Qual a diferença de comprar no credito ou debito

Qual é o cartão ideal para usar em cada situação: crédito ou débito? Os dois tipos de cartões apresentam diferenças específicas e não são todas as situações em que é possível usar qualquer um dos dois. Por isso, é importante conhecer as características de cada um deles.

Você ainda tem dúvidas sobre quais são as diferenças entre os cartões de crédito e débito? Nesse artigo, você vai entender melhor sobre elas e aprender a manter as finanças em dia usando os cartões certos. 

O que é crédito e débito na contabilidade?

De acordo com as escolas alemã e italiana de contabilidade, débito é um recurso que se tem ou se adquire, já o crédito é a fonte do débito. Isso quer dizer que quando uma pessoa tem um débito com outra, ou seja, está devendo, enquanto quem tem um crédito não tem dívida, pelo contrário é como se estivesse em vantagem. 

Por outro lado, por causa desse conceito, a tendência é que as pessoas identifiquem sempre o débito como algo que é sempre negativo e o crédito é algo que é sempre positivo. 

Mas essa é uma visão equivocada, pois o débito também é uma modalidade de pagamento que só é possível quando o cliente está com a sua conta positiva, ou seja, tem recursos financeiros para fazer o pagamento à vista. Enquanto o crédito, é sempre uma conta que será paga no futuro.

Como fazer débito e crédito na contabilidade?

Para facilitar o entendimento e a diferença entre ambos, a escola estadunidense simplificou a definição de débito como os valores discriminados no lado esquerdo da conta e o crédito são os valores discriminados do lado direito da conta.

Isso porque, em livros contábeis, débito e crédito podem ser identificados nas posições em que estão. Os débitos são discriminados no lado esquerdo de uma conta e os créditos no lado direito. 

Na demonstração de débitos e créditos, a soma dos créditos será igual à soma dos débitos correspondentes. Sempre que uma conta apresentar mais débitos do que créditos, no total vai constar um saldo devedor.

Entenda o que é o débito em conta?

No pagamento por meio de débito em conta, os valores são descontados diretamente da conta do titular no ato da compra ou na data definida para o vencimento. Por exemplo, você pode fazer uma compra em uma loja e o valor será debitado no mesmo instante ou você pode programar um pagamento como boletos de energia, internet, cartão de crédito etc. para serem debitados da sua conta na data de vencimento. 

A vantagem dessa modalidade de pagamento é que não gera nenhum custo para o titular, diferentemente do cartão de crédito que tem taxas, principalmente para pagamentos em atraso.  

Qual é a diferença entre débito e crédito?

Para entender melhor quais são as diferenças entre débito e crédito, conheça as definições e funções de cada uma dessas modalidades de pagamento. 

Débito

É uma modalidade de pagamento à vista, isso significa que o dinheiro sai diretamente da conta no ato da transação.O processo acontece por meio de uma retenção do valor da compra do dinheiro que você tem em conta. 

Em seguida, a transação é enviada para o banco e o valor é transferido para a conta do vendedor. Em algumas situações, o dinheiro não é transferido imediatamente para a conta do vendedor e a transação pode levar alguns dias para ser concluída. 

O uso do débito está vinculado ao saldo da sua conta corrente, isso quer dizer que só é possível utilizá-lo se houver dinheiro na conta. Você pode fazer pagamentos utilizando o cartão, que exige uma senha, cadastrando débito automático ou realizando compras online no débito.

Crédito

As compras no crédito são feitas a prazo. Funcionam como se o banco emprestasse o dinheiro para o cliente. Esse dinheiro é o valor do limite disponível no crédito, que o cliente pode usar durante um mês. No mês seguinte, é preciso fazer o pagamento da fatura para cobrir esse “empréstimo”. 

As compras feitas podem ser parceladas, assim o cliente não precisa pagar o valor total da compra de uma só vez, mas sim apenas um pouco por mês.

Qual a diferença de comprar no credito ou debito

Quando usar débito e crédito?

Agora que você já sabe as diferenças entre débito e crédito, veja em quais situações cada modalidade é mais indicada.

Compras do dia a dia

Para compras do dia a dia, o ideal é utilizar o débito, assim, você não soma dívidas e tem mais controle sobre os gastos. Por outro lado, se forem compras previstas e que você consegue controlar, o crédito pode ser uma boa alternativa para somar pontos ou milhas em programas de fidelidade.

Compras de maior valor

Em compras de maior valor, o crédito é a melhor alternativa, pois não prejudica o saldo na conta bancária e permite parcelamento, inclusive sem juros. No entanto, sempre que houver a possibilidade de garantir um desconto maior no pagamento à vista, o débito é uma alternativa interessante. 

Embora, de acordo com o código do consumidor, o desconto para pagamentos à vista também deve contemplar compras no crédito.

Obter descontos e acumular pontos

A maioria dos bancos e bandeiras de cartão de crédito contam com programas de fidelidade que geram pontos ou oferecem descontos. Se o objetivo é acumular pontos, obter descontos e aproveitar outros benefícios, os pagamentos no crédito são a melhor opção. 

Evitar endividamento ou consumismo

Por outro lado, é preciso considerar os riscos das compras nas duas modalidades de pagamento. As compras com o crédito podem causar endividamento, pois causam uma falsa sensação de que a pessoa tem um dinheiro que na verdade não tem.

As compras no cartão de débito, embora levem a pessoa a gastar um dinheiro que ia usar para outras despesas, impede de comprar além do que se pode pagar. Por isso, é importante ter cuidado tanto com as compras no crédito, quanto com as no débito.

Concentrar os gastos no crédito pode ser uma boa opção para acumular pontos e manter todas as contas em um só lugar. No entanto, é importante ter um planejamento financeiro, bem estruturado, para fazer a escolha certa entre crédito e débito.

Continue acompanhando os artigos no blog da Remessa Online e saiba tudo sobre as melhores formas de fazer compras no crédito e débito.

Fabiana Lima

Estou no mercado há 10 anos, produzindo conteúdo para startups de tecnologia. O que me move é poder fazer parte de times disruptivos, que estão sempre criando soluções inovadoras para a sociedade.

E melhor comprar no crédito ou débito?

Compras de alto valor devem ser feitas sempre com o crédito, a fim de evitar que o você entre no cheque especial no mês seguinte. A orientação é organizar o orçamento e dividir a compra em poucas parcelas para evitar os juros. Já nas compras do dia a dia, invista no uso do cartão de débito.

Qual a diferença de passar o cartão no débito ou no crédito?

Qual a diferença entre crédito e débito? A principal diferença entre as duas modalidades é a forma como o pagamento é feito. Na função débito, o dinheiro é debitado na conta do pagador no momento da compra, enquanto no crédito, o pagamento é processado na hora, mas a cobrança só é feita depois por meio da fatura.

O que significa pagar no crédito?

A principal diferença entre débito e crédito é a data de pagamento da compra. No caso das compras no débito, o preço total do produto é pago naquele momento, de uma só vez. Já na opção de compras no crédito, o pagamento é feito em uma data futura à compra. Nessa modalidade, você também pode parcelar o pagamento.

O que e pagamento em débito?

Basicamente, o cartão de débito permite a realização de pagamentos em locais credenciados, debitando o dinheiro diretamente da conta corrente do proprietário do cartão, mediante a digitação de uma senha pessoal. O valor é transferido automaticamente para a conta corrente do vendedor ou do prestador do serviço.