Qual a diferença entre amoxicilina e ampicilina

Qual a diferença entre amoxicilina e ampicilina
Droga vs. Amigo

Visão geral da droga e principais diferenças | Condições tratadas | Eficácia | Cobertura de seguro e comparação de custos | Efeitos colaterais | Interações medicamentosas | Avisos | Perguntas frequentes

Se você já teve uma infecção bacteriana, é provável que tenha tomado um antibiótico. Ampicilina e amoxicilina são antibióticos usado no tratamento de várias infecções bacterianas. Ambos os medicamentos são aprovados pela Food and Drug Administration (FDA) dos EUA. Antibióticos têm atividade antimicrobiana e são usados ​​apenas no tratamento de infecções bacterianas - eles não são eficazes no tratamento de infecções virais (como gripe ou resfriado comum).

A ampicilina e a amoxicilina são classificadas em um grupo de medicamentos chamados penicilina (ou aminopenicilina) ou antibióticos beta-lactâmicos. Eles atuam evitando que as bactérias formem paredes celulares, levando à morte das bactérias. Ambos os antibióticos são usados ​​para tratar uma variedade de infecções bacterianas (mais sobre isso abaixo).

Embora a ampicilina e a amoxicilina sejam ambas penicilina antibióticos, eles não são exatamente os mesmos. Continue lendo para aprender mais sobre ampicilina e amoxicilina.

Quais são as principais diferenças entre ampicilina e amoxicilina?

A ampicilina é um antibiótico penicilina. É usado para tratar muitas bactérias gram-positivas e gram-negativas. O nome comercial da ampicilina é Principen; no entanto, o Principen não está mais disponível como medicamento de marca. O medicamento está disponível na forma de ampicilina genérica, em cápsula oral ou em injeção. A ampicilina também está disponível na forma injetável como Unasyn, que contém ampicilina junto com sulbactam (para prevenir a resistência aos antibióticos). O Unasyn não está mais disponível como marca - ele está disponível apenas como ampicilina / sulbactam genérico.

A amoxicilina também é um antibiótico penicilina. É quimicamente semelhante à ampicilina e tem um amplo espectro de atividade contra muitas bactérias gram-positivas e gram-negativas.

O nome comercial da amoxicilina é Amoxil; no entanto, Amoxil não está mais disponível comercialmente. O medicamento está disponível apenas na forma genérica de amoxicilina. A amoxicilina é mais comumente prescrita como cápsulas de amoxicilina para adultos, ou suspensão para crianças, ou em combinação com ácido clavulânico (que previne a resistência aos antibióticos) como um medicamento chamado Augmentin.

É importante lembrar que quando você toma um antibiótico, deve tomá-lo conforme as instruções, e termine o curso completo , mesmo que se sinta melhor antes de terminar o tratamento. No entanto, se você está tomando seu antibiótico há vários dias e não está se sentindo melhor ou pior, entre em contato com o seu médico para obter orientação.

Principais diferenças entre ampicilina e amoxicilina
Ampicilina Amoxicilina
Aula de drogas Antibiótico penicilina (beta-lactâmico) Antibiótico penicilina (beta-lactâmico)
Status de marca / genérico Genérico Genérico
Qual é o nome da marca? Principen (não mais disponível na marca) Amoxil, Trimox (não mais disponível na marca)
Em que forma (s) o medicamento vem? Ampicilina: cápsula, injeção

Unasyn: (ampicilina-sulbactam): injeção

Amoxicilina: cápsula, suspensão, comprimido, comprimido para mastigar

Augmentin : (amoxicilina-clavulanato): comprimido, comprimido para mastigar, suspensão

Prevpac: um curso de tratamento contendo cápsulas de amoxicilina em combinação com lansoprazol e claritromicina (usado para úlceras estomacais causadas pela bactéria H. pylori)

Qual é a dosagem padrão? Exemplo: ampicilina 500 mg a cada 6 horas por 10-14 dias Exemplo: amoxicilina 500 mg 3 vezes ao dia durante 10 dias
Quanto tempo dura o tratamento típico? 10-14 dias; pode variar 7 a 10 dias; pode variar
Quem normalmente usa a medicação? Adultos e crianças Adultos e crianças

Condições tratadas com ampicilina e amoxicilina

A ampicilina é usada para tratar infecções bacterianas, incluindo:

  • Infecções do trato geniturinário, incluindo gonorreia, causadas por coli, P. mirabilis , enterococos, Shigella, S. typhosa e outras Salmonella e não produtoras de penicilinase N. gonorrhoeae
  • Infecções do trato respiratório causadas por não produtoras de penicilinase influenzae e estafilococos, e estreptococos incluindo Streptococcus pneumoniae
  • Infecções do trato gastrointestinal causadas por Shigella, S. typhosa e outro Salmonella, E. coli, P. mirabilis e enterococos
  • Meningite causada por Meningitidis

