Qual é a finalidade do arquivo de configuração inicial em um roteador da Cisco?

0% found this document useful (0 votes)

273 views

1 page

Original Title

Teste do Capítulo 8_ Attempt review

Copyright

© © All Rights Reserved

Share this document

Did you find this document useful?

0% found this document useful (0 votes)

273 views1 page

Teste Do Capítulo 8 - Attempt Review

Original Title:

Teste do Capítulo 8_ Attempt review

Jump to Page

You are on page 1of 1

Reward Your Curiosity

Everything you want to read.

Anytime. Anywhere. Any device.

No Commitment. Cancel anytime.

Qual é a finalidade do arquivo de configuração inicial em um roteador da Cisco?

Unlock the full document with a free trial!

Qual é a finalidade do arquivo de configuração inicial em um roteador da Cisco?

Como acessar configurações do roteador Cisco?

Acesse a página de configuração baseada na Web do roteador digitando 192.168.1.1 na barra de endereços do seu navegador. Depois de obter um prompt de login, deixe o nome de usuário em branco e digite "admin" para a senha.

Como configurar um roteador Cisco passo a passo?

Siga estas etapas para configurar o roteamento dinâmico em um roteador da Cisco:

  1. Escolha Configurar > Roteador > Roteamento estático e dinâmico.
  2. Selecione o RIP e clique em Editar.
  3. Marque Ativar RIP, escolha a versão do RIP e clique em Adicionar.
  4. Especifique o endereço de rede a ser anunciado.
  5. Clique em OK.

Quais os três comandos usados para configurar o acesso seguro a um roteador em uma conexão com uma interface de console?

Vida Útil (TTL) Quais os três comandos usados para configurar o acesso seguro a um roteador em uma conexão com uma interface de console? (Escolha três.) login line console 0 password cisco Qual é a finalidade do arquivo de configuração inicial em um roteador da Cisco?

Como configurar o roteador da Cisco IOS?

Para descobrir o dispositivo que você deseja configurar, realce o roteador e clique no botão Descobrir. Nota: Para obter informações sobre os modelos de roteador da Cisco e as versões do IOS compatíveis com CCPv2.5, consulte a seção Versões do Cisco IOS compatíveis..

Como configurar o NAT em um roteador da Cisco?

Siga estas etapas para configurar o NAT estático em um roteador da Cisco: Escolha Configurar > Roteador > NAT > Editar configuração do NAT e clique em Adicionar para configurar o NAT estático. Escolha Direção de dentro para fora ou de fora para dentro e especifique o endereço IP interno a ser traduzido em Interface de origem para tradução.

Qual o endereço IP do roteador Cisco?

Você precisará de um roteador Cisco, dois computadores (representando as redes) e o cabo console, que é fornecido com o roteador. Endereço IP/máscara: 192.168.1.254/24. Gateway: endereço IP da interface do roteador no qual o PC está conectado. Endereço IP/máscara: 10.0.0.254/8.

Como continuar a configuração do roteador?

A maneira mais fácil de continuar a configuração do roteador é usar um aplicativo móvel, caso ele tenha sido fornecido pelo fabricante do roteador. Se você não tiver o aplicativo, ou se preferir usar o painel da Web do roteador, conecte o roteador ao computador por meio de um cabo Ethernet.

O arquivo de configuração em execução reflete a configuração atual aplicada a um dispositivo Cisco IOS. Ele contém comandos usados para determinar como o dispositivo opera na rede, como mostrado na Figura 1. Modificar uma configuração em execução afeta imediatamente a operação de um dispositivo Cisco.

O arquivo de configuração de execução é armazenado na memória de operação do dispositivo ou na memória de acesso aleatório (RAM). Isso significa que o arquivo de configuração de execução está temporariamente ativo enquanto o dispositivo Cisco está sendo executando (ligado). Entretanto, se a energia do dispositivo for perdida ou se o roteador for reiniciado, todas as mudanças na configuração serão perdidas a menos que elas tenham sido salvas.

Depois de fazer alterações em um arquivo de configuração em execução, considere estas opções distintas:

  • Retorne o dispositivo à sua configuração original.
  • Remova todas as configurações do dispositivo.
  • Torne a configuração alterada a nova configuração de inicialização.

O arquivo de configuração de inicialização reflete a configuração que será usada pelo dispositivo na reinicialização. O arquivo de configuração de inicialização está armazenado na NVRAM. Quando um dispositivo de rede tiver sido configurado e a configuração em execução tiver sido modificada, será importante salvar essas alterações no arquivo de configuração de inicialização. Isso impede que as alterações sejam perdidas devido a uma falha de energia ou uma reinicialização intencional.

