Qual a importância das metodologias ágeis para o desenvolvimento profissional?

6 minutos para ler

Transformação digital, equipes conectadas e alinhadas, resultados inspiradores e que fazem a diferença. O que todos eles têm em comum? Provavelmente, o uso de metodologias ágeis. Com o avanço da tecnologia e a criação cada vez mais específica de softwares, aplicativos e inovações digitais, é preciso contar com ferramentas que sejam, de fato, aliadas no processo.

Se olharmos de perto, é uma constante cultura de experimentação, em que é possível ver em detalhes o que está dando certo e onde é necessário melhorar, sempre com foco na satisfação do cliente. Nesse sentido, a agilidade não é apenas o ato de fazer tarefas rápidas, mas sim de encontrar respostas a altura e que contribuam para o aperfeiçoamento do produto ou serviço.

Que tal falarmos mais sobre o assunto? Pensando em ajudar você a conhecer e entender a importância de metodologias ágeis, elaboramos o material abaixo. Confira e boa leitura!

  • Quais são as principais metodologias ágeis?
  • Por que implementar uma metodologia ágil na empresa?
    • Aumento visível na produtividade da equipe
    • Mais de uma entrega
    • Qualidade do produto
    • Redução ou eliminação de falhas
  • Quais são as melhores práticas para implementar as metodologias ágeis?
  • Quais são as vantagens de desenvolver projetos com o apoio de metodologias ágeis?

Para começar, é importante saber o conceito de metodologias ágeis: são uma forma de estratégia que acelera as entregas de um projeto. Para isso, alguns métodos impulsionam a ideia, como o fracionamento de demandas realizadas em ciclos menores. Isso é ótimo, por exemplo, para corrigir eventuais problemas e rever planejamentos em tempo de continuar.

É possível entregar valor, estimular a gestão de processos inteligentes, controle nas etapas do projeto, colaboração e trabalho em equipe, entre outros. Ao final, você vê produtos com qualidade superior, com a abordagem certa entre necessidade do cliente e metas da empresa. É, inclusive, uma abordagem moderna na gestão de pessoas.

Os principais tipos de metodologias ágeis são:

  • Scrum: por meio de ciclos de desenvolvimento, muitas atividades conseguem ser executadas num determinado tempo. É a opção ideal para oferecer soluções inovadoras conforme as demandas que surgem, avaliando periodicamente o que está funcionando, se vai atrasar e como evitar isso, e como a equipe enfrenta as dificuldades;
  • Kanban: usa cartões para acompanhar os fluxos de produção. Tem como objetivo encontrar e visualizar a evolução.
  • Lean: com essa metodologia ágil é possível produzir melhor, reduzir recursos e tempo, além de adicionar mais valor ao consumidor. As técnicas são inovadoras, com frequente avaliação de tendências e do monitoramento de concorrentes. É ótima para eliminar custos que podem ser cortados e, assim, diminuir desperdícios;
  • eXtreme Programming (XP): É uma estratégia para constante acompanhamento de possíveis ajustes durante o desenvolvimento dos projetos. Ajuda bastante empresas de desenvolvimento em vários níveis. Isso porque reforça valores como coragem, respeito, comunicação, feedback, simplicidade e a priorização da satisfação do cliente.

Por que implementar uma metodologia ágil na empresa?

Como já vimos, há muitos ganhos em aplicar as metodologias ágeis na empresa. Vamos conferir outras vantagens!

Aumento visível na produtividade da equipe

Nem sempre agilidade significa produtividade. Mas, com o uso estratégico e bem organizado das metodologias, é significativo o aumento da produtividade dos colaboradores. Como o tempo de entrega é fracionado e as pessoas conseguem se focar melhor num determinado tópico, a fluidez com que o projeto corre torna-se natural e, de fato, mais rápida.

Mais de uma entrega

Já pensou em como o cliente fica feliz e percebe o trabalho feito quando recebe as demandas em ciclos? Esse tipo de resultado é graças as metodologias ágeis! Assim, as entregas ficam divididas para diferentes momentos, potencializando o valor do projeto e a entrega de múltiplas soluções.