A amoxicilina é usada para tratar uma variedade de infecções bacterianas:

  • Infecções de ouvido (otite média), infecções do nariz ou infecções da garganta causadas por certas cepas de Estreptococo , pneumonia , Estafilococo spp., ou Haemophilus influenzae
  • Infecções do trato urinário causadas por Escherichia coli, P. mirabilis, ou Enterococcus faecalis
  • Infecções da pele ou infecções da estrutura da pele causadas por certas cepas de Streptococcus, Staphylococcus (como Staphylococcus aureus), ou E. coli
  • Infecções do trato respiratório inferior causadas por certas cepas de Estreptococo , Streptococcus pneumoniae, Staphylococcus , ou H. influenzae
  • Gonorréia aguda não complicada em homens e mulheres causada por Neisseria gonorrhoeae
  • Erradicação de pylori para reduzir o risco de recorrência de úlcera duodenal
  • A amoxicilina também é usada como terapia tripla com lansoprazol e claritromicina (como Prevpac) em pacientes com pylori infecção e úlcera duodenal

Antibióticos como ampicilina ou amoxicilina só devem ser usados ​​em infecções bacterianas quando determinado pelo seu provedor de saúde como apropriado. Isso ajuda a prevenir a resistência aos antibióticos. Os Centros de Controle e Prevenção de Doenças ( CDC ) está promovendo o uso apropriado de antibióticos, ajudando os profissionais de saúde a escolher o antibiótico apropriado e reduzir o uso desnecessário de antibióticos no tratamento de várias doenças infecciosas. Isso é chamado de administração de antibióticos.

A ampicilina ou a amoxicilina são mais eficazes?

Estudos comparando as duas drogas não são recentes e / ou usaram um tamanho de amostra muito pequeno. Um estudo , de 1974, comparou os dois medicamentos para infecções de ouvido em crianças e descobriu que ambos eram igualmente eficazes. A amoxicilina foi melhor tolerada, com menos efeitos colaterais do que a ampicilina.

Ampicilina sozinha não é prescrita tanto quanto era no passado , devido ao desenvolvimento de resistência aos medicamentos. Atualmente, a amoxicilina é muito mais amplamente prescrita. No entanto, a ampicilina em combinação com sulbactam (Unasyn) é comumente administrada como uma injeção em ambiente hospitalar. O sulbactam é um medicamento denominado inibidor da beta-lactamase e ajuda a prevenir a resistência aos medicamentos. No ambiente ambulatorial, isso é semelhante a um paciente tomando Augmentin, que é amoxicilina mais ácido clavulânico, um inibidor da beta-lactamase.

O medicamento mais eficaz pode ser determinado pelo seu médico, que pode diagnosticar sua infecção como bacteriana ou viral. Se a infecção for bacteriana, a decisão sobre qual antibiótico usar será baseada na bactéria que está causando a infecção (se for conhecida, ou se não for conhecida, qual bactéria é suspeita de estar causando a infecção). Seu médico irá analisar seu histórico médico completo, bem como outras condições médicas que você tenha e outros medicamentos que você toma e que podem interagir com a ampicilina ou amoxicilina.

Pegue o cartão de desconto de farmácia

Cobertura e comparação de custos de ampicilina vs. amoxicilina

A ampicilina e a amoxicilina são cobertas pela maioria dos planos de seguro e pelo Medicare Parte D.

Uma prescrição típica de ampicilina seria para cápsulas de 40, 500 mg. O preço direto seria de cerca de US $ 30. Usar um cartão SingleCare para ampicilina pode reduzir o preço para menos de $ 20.

Uma prescrição típica de amoxicilina seria de cápsulas de 30.500 mg. O preço direto pode ser superior a $ 20. Com um cupom de desconto SingleCare para amoxicilina, você pode pagar apenas $ 5.

Ampicilina Amoxicilina
Normalmente coberto por seguro? sim sim
Normalmente coberto pelo Medicare Parte D? sim sim
Dosagem padrão 40, cápsulas de 500 mg 30, cápsulas de 500 mg
Copay típico do Medicare Parte D $ 0- $ 1 $ 0- $ 1
Custo SingleCare $ 20 + $ 5 +

Efeitos colaterais comuns da ampicilina vs. amoxicilina

Os efeitos colaterais mais comuns da ampicilina e da amoxicilina estão relacionados à sensibilidade à penicilina e são mais prováveis ​​de ocorrer em pacientes que já tiveram hipersensibilidade a penicilinas e em pacientes com histórico de alergia e / ou asma. Os efeitos colaterais mais comuns incluem náuseas, vômitos, diarreia e erupções cutâneas / reações de hipersensibilidade. As reações anafiláticas graves requerem tratamento de emergência.

