Qual a diferença do ascendente é descendente?

O eixo Ascendente/ Descendente representa duas faces da mesma moeda. Ou seja, em conjunto, representam a nossa personalidade astral. Na Astrologia, este conceito ajuda-nos a compreender que temos dois lados; o modo como nos vemos e o modo como os outros nos veem. 

Compreenda o significado do Ascendente e do Descendente na Astrologia. Como se relacionam entre si para compor a personalidade astrológica e permitem construir uma personalidade harmoniosa, segura e autoconsciente.

  • O Eixo Ascendente/ Descendente na Astrologia
  • Eixo Ascendente/ Descendente - de que Forma Moldam a Minha Identidade?
    • Como o Ascendente Influencia a Minha Personalidade?
    • Como o Descendente Influencia a Minha Personalidade?
  • Quais São os Signos Opostos?
  • O Signo Ascendente pelos Signos do Zodíaco

O Eixo Ascendente/ Descendente na Astrologia

O signo Ascendente (ou signo ascensional) e o signo Descendente estão localizados em lados opostos da carta natal, posicionando-se um em frente ao outro no mesmo eixo da roda do Zodíaco. O Ascendente corresponde à Primeira Casa e o Descendente à Sétima Casa.

O Ascendente é o signo que está no horizonte mais a leste (oriente, nascente ou levante) no exato momento do nascimento. O Descendente é o signo que se encontra mais abaixo do horizonte oeste (ocidente ou poente), no mesmo momento.

O eixo Ascendente/ Descendente pode governar Casas opostas mas, na Astrologia, em vez de dividir, liga, relaciona e complementa duas metades, aparentemente, separadas e opostas, tornando-as numa entidade una.

Eixo Ascendente/ Descendente - de que Forma Moldam a Minha Identidade?

Como o Ascendente Influencia a Minha Personalidade?

O Ascendente começa na Primeira Casa, Casa onde mora o “eu”, o nosso ser mais íntimo. Corresponde à forma como nos vemos, à nossa auto-imagem, e tudo aquilo que somos. É a nossa essência mais profunda. O Ascendente reúne as qualidades que reconhecemos e aceitamos em nós próprios, as facetas da nossa personalidade que temos orgulho em mostrar ao mundo. 

O Sol pode estar no centro da sua personalidade astrológica - o seu ego, a sua consciência, a sua individualidade, a sua identidade - mas o seu Ascendente é a imagem que projeta ou que deseja projetar nos outros. É a sua face visível. Aquilo que quer mostrar e a forma como quer ser visto.

É a forma como se apresenta, como se veste, como cuida da sua aparência, como adorna a sua personalidade. São as expressões do seu rosto, o modo como se move, como se expressa, como se relaciona com os outros. o olhar que tem sobre o mundo. São as características da sua personalidade que o deixam orgulhoso, a imagem que tem de si próprio e o modo como gostaria que os outros o vissem. 

O Ascendente é como que uma máscara que criamos para nós e que representa aquilo que somos ou o que gostaríamos de ser. Uma máscara que muda e evolui ao longo da vida segundo as nossas experiências e procura de aperfeiçoamento pessoal. É, no fundo, a nossa identidade. As qualidades que mais apreciamos na nossa personalidade.

Como o Descendente Influencia a Minha Personalidade?

O Descendente, por outro lado, inicia a Sétima Casa, a Casa que governa os relacionamentos. É o oposto do seu Ascendente. O signo que fica no eixo oposto na sua carta astral. É aquilo que achamos que não somos. São as qualidades que rejeitamos, reprimimos, negamos, ignoramos ou que recusamos reconhecer na nossa personalidade. 

O Descendente é o oposto de tudo aquilo com que nos identificamos, aquilo que nos irrita, com que discordamos e nos tira do sério. No entanto, curiosamente, é possível que se sinta atraído pelas qualidades do seu signo oposto quando se relaciona com pessoas desse mesmo signo. Podemos explicar este magnetismo pela força da atração dos opostos “os opostos atraem-se”. 

Acredite ou não, o seu Descendente faz parte da sua personalidade, da pessoa que é. Por isso, na Astrologia, o simbolismo associado ao signo Descendente é um aspeto importante na interpretação do mapa astral. Pode tentar negá-las, mas aquelas características estão presentes na sua personalidade. Todas as pessoas com quem se relaciona lhe podem confirmar isso mesmo. Nós vemo-nos a partir do nosso Ascendente mas, as outras pessoas, veem-nos através do nosso Descendente. 

