas, que passou a se chamar Cabo da Boa Esperança, no extremo sul da África. Dez anos mais tarde, em 1498, Vasco da Gama chegou ao porto de Calicute na Índia, completando o trajeto estipulado e acessando um rico mercado de produtos orientais.

Estava assim estabelecida uma nova rota marítima e comercial, como o primeiro passo da expansão marítima europeia. O próximo passo seria dado pela Espanha, quando descobriram o caminho que os levaram a conhecer e conquistar o continente americano.


Por Tales Pinto
Graduado em História


Aproveite para conferir nossa videoaula relacionada ao assunto:

Qual a importância dos caminhos terrestres?

O mesmo acontece com as vias terrestres, onde caminhões atravessam países distribuindo os mesmos produtos e insumos, possibilitando o crescimento e a manutenção da atividade comercial.

Quais regiões podem ser alcançadas pelas rotas comerciais?

Importantes rotas de comércio

  • Rotas da seda e especiarias interligavam vários impérios pela Europa e Ásia, inclusive o Império Romano e a dinastia Han, por volta do século I. ...
  • A Estrada do âmbar ligava as costas do Mar do Norte e Mar Báltico pelos caminhos dos rios Vístula e Dniepre à Itália, Grécia, Mar Negro e Egito.

Qual a importância das rotas comerciais?

As rotas eram importantes estratégias de comércio e troca da Idade Média. Comerciantes chegavam pelos portos e começavam o seu trajeto parando em pontos específicos para efetuar suas vendas. ... As rotas comerciais balançavam o mundo medieval e foram decisivas durante a transição entre feudalismo e o capitalismo.

Qual a importância das rotas comerciais para as comunidades medievais?

A cidade murada, o mercador e as feiras na Idade Média foram elos importantes para o estabelecimento de novas relações sociais no ocidente medieval cristão, fundamentadas no ato de comprar e vender. Viver na cidade murada foi, portanto, viver sobre regras do mercado, mediado pelo dinheiro.

Qual a importância da rota da seda para o comércio?

Com o tempo, as cidades que ficavam ao meio da rota da seda foram se tornando importantes pontos comerciais. Isso, porque, de certa forma, intermediaram o comércio entre Oriente e Ocidente. Assim, cada vez menos se percorriam as estradas por inteiro para o intercâmbio das mercadorias.

O que foi a Rota da Seda e qual a sua importância?

Criada para interligar o Oriente ao Ocidente — mais precisamente, a Ásia à Europa — a rota tinha como grande objetivo o estabelecimento de uma rede comercial entre os mercadores e de uma rede multi-cultural entre seus países membros. Nessa rede, a seda era o principal produto comercializado, daí o nome “Rota da Seda”.

Qual o objetivo da Rota da Seda?

O objetivo era a busca por locais de melhor habitação para consequente desenvolvimento. Anos mais tarde, além de espalhamento, a rota da seda viria a ser uma zona de acesso e expansão. Assim, no âmbito comercial esta via seria ainda fundamental para a imersão de povos indo-europeus no Médio Oriente.

O que foi a rota?

A Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar (ROTA) é uma tropa do Comando Geral da Polícia Militar do Estado de São Paulo, sendo ainda uma modalidade de policiamento do 1º Batalhão de Policiamento de Choque Tobias de Aguiar.

O que foi a Rota da Seda Brainly?

Rota da Seda era uma série de rotas interligadas através da Ásia do Sul, usadas no comércio da seda entre o Oriente e a Europa. Assim, os carregamentos eram transportados por caravanas e embarcações oceânicas que ligavam comercialmente o Extremo Oriente e a Europa.

O que foi a Rota da Seda resposta?

As Rotas da Seda eram uma série de rotas interconectadas através do sul da Ásia e eram usadas no comércio da seda entre o Oriente e a Europa. Os meios de transporte que rodeavam tais rotas eram as caravanas e embarcações oceânicas que faziam a ligação do Oriente e a Europa.

O que era comercializado na rota da seda?

A Rota da Seda foi uma rede de trajetos interconectados por onde era comercializada a seda que saia do Oriente em direção à Europa. A rota desempenhou papel fundamental no desenvolvimento das civilizações ao estabelecer profundas relações comerciais entre as regiões por onde passou.

Qual foi a rota de seda?

A Rota da Seda não foi a primeira rota comercial entre continentes, mas foi uma das maiores de sua época. Ela englobava três grandes impérios: Romano, Chinês e Cuchano (que hoje compreende parte da Índia, Paquistão e Afeganistão).

Qual o tamanho da rota da seda?

Antes que tal nome fosse escolhido, esse trajeto, com mais de sete mil quilômetros, já era há mais de dez mil anos utilizado por aventureiros, peregrinos comerciantes, clérigos, monarcas e soldados que cortavam esse extenso conjunto de estrada a pé ou no lombo de animais, partindo da porção síria do mar Mediterrâneo, ...

Até quando foi utilizada a rota da seda?

A via comercial terrestre que ligava a China ao Mar Mediterrâneo, conhecida como Rota da Seda, foi muito utilizada desde os primeiros séculos da nossa era até ao início da Idade Moderna. Tendo começado a exportar seda para a Índia por terra por volta de 600 a. C. e para o Próximo Oriente em 114 a.

Quais produtos chineses eram comercializados pela Rota de Seda?