Em geral, o tratamento com antibióticos pode torná-lo mais suscetível a diarreia ou infecção por fungos. Pergunte ao seu médico se você deve tomar um probiótico .

Esta não é uma lista completa de efeitos colaterais - outros efeitos colaterais podem ocorrer. Consulte seu médico para obter uma lista completa de eventos adversos.

Ampicilina Amoxicilina
Efeito colateral Aplicável? Frequência Aplicável? Frequência
Diarréia sim Não reportado sim > 1%
Náusea sim Não reportado sim > 1%
Dor abdominal sim Não reportado sim Não reportado
Vômito sim Não reportado sim > 1%
Irritação na pele sim Não reportado sim > 1%

Fonte: DailyMed ( ampicilina ), DailyMed ( amoxicilina ), Rótulo FDA ( amoxicilina )

Interações medicamentosas de ampicilina vs. amoxicilina

A ampicilina e a amoxicilina têm uma lista semelhante de interações medicamentosas porque são medicamentos estruturalmente semelhantes.

Tomar ampicilina ou amoxicilina com um anticoagulante como a varfarina pode afetar o sangramento - os pacientes devem ser monitorados se estiverem usando essa combinação. Além disso, o alopurinol, um medicamento para a gota, em combinação com ampicilina ou amoxicilina pode aumentar a chance de desenvolver erupção cutânea.

Os anticoncepcionais orais (também conhecidos como pílulas anticoncepcionais) podem ser menos eficazes quando tomados em combinação com antibióticos como a ampicilina ou amoxicilina. Consulte seu médico sobre a necessidade de contraceptivos de reserva (como um preservativo) enquanto estiver tomando um antibiótico.

A ampicilina e a amoxicilina interagem com a vacina tifóide oral viva, Vivotif Berna. O antibiótico pode inativar a vacina.

Esta não é uma lista completa de interações medicamentosas - outras interações medicamentosas podem ocorrer. Consulte seu médico para obter uma lista completa de interações medicamentosas.

Medicamento Aula de drogas Ampicilina Amoxicilina
Varfarina Anticoagulante sim sim
Alopurinol Inibidor da xantina oxidase (usado para gota) sim sim
Contraceptivos orais Contraceptivos orais sim sim
Probenecida Uricosúrico sim sim
Vivotif Bern Vacina contra febre tifóide (viva) sim sim
Bupropiona Antidepressivo de aminocetona sim sim
Metotrexato Antimetabólito sim sim
Citrato de magnésio Laxante salino sim sim

Avisos de ampicilina e amoxicilina

Advertências para ampicilina e amoxicilina:

  • Clostridium difficile -Diarreia associada foi relatado com a maioria dos antibióticos e pode variar em gravidade de diarreia leve a colite fatal. Essa diarreia pode ocorrer durante ou após o uso de antibióticos (mesmo vários meses depois). Se você tiver diarreia, náusea, dor abdominal e / ou febre, entre em contato com seu médico imediatamente.
  • Se você tem histórico de reação alérgica às penicilinas, não tome ampicilina ou amoxicilina.
  • Foram notificadas reações de hipersensibilidade (anafilaxia) graves, ocasionalmente fatais, com penicilinas. Isso também pode ocorrer em pacientes que estão sendo tratados com uma cefalosporina, como cefalexina . Os pacientes não devem receber prescrição de ampicilina ou amoxicilina se houver uma reação anterior. Se ocorrer uma reação alérgica, a ampicilina ou amoxicilina deve ser descontinuada imediatamente e você deve procurar tratamento de emergência.
  • A ampicilina ou amoxicilina só deve ser usada para tratar uma infecção bacteriana. Usar um antibiótico para uma infecção viral não tratará a doença e também pode causar resistência aos antibióticos.
  • O uso prolongado de antibióticos pode causar infecção fúngica, que precisa ser tratada.

Avisos adicionais de ampicilina:

  • Pacientes com gonorreia e sífilis também precisam de tratamento apropriado com penicilina parenteral (penicilina G).
  • Apesar do tratamento com ampicilina, o paciente ainda pode precisar de um procedimento cirúrgico, principalmente nas infecções estafilocócicas.

Perguntas frequentes sobre ampicilina vs. amoxicilina

O que é ampicilina?

A ampicilina é um antibiótico beta-lactâmico, penicilina, usado para tratar muitas infecções bacterianas diferentes em adultos e crianças. Unasyn contém ampicilina e sulbactam. Ele está disponível apenas na forma de injeção. O sulbactam é um inibidor da beta-lactamase, que é adicionado à ampicilina no Unasyn para prevenir a resistência aos antibióticos.

