Qual a diferença entre administração bacharelado e administração pública

Qual a diferença entre administração bacharelado e administração pública
 Cytonn Photography/Reprodução

Publicidade

Publicidade

Qual a diferença entre Administração e Administração Pública? E como é o mercado de trabalho de cada uma delas?

Por JULIANA RISSARDI, sócia-consultora da People & Results 

Oi, Isadora, tudo bem?

Administração de Empresas é uma formação para quem quer conhecer como funciona uma empresa privada, suas áreas funcionais. Já na Administração Pública você vai entender mais dos órgãos públicos, política, economia e tudo que se refere às empresas públicas. Antes de escolher, pense se no futuro você quer trabalhar em empresas privadas ou na gestão pública. São dois cursos com expectativas e disciplinas diferentes, mas que também podem ser complementares. Ou seja, mesmo que você tenha feito um ou outro, lá na frente você pode mudar de área. 

Envie suas dúvidas para nosso canal de Orientação Profissional

People & Results

Qual a diferença entre administração bacharelado e administração pública
Empresas são feitas de profissionais. São eles que constroem, transformam e perpetuam a cultura corporativa. Quando colocadas em posições que exigem aquilo que cada um tem de melhor, alcançam desempenho superior, são mais felizes. Portanto, cuidar da cultura da empresa e da carreira é peça fundamental na gestão de pessoas e para o sucesso nos negócios. Em suma, pessoas e resultados são o nosso negócio.
(A consultoria, especializada em carreira e cultura organizacional, responderá periodicamente as dúvidas dos leitores do GE).

Continua após a publicidade

  • administração
  • administração pública
  • Orientação Profissional

Qual a diferença entre administração bacharelado e administração pública

Muitas pessoas acabam confundindo as áreas de Administração e Administração Pública. Há quem ache que ambas referem-se ao mesmo assunto, porém, não é bem assim. 

A administração está relacionada ao ato de gerenciar empresas privadas. Já a pública, de gerenciar processos e outros detalhes no âmbito público, ou seja, órgãos do Estado. Saiba mais sobre o assunto a seguir! 

Entenda o que significa a Administração Privada e Pública

Ao optar por ser um administrador de empresas privadas, você atuará dentro de alguma companhia de qualquer setor que seja. Ou então, pode até mesmo ser um empreendedor e criar sua própria empresa. 

Entende-se por instituições privadas todas àquelas que não estão vinculadas com qualquer órgão do Estado. 

Já em uma Administração Pública, é o contrário. Você atua dentro de instituições do Estado, governamentais, políticas, entre outras. Normalmente, só é possível ingressar nesse segmento por meio de concursos públicos. 

Dessa forma, quem faz administração de empresas e deseja atuar em setores do Estado, pode realizar uma pós-graduação em Administração Pública, por exemplo, e prestar concursos de ensino superior. 

Onde um administrador público pode trabalhar?

O administrador público pode atuar em órgãos do governo federal, estadual ou municipal, bem como em:

  • secretarias;
  • ministérios;
  • agências reguladoras;
  • concessionárias de serviços públicos; 
  • organizações internacionais;
  • Organizações Não Governamentais (ONGs);
  • entre outras. 

O que se estuda em Administração Pública?

Ao optar por realizar um curso de Administração Pública, você entrará em contato com normas governamentais, aprenderá a realizar acordos, fazer financiamentos, avaliar políticas públicas, acompanhar licitações, controlar orçamentos e muito mais. 

O objetivo do curso é fazer com que o profissional saiba atuar dentro das leis e elaborar e avaliar políticas que atendam demandas coletivas, coordenando as etapas e operações. 

Caso você queira ser ainda mais específico em sua profissão, pode realizar algum curso com ênfase em um segmento público específico, como a área da saúde, educação, etc. 

A Faspec, por exemplo, oferece uma pós-graduação em Administração Pública e Gerência de Cidades. Nesse curso, você aprende sobre:

  • fundamentos da Administração;
  • planejamento e gestão estratégica;
  • introdução ao Direito;
  • gestão financeira e orçamentária;
  • gestão de projetos;
  • desenvolvimento gerencial;
  • metodologia científica. 

Dessa forma, você se torna um profissional capacitado a gerenciar projetos como um todo na área de cidades, seguindo todas as normas estabelecidas pelo governo e regidas pela lei.

Ao concluir o curso, seu certificado reconhecido pelo MEC é gerado e você pode seguir seu sonho de obter um espaço na área! Entre em contato com a Faspec para mais informações.

Qual a diferença de Administração bacharelado e Administração Pública?

Grau acadêmico. A diferença principal entre o curso de Administração Pública e o de Gestão Pública é a formação. Enquanto o primeiro é bacharelado, o segundo é em nível tecnólogo. Outra diferença é que a profissão de administrador é regulamentada e a de gestor público não.

É melhor fazer Administração ou Administração Pública?

É claro que muitas disciplinas são voltadas para os números e afins, mas é importante desmistificar esse entendimento. O estudante de Administração terá, ao longo do curso, muito contato com a área de Humanas. A Gestão Pública, por sua vez, é a formação recomendada àqueles que pretendem atuar no setor público.

Qual a diferença entre o curso de Administração e Administração Pública?

A administração está relacionada ao ato de gerenciar empresas privadas. Já a pública, de gerenciar processos e outros detalhes no âmbito público, ou seja, órgãos do Estado.

O que faz um bacharelado em Administração Pública?

O bacharel é o administrador especializado no gerenciamento de instituições governamentais e na elaboração e acompanhamento de políticas públicas. O bacharel em Administração Pública é o administrador especializado no gerenciamento de instituições governamentais e na elaboração e acompanhamento de políticas públicas.