Qual a diferença entre a célula Procarionte e eucarionte célula animal e vegetal?

Qual a diferença entre a célula Procarionte e eucarionte célula animal e vegetal?

Os assuntos envolvendo células são diversas vezes cobrados em vestibulares e no Enem, devido a sua importância para os seres vivos. As células, estudadas pela Biologia Celular, são a menor parte estrutural e funcional de qualquer ser vivo, e podem ser tanto procariontes como eucariontes. No entanto, esta classificação pode causar dúvidas, as quais vamos solucionar ao longo desta postagem!

De maneira geral, ambas as células possuem: a membrana plasmática, que é uma estrutura responsável pela forma e proteção da célula, além de controlar a entrada e saída de substâncias ao longo da célula; o citoplasma, uma importante região fluida onde ocorrem a grande maioria dos processos metabólicos e de produção de substâncias e; o material genético, cuja finalidade é carregar as informações genéticas da célula, além de levar uma série de “instruções” sobre como a célula deve funcionar.

As células procariontes são mais simples quando comparadas com as eucariontes. São as células mais primitivas, de maneira tal que foram a única forma de vida durante anos em nosso planeta! A principal característica de uma célula procarionte é a ausência de um núcleo definido! Desta forma, o material genético destas células não está envolvido por uma membrana nuclear, ficando dispersos ao longo do citoplasma. Veja a seguir uma representação de uma célula procarionte:

Qual a diferença entre a célula Procarionte e eucarionte célula animal e vegetal?

Além disso, os organismos procariontes possuem plasmídeos, que são pequenas moléculas de DNA circular, que ficam dispersas no citoplasma e são responsáveis por algumas funções, como a resistência aos antibióticos, no caso de bactérias (exemplo comum de organismos procariontes).

Outro fator importante é que as células procariontes não possuem organelas membranosas, ou seja, não possuem mitocôndrias, retículos endoplasmáticos, vacúolos e complexo de Golgi. As proteínas destas células são sintetizadas através dos ribossomos, que são menores e mais simples que os ribossomos encontrados nos eucariontes.

Células Eucariontes

Falando agora das células eucariontes, estas são mais complexas quando comparadas às anteriores. A principal diferença das células eucariontes é a presença de um núcleo verdadeiro, ou seja, o material genético está envolvido por uma membrana nuclear, além de não ocorrerem plasmídeos! Veja a seguir uma célula eucarionte:

Qual a diferença entre a célula Procarionte e eucarionte célula animal e vegetal?

Qual a diferença entre a célula Procarionte e eucarionte célula animal e vegetal?

Através da observação da imagem já é possível perceber que estas células possuem mais organelas, e apresentam uma complexidade maior. As células eucariontes possuem diversas organelas membranosas, como os retículos endoplasmáticos liso e rugoso, complexo de Golgi e mitocôndria (ou cloroplasto). Ainda possuem em sua estrutura um citoesqueleto, o que permite a realização de endocitose e fagocitose, diferentemente das células procariontes. Seus exemplos mais comuns são os protozoários, fungos, plantas e animais!

Concluindo, determinamos diversas diferenças entre estes dois tipos de células, os quais vamos reafirmar a seguir. São eles:

  • As células eucariontes possuem um núcleo envolvido por membrana nuclear (núcleo verdadeiro), o que não ocorre nas células procariontes;
  • As células procariontes são menores e mais simples quando comparadas às eucariontes;
  • Os organismos eucariontes apresentam organelas membranosas, como retículos endoplasmáticos, complexo de Golgi, mitocôndrias e cloroplastos, ao contrário do que ocorre nas células procariotas;
  • As células eucariontes apresentam citoesqueleto, que permite a realização de endocitose e fagocitose. O mesmo não ocorre nos procariontes.

Assim, estudamos as principais diferenças entre estes dois tipos de células. Compreender esta diferença é muito importante para a realização do Enem, já que este é um assunto sempre cobrado! Entendendo as principais características e diferenças entre as células, você resolverá estas questões sem problemas!

Existem grandes diferenças entre as células animais e vegetais, como a ausência de parede celular, vacúolo de suco celular e plastos nas célula animal.

