Qual a diferença entre os conceitos de desenvolvimento econômico e crescimento econômico?

1465 palavras 6 páginas

UNIÃO DE ESCOLAS SUPERIORES SOBRAL PINTO
FACULDADE DE CIENCIAS SOCIAIS E HUMANAS SOBRAL PINTO

ALEXANDRE STUCKI COELHO

DIFERENÇAS ENTRE CRESCIMENTO E
DESENVOLVIMENTO ECONOMICO E SUAS TEORIAS

Rondonópolis
2007

ALEXANDRE STUCKI COELHO

Trabalho realizado na disciplina de Economia - Administração 3°semestre da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas Sobral Pinto Sob orientação do prof. Fabio Nishimura

Rondonópolis
2007
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO .............................................................................................................4
1.0- Crescimento econômico...................................................................... ..5
2.0- Desenvolvimento econômico............................................................... .5
3.0- Diferença entre Crescimento e Desenvolvimento econômico. 6
CONCLUSÃO ...............................................................................................................8

BIBLIOGRAFIA ...................................................................................................... ....9

INTRODUÇÃO
O objetivo desse trabalho é esclarecer de forma simplificada o entendimento sobre crescimento e desenvolvimento econômico no qual é de extrema importância termos bem nítido esta diferença conceitual, pois vivemos um período histórico caracterizado pela hegemonia do pensamento econômico. Assim, para a maioria, o conceito de desenvolvimento tem sido relacionado, quase exclusivamente, ao fenômeno da dinamização do


Relacionados

  • Diferença entre desenvolvimento econômico e Crescimento Econômico

    563 palavras | 3 páginas

    Qual a diferença entre Crescimento Econômico e Desenvolvimento Econômico? Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), um país com alto crescimento econômico nem sempre é um país bem desenvolvido, pois o primeiro não garante o segundo, isto porque, desenvolvimento e crescimento econômicos não são sinônimos. Para que possamos estabelecer a diferença entre eles, faz se necessário conceituá-los: Crescimento Econômico: Aumento da capacidade produtiva (bens e serviços) da Economia de uma determinada….

  • Diferença entre desenvolvimento econômico e crescimento econômico

    2023 palavras | 9 páginas

    Diferença entre desenvolvimento econômico e crescimento econômico Crescimento Econômico é o aumento do Produto Interno Bruto (PIB), ou seja, uma elevação da produção da região estudada. O PIB é calculado através da soma de todos os produtos e serviços finais de uma região para um determinado período. Já o conceito de Desenvolvimento Econômico está relacionado à melhoria do bem estar da população. Mede-se o desenvolvimento através de indicadores de educação, saúde, renda, pobreza, etc. Atualmente….

  • DIFERENÇA ENTRE CRESCIMENTO ECONOMICO E DESENVOLVIMENTO ECONOMICO

    748 palavras | 3 páginas

    DESENVOLVIMENTO ECONOMICO Em definição, o Desenvolvimento Econômico é a melhoria do bem-estar e o alcance de uma melhor condição de vida social. Para que haja desenvolvimento Econômico, é preciso haver estreitamento significativo das desigualdades sociais, considerando o crescimento da renda a população e o bem-estar da sociedade, além de significativa mudança de estrutura, como crescimento da participação do produto industrial no produto total. Marx ainda relata na sua obra: O Capital que o desenvolvimento….

  • Diferencas entre Desenvolvimento e Crescimento Economico

    1839 palavras | 8 páginas

    Diferenças entre o Desenvolvimento e o Crescimento Económico e as principais disparidades de vida dos povos Nos dias de hoje, os governos, economistas e outras organizações da sociedade dos países subdesenvolvidos ou em via de desenvolvimento, têm providenciado acesos debates, respeitantes ao crescimento económico, em ligação com o desenvolvimento dos mesmos. De modo geral, esses debates visam encontrar conjuntamente, plataformas que possam servir para estancar ou minimizar os diversos problemas….