O que é amoxicilina?

A amoxicilina é um antibiótico beta-lactâmico, relacionado à penicilina, usado para tratar uma variedade de infecções bacterianas em adultos e crianças. A amoxicilina é um antibiótico de prescrição muito comum. Augmentin (que contém amoxicilina e ácido clavulânico) é outro antibiótico muito comum prescrito para muitas infecções bacterianas. O ácido clavulânico é um inibidor da beta-lactamase, que é adicionado à amoxicilina no Augmentin para ajudar a prevenir a resistência aos antibióticos.

A ampicilina e a amoxicilina são iguais?

A ampicilina e a amoxicilina são muito semelhantes. Eles são estruturalmente semelhantes entre si e estão na mesma classe de medicamentos. Eles têm efeitos colaterais e interações medicamentosas semelhantes, mas algumas indicações e doses diferentes. Você pode ler mais sobre os dois medicamentos nas informações descritas acima.

A ampicilina ou a amoxicilina são melhores?

Ambos os medicamentos podem ser eficazes quando usados ​​isoladamente; no entanto, a ampicilina é mais suscetível à resistência aos medicamentos, portanto, a amoxicilina é mais amplamente prescrita. No entanto, isso não significa que seja melhor, por si só, mas com mais probabilidade de ter sucesso contra as bactérias que pretende atacar. Quando qualquer um dos medicamentos é usado em combinação com um inibidor da beta-lactamase (Unasyn como injeção ou Augmentin como medicamento oral), a cobertura antimicrobiana é mais eficaz e o risco de resistência ao medicamento é menor.

Posso usar ampicilina ou amoxicilina durante a gravidez?

Ambos os medicamentos são gravidez categoria B . Não existem estudos adequados e bem controlados em mulheres grávidas. Seu médico pesará os riscos e os benefícios ao decidir se você precisa de um antibiótico e qual é o antibiótico certo para você durante a gravidez.

Posso usar ampicilina ou amoxicilina com álcool?

Embora a ampicilina e a amoxicilina não sejam contra-indicadas com álcool, Nota que o álcool pode impedir seu corpo de lutar contra uma infecção. O álcool também pode piorar os efeitos colaterais gastrointestinais. É melhor evitar o álcool até se sentir melhor.

A ampicilina é um antibiótico forte?

A ampicilina pode ser eficaz contra uma variedade de bactérias que causam certas infecções. No entanto, não é prescrito tanto quanto costumava ser, por causa do problema de resistência quando usado sozinho como ampicilina. É frequentemente usado (como uma injeção) em ambiente hospitalar como Unasyn, que contém sulbactam além de ampicilina, para ajudar a prevenir a resistência bacteriana.

Quantos dias a ampicilina deve ser tomada?

O número de dias depende do tipo e da gravidade da infecção e será determinado pelo seu médico. Normalmente, a ampicilina é administrada por cerca de 10 a 14 dias. Certifique-se de terminar o curso completo de antibióticos - não pare abruptamente, mesmo se você estiver se sentindo melhor porque a bactéria pode retornar.

Que bactéria a ampicilina mata?

A ampicilina é usada para tratar várias infecções bacterianas, incluindo certas infecções do trato urinário, infecções do trato respiratório, infecções do trato gastrointestinal e meningite. Consulte a seção acima Condições tratadas pela ampicilina e amoxicilina para obter mais informações sobre os tipos de bactérias contra as quais a ampicilina atua em cada um desses tipos de infecções.

Qual é melhor ampicilina ou amoxicilina?

Amoxicilina é derivada da ampicilina e apresenta espectro de ação semelhante, entretanto, por ter melhor absorção oral, atinge concentrações séricas e teciduais maiores1, 3.

Para que serve ampicilina e amoxicilina?

Infecções do trato urinário, respiratório, digestivo e biliar. Infecções localizadas ou sistêmicas especialmente causadas por germes do grupo dos Enterococos, Haemophilus, Proteus, Salmonella e E. coli. É indicado para tratamento de infecções bucais, extrações infectadas e outras intervenções cirúrgicas.

Qual a diferença de penicilina e amoxicilina?

Na verdade, existem diversos tipos de penicilina e vários medicamentos usados atualmente são derivados dela. A amoxicilina é um exemplo: considerada uma penicilina de segunda geração, por ser capaz de combater um espectro maior de bactérias, é indicada no tratamento de infecções urinárias, de ouvido e respiratórias.

Qual antibiótico substitui ampicilina?

Princípio Ativo: ampicilina.