Qual a diferença entre gordura trans gordura saturada e insaturada?

A gordura é vista como uma verdadeira vilã na dieta de quem quer seguir uma alimentação saudável e equilibrada - afinal, o termo é logo associado à obesidade, colesterol alto e outros problemas do gênero. No entanto, isso não é bem verdade: além de ser responsável por parte do fornecimento de energia do corpo, ela também pode ajudar a armazenar vitaminas e até a produzir hormônios sexuais.

Mas, como existem diferentes tipos de gordura - como você já deve percebido ao olhar uma tabela nutricional -, vale conhecer a função de cada uma para saber o que evitar e o que consumir, ainda que moderadamente.

Gordura total corresponde a toda a gordura de um alimento

Como o nome já indica, a gordura total é o resultado da soma de todos os tipos de gordura presentes em um determinado alimento - sejam eles de origem vegetal ou animal. Além de ajudar na absorção de vitaminas, ela é uma das principais fontes de energia para o corpo, junto com os carboidratos e as proteínas.

Seu valor engloba a quantidade de gordura saturada, trans e a insaturada - a "gordura boa", que é o que sobra da soma da saturada com a trans. Um exemplo para te ajudar a entender melhor: se um alimento tem 10g de gordura total, 2g de gordura saturada e 1g de gordura trans, ele terá 7g de insaturada. Por isso, consumir um alimento com uma quantidade alta de gorduras totais não é necessariamente ruim, já que pode indicar que a quantidade de "gordura boa" é bem alta.

Gordura saturada pode aumentar as chances de problemas no coração, mas também traz benefícios ao corpo

A gordura saturada, por sua vez, aparece nos alimentos de origem animal - como carnes vermelhas e derivados do leite, por exemplo. Diferentemente da insaturada, ela é prejudicial para a saúde por aumentar o colesterol ruim e, consequentemente, as chances de problemas no coração.

No entanto, isso não significa que você deva fugir de todos os alimentos que tenham esse tipo de gordura, até porque ela também desempenha algumas funções no organismo - como o armazenamento das vitaminas A, D, E e K e a produção de hormônios sexuais. A dica é comer moderadamente, seguindo a recomendação de consumir apenas 10% de gordura saturada nas calorias diárias se estiver com a saúde em dia e 7% se já apresentar colesterol alto.

Gordura trans afeta o colesterol e deve ser evitada

Até mesmo quem não se preocupada muito em seguir uma alimentação saudável já ouviu falar na fama de vilã da gordura trans. E não é para menos: presente na maior parte dos alimentos industrializados, ela não tem nenhum benefício comprovado para o organismo, pelo contrário: pode aumentar o colesterol ruim, e ainda diminuir os níveis de colesterol bom se for consumida em excesso.

Esse tipo de gordura é formado durante um processo conhecido como hidrogenação, que transforma o óleo vegetal líquido em gordura sólida para melhorar a textura dos alimentos e aumentar sua durabilidade nas prateleiras. Biscoitos, margarinas, batata frita, sorvetes e muitos outros alimentos de mercado apresentam uma boa quantidade dela em sua composição. Por isso, por mais que conquistem pelo sabor, devem ser consumidos moderadamente para que o organismo não seja prejudicado.

Como a recomendação é não comer mais de 2g de gordura trans por dia, o ideal é fugir de alimentos que a possuam ou procurar comprar apenas os que apresentam uma porcentagem bem pequena dela.

GORDURA INSATURADA

O que é – Existente principalmente em vegetais, ela é líquida em temperatura ambiente. Há a monoinsaturada (com apenas uma ligação dupla de carbono) e a poliinsaturada (com mais de uma ligação dupla de carbono)

Onde é encontrada? – Azeite de oliva, óleo de canola e de milho, amêndoa, castanha-do-pará, abacate, semente de linhaça, truta e salmão

Consumo máximo por dia* – 44 gramas

Efeitos no corpo – Ajuda a reduzir o colesterol ruim, o triglicérides (tipo de gordura que, em níveis elevados, pode causar doenças coronarianas) e a pressão arterial

Ligação química – Faltam alguns átomos de hidrogênio em sua molécula e, por isso, ocorre uma ligação dupla entre os carbonos

Qual a diferença entre gordura trans gordura saturada e insaturada?

