Qual a importância da análise das demonstrações financeiras e quais são os indicadores?

Todo gestor tem por objetivo fazer a sua empresa aumentar o seu faturamento e crescer, mas, por vezes, não dispõe das informações necessárias para a tomada de decisões que possam torná-la mais eficiente e rentável e, assim, cumprir com o seu objetivo. Acontece que essas informações podem ser encontradas apenas em um lugar: nas demonstrações financeiras da própria empresa.

Nesse sentido, fazer as demonstrações contábeis corretamente, além de ser uma imposição legal, é fundamental para conhecer a própria realidade em que se encontra o empreendimento, detectar seus erros e projetar um futuro promissor.

Mas, para utilizar as informações dos principais indicadores do negócio e tomar as decisões corretas é preciso fazer corretamente as demonstrações financeiras e, depois, as suas análises. Isso porque são muitas as informações contidas por trás dos números.

Continue lendo para entender um pouco mais sobre as demonstrações financeiras e a importância de sua análise.

Também conhecidas como demonstrações contábeis, nada mais são do que registros formais das atividades financeiras da empresa, ou seja, um conjunto de relatórios com informações valiosas sobre as operações financeiras, de um determinado período.

Esses relatórios são essenciais para manter a organização das finanças e orientar os sócios na tomada de decisões. Além disso, apenas por meio delas é que um empreendimento comprova a sua saúde financeira, sua liquidez e sua capacidade em cumprir com seus compromissos. Tudo isso é muito importante para conseguir financiamentos bancários ou aportes financeiros de organizações diversas.

De modo geral, as empresas, independentemente do tipo societário, estão obrigadas a preencher três demonstrações, quais sejam, balanço patrimonial, demonstração de resultados do exercício e demonstração do fluxo de caixa.

O balanço patrimonial, para muitos a principal demonstração contábil, detalha a situação financeira da empresa e mostra como está o patrimônio. O seu relatório é formado por duas colunas, uma de ativos, na qual constam os direitos e bens da organização, e a outra de passivos, na qual estão relatadas as suas obrigações, como o pagamento de serviços de fornecedores.

Se a diferença entre ativo e passivo for positiva, o saldo é o patrimônio líquido da empresa, e isso significa que ela tem como arcar com seus débitos. Mas, se o resultado for negativo, indica que ela não tem como arcar com todos os seus débitos, o que se denomina passivo a descoberto.

A demonstração de resultados do exercício (DRE), por sua vez, quantifica o desempenho do empreendimento durante um determinado período, apontando seu resultado líquido — lucro ou prejuízo.

Nessa demonstração são relatadas todas as receitas, custos e despesas, ou seja, todas as entradas e saídas nas respectivas datas do acontecimento, independentemente da sua efetivação.

O DRE permite que o gestor compreenda o desempenho financeiro da empresa e avalie a sua capacidade de geração de fluxo de caixa, além de permitir a tomada de decisões com vista a melhorar os resultados futuramente.

Por fim, a demonstração de fluxo de caixa relata as movimentações ocorridas em um determinado período. Por meio dela é possível saber as origens dos recursos e onde eles foram aplicados. A partir disso, pode-se fazer um planejamento preciso sobre os recursos necessários para cada movimentação financeira e, ainda, verificar as aplicações mais vantajosas e o retorno esperado delas.

Dessa forma, a análise de cada uma dessas demonstrações vai revelar informações distintas. Mas, é a análise conjunta delas que vai mostrar as informações mais importantes para o gestor.

A contabilidade como um suporte à decisão

A análise de demonstrações financeiras pode dar muitas respostas às colocações do parágrafo anterior.  Os custos variáveis dependem do faturamento, mas os fixos podem dar um salto em dado momento.

Essa verificação pode ser averiguada pelo índice de liquidez da empresa, ou seja, menos capital de giro e maiores despesas operacionais.

O faturamento é composto pelas vendas do período, mas é totalmente dependente do prazo de pagamento e pode incidir tanto no ativo circulante como no realizável em longo prazo, logo, a liquidez não é imediata (receita). 

A produção está vinculada à aquisição de máquinas e equipamentos e à matéria-prima, podendo elevar o ativo imobilizado e o passivo circulante que podem vir a ser financiados pelo patrimônio da empresa ou capital de terceiros. Para conseguir compreender essa complexa análise, continue a sua leitura.

Análise das demonstrações financeiras: em que consiste e como ela é feita

A análise das demonstrações financeiras consiste na aplicação de técnicas que realizam a decomposição, a comparação e a interpretação dos dados nelas presentes a fim de obter um diagnóstico sobre a situação financeira do negócio em um dado período.

Ao serem analisadas, as demonstrações passam de simples dados e se transformam em informações. E isso é importante porque alguns aspectos podem não se mostrar claros inicialmente, precisando de um processo de análise mais aprofundado para esclarecer os pontos obscuros.

Para que a análise seja eficaz, é fundamental que os lançamentos correspondam à realidade e que tenham sido feitos dentro das normas. Além disso, costuma-se analisar as demonstrações de mais de um período para que se possa observar a evolução dos números da empresa.

A análise das demonstrações financeiras requer o emprego de algumas técnicas para avaliação de riscos, desempenho, saúde financeira, estrutura e perspectivas futuras. É com o emprego dessas técnicas que se obtém o diagnóstico que fundamenta a tomada de decisões.

Existem duas técnicas principais para a análise das demonstrações financeiras: a de análise horizontal e a de análise vertical. A primeira técnica aponta tendências e apresenta a proporção de cada conta, enquanto que a segunda examina aspectos diferentes das atividades do negócio.

