Qual e a diferença entre sal e sal iodado?

Autor: Randy Alexander

Data De Criação: 28 Abril 2021

Data De Atualização: 26 Novembro 2022

Qual e a diferença entre sal e sal iodado?
Diferença entre sal iodado e não iodado - Vida

Contente

  • Definições
  • Sal iodado vs não iodado
  • Gráfico de comparação

O sal é um tempero muito comum e essencial para a nossa saúde, mas você sabe por que existem os sais iodados e os não iodados? Mais importante ainda, o que significa “iodado”?

  • 2 sal iodado vs não iodado
  • 3 Tabela de Comparação
  • Definições

    Qual e a diferença entre sal e sal iodado?

    Sal iodado

    Também escrito como iodado, é simplesmente um sal de cozinha com o elemento químico iodo adicionado. Para entender o que é um sal iodado, vamos primeiro identificar o que é iodo.

    • Iodo - Derivado da palavra grega ‘ἰοειδής ioeidēs (significando roxo ou violeta devido à cor do vapor de iodo), é um elemento natural com o símbolo I e número atômico 53. É um nutriente essencial para nós, humanos, prevenirmos problemas de saúde como IDD ou o Transtorno de Deficiência de Iodo, considerado a causa mais comum de danos cerebrais evitáveis ​​no mundo. Afeta principalmente as funções mais vitais do corpo, como o desenvolvimento do cérebro e do corpo, e a manutenção de sua temperatura. Mais especificamente, ele adiciona os produtos químicos necessários para a glândula tireóide produzir certos hormônios. O iodo pode ser encontrado no mar e no solo que foi tocado pelo mar. Nesse contexto, pode ser encontrado em lagostas, camarões, arincas, trutas e algas marinhas.

    Portanto, tomando o significado de iodo como nossa referência, podemos dizer com segurança que um sal iodado é um sal comum, mas com benefícios para a saúde. Embora o sal iodado possa ser benéfico para nós, um novo estudo mostra que a ingestão excessiva pode causar uma condição semelhante à deficiência de iodo (versão subclínica), mas de forma mais branda.

    O RDA ou Recommended Dietary Allowance) de iodo para adultos é 150 microgramas (µg), ou 200-300 microgramas para mulheres grávidas.

    Sal não iodado

    Também conhecido como sal de cozinha, é um condimento e conservante de alimentos comumente usado, muitas vezes presente na mesa durante as refeições para polvilhar nos alimentos. Por outro lado, quimicamente falando, um sal não iodado é um sal refinado que contém cerca de 97 a 99 por cento de cloreto de sódio (composto iônico com fórmula química NaCl). É produzido pelo refino de um sal extraído onde primeiro é dissolvido em água, purificado de outros minerais da solução e, em seguida, reevaporado. O mesmo processo é usado para o sal iodado, apenas com um processo adicionado onde o iodo é adicionado.

    Qual é a diferença entre sal iodado e sal não iodado? Embora a resposta seja obviamente o elemento iodo, ele ainda faz a pergunta "POR QUÊ".

    Em termos de saúde, o sal iodado claramente dá vantagem por simplesmente ter o elemento iodo. A deficiência de iodo (incluindo bócio, cretinismo e deficiência intelectual) é muito comum e o sal iodado pode ajudar a preveni-los.

    Em termos de sabor, segundo a crença popular, um sal iodado tem um sabor pobre em comparação com um sal não iodado. Membros da indústria de alimentos, no entanto, discordam, afirmando que não há diferença entre os dois. Estudos científicos investigaram esta questão e descobriram que a mudança de sabor é insignificante.

    Em termos de produção, ambos requerem os mesmos processos. Apenas a adição pós-produção (adição do iodo) aos sais iodados o torna diferente.

    Portanto, para responder à pergunta 'POR QUE', é principalmente para evitar que as pessoas tenham deficiência de iodo.

    Gráfico de comparação

    Sal iodado Sal não iodado
    Contém o elemento iodo Não contém o elemento iodo
    Mais benefícios para a saúde Alguns benefícios para a saúde
    Disse ter menos sabor Disse ter mais sabor

    Se você já ouviu dizer que o sal rosa do Himalaia traz benefícios para a saúde e acreditou, pode desacreditar. Trata-se de um sal como outro qualquer.

    A quantidade de opções e de benefícios alegados não ajuda o consumidor a se decidir. A prateleira de supermercado inclui o básico sal de cozinha, o sal grosso, o sal rosa e o sal light, entre outros.

    Mas, até o momento, não há evidências científicas que mostrem que o consumo de um desses sais possa trazer mais benefícios à saúde.

    Em 2017, uma revisão de estudos feita por pesquisadoras do FoRC (Centro de Pesquisa em Alimentos), vinculado à USP (Universidade de São Paulo