Qual a importância de preservar e cuidar das bacias hidrográficas?

No Tocantins, o Governo desenvolve o programa Água para Todos, que objetiva amenizar os efeitos da estiagem nas regiões que enfrentam problemas de abastecimento de água durante a seca - Foto: Governo do Tocantins

A água exerce um papel indispensável à sobrevivência e ao desenvolvimento da vida, pois atende as necessidades básicas dos ecossistemas e da agroindústria. Considerada recurso natural renovável, é indispensável a todas as formas de vida.

Encontrada em três estados físicos: sólido, líquido e gasoso, apenas um pequeno percentual da água é doce, somente cerca de 4% é próprio para consumo, como explica a bióloga da Agência Tocantinense de Saneamento (ATS), Iara Teles Valente.

“Essa substância é imprescindível à manutenção de toda vida terrestre, tanto fauna como flora. Fazendo parte da composição desses seres vivos, até realizando processos fisiológicos mais complexos. É de suma importância a preservação da água para a biodiversidade. Lembrando que água sendo um ciclo, não se acabará. O que será cada vez mais escassa é a sua potabilidade”, enfatizou a bióloga, gerente de qualidade da água na ATS.

Preservação

O volume de água no globo é distribuído de forma bastante desigual, varia de acordo com o clima e a geografia, por exemplo. A engenheira ambiental da ATS, Fernanda Rêgo, destaca que a Constituição Federal de 1988 estabelece a todos os indivíduos, o direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à qualidade de vida.

“Entretanto, os desafios são grandes e não podem ficar restritos somente às entidades públicas. Todos nós devemos nos conscientizar e preservar os recursos hídricos, patrimônio natural. Por isso, a importância dessa data, 22 de março, que,em 2017, tem como foco a preservação de nascentes”, pontuou a engenheira.

Para que o ciclo da água funcione em perfeito estado, sem contaminação atmosférica, hídrica e do solo, é preciso que as florestas se mantenham em pé, uma vez que possuem a função de proteger o solo, abastecer os lençóis freáticos, filtrar as impurezas, entre outras.

Reuso de água doméstica

Toda água encanada que é utilizada nas residências, no comércio e nas indústrias, é descartada pelo esgoto. Após essa utilização, é possível classificar essas águas em negra ou cinza. A água negra é proveniente dos vasos sanitários, onde esteve em contato com matéria fecal. A água cinza é qualquer água residual, que foi usada em processos domésticos (chuveiro, lavanderia e lavatórios). O uso de água cinza já é largamente adotado em outros países. Alguns estados brasileiros atualizaram a legislação com a exigência da separação de suas águas, como é o caso do Paraná. Essa pode ser reaproveitada por meio de um sistema que separa as tubulações de cada saída e redireciona para lavagem de pisos e descargas sanitárias, por exemplo.

Reuso da água da chuva

As cisternas são reservatórios que recolhem a água da chuva e a armazenam para uso doméstico geral. É um sistema de reaproveitamento de águas pluviais de baixo custo que faz a captação da água para uso restrito no ambiente doméstico. É considerada uma das melhores e mais eficazes alternativas quando o assunto é economizar água e pode ser instalada em casas, apartamentos e condomínios.

No Tocantins, a ATS desenvolve o programa Água para Todos, que atua em duas frentes: os sistemas individuais de abastecimento de água, constituídos pelas cisternas de polietileno com capacidade para 16 mil litros de água e casa abrigo; e as pequenas barragens para acúmulo de água da chuva. O programa atende municípios das regiões sul e sudeste do Tocantins e tem o objetivo de amenizar os efeitos da estiagem nessas regiões que enfrentam problemas de abastecimento de água durante a seca.

29/10/2014 - 20:48

O rio São Francisco é um rio amado pelos brasileiros e a informação de que ele precisa ser cuidado e revitalizado não é mais novidade pra ninguém. É possível ajudar o Velho Chico (e outros rios) com algumas atitudes sustentáveis.
Veja 8 formas simples de ajudar a preservar os rios:
1- Envolvimento e comprometimento – em primeiro lugar é preciso se envolver com o assunto, você pode fazer isso buscando informações sobre as necessidades que o rio tem, assim como as necessidades do povo que vive desse rio. Além disso, você pode se comprometer e se integrar a algum grupo que busque o mesmo objetivo que você.
2- Economia de água – Quanto maior a economia de água, menor a quantidade de detritos de esgotos jogados no rio. Procure meios de economizar a água.
3- Preservar as matas ciliares – As margens dos rios possuem uma mata muito importante: as matas ciliares. São elas que garantem a qualidade da água, a vida selvagem, que evitam o assoreamento e que os restos de detritos de esgotos cheguem até o rio. reduzem a erosão, filtram a poluição e proporcionam sombra e proteção aos peixes. Além disso, ainda deixam o rio mais bonito e arborizado.
5 – Evite a poluição dentro de casa – Nunca jogue algo nos ralos de casa ou da rua. Os sistemas de escoamento não fazem o tratamento dos materiais que não são biodegradáveis.
6 – Cuidado com os produtos químicos – Evite utilizar quantidades eleveadas de protudos químicos, como óleo para motorotes, anticongelantes e detergentes de carros. Jamais use-os próximo ao rio.
7-  Apresente o rio a um amigo – As pessoas tendem a se encantar com a natureza vendo de perto. Faça um ecoturismo e mostre um lugar lindo em que o rio percorre.
8 – Denuncie vazamentos, lixo e poluição – Ações rápidas podem minimizar as consequências causadas à água e ajudar a achar quem cometeu o crime.
 
 

Qual a importância da preservação das águas das bacias hidrográficas?

Cuidar das águas a partir da compreensão do ciclo hidrológico, compreendendo a relação solo, água, flora e fauna ecossistemicamente organizados, permite construir uma política de gestão das bacias hidrográficas com apoio de todos os setores da sociedade brasileira.

Qual é a importância da preservação das bacias hidrográficas brasileiras?

RESPOSTA: É importante pois, as bacias hidrográficas são responsáveis pela manutenção dos biomas brasileiros e mundiais, contribuem para o ciclo hidrológico, além de dar base para o desenvolvimento das atividades econômicas ligadas a pecuária, agricultura e geração de energia.

Por que as bacias hidrográficas são importantes para os seres humanos?

As águas desses rios são utilizadas para o consumo humano, agricultura, produção industrial, etc. As bacias hidrográficas devem ser preservadas, garantindo, assim, água de boa qualidade para todos os seres vivos.

O que devemos fazer para preservar os recursos hídricos?

8 medidas para preservar a água.
Troque copos de plástico por canecas ou copos de vidro..
Invista em energia eficiente, como a luz natural, placas solares e LED..
Incentive o uso dos dois lados do papel..
Recicle os resíduos e faça o descarte correto..
Apoie a gestão dos recursos hídricos focando no reaproveitamento da água..