  • Diferenças entre crescimento econômico e desenvolvimento

    722 palavras | 3 páginas

    Diferenças entre crescimento econômico e desenvolvimento econômico. Crescimento Econômico é o aumento do Produto Interno Bruto (PIB), ou seja uma elevação da produção da região estudada. O PIB é calculado através da soma de todos os produtos e serviços finais de uma região para um determinado período. Já o conceito de Desenvolvimento Econômico está relacionado a melhoria do bem estar da população. O desenvolvimento é medido através de indicadores de….

  • Diferenças entre crescimento e desenvolvimento econômico

    603 palavras | 3 páginas

    Muita gente confunde os conceitos de crescimento e desenvolvimento econômico. Crescimento Econômico é o aumento do Produto Interno Bruto (PIB), ou seja, uma elevação da produção de uma determinada região. O PIB é calculado através da soma de todos os produtos e serviços finais de uma região para um determinado período. Já o conceito de Desenvolvimento Econômico está relacionado à melhoria do bem estar da população. O desenvolvimento é medido através de indicadores de educação, saúde, renda, pobreza….

  • Vantagens e desvantagens da Cooperacao Sul-Sul

    1839 palavras | 8 páginas

    Diferenças entre o Desenvolvimento e o Crescimento Económico e as principais disparidades de vida dos povos Nos dias de hoje, os governos, economistas e outras organizações da sociedade dos países subdesenvolvidos ou em via de desenvolvimento, têm providenciado acesos debates, respeitantes ao crescimento económico, em ligação com o desenvolvimento dos mesmos. De modo geral, esses debates visam encontrar conjuntamente, plataformas que possam servir para estancar ou minimizar os diversos problemas….

  • Unip

    2343 palavras | 10 páginas

    insuficiências em relação às economias desenvolvidas determina as características das economias subdesenvolvidas. Leia as alternativas abaixo e assinale as que correspondem aos elementos que condicionam o subdesenvolvimento: I. Crescimento do bem-estar econômico. Fatores econômicos estratégicos para o desenvolvimento.II. Baixa produção de alimentos e calorias per capita; e esperança de vida ao nascer.III. Ampliação da economia de mercado.IV. Elevada taxa de analfabetismo e mortalidade infantil. Empresas….

  • resenha do filme matrix

    454 palavras | 2 páginas

    FACULDADE DE ESTUDOS SOCIAIS DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO ATIVIDADE 6 – UNIDADE VI- Há diferença entre crescimento e desenvolvimento econômico? Justifique a sua resposta. DEZEMBRO – 2013 TARAUACÁ – AC FRANCISCO DA SILVA SOBRALINO – 21355935 ATIVIDADE 6 – UNIDADE VI - Há diferença entre crescimento e desenvolvimento econômico? Justifique a sua resposta. DEZEMBRO– 2013 TARAUACÁ – AC….

  • Desenvolvimento Econômico

    1162 palavras | 5 páginas

    UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS – CCSA CURSO: DIREITO DISCIPLINA: ECONOMIA Brenda Monteiro CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO São Luís 2013 KARINA AZEVEDO FEITOSA Trabalho elaborado como requisito de aprovação….

Outros Trabalhos Populares

Qual a diferença entre o crescimento econômico e desenvolvimento econômico?

Crescimento econômico: crescimento contínuo da renda per capita ao longo do tempo. Desenvolvimento econômico: alterações de composição do produto e alocação dos recursos pelos diferentes setores da economia de forma a melhorar os indicadores de bem-estar econômico e social.

Quais as diferenças entre desenvolvimento e crescimento?

Desse modo, o crescimento refere-se essencialmente às transformações quantitativas, enquanto o desenvolvimento engloba simultaneamente tanto as transformações quantitativas quanto as qualitativas e é resultante de aspectos associados ao próprio processo de crescimento físico, à maturação biológica e às experiências ...

O que é o crescimento econômico?

Crescimento econômico refere-se a um aumento no produto total na economia. Ele é definido por alguns como sendo um aumento do PIB real per capita.

Quais são as principais fontes de crescimento econômico?

Em seguida, foi apresentado o resultado da pesquisa realizada, que descreve teorias e modelos econômicos reveladores de que atualmente as principais fontes de crescimento econômico são o capital físico, o capital humano e a tecnologia, e que a Coreia do Sul é um exemplo de país que utiliza essas três fontes de ...