Qual foi a primeira energia utilizada?

As fontes de energia são extremamente importantes nas atividades humanas, pois originam combustíveis e eletricidade que servem para iluminar, movimentar máquinas, caminhões entre outras aplicações.
As energias facilitam o trabalho do homem que em outras circunstâncias teria uma grande dificuldade, utiliza-se a energia para levantar peso, apertar parafuso, mover veículos, ferver água, etc.

No Brasil as principais energias utilizadas são: Petróleo, hidrelétrica, carvão mineral e biocombustíveis.

Petróleo: a partir desse minério fóssil são processados vários subprodutos utilizados como fonte de energia como a gasolina, óleo diesel, querosene, além de gerar eletricidade nas usinas termoelétricas.

Energia hidrelétrica: produz energia elétrica em usinas hidrelétricas, gerada a partir da movimentação de turbinas impulsionadas por água de rios acumulados em barragens.

Carvão Mineral: esse minério oferece calor para os grandes fornos contidos nas indústrias siderúrgicas e contribui para geração de eletricidade nas usinas termelétricas.

Biocombustíveis: correspondem, por exemplo, ao álcool e o biodiesel, sendo o primeiro um dos principais, seu uso é bastante difundido no Brasil como combustível em veículos automotores, utilização iniciada na década de 70.

Outras não citadas fazem parte de fontes de energia, o gás natural, energia nuclear, xisto betuminoso, lenha, carvão vegetal e energia solar.

Os seres humanos, para o desenvolvimento de suas atividades, necessitam efetivamente dos recursos naturais, as fontes energéticas não são diferentes, dessa forma elas podem ser classificadas em dois tipos: fontes renováveis e não-renováveis.

A primeira corresponde a todo recurso que tem a capacidade de se refazer ou não é limitada, nessas destacam os biocombustíveis, hidrelétricas, energia solar, eólica entre outras. No entanto, esses tipos de fontes de energia não são isentos de provocar impactos na natureza, os biocombustíveis produzem devastação ambiental no desenvolvimento de culturas que servem de matérias-primas tais como a cana-de-açúcar, eucalipto, mamona entre outros, para o cultivo dessas são necessárias imensas propriedades rurais, denominadas de monoculturas, essa prática retira as coberturas vegetais, sem contar o uso de insumos agrícolas (fertilizantes, inseticidas, herbicidas entre outras).

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

No caso das hidrelétricas os problemas na geração de energia estão na construção das usinas, pois é necessário represar uma grande quantidade de água cobrindo imensas áreas de florestas, dessa forma coloca em risco a fauna e a flora, além da emissão de gases provenientes da decomposição de animais e vegetais contidos no fundo das represas. As energias solar e eólica produzem impactos quase insignificantes e são pouco utilizadas no Brasil.

As fontes não-renováveis correspondem a todo recurso natural que não tem capacidade de se renovar ou refazer, ou seja, que podem acabar (finitos). Dentre os recursos finitos com previsões para esgotar totalmente em pequeno, médio e longo prazo estão o petróleo, carvão, urânio, xisto e muitos outros.

Os recursos energéticos classificados como não-renováveis geralmente produzem poluentes superiores aos renováveis. Os impactos podem surgir a partir da emissão de gases dos veículos automotores, vazamentos em oleodutos, vazamentos de navios petroleiros e muitos outros.

Índice

Introdução

Fontes de Energia são basicamente os recursos dos quais se pode obter energia. A energia é extremamente importante para a humanidade, uma vez que se faz necessária para várias atividades essenciais do cotidiano.

As primeiras fontes de energia utilizadas pelo homem foram a de seu próprio corpo e a do Sol. No período da Revolução Industrial, o uso do carvão mineral como fonte de energia deu um grande impulso na evolução da sociedade da época. 

Entretanto, após esse período da Revolução Industrial e especialmente durante o século XX, o impacto da atividade humana sobre o meio ambiente tornou-se muito significativo. E grande parte desse impacto está atrelado à exploração e utilização de energia

Poluição, aquecimento da Terra (por causa da intensificação do efeito estufa), chuva ácida e destruição da flora e da fauna são alguns exemplos dos efeitos dos processos atualmente disponíveis para geração de energia.

Fontes de Energia Não-Renováveis

As Fontes de Energia Não-Renováveis são aquelas cujo as reservas são encontradas em quantidades limitadas na natureza e cujo a utilização leva ao esgotamento das mesmas. Isso se deve ao fato de que foram necessários milhões de anos para que essas fontes se formassem e dificilmente elas voltarão a se formar.

Além de serem um exemplo de fontes de energia não-renováveis, os combustíveis de origem fóssil (como o carvão, xisto, petróleo e o gás natural) também são considerados energias sujas, dado que sua utilização causa graves danos ao meio ambiente e consequentemente para a sociedade.