A imagem que as outras pessoas constroem sobre nós pode não corresponder à imagem que tanto nos esforçamos por projetar. Quem convive connosco todos os dias e nos conhece, às vezes, melhor do que nós próprios, é capaz de nos dizer que características do nosso oposto residem em nós. Assim, mesmo que as rejeitemos, elas estão presentes, fazem parte de nós e do nosso caráter. O que a Astrologia nos diz, é que ganhamos mais em aceitar esse facto do que em ignorá-lo.

O Descendente sugere o que temos que fazer e quais as experiências pelas quais precisamos de passar para que a nossa personalidade se desenvolva como um todo. Assim, na Astrologia, o eixo Ascendente/ Descendente é encarado como uma orientação básica para o nosso percurso de vida. O Descendente diz-nos o que devemos fazer e o que precisamos descartar no nosso dia-a-dia para nos sentirmos seguros, equilibrados e em harmonia com o nosso verdadeiro eu. 

O eixo Ascendente/ Descendente lembra-nos que é nosso desafio conhecer e reconciliar as duas metades da nossa personalidade. Que precisamos de incorporar as duas identidades e aceitar que temos características que preferíamos não ter. Ao aceitar o nosso “lado negro”, ficamos aptos a construir uma identidade única, que vive em harmonia consigo própria, sem sentimentos de culpas ou auto rejeição. 

As pessoas que estão à nossa volta, que nos querem bem e nos amam tal e qual como somos, são uma ajuda preciosa para chegarmos a bom porto. Quando enfrentarmos e resolvermos os problemas com essas pessoas, aproximamos os dois pontos do eixo.

Quando finalmente reconhecemos e aceitamos os aspetos que menos nos agrada na nossa forma de ser, não precisamos de mais ninguém para nos mostrar como realmente somos. O nosso verdadeiro “eu” emerge e revela-se, para nós e para os outros. A imagem que temos sobre nós próprios é igual aquela que os outros têm sobre nós. Saiba mais sobre o modo como o Descendente se manifesta nos signos.

Quais São os Signos Opostos?

  • Áries (Carneiro) - Libra (Balança)
  • Touro - Escorpião
  • Gêmeos (Gémeos) - Sagitário
  • Câncer (Caranguejo) - Capricórnio
  • Leão - Aquário
  • Virgem - Peixes
  • Libra (Balança) - Áries (Carneiro)
  • Escorpião - Touro
  • Sagitário - Gêmeos (Gémeos)
  • Capricórnio - Câncer (Caranguejo)
  • Aquário - Leão
  • Peixes - Virgem

O Signo Ascendente pelos Signos do Zodíaco

Para saber mais sobre a influência do Ascendente em cada um dos signos do Zodíaco, consulte:

  • Ascendente em Áries / Carneiro
  • Ascendente em Touro
  • Ascendente em Gêmeos / Gémeos
  • Ascendente em Câncer / Caranguejo
  • Ascendente em Leão
  • Ascendente em Virgem
  • Ascendente em Libra / Balança
  • Ascendente em Escorpião
  • Ascendente em Sagitário
  • Ascendente em Capricórnio
  • Ascendente em Aquário
  • Ascendente em Peixes

Qual é a diferença entre ascendente e descendente?

Como vimos, descendente se refere ao que decresce, que descende de cima para baixo. Este termo é muito usado para indicar os sucessores de uma linhagem familiar, como os filhos, netos, bisnetos, etc. Por outro lado, a palavra ascendente consiste em algo que se eleva, ou seja, que descende de baixo para cima.

O que é ascendente e descendente no signo?

O Ascendente é o signo que está no início da Casa 1 do Mapa Astral. O Descendente é o signo que está na cúspide da Casa 7 no Mapa Astral. Ou seja, o Ascendente é o signo do “eu” e o Descendente revela o que você busca em outras pessoas. O Ascendente e o Descendente funcionam em termos de complementação e projeção.

O que é o descendente de um signo?

O seu signo descendente será aquele que está diretamente em oposição ao seu signo ascendente. Por exemplo, quando uma pessoa tem ascendente em Touro, seu descendente será em Escorpião. Veja abaixo quais signos são opostos. Se você também não sabe o seu Ascendente, faça o seu Mapa Astral e se conheça melhor!

Quem são os ascendentes descendentes?

Os herdeiros necessários são aqueles que têm direito a parte legítima da herança: os descendentes (filho, neto, bisneto) os ascendentes (pai, avô, bisavô) e o cônjuge.