Qual a diferença de diamante para brilhante

Quem vai adquirir um anel de noivado ou qualquer outra joia certamente vai encontrar as palavrinhas brilhante e diamante pelo caminho. Então, vale a pena entender o significado de cada uma para que não haja confusão, não é mesmo?

Qual a diferença de diamante para brilhante

Anel de Noivado Solitaire I

Popularmente, no Brasil, os dois termos são usados como sinônimos. Então, quando alguém diz para você que determinado anel possui 15 brilhantes, está dizendo que o anel possui 15 diamantes. No entanto, usar os termos diamantes e brilhantes para representar a mesma coisa pode, em muito casos, não ser adequado. Isso acontece porque todo brilhante é um diamante, mas nem todo diamante é um brilhante.

Qual a diferença de diamante para brilhante

foto: GIA

Para entender a diferença, é preciso saber que o brilhante diz respeito a uma lapidação específica do diamante.

O processo de corte dos diamantes evoluiu aos poucos ao longo do tempo até chegar ao moderno corte conhecido como brilhante, que possui 58 facetas e explora ao máximo as qualidades óticas do diamante, resultando em maior brilho.

Qual a diferença de diamante para brilhante

As proporções do diamante moderno foram desenvolvidas por inúmeros lapidadores, sendo que Henry Morse e Marcel Tolkowsky – autor do livro Diamond Design – foram os mais influentes no aperfeiçoamento das técnicas. Hoje, o brilhante é a lapidação mais comum de diamantes.

Qual a diferença de diamante para brilhante

Portanto, muitos dos diamantes que vemos por aí são brilhantes. No entanto, saber a diferença entre brilhante e diamante é essencial, porque muitos joalheiros brasileiros não usam diamantes com lapidação brilhantes em alguns casos, principalmente quando querem reduzir custos. Existe, no caso de pedras pequenas, a famosa lapidação 8/8 (oito oito), que possui menos facetas. São pedras que brilham menos e possuem preço menor do que as abrilhantadas.

Qual a diferença de diamante para brilhante

Dessa maneira, sempre que alguém lhe apresentar algum diamante como brilhante, pergunte se não se trata de um “oito oito”. Se este for o caso, não conclua imediatamente que tentaram te enganar, uma vez que, como mencionamos anteriormente, usar o termo brilhante como sinônimo de diamante já é uma prática culturalmente estabelecida.

Qual a diferença de diamante para brilhante

Procurei muito em várias joalherias um anel que estivesse à altura do que minha futura noiva merecia. Consegui tudo isso com a Poésie. Não à toa minha noiva ouve com certa frequência e com muito orgulho: 'este é o anel mais bonito de todos que já vi'.

KADU

Ver coleção de anéis

O que é mais valioso diamante ou brilhante?

Pode-se então dizer que, por terem lapidação superior, os brilhantes são mais caros que os diamantes 8/8. Para baratear os custos, algumas joalherias utilizam diamantes 8/8. Por isso, sempre pesquise bastante antes de adquirir sua joia.

Como saber se é brilhante ou diamante?

Ponha a pedra sob luz ultravioleta. Muitos (mas não todos) diamantes brilham em uma cor azul sob luz ultravioleta ou negra; a presença de um azul de tom entre médio e forte confirma que ele é verdadeiro. A ausência do azul não significa que ele é falso; pode simplesmente ser um diamante de melhor qualidade.

Qual é o valor de um brilhante?

Para se ter uma ideia da raridade e valorização destas gemas, em cada tonelada de terra extraída de uma mina é encontrado apenas 1 quilate de diamantes, o equivalente a 0,2g, sendo que 1 quilate vale em média US$ 1 mil para ser usado em joias, enquanto para uso industrial o valor pago gira em torno de US$ 10 por ...

Qual diamante brilha mais?

Quais formatos de diamante brilham mais? Todos os diamantes Tiffany são excepcionalmente lapidados para maximizar o brilho.