GORDURA SATURADA

O que é – Um tipo de gordura encontrado principalmente em produtos de origem animal e que, em temperatura ambiente, apresenta-se em estado sólido

Onde é encontrada? – Carnes vermelhas e brancas (principalmente gordura da carne e pele das aves), leite e derivados integrais (manteiga, creme de leite, iogurte, nata) e azeite de dendê

Consumo máximo por dia* – 20 gramas

Efeitos no corpo – Aumenta o colesterol ruim (LDL), que se deposita nas artérias, elevando o risco de problemas no coração

Ligação química – Cada átomo de carbono mantém uma ligação simples com outro carbono e está ligado a dois átomos de hidrogênio

Continua após a publicidade

GORDURA TRANS

O que é – Um tipo de gordura formada por um processo químico (hidrogenação), no qual óleos vegetais líquidos são transformados em ácido graxo trans, uma gordura sólida

Onde é encontrada? – Margarina, biscoitos, batatas fritas, sorvete e salgadinhos de pacote

Consumo máximo por dia* – 2 gramas

Efeitos no corpo – Não faz nada bem à saúde: aumenta o colesterol ruim e, ao mesmo tempo, reduz o bom

Ligação química – Similar à da gordura saturada, mas os átomos de hidrogênio estão dispostos transversalmente (na diagonal), e não em paralelo, como ocorre com os ácidos graxos encontrados na natureza. Daí vem o nome “trans”

CONSUMA COM MODERAÇÃO

Apesar da fama de feias e más, as gorduras são importantes para nosso corpo. Elas são fontes de energia, fornecendo 9 calorias por grama, e têm boas doses de vitaminas e ácidos graxos essenciais, responsáveis por manter as paredes das células funcionando em boas condições. Para saber o tipo e a quantidade de gordura de um alimento, fique de olho na tabela de informação nutricional que vem no rótulo da embalagem. Mas não abuse: na média, nosso consumo diário de gordura não deve ultrapassar 30% da ingestão calórica total.

* Numa dieta de 200 calorias por dia

CONSULTORIA: Renato Grimaldi, da Faculdade de Engenharia de Alimentos da Unicamp

Leia também:

– Como se faz uma lipoaspiração?

– Como as calorias viram gordura no corpo?

– Qual o animal mais gordo do mundo?

Continua após a publicidade

  • Alimentação
  • consumo
  • CORPO HUMANO /ANATOMIA/
  • GORDURA INSATURADA
  • GORDURA SATURADA
  • GORDURA TRANS
  • Mundo Estranho

Qual a diferença entre gordura trans gordura saturada e insaturada?

O que são gorduras saturadas, insaturadas e gordura trans?

Apesar da fama de feias e más, as gorduras são importantes para nosso corpo. Na dose certa, é claro

Transforme sua curiosidade em conhecimento. Assine a Super e continue lendo

Qual a diferença entre gorduras trans gorduras saturadas e gorduras insaturadas?

Já a gordura insaturada é, em geral, de origem vegetal, mas pode ser encontrada também nos peixes. Desde que consumida de maneira controlada, evitando excessos, apresenta benefícios ao corpo. Por sua vez, a gordura trans é produzida sinteticamente a partir da hidrogenação.

Qual a diferença entre gordura saturada para trans?

As saturadas afetam negativamente o organismo, em quanto as insaturadas afetam positivamente o organismo. Vale a pena esclarecer que ambas afetam negativamente o organismo se são consumidas em excesso. As gorduras trans são o resultado de um processo químico, que afetam negativamente a saúde.

O que é pior gordura trans ou saturada?

Anos depois, estudos observaram que o consumo da gordura trans era mais prejudicial à saúde do que a gordura saturada. Gordura Saturada: está presente em alimentos de origem animal (carnes, leite, manteiga, creme de leite e queijos) e vegetais como coco, cacau e azeite de dendê.

Qual é a melhor gordura saturada ou insaturada?

As gorduras insaturadas são as mais saudáveis. No organismo, elas participam de processos relacionados à redução do colesterol ruim (LDL).