Fontes de Energia Renováveis

As fontes de energia renováveis são consideradas inesgotáveis, pois possuem um ciclo de renovação em escala de tempo humana, ou seja, sempre estarão disponíveis para serem utilizadas. É o caso das fontes: 

  • Hídrica - Energia da água e dos rios;
  • Eólica - Energia do vento;
  • Solar - Energia do Sol;
  • Geotérmica - Energia do Interior da Terra;
  • Oceânica - Energia das marés e das ondas;
  • Biomassa - Engloba diversas subcategorias, que vai desde a lenha e os resíduos animais e vegetais até o etanol, biodiesel, bagaço de cana e gás de aterros sanitários.

As fontes de energia renováveis pode ser subdividida em:

  • Convencionais - São as tecnologias dominadas e comercialmente disseminadas há muitas décadas, como é o caso das usinas hidrelétricas de grande e médio porte;
  • Novas - São as tecnologias que começaram a competir comercialmente com as fontes tradicionais, sejam elas renováveis ou não. Como exemplo dessa categoria, pode-se citar os painéis solares fotovoltaicos, as turbinas eólicas e as usinas geotermais.

As fontes de energia renováveis são consideradas limpaspois emitem menos gases de efeito estufa que as fontes fósseis, e por isso estão conseguindo boa adesão no mercado mundial e brasileiro.

Fontes de Energia no Brasil

No Brasil, o principal tipo de energia gerada vem das usinas hidrelétricas, que correspondem a cerca de 71% da capacidade do país. A energia proveniente dessa fonte supre 90% da demanda de energia elétrica do Brasil. 

A instalação dessas estruturas iniciaram-se no final do século XIX, mas foi apenas após a Segunda Guerra Mundial que as usinas hidrelétricas se tornaram relevantes na produção da energia brasileira.

A segunda maior fonte de energia do Brasil é proveniente das termelétricas, correspondendo a 28,2% da capacidade do país, sendo composta por: 11,4% a gás, 7,3% por biomassa, 1,7% nucleares e 1,7% por carvão mineral. Ainda que o país possua grande potencial para energia eólicaapenas 0,97% da energia gerada vem dessa fonte.

O Brasil tem potencial para usufruir de importantes Fontes de Energia Renováveis e Não-Renováveis devido à sua diversidade ambiental, estrutura geológica e fatores climáticos do país, que propiciam diversos recursos naturais para captação de energia.

Parque de energia eólica, um tipo de Fonte de Energia Renovável.

Exercício de fixação

ENEM/2002

"A idade da pedra chegou ao fim, não porque faltassem pedras; a era do petróleo chegará igualmente ao fim, mas não por falta de petróleo".

Xeque Yamani, Ex-ministro do Petróleo da Arábia Saudita. "O Estado de S. Paulo", 20/08/2001.

Considerando as características que envolvem a utilização das matérias-primas citadas no texto em diferentes contextos histórico-geográficos, é correto afirmar que, de acordo com o autor, a exemplo do que aconteceu na Idade da Pedra, o fim da era do Petróleo estaria relacionado:

A À redução e esgotamento das reservas de petróleo.

B Ao desenvolvimento tecnológico e à utilização de novas fontes de energia.

C Ao desenvolvimento dos transportes e conseqüente aumento do consumo de energia.

D Ao excesso de produção e conseqüente desvalorização do barril de petróleo.

E À diminuição das ações humanas sobre o meio ambiente.

Qual foi o primeiro tipo de energia?

A primeira fonte de energia a ser usada pelo ser humano foi a do Sol e a de seu próprio corpo. Com o tempo, passou-se a usar a energia eólica (vento), a energia hidráulica (da água) e dos músculos dos animais domesticados.

Quais foram as primeiras fontes de energia utilizadas?

As primeiras fontes de energia utilizadas pelo homem foram a de seu próprio corpo e a do Sol. No período da Revolução Industrial, o uso do carvão mineral como fonte de energia deu um grande impulso na evolução da sociedade da época.

Qual foi a primeira fonte de energia descoberta?

A primeira fonte de geração de energia da humanidade Começando pelos primórdios da humanidade, a primeira fonte de geração de energia é ainda usada nos dias de hoje: o alimento. Desde muito antes da nossa organização atual de sociedade, o homem já utiliza os alimentos como forma de abastecer as próprias energias.

Qual a primeira fonte de energia mais utilizada no mundo?

Os combustíveis fósseis (petróleo, carvão mineral e gás natural) são chamados assim porque são, de fato, derivados de plantas e vegetais mortos, soterrados com os sólidos que formam as rochas sedimentares. Eles são a principal fonte de energia utilizada no mundo hoje.