Resposta. Resposta: As caravanas vindas do Oeste traziam ouro, marfim e peles de animais da costa africana, cavalos e camelos da Babilônia, vinhos e ferro da Turquia. Da China vinham a seda, perfumes e ervas aromáticas, além do almíscar tibetano.

O que era a rota da seda quais os principais produtos que eram comercializados pelos chineses com outros povos?

Os produtos comercializados eram geralmente alimentos, cerâmica e seda. O comércio da seda foi uma das atividades mais lucrativas para os chineses. No século I d.C., o Império Romano tornou-se um dos maiores consumidores do produto. ... Esse trajeto era conhecido como rota da seda.

Qual era o nome da rota comercial de maior destaque na China?

A rota da seda conectava Chang'an (atual Xi'an), na República Popular da China até Antioquia, na Ásia Menor. Sua influência expandiu-se até a Coreia e o Japão. Formava a maior rede comercial do Mundo Antigo.

Qual foi a importância da China na rota da seda quais acontecimentos impulsionaram essa situação?

Ela ligava a Ásia, a África, a Europa e o Oriente Próximo, permitindo, mesmo tem tempos muito antigos, que produtos raros, produzidos a milhares de quilômetros, chegassem, por exemplo, no Império Romano, fortalecendo as economias que tocava.

Qual a importância da seda?

A seda era considerada a mais valiosa mercadoria da China e gerou a famosa rota da Seda, a mais importante rota comercial da época. A manufatura da seda era um segredo de estado, muito bem guardado até o ano 300, quando se tornou conhecida na Índia. Ou seja: 3.

Qual foi o efeito é o legado mais importante da rota da seda para a história?

Ao longo dos caminhos da Rota da Seda passaram não apenas produtos,mas conhecimento--Conhecimentos de diferentes terras e povos,das suas culturas e crenças. Estes conhecimentos constituíram a maior influência da Rota da Seda na história e o seu mais duradouro legado para os nossos dias.

Como surgiu a rota da seda?

As rotas da seda tinham um tráfego intenso no século 3 a.C., mas bem antes disso –4.

Por que era difícil fazer todo o trajeto da rota da seda?

Resposta. Resposta: Rota da Seda era uma série de rotas interligadas através da Ásia do Sul, usadas no comércio da seda entre o Oriente e a Europa. Assim, os carregamentos eram transportados por caravanas e embarcações oceânicas que ligavam comercialmente o Extremo Oriente e a Europa.

Como a seda mudou o mundo History Channel?

A Rota da Seda é um dos grandes feitos da Humanidade. Durante milénios, uma rota comercial atravessou a vastidão da Eurásia, ligando oriente e ocidente, e influenciando profundamente a História. O comércio da Rota da Seda ajudou a construir e a destruir impérios, alimentou revoluções e mudou civilizações.

Quais principais civilizações se desenvolveram utilizando a rota da seda?

Formava a maior rede comercial do Mundo Antigo. Estas rotas não só foram significativas para o desenvolvimento e florescimento de grandes civilizações, como o Egito Antigo, a Mesopotâmia, a China, a Pérsia, a Índia e até Roma, mas também ajudaram a fundamentar o início do mundo moderno.

Qual a importância da rota da seda para os povos que utilizavam o que dela se beneficiavam?

O objetivo era a busca por locais de melhor habitação para consequente desenvolvimento. Anos mais tarde, além de espalhamento, a rota da seda viria a ser uma zona de acesso e expansão. Assim, no âmbito comercial esta via seria ainda fundamental para a imersão de povos indo-europeus no Médio Oriente.

Qual era o tamanho da Rota da Seda e quais regiões ela ligava?

Inicialmente, a Rota de Seda se conectava à cidade de Chang'an da China até a Antioquia da Ásia. Porém, a rota foi ampliada e chegou até as Coreias e o Japão, sendo considerada a maior rota marítima de comercialização da antiguidade.

Qual a importância das rotas de comércio?

Importância da rota comercial Além disso, por conta das rotas comerciais, as cidades da Idade Média começaram a ser construídas, dando início à grandes impérios. As rotas, que eram percorridas por caravanas, paravam em locais estratégicos para que as trocas comerciais acontecessem.

Qual a importância das rotas terrestres?

Qual é a importância das rotas comerciais? As rotas eram importantes estratégias de comércio e troca da Idade Média. Comerciantes chegavam pelos portos e começavam o seu trajeto parando em pontos específicos para efetuar suas vendas.

Qual a importância das rotas marítimas para o comércio e o Desenvolvimento dos povos?

Essas rotas conectavam um número de pontos de comércio e cruzavam por grande parte do mundo até então conhecido. As rotas de comércio feitas via terrestre chamavam-se "rota da seda" e via marítima eram conhecidas por "rota das especiarias".

Qual a importância dos caminhos terrestres fluviais e marítimos?

ROTAS COMERCIAIS AO LONGO DO TEMPO EM ALGUMAS REGIÕES DO BRASIL A NAVEGAÇÃO FLUVIAL É MUITO IMPORTANTE TANTO PARA A LOCOMOÇÃO DE PESSOAS QUANTO PARA O TRANSPORTE DE MERCADORIAS. NA AMAZÔNIA, A HIDROVIA É BASTANTE USADA PARA O ESCOAMENTO DA MADEIRA E DE OUTROS PRODUTOS, COMO A BORRACHA E OUTROS DERIVADOS DO LÁTEX.