Qual a diferença entre evapotranspiração real e evapotranspiração potencial?

Evapotranspiração é um processo que inclui aevaporação da água do solo e a água perdida pelas plantas por meio da transpiração. A evapotranspiração é uma importante etapa do ciclo da água, pois, por esse processo, parte da água é devolvida para a atmosfera e poderá participar da formação das nuvens.

Leia mais: A influência da vegetação sobre o clima

O que é evapotranspiração?

Para abordarmos a evapotranspiração, antes devemos entender o que é a evaporação. Evaporação é um processo em que a água passa do estado líquido para o estado gasoso de maneira lenta e gradual.

Imagine, por exemplo, uma roupa secando no varal após ser lavada. Aos poucos, a água no estado líquido passa para o estado gasoso, deixando a roupa seca. A secagem da roupa, portanto, envolve o processo de evaporação da água. Para que a evaporação aconteça, fatores como a radiação, o vento, a umidade do ar e a temperatura atuarão.

Qual a diferença entre evapotranspiração real e evapotranspiração potencial?
A evapotranspiração permite que a água presente nas plantas e no solo seja liberada na atmosfera.

Na evapotranspiração, verificamos a evaporação da água do solo e a transpiração das plantas. A evapotranspiração acontece em maior quantidade onde há grande quantidade de chuvas e temperaturas mais elevadas. A quantidade de água disponível no solo, a fase de desenvolvimento do vegetal, a quantidade e o estado das folhas da planta, e a estação do ano são fatores que influenciam na taxa de evapotranspiração.

Evapotranspiração = evaporação da água do solo + transpiração das plantas

Evapotranspiração potencial

Quando falamos em evapotranspiração, um conceito importante é a evapotranspiração potencial. A evapotranspiração potencial pode ser definida como a quantidade total de água transferida por evaporação e transpiração dos vegetais para a atmosfera e advinda de uma superfície natural coberta totalmente por vegetação e com o solo bem suprido em água. A evapotranspiração potencial é também definida por alguns autores como a máxima evapotranspiração para as condições atmosféricas especificadas.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Evapotranspiração de referência

Evaporação de referência é um conceito usado para se referir à perda de água que ocorre em uma extensa superfície cultivada com grama, que apresenta altura entre 8 cm a 15 cm, em fase de crescimento ativo, cobrindo todo o solo em que há grande quantidade de água.

Evapotranspiração real ou atual

A evapotranspiração real ou atual é aquela que realmente ocorre em uma área, estando relacionada com o ciclo da planta e a disponibilidade de água no solo. Em situações em que os solos estão secos devido à falta de chuva, a evapotranspiração real se apresenta menor que a potencial.

Leia mais: A dinâmica de chuvas no Brasil

A transpiração no vegetal

A transpiração no vegetal caracteriza-se pela perda de água na forma de vapor. A transpiração ocorre principalmente nas folhas, entretanto, pode ocorrer em outras partes do vegetal. O vapor de água difunde-se da folha para a atmosfera, principalmente, pelos estômatos, estruturas encontradas na epiderme vegetal que controlam a entrada e saída de gases, incluindo o vapor de água. Geralmente o termo estômato é usado para se referir ao poro (ostíolo) e a duas células-guarda que delimitam essa abertura.

Qual a diferença entre evapotranspiração real e evapotranspiração potencial?
Observe o vapor de água difundindo-se através dos estômatos.

Os estômatos, ao se abrirem, garantem a entrada de gás carbônico, essencial para a realização da fotossíntese. Entretanto, essa abertura pode levar à perda de água por transpiração. A transpiração em excesso pode ser prejudicial à planta e até mesmo matá-la por desidratação. A planta consegue controlar a abertura e o fechamento do estômato, porém não pode deixá-lo permanentemente fechado, pois, ao fechá-lo, também impede a entrada de gás carbônico. Por isso, costuma-se dizer que a transpiração é um mal necessário.

As folhas das plantas são recobertas por uma cutícula cerosa que atua como uma barreira contra a perda de água. Entretanto, uma pequena porção de água é também perdida por esse revestimento.

A água perdida pela planta por meio da transpiração deve ser reposta, sendo observada a absorção de água pelas raízes e sua distribuição pelo corpo do vegetal. A movimentação da água pelo xilema até o topo do vegetal é explicada pela teoria da tensão-coesão. De acordo com essa teoria, a água é puxada devido à tensão criada pela transpiração e ao uso de água pelo vegetal. A coesão existente entre as moléculas de água permite que a tensão seja transmitida por todo o vegetal até as raízes.

Qual a diferença entre evapotranspiração potencial é real?

A Evapotranspiração Potencial pode ser, de maneira simplista, entendida como a máxima emergia disponível, em uma superfície extensa e vegetada, para o fenômeno da evapotranspiração. A Evapotranspiração real pode ser, de maneira simplista, entendida como a água realmente utilizada pela superfície vegetada em questão.

Qual a diferença entre ETr e ETc?

5 – Evapotranspiração da real da cultura (ETr) Esse tipo difere da ETc apenas por não apresentar bordadura. Considera as condições reais da cultura, com ou sem a presença de água.

O que é a evapotranspiração potencial?

A evapotranspiração potencial (ETp), que representa a chuva necessária, é o processo de perda de água para a atmosfera, através de uma superfície natural gramada, padrão, sem restrição hídrica para atender às necessidades da evaporação do solo e da transpiração.

Qual a relação entre evapotranspiração real e evapotranspiração potencial das culturas?

Influência da evapotranspiração na agricultura Na agricultura, o conhecimento da evapotranspiração é fundamental, pois é a movimentação da água no solo e na planta. O solo e a planta são os elementos chaves de produção, e desse modo, não ocorreria produção sem a quantidade de água mínima exigida pelas culturas.