Qual a diferença de lipoescultura para lipoaspiração

Lipoaspiração e lipoescultura, afinal qual a diferença entre os dois? Conversamos com  nosso cirurgião plástico Dr. Rafael Varella dos...

Lipoaspiração e lipoescultura, afinal qual a diferença entre os dois? Conversamos com  nosso cirurgião plástico Dr. Rafael Varella dos Santos, e tiramos todas as dúvidas sobre a cirurgia. Confira, e se você ainda tiver dúvidas marque uma consulta agora mesmo clicando aqui. 

O que é a Lipoaspiração?

A lipoaspiração consiste em um procedimento cirúrgico no qual são utilizadas cânulas metálicas conectadas a um aspirador de forma que a gordura presente no tecido subcutâneo (camada abaixo da pele) é removida por aspiração.

Qual é o objetivo do tratamento e sua indicação?

A lipoaspiração tem como objetivo a remoção da gordura localizada que muitas vezes é difícil de se eliminar mesmo em pacientes que fazem atividades físicas regulares e possuem uma dieta equilibrada, melhorando o contorno corporal.

Qual a diferença de lipoescultura para lipoaspiração

Como é feita a lipoaspiração?

Sempre em ambiente hospitalar, através de pequenas incisões na pele e com o auxílio de uma fina cânula metálica, o cirurgião plástico injeta uma solução de soro fisiológico com anestésicos em toda a camada de gordura que deseja lipoaspirar. Essa solução facilita a remoção da gordura, além de proporcionar anestesia local e diminuir sangramentos. Em seguida, utilizando novamente cânulas metálicas que possuem aberturas na sua ponta e conectando-as a um aparelho de aspiração, o cirurgião suga a gordura desejada.

Quais regiões podem ser lipoaspiradas? Existe um limite a ser aspirado?

Praticamente todas as regiões do corpo podem ter sua gordura aspirada. Os locais mais frequentes são dorso, abdome, cintura, culotes, braços, coxas e joelhos. Porém, é sempre importante ressaltar que o volume máximo de gordura considerado seguro de se lipoaspirar em uma mesma cirurgia corresponde a 7% do peso do paciente. Quantidades superiores podem trazer risco a saúde, devendo-se optar por lipoaspirações complementares em outros momentos, caso necessário.

O que é a Lipoescultura?

Uma vez aspirada a gordura, esta é decantada ou centrifugada e, em seguida, injetada (enxertada) em determinadas áreas do corpo com o objetivo de obter volume e contorno, como aumentar os glúteos ou corrigir sulcos na face. A esse procedimento é dado o nome de lipoescultura. A lipoaspiração/lipoescultura também pode ser associada a outros procedimentos, seja complementando uma abdominoplastia ou de forma isolada a uma mamoplastia ou rinoplastia, por exemplo.

Quais exames devo fazer antes da cirurgia?

No pré-operatório são solicitados exames de sangue gerais (hemograma, glicemia de jejum, coagulograma, função renal), raio-x de tórax, eletrocardiograma e ultrassom de parede abdominal para pesquisa de hérnias abdominais. Exames complementares ou mesmo avaliação clínica/cardiológica podem ser necessárias dependendo da saúde geral de cada paciente.

Tipo de anestesia

Anestesia geral + peridural é a combinação anestésica normalmente utilizada. Pequenos volumes a serem tratados podem eventualmente ser feitos com sedação ou anestesia local.

Internação e Recuperação

O tempo médio de internação é de 24 horas e o afastamento do trabalho é cerca de 14 dias, dependendo da quantidade de regiões lipoaspiradas e da realização de outras cirurgias associadas.

Pós-operatório

É comum o inchaço em função da cirurgia, sendo recomendado o uso de cinta elástica e a realização de drenagem linfática para uma recuperação mais rápida. Equimoses (áreas arroxeadas na pele) também são frequentes e desaparecem com o tempo. Analgésicos e antibióticos são prescritos por cerca de 7 dias. Como não há grandes cicatrizes (apenas pequenas incisões no dorso, lombar, umbigo, etc), os pontos costumam cicatrizar rapidamente e são retirados em torno de uma semana.

A lipoaspiração é segura?

