Qual a finalidade da realização do processo seletivo em uma empresa?

Recrutamento e Seleção

A principal missão do processo de recrutamento e seleção é encontrar os profissionais certos para fazer o negócio crescer, se desenvolver e se tornar um grande sucesso. Possuir as pessoas certas e engajadas com o negócio de sua empresa fará toda a diferença em um mercado cada vez mais competitivo.

O setor de RH deverá contribuir para criar na organização um ambiente de trabalho saudável onde as pessoas possam se realizar e se desenvolverem profissionalmente. Como parte essencial deste processo, atrair e escolher a pessoa certa que se alinhe ao perfil da vaga e a cultura organizacional é papel fundamental do setor de Recrutamento e Seleção.

Tal atividade, aparentemente simples, se não for realizada da forma correta, pode gerar sérios problemas para a organização, entre eles o desgaste, descrédito e desperdício financeiro.

O capital humano é, sem sombra de dúvidas, o ativo mais valioso dentro de uma empresa. São as pessoas que impulsionam o progresso da companhia, que se comprometem pela criação e pelo desenvolvimento dos projetos, que criam, produzem ideias novas e geram um bom ambiente de trabalho. Quando a organização não tem um bom quadro de colaboradores, não é possível alcançar as metas e a sobrevivência no mundo corporativo fica seriamente prejudicado. Entendendo a importância do processo de recrutamento e seleção, vamos abordar alguns benefícios que essa área poderá trazer à sua companhia.

Diminuição do Turnover: O primeiro benefício gerado pelo bom processo de recrutamento e seleção é a queda da rotatividade. Cada demissão (voluntária ou involuntária) traz obrigações monetárias que podem comprometer o balanço financeiro da empresa como por exemplo, pagamento dos direitos trabalhistas, investimentos em um novo processo seletivo, custos com a adaptação do novo funcionário, entre outros. A produtividade também fica comprometida no período de experiência do novo contratado, sem contar, que a equipe acaba se desgastando por conta da sobrecarga imposta em função das responsabilidades “extras”.

Melhoria no desenvolvimento dos funcionários: Tanto o responsável pelo processo seletivo como o gestor da vaga analisarão os perfis dos candidatos tanto no aspecto das habilidades profissionais/técnicas, quanto das comportamentais. Uma contratação assertiva fará o “encaixe” perfeito do quebra-cabeças, ou seja, proporcionará a combinação exata entre as necessidades do cargo e empresa ao perfil e interesses do profissional Consequentemente o profissional contratado se sentirá seguro em sua posição, acolhido pela empresa e motivado para aprender e apresentar um bom desempenho na função, facilitando em muito seu desenvolvimento na organização. Portanto, é necessário escolher o candidato que tenha o perfil “certo”. Um processo de recrutamento e seleção bem feito irá fazer todas essas analises necessárias para uma boa contratação.

Aumento da produtividade: Quando falamos do recrutamento, falamos da captação e escolha dos melhores profissionais para a vaga, ou seja, as pessoas mais preparadas para os desafios da organização. Pessoas com os melhores talentos, qualificações e comportamentos, seguros de seus potenciais e que entendem o que se espera deles, tendem a um maior engajamento em suas responsabilidades e melhor desempenho, elevando assim o nível de produtividade da companhia. Uma pessoa que esteja engajada no trabalho tem mais facilidade em propor ideias, estratégias e melhorias e influenciar positivamente o ambiente de trabalho. Esse perfil de profissional quer apresentar resultados melhores a cada dia e, para isso, identifica o que não está funcionando e apresenta ideias que vão eliminar as que não estão dando certo. Um bom processo de recrutamento, ajudará na “peneira” e apenas os melhores, os mais qualificados e aptos são chamados e classificados para o processo de seleção.

Enfim, o processo de recrutamento e seleção é de extrema importância para a organização na medida que viabilizará o sucesso do negócio. Ao contrário, a inexistência de um processo estruturado ou mal executado poderá causar sérios danos como cansaço, estresse e até mesmo perdas financeiras consideráveis.

Hoje, existem empresas de RH especializadas em Recrutamento e Seleção, cujo o principal foco é atuar em parceria com os gestores das áreas na busca das melhores contratações. Se quer que a sua empresa cresça, contrate bem, contrate melhor.

Qual a finalidade de um processo seletivo?

Processo de seleção, ou processo seletivo, é a segunda etapa das iniciativas de Recrutamento e Seleção. Seu objetivo é identificar, entre candidatos para uma vaga, o que mais se enquadra ao cargo.

Qual a importância de um processo seletivo para uma empresa?

Um processo seletivo vai além da contratação de profissionais qualificados para atuar na equipe. Para ele ser realmente eficiente, todas as etapas devem ser realizadas com respeito aos candidatos, contribuindo para a imagem da empresa, a relação dela com diferentes públicos e com possíveis colaboradores no futuro.

Quais as vantagens de um processo seletivo?

5 vantagens de um processo seletivo bem feito.
Otimização de tempo. Processos demorados e complicados podem afastar bons candidatos que estão participando de outros processos para outras vagas. ... .
Realocação de candidatos. ... .
Diminuição no índice de turnover. ... .
Aumento da produtividade. ... .
Melhora o clima organizacional..