Qual a diferença entre administração Bacharelado em Administração Pública?

A área de administração é uma das mais buscadas na graduação. Isso porque é uma das formações mais versáteis que tem, podendo o administrador atuar em várias áreas. É por isso também que a administração é uma das carreiras com maior empregabilidade. Mas se você está pensando em fazer esse curso, já deve ter se deparado com alguns tipos e nomenclaturas diferentes. Aqui vamos te explicar as principais opções de cursos de administração e a diferença que existe entre eles.

  • Administração
  • Administração Pública
  • Administração em Comercio Exterior
  • Administração de Marketing

Administração

Essa é a graduação mais ampla da área e que deu origem as outras. O curso de Administração, ou Administração de Empresas como também é chamado, é voltado para quem pretende atuar em diferentes áreas como gestão, marketing e vendas.

Administração Pública

O curso de Administração Pública é voltado a atender as instituições governamentais, como ministérios, secretarias e órgãos federais, estaduais ou municipais nas suas mais diversas áreas. Esse profissional elabora, planeja e acompanha políticas públicas.

Administração em Comercio Exterior

Já o curso de Administração com ênfase em Comércio Exterior prepara profissionais para atuar em negócios internacionais. O profissional dessa área tem várias opções, podendo atuar nas áreas de importação e exportação, câmbio, transportes e seguros internacionais, entre outras. Vale lembrar que principalmente neste caso, dominar um segundo idioma é primordial.

Administração de Marketing

A Administração com ênfase em Marketing forma especialistas em gestão e comunicação de empresas. Esse profissional é responsável por definir como a marca se relaciona com o mundo e seus consumidores. Ele é capaz de traçar estratégias, posicionamento e fazer a gestão do marketing de uma empresa.

Ao longo da sua pesquisa, você pode se deparar com algumas outras opções de cursos de Administração, com ênfases diferentes, mas essas que apresentamos são as principais.

Uma dica que pode ser importante aqui é que caso você ainda tenha dúvida sobre qual o foco da área quer na sua carreira, faça o curso de Administração, sem uma ênfase específica. Ele vai permear um pouco por todas as áreas e depois que você se descobrir, pode fazer uma pós na que mais se identificou. ?

Ah, e se você quiser uma bolsa de estudo para qualquer um desses cursos, basta pesquisar aqui no Amigo Edu.

Cursos com nomes similares possuem características próprias 

A Escola de Administração de Empresas de São Paulo (FGV EAESP) torna pública a diferenciação entre duas formações que carregam similaridades no nome, mas diferem em muitos aspectos.

Diferença entre Administração de Empresas e Administração Pública

A própria nomenclatura dá algumas pistas, mas você sabe exatamente quais as diferenças entre a Administração de Empresas e a Administração Pública?

De forma simples, a Administração de Empresas (AE) estuda as áreas funcionais de uma empresa e oferece recursos e ferramentas para o profissional assumir posição protagonista na transformação de empresas e da economia como um todo.

Já o foco da Administração Pública (AP) está em resolver problemas complexos da sociedade, seja a partir da esfera governamental, seja atuando fora dela. 

Diante disso, ambos os administradores precisam ter um conhecimento amplo da sociedade em que vivem e das ferramentas necessárias para atuar na resolução de problemas complexos. O administrador de empresas precisa ter uma ideia clara das finanças, dos mercados e dos negócios. Já o administrador público tem de ter uma compreensão do Estado, das teorias que buscam explicá-los e das ferramentas necessárias para gerar impactos positivos para a sociedade.

Base Comum, aplicação customizada

Na FGV, ambos os cursos têm base comum de método, que é uma parte de matemática aplicada, economia e estatística, além de gestão de projetos e gestão de processos. Essa base comum é aplicada de forma customizada. 

Vamos a alguns exemplos. Em Administração Pública, o estudo sobre microeconomia discute avaliação de políticas públicas como o impacto de dados do IDEB (o índice de avaliação da educação básica). Já em Administração de Empresas, a microeconomia é utilizada para avaliar mercado consumidor, teoria da firma ou expansão de uma empresa.

Quando o assunto é Macroeconomia, AP discute se o país deve ou não emitir moeda por conta da Covid ou se é indicado o Estado se endividar e aumentar o tempo do benefício social. Já em AE, a Macroeconomia pode suscitar uma discussão sobre câmbio e impacto da Covid em setores específicos de produção.

Na abordagem sobre Gestão de Projetos e Processos, o curso de Administração de Empresas discute os temas dentro de uma perspectiva de consultoria para implementação em uma empresa. Pode ser um produto novo ou um projeto de marketing, por exemplo. Já em Administração Pública, é comum abordar projetos de cooperação internacional, o que envolve desde a captação de recursos até o processo de transferência de uma política pública de um país a outro. 

Aportes tecnológicos apoiam as duas graduações

Apesar das características que os distinguem, há um ponto em comum entre os dois cursos: a área de Administração sempre se renova muito, por ferramentas e técnicas. Ambas, AP e AE, se beneficiam e se apropriam dos avanços trazidos pela tecnologia.

Na Administração Pública, aplicativos para localizar populações mais vulneráveis são muito úteis na execução de projetos de cidades inteligentes. Já em Administração de Empresas, simuladores de mercado financeiro possibilitam aos estudantes degustar uma das áreas de atuação já nos primeiros semestres do curso. 

Qual a diferença entre Administração Pública e Administração bacharelado?

A principal diferença entre eles é que na Administração Pública, você vai aprender mais sobre o setor público e suas particularidades, como noções mais aprofundadas sobre política. O Bacharelado em Administração Pública, assim como a Administração tradicional, tem duração de 4 anos.

É melhor fazer Administração ou Administração Pública?

É claro que muitas disciplinas são voltadas para os números e afins, mas é importante desmistificar esse entendimento. O estudante de Administração terá, ao longo do curso, muito contato com a área de Humanas. A Gestão Pública, por sua vez, é a formação recomendada àqueles que pretendem atuar no setor público.

O que é bacharelado em Administração Pública?

A profissão. O bacharel em Administração Pública é a pessoa responsável pelo planejamento, organização, direção e controle da Gestão Pública a nível federal, estadual ou municipal. Conheça as qualidades do curso, as matérias que são estudadas e a média salarial inicial para um egresso.

Onde um bacharel em Administração Pública pode trabalhar?

Os principais campos de trabalho são: ministérios, secretarias, concessionárias de serviços públicos e órgãos federais, estaduais ou municipais, de áreas como saúde, cultura, habitação, educação e assistência social.