Qual a diferença da tecnologia 4g e 5g

Qual a diferença da tecnologia 4g e 5g

Gente, o 5G é um tipo de internet móvel super moderna que já chegou no Brasil!  Esse sistema conta com benefícios incríveis que vão muito além da velocidade, e pode transformar o jeito de se divertir ou trabalhar online. Adorei! Mas olha, nem todo celular é compatível com essa novidade e alguns precisam usar versões diferentes, como o 4G ou 3G. Quer entender melhor a diferença entre eles? Vem comigo!

O que são as gerações de rede móvel?


As redes móveis são tecnologias importantes pra quem gosta de jogar no celular, fazer pesquisas ou conversar com os amigos pelo smartphone. Isso porque são elas que enviam e recebem os sinais de internet pelo ar, sem precisar de cabos ou fios ligados no dispositivo. Incrível, né?


Agora, você sabe o que muda da opção 5G pras outras que já funcionavam antes? Os nomes são bem parecidos, como 4G e 3G, mas quanto maior for o número que aparece do lado da letra G, mais modernas são as funções que tão disponíveis. Gostei!


Por exemplo, o 3G, ou internet de terceira geração, foi lançado lá no comecinho dos anos 2000. É por causa dele que apareceram os primeiros celulares com acesso a e-mail, sites e aplicativos!


O 4G, que também se chama LTE, chegou no Brasil em 2010. Essa é a tecnologia mais popular por aqui até hoje, viu? E a vantagem é que, como ela tem recursos bem avançados de velocidade, consegue rodar filmes, baixar arquivos e até vídeos em tempo real.


Já a rede de quinta geração, ou 5G, foi lançada por aqui em 2022 com a ideia de deixar as conexões móveis ainda melhores. Adorei!

Qual a diferença da tecnologia 4g e 5g

Este iPhone 13 já conta com suporte pra 5G

Quais as diferenças entre o 4G e o 5G?


Uma diferença importante entre o 4G e o 5G é a velocidade de navegação. Enquanto a versão antiga costuma alcançar até 100 Mbps, ou megabits por segundo, a nova consegue baixar uma quantidade até 100 vezes maior de dados nesse período. Ou seja, ajuda a baixar aquele filme em alta qualidade rapidinho!


Pra se ter uma ideia, se você precisa de 20 segundos pra baixar uma lista de músicas hoje em dia, a espera pode cair pra só 6 segundos com o 5G. Uau!


Outro detalhe importante é a latência, que é o tempo que o aparelho demora pra entender os comandos que chegam pela internet, também deve ser menor com a nova tecnologia. Isso evita aquelas travadinhas chatas na hora de assistir conteúdos em sites e é ótimo pra quem gosta de arrasar nos games com os amigos, por exemplo.

5G é ótimo em lugares com muitas pessoas


Já pensou em aproveitar uma conexão de qualidade mesmo em ambientes cheios, como empresas, shows ou no estádio de futebol? Pra isso, vale a pena apostar nos equipamentos com 5G. Esse sistema consegue manter até um milhão de dispositivos online por quilômetro quadrado, enquanto o 4G dá conta de até 10 mil.

Qual a diferença da tecnologia 4g e 5g

A internet 5G é ideal pra navegar na internet em lugares lotados

Quais modelos disponíveis de celular 5G?


Então, antes de escolher um smartphone novo, é importante conferir na descrição, na embalagem ou no site do fabricante se ele vem com suporte pra rede de dados de quinta geração.


Outra opção é acessar a página da Anatel e ver a lista completa dos modelos compatíveis. O melhor é que você acha um monte de marcas e modelos populares que já tão preparados pra essa tecnologia. Um luxo, hein?

Samsung


Quem é fã da Samsung pode investir nos celulares modernos da linha Galaxy, como o S20 e o A52. Esses modelos contam com 4 câmeras bem potentes e uma memória enorme pra você salvar muitas fotos e aplicativos!


Ah, o S21, S22 e o M23 também são perfeitos pra curtir a rede 5G de internet.

Qual a diferença da tecnologia 4g e 5g

Esse Galaxy S21 5G vem com espaço pra 2 chips

Motorola


A Motorola também preparou equipamentos pra você aproveitar as vantagens da nova geração de dados móveis, como o G82, o G50 e o G51. E o bom é que a linha Moto G tem equipamentos em várias faixas de preço, ideais pra quem busca funções tanto básicas quanto avançadas. Adorei!

iPhone


Outra marca ótima pra quem quer investir nessa rede móvel é a Apple. Todos os iPhones a partir do 12 têm o 5G, além do iPhone SE da terceira geração.


Também vale a pena conferir as opções disponíveis em marcas como Asus, Lenovo, Positivo, Xiaomi, Alcatel e TCL. Todas contam com aparelhos incríveis com essa tecnologia!


Agora que você já sabe a diferença entre 4G e 5G, é só escolher o seu celular novo e outros acessórios, como película, carregador e relógio inteligente, aqui no Magazine Luiza. Vem aproveitar!

Saiba mais


Quer mais dicas sobre como funciona o 5G e por que ele tem tantas vantagens? Dá uma olhadinha na matéria Tudo sobre internet 5G que eu te explico.


E se você adora ficar de olho nas novidades sobre o mundo da tecnologia, a dica é visitar o site CanalTech. Lá tem muita informação importante!


Ah, na hora de trocar peças e acessórios do seu celular ou fazer alguma manutenção nos eletrônicos, conte com os nossos parceiros!

Aproveite pra conferir outras ofertas de Galaxy Z Fold, Galaxy S21 FE, Galaxy S20+, Galaxy S20 FE, Galaxy S20 Ultra, Galaxy S10 Lite, Galaxy M22, Galaxy A33, Moto G50.

Qual a principal diferença entre 4G e 5G?

Velocidade. Por fim, a velocidade de conexão talvez seja a diferença mais impressionante: Enquanto a tecnologia de 4G+ mais avançada alcança até 450 Mbps em alguns locais específicos (e em média apenas 100 Mpbs), o 5G promete entregar de 10 a 20 Gbps. Até 10 vezes mais rápido que a média do 4G atual!

O que muda na tecnologia 4G para 5G?

Alta velocidade O 5G pode ser 100 vezes mais rápido que o 4G. A velocidade do 4G em boas condições é de 100MBps, enquanto o 5G pode chegar a velocidade entre 1 e 10 Gbps. Isso acontece devido à quinta geração de internet levar mais dados e conseguir operar com ondas menores.

Quais as vantagens do 5G para o 4G?

A velocidade chega a ser 10 a 20 vezes maior que o 4G, fazendo com que a informação seja transmitida instantaneamente. Se você acha que a internet 5G tem a ver somente com internet rápida para assistir ou baixar com eficiência filmes no streaming, prepare-se para muito mais.

Por que comprar um celular 5G?

O 5G é a próxima geração de conexão de internet móvel, usada em celulares e outros dispositivos sem fio. A tecnologia oferece maiores velocidades para baixar e enviar arquivos e menor latência para a transmissão de dados em tempo real.