Antes de se comprometer com as alterações, use os comandos show adequados para verificar a operação do dispositivo. Como mostrado na figura, o comando show running-config pode ser usado para ver um arquivo de configuração em execução. Quando as alterações forem certificadas de estarem corretas, use o comando copy running-config startup-config no prompt do modo EXEC privilegiado. O comando para salvar a configuração em execução para o arquivo de configuração de inicialização é:

Switch# copy running-config startup-config

Depois de ser executado, o arquivo de configuração em execução atualiza o arquivo de configuração de inicialização.

Se as alterações feitas à configuração de execução não tiverem o efeito desejado, pode ser necessário restaurar o dispositivo à sua configuração anterior. Considerando que não sobrescrevemos a configuração de inicialização com as alterações, podemos substituir a configuração em execução pela configuração de inicialização. Isso é feito melhor ao reiniciar o dispositivo usando o comando reload no prompt do modo EXEC privilegiado.

Ao iniciar uma recarga, o IOS detectará que o running config tem alterações que não foram salvas na configuração de inicialização. Um prompt aparecerá para perguntar se precisa salvar as alterações feitas. Para descartar as alterações, insira n ou no.

Outro prompt aparecerá para confirmar a recarga. Para confirmar, pressione Enter. Pressionar qualquer outra tecla irá abortar o processo.

Por exemplo:

Switch# reload

System configuration has been modified. Save? [yes/no]: n

Proceed with reload? [confirm]

*Apr 13 01:34:15.758: %SYS-5-RELOAD: Reload requested by console. Reload Reason:

Reload Command.

System Bootstrap, Version 12,3(8r)T8, RELEASE SOFTWARE (fc1)

Technical Support: http://www.cisco.com/techsupport

Copyright (c) 2004 by cisco Systems, Inc.

PLD version 0x10

GIO ASIC version 0x127

c1841 processor with 131072 Kbytes of main memory

Main memory is configured to 64 bit mode with parity disabled

Se alterações não desejadas forem salvas na configuração de inicialização, poderá ser necessário limpar todas as configurações. Isso exige apagar a configuração de inicialização e reiniciar o dispositivo.

A configuração de inicialização é removida ao usar comando erase startup-config.

Para apagar o arquivo de configuração de inicialização use erase NVRAM:startup-config ou erase startup-config no prompt do modo EXEC privilegiado:

Switch# erase startup-config

Após o comando ser emitido, o switch irá prepará-lo para confirmação:

Erasing the nvram filesystem will remove all configuration files! Continue? [confirm]

Confirm is the default response. Para confirmar e apagar o arquivo de configuração de inicialização, pressione a tecla Enter. Pressionar qualquer outra tecla irá abortar o processo.

Cuidado: tenha cuidado ao usar o comando erase. Esse comando pode ser usado para apagar qualquer arquivo no dispositivo. O uso indevido do comando pode apagar o próprio IOS ou outro arquivo importante.

Em um switch, é preciso emitir também o comando delete vlan.dat além do comando erase startup-config para retornar a configuração ao dispositivo para sua configuração padrão “pronto para uso” (comparável a um reinício na fábrica):

Switch# delete vlan.dat

Delete filename [vlan.dat]?

Delete flash:vlan.dat? [confirm]

Switch# erase startup-config

Erasing the nvram filesystem will remove all configuration files! Continue? [confirm]

[OK]

Erase of nvram: complete

Switch#

Depois de remover a configuração de inicialização da NVRAM (e de excluir o arquivo vlan.dat no caso de um switch), recarregue o dispositivo para remover arquivo de configuração atualmente em execução da RAM. O dispositivo carregará, então, a configuração de inicialização padrão que foi originalmente enviada com o dispositivo na configuração de execução.

Na Figura 2, experimente inserir comandos para salvar a configuração em execução a partir da RAM para NVRAM.

Quais são as configurações básicas de um roteador?

Para estar disponível, uma interface deve ser: Configurado com pelo menos um endereço IP – Use os comandos de configuração de interface de endereço IP endereço IP máscara de sub-rede e endereço IPv6 endereço IPv6 / interface de prefixo. Ativado – Por padrão, as interfaces LAN e WAN não são ativadas (desligamento).

Qual a interface a ser utilizada na primeira configuração de um roteador Cisco?

Configurando um roteador Cisco Neste exemplo, o roteador Cisco 1941 é equipado com duas interfaces Gigabit Ethernet e uma placa de interface WAN serial (WIC) que consiste em duas interfaces; as interfaces são nomeadas da seguinte maneira: Gigabit Ethernet 0/0 (G0/0)

Qual a forma correta de salvar as configurações feitas em um roteador Cisco?

Para salvar as configurações, basta digitar: copy running-config startup-config ou simplesmente, wr.

Em qual memória do switch e armazenado o arquivo de configuração de inicialização?

Agora você sabe realizar a configuração básica em um switch, incluindo senhas e mensagens de banner. Este tópico mostrará como salvar suas configurações. Existem dois arquivos de sistema que armazenam a configuração do dispositivo: startup-config – Este é o arquivo de configuração salvo que é armazenado na NVRAM.