Quando realizada em ambiente hospitalar, em centro cirúrgico, com um profissional treinado e capacitado, respeitando os limites máximos de gordura que podem ser aspirados, a lipoaspiração demonstra ser procedimento muito seguro e satisfatório.
Procure sempre um cirurgião plástico de sua confiança, que seja membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, esclareça suas dúvidas e programe o melhor tratamento para o seu caso.
Agende uma consulta com um cirurgião plástico do dr.consulta e faça uma avaliação!
[more title=”Agende uma consulta com um cirurgião plastico agora mesmo” link=”https://www.drconsulta.com/agendamento/consultas/cirurgiao-plastico”%5D

Qual a diferença de lipoescultura para lipoaspiração

Por:
Publicado em 25/11/2016 - Atualizado 09/02/2019

A resposta é: não. De acordo com a descrição usada pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), a diferença entre lipoaspiração e lipoescultura está apenas no nome. A lipoescultura é somente outra nomenclatura para lipoaspiração, que tem como objetivo remodelar áreas específicas do corpo e remover o excesso de depósitos de gordura, melhorando os contornos do corpo e a proporção.

Os depósitos de gordura localizada podem ocorrer devido a características genéticas e falta de controle do peso, mesmo em pessoas que praticam exercício físico. As partes do corpo que podem ser tratadas pela lipoaspiração incluem coxas, braços, pescoço, cintura, costas, parte medial do joelho, peito, bochechas, queixo, pernas e tornozelos. O procedimento pode ser realizado de forma isolada ou em conjunto com outras cirurgias plásticas, como o facelift, a redução ou o aumento de mama e a abdominoplastia.

Mas atenção! A lipoaspiração não é um tratamento para a obesidade e não substitui a prática de exercícios físicos e bons hábitos alimentares. Boas candidatas para o procedimento são pessoas que apresentam áreas de gordura no corpo, mas se exercitam regularmente e estão com o peso adequado.

A diferença entre lipoaspiração e lipoescultura está somente no nome

Nem na forma de realização existe diferença entre lipoaspiração e lipoescultura. O procedimento é feito através de pequenas incisões, quase imperceptíveis. Uma solução líquida estéril é aplicada para reduzir o sangramento e o trauma. Em seguida, uma cânula (tubo oco e fino) é inserida através das incisões para deslocar o excesso de gordura através de um movimento suave.

A gordura deslocada é, então, aspirada para fora do corpo, utilizando um aspirador cirúrgico ou uma seringa ligada à cânula. Essa é a forma tradicional de se realizar a lipoaspiração, mas existem, atualmente, outras técnicas, que podem ser indicadas pelo cirurgião plástico de acordo com cada caso.

A melhora do contorno corporal será visível quando o inchaço e a retenção de líquido diminuírem. Com a adoção de hábitos mais saudáveis e a continuidade da atividade física, a paciente deve seguir perdendo o tecido adiposo em excesso naturalmente. Entretanto, o ganho de peso pode alterar os resultados obtidos com a cirurgia (por isso, é importante emagrecer antes da lipoaspiração, caso seja preciso).

Procedimentos adicionais podem ser necessários quando houver excesso de pele. A realização conjunta da lipoaspiração e outras cirurgias plásticas deve ser avaliada cuidadosamente pelo médico para evitar grandes traumas e um tempo muito longo de cirurgia, o que pode colocar a saúde da paciente em risco.

[contact-form-7 404 "Not Found"]

O que é melhor lipoaspiração ou lipoescultura?

Nesse sentido, a diferença entre lipoaspiração e lipoescultura em relação às indicações é que, enquanto a lipoaspiração é indicada para quem deseja apenas remover o excesso de gordura, a lipoescultura é indicada para quem quer removê-la de uma área e enxertá-la em outra.

Quando a lipoescultura é indicada?

A lipoescultura é indicada para pessoas que desejam redefinir a silhueta corporal aumentando o volume de determinadas regiões ao mesmo tempo em que diminui o volume de outras.

Quanto custa uma lipoaspiração e lipoescultura?

Outros fatores também influenciam o valor, como: a experiência do cirurgião, a complexidade da cirurgia, o preço do hospital e os demais profissionais envolvidos. No entanto, em geral, o preço da lipoescultura fica entre R$ 3.000,00 e R$ 5.000,00 para uma lipoescultura de pequeno porte.

Qual a diferença de lipo LAD e lipoescultura?

Tanto a lipoaspiração quanto a lipo HD realizam a sucção de gordura por meio de cânulas que são introduzidas abaixo da pele para aspirar seu excesso. No entanto, a lipo LAD também visa promover a definição dos contornos musculares, objetivo este que não é buscado no procedimento de lipoaspiração tradicional.