Qualidade do produto

Se a equipe está focada em uma determinada parte do projeto, atuando em conjunto e acompanhando com frequência o seu desenvolvimento, um dos resultados tende a ser a qualidade do produto final. Sem contar com a facilidade em corrigir erros logo no início, as revisões e mudanças necessárias.

Redução ou eliminação de falhas

Riscos, problemas, defeitos em aplicativos? Tudo isso pode ser reduzido ou mesmo eliminado com as metodologias ágeis. Como os ciclos de produção são menores, é muito mais prático notar quando falhas e defeitos começam a surgir ou se mostram na iminência de acontecer. Daí, consegue-se tempo hábil para consertar.

Quais são as melhores práticas para implementar as metodologias ágeis?

Tendo em vista os tipos de metodologias ágeis, é preciso agora definir qual o melhor modelo para a sua empresa. A maioria delas costuma unir duas estratégias, para intensificar os resultados e engajar os profissionais. Um exemplo é o trabalho em conjunto usando Kanban e Scrum.

Para visualizar melhor: com as metodologias unificadas, o gestor identifica com maior facilidade as tarefas a fazer, bem como as que estão em pleno andamento e as que já foram finalizadas. Nesse momento o fluxo de produção se mostrará como adequado ou não, já envolvendo todos a pensarem em alternativas para o cumprimento de prazos.

A proposta final ganha o nome de Daily Scrum, é rápido e avalia o Sprint tendo em mente as seguintes questões: o que a equipe fez no dia anterior? O que está planejado para hoje? O que encontraram de dificuldade que está impedindo o avanço do projeto?

Com esse acompanhamento, surpresas de prazo apertado, produto com falha, equipe desmotivada, entre outros, são evitadas. Outras sugestões são:

  • converse com a equipe para ouvir o que acham das metodologias ágeis que você acredita que virão para contribuir;
  • tome a melhor decisão em conjunto com aqueles que estão envolvidos na produção;
  • ponha em prática assim que possível. A ideia é não deixar “esfriar” o conceito escolhido, seguindo o momento alto da novidade e interesse dos profissionais;
  • avaliem sempre que necessário, a troca de colaboradores do projeto, o andamento da metodologia e se, realmente, a equipe está adaptada.

Quais são as vantagens de desenvolver projetos com o apoio de metodologias ágeis?

A primeira delas é acompanhar as tendências de mercado que estão cada vez mais fortes em: agilizar entregas, mas sem perder a qualidade e empenho no processo. Outro ponto é que a maioria das empresas destaque usam as metodologias ágeis e, com isso, passaram a ser referência não apenas para clientes e possíveis parcerias, mas para a concorrência.

Aproveitando, é bom ainda incrementar essas estratégias e adicionar a metodologia OKR: baseada em definir metas que sejam mensuráveis e possíveis para a equipe correr atrás. Unindo todas as melhores práticas de mercado você verá diferenças nas entregas, no encantamento do cliente e no desenvolvimento das habilidades da sua equipe. Portanto, aposte nas metodologias ágeis!

Gostou do conteúdo ou tem algo a acrescentar? Compartilhe o seu comentário conosco!

Qual a importância das metodologias ágeis?

Como dito acima, metodologias ágeis têm por função agilizar os processos de uma empresa, mas, é muito mais do que isso.. Ela também proporciona clareza no sistema organizacional, aumenta a produtividade e o mais importante de tudo: permite uma troca justa e humanizada com o cliente, por meio do que ele consome e do que ...

Quais as vantagens das metodologias ágeis?

As Metodologias Ágeis visam minimizar os riscos relacionados às incertezas dos projetos e com os imprevistos de maneira mais natural e rápida; também proporcionam melhor comunicação — e, o mais importante, a maior satisfação dos clientes.

Qual a importância das metodologias ágeis para este projeto?

As metodologias ágeis contribuem para que as equipes enfrentem os eventos imprevistos considerando um projeto por meio de entregas incrementais e ciclos iterativos. Elas favorecem um processo de gestão de projetos que estimula a inspeção e os ajustes frequentes.