Qual a diferença entre a célula Procarionte e eucarionte célula animal e vegetal?
As células animais e vegetais apresentam diferenças, como a presença de parede celular apenas nas células vegetais

Todos os seres vivos são formados por células, estruturas consideradas a unidade fundamental da vida. Cada uma dessas estruturas, no entanto, apresenta-se de forma diferente de organismo para organismo. Os seres procariontes, por exemplo, apresentam células sem núcleo definido. Já os seres eucariontes possuem seu material genético envolto por membrana, formando um núcleo individualizado.

Entre as células eucariontes, podemos destacar dois tipos principais: a célula animal e a célula vegetal. Esses dois tipos celulares apresentam várias características que permitem sua diferenciação.

Analisando as células animal e vegetal, podemos perceber que ambas apresentam membrana plasmática constituída por lipídios e proteínas. Vale destacar que essa característica está presente em todos os tipos celulares. Nas células vegetais, no entanto, percebe-se ainda um envoltório que protege a membrana plasmática externamente, a chamada parede celular. Essa parede é formada principalmente por celulose e é responsável, entre outras funções, por garantir resistência e forma à célula e protegê-la contra patógenos.

Observando internamente as células animais e vegetais, percebe-se uma grande e diversificada quantidade de organelas celulares. Algumas dessas estruturas são comuns a ambas as células; outras, no entanto, são exclusivas e, consequentemente, servem como parâmetro para a classificação. Veja a seguir um quadro que evidencia as organelas encontradas em cada tipo celular:

Organelas Celulares

Célula Animal

Célula Vegetal

Ribossomo

Presente

Presente

Retículo endoplasmático agranular

Presente

Presente

Retículo endoplasmático granuloso

Presente

Presente

Complexo Golgiense

Presente

Presente

Peroxissomos

Presente

Presente

Mitocôndrias

Presente

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Presente

Lisossomos

Presente

Ausente

Centríolos

Presente

Ausente*

Plastos

Ausente

Presente

Vacúolos de suco celular

Ausente

Presente

Glioxissoma

Ausente

Presente


Como pode ser observado na tabela acima, as organelas marcantes de uma célula animal são o lisossomo e o centríolo. O lisossomo é uma organela responsável pela digestão intracelular e está relacionado com a nutrição da célula e reciclagem de componentes celulares. Já o centríolo é uma organela que se relaciona com o processo de divisão celular. Vale frisar que os centríolos são encontrados na maioria das células animais e também em briófitas e pteridófitas. Nas gimnospermas e angiospermas os centríolos estão ausentes.

As organelas exclusivas das plantas são os plastos, os vacúolos de suco celular e o glioxissoma. Os plastos são organelas formadas por dupla membrana e que apresentam DNA próprio. Entre os plastos conhecidos, destaca-se o cloroplasto, que, por sua vez, está relacionado com a fotossíntese – processo no qual a energia luminosa transforma-se em energia química e ocorre a fixação do carbono.

Nas células vegetais, também se encontra o vacúolo de suco celular, uma estrutura saculiforme que apresenta a função de armazenar substâncias, degradar macromoléculas, manter o pH adequado da célula, garantir a regulação osmótica, entre outras funções.

Por fim, temos o glioxissoma, que está relacionado com a síntese de glicídios a partir de lipídios. São encontrados em maiores quantidades em células das sementes, onde exercem papel fundamental na germinação.

*Os centríolos não estão presentes em gimnospermas e angiospermas.


Por Ma. Vanessa dos Santos

Por Vanessa Sardinha dos Santos

Quais as diferenças entre células eucariontes procariontes e células animais vegetais?

As células animais e vegetais são células do tipo eucarionte, ou seja, possuem núcleo definido. As principais diferenças entre as células animais e vegetais são a presença de parede celular celulósica, plastos, vacúolos de suco celular e glioxissomos nas células vegetais e a ausência dessas estruturas na célula animal.

O que diferencia as células eucariontes e procariontes?

As células procariontes se distinguem das eucariontes por sua estrutura. Enquanto as células eucariontes têm estruturas complexas, formadas por membranas internas, citoesqueleto e um núcleo, as células procariontes não contém núcleo e outras organelas ligadas à membrana.

Quais são as principais diferenças entre uma célula animal e vegetal Brainly?

As células animais não têm parede celular ou cloroplastos, que por sua vez existem nas células vegetais. Seu formato também é diferente pois as células animais são redondas e têm forma irregular, enquanto as células vegetais possuem formas fixas e retangulares.