O ideal é que sejam aplicadas as duas técnicas para que, assim, seja feita uma análise conjunta de ambos os resultados. Continue lendo para aprender um pouco mais sobre cada uma dessas técnicas.

Análise vertical e horizontal das demonstrações contábeis

Análise vertical

A análise vertical, ou “análise de proporção”, é calculada com o objetivo de obter o percentual de cada conta em relação ao total do ativo e passivo respectivamente, ou seja, é uma técnica de verificação da proporção percentual de cada item da demonstração contábil.

É utilizada para identificar o ritmo de crescimento das contas de cada exercício, assim como a representatividade de cada item da demonstração, de forma a detectar seu peso relativo na composição do todo.

Ela pode ser aplicada em quaisquer dos relatórios das demonstrações contábeis, todavia, o mais importante é que sejam feitas sobre a demonstração de resultado do exercício e o balanço patrimonial.

Análise horizontal de demonstrações financeiras

A análise horizontal é conhecida por ser uma técnica de tendências, pois permite a comparação percentual do valor de cada conta, ou de um grupo delas em relação a um determinado período. Em razão disso, ela também é conhecida como “análise de tendência”.

A finalidade, portanto, é justamente analisar a variação da conta em uma série de períodos com sua evolução no tempo e, a partir daí, indicar as tendências.

Dessa forma, podemos identificar o ritmo de crescimento de inúmeros itens. Dá para averiguar a situação da receita em comparação às demonstrações financeiras anteriores da mesma forma que o impacto do aumento da produção em várias contas, como o ativo imobilizado — máquinas e equipamentos — e verificar de onde advêm os recursos — capital de terceiros ou próprio.

Os avanços ao longo dos exercícios analisados proporcionarão uma visão mais clara da liquidez da empresa. A técnica, assim como na análise vertical, pode ser aplicada em todos os relatórios de demonstrações. Todavia, o mais importante é sua aplicação no balanço patrimonial e na demonstração de resultado do exercício.

O resultado das análises

Como dito anteriormente, o ideal é que sejam aplicadas ambas as técnicas de análise para se chegar a um resultado mais consistente. Nesse sentido, enquanto a análise horizontal verifica a evolução no tempo das demonstrações financeiras, a análise vertical pondera o peso relativo de cada item em análise.

A importância das análises

A análise das demonstrações financeiras, independentemente do ramo de atividade e do porte da empresa, indica os pontos fortes e fracos do desempenho operacional e financeiro. O conhecimento desses pontos, por sua vez, pode ser usado para melhorar o desempenho empresarial ao corrigir as falhas detectadas.

Além disso, ela permite que o gestor tome decisões calcadas em informações extraídas de seus próprios dados, traçando objetivos e incorporando as melhores práticas da governança corporativa.

Entre essas práticas estão a criação de melhores mecanismos para auxiliar na tomada de decisões com otimização dos relatórios, definindo as funções de cada sócio e os projetos mais focados no estudo da viabilidade, além de projetos orientados ao crescimento e sustentabilidade.

A falta de organização tende a desaparecer e a empresa poderá criar seu planejamento fundamentado em medidas realísticas à situação do negócio em relação à empresa e ao seu ramo de atuação.

Isso tudo sem se descuidar para que o ativo permanente acabe tendo que financiar a própria empresa com um grau de endividamento maior do que ela possa suportar, ou seja, quando a empresa passa por uma descapitalização para sobreviver.

Isso porque as análises podem ser usadas para prever como a expansão das atividades econômicas de uma empresa ou como suas decisões estratégicas podem afetar os futuros desempenhos financeiros.

A análise de demonstrações financeiras é uma rica fonte de informações e, se bem estruturada e analisada, apresenta uma série de dados para a identificação dos indicadores de desempenho das empresas.  

Toda a reestruturação da empresa passa por um processo de capacitação de funcionários em captação de recursos de longo prazo para desenvolvimento alinhado com o planejamento e concepção de mudança e alinhamento da produção e vendas.

De toda forma, por mais que possa ser trabalhoso e cansativo, é fundamental que os gestores façam todas as demonstrações financeiras necessárias e, em seguida, façam as suas respectivas análises. Só assim, será possível concretizar o objetivo de fazer a empresa crescer e, o mais importante, um crescimento planejado e bem estruturado.

E então, gostou do post de hoje? Aproveite agora mesmo para assinar a nossa newsletter e receber conteúdos exclusivos sobre gestão empresarial!

Qual a importância da análise das Demonstrações Financeiras?

A análise das demonstrações contábeis é uma ferramenta de grande utilidade na gestão de empresas. Através dela, o gestor poderá ter conhecimento da real situação financeira da organização, e a partir daí ter mais informações para poder tomar suas decisões.

Quais os indicadores mais utilizados na análise das Demonstrações Financeiras?

Os indicadores mais utilizados são retorno sobre patrimônio liquido, retorno sobre ativos e retorno sobre vendas (ou margem líquida).

Qual a importância das Demonstrações Financeiras dentro das organizações?

As demonstrações contábeis e financeiras são importantes instrumentos de gestão que não correspondem apenas a uma obrigação legal da empresa, mas também permitem uma tomada de decisão mais segura e evitam riscos desnecessários.

Qual e o principal objetivo de uma análise das Demonstrações Financeiras de uma empresa?

O objetivo da Análise das Demonstrações Financeiras é oferecer um diagnóstico sobre a real situação econômica-financeira da organização, utilizando relatórios gerados pela Contabilidade e outras informações necessárias à análise, relacionando-se prioritariamente a utilização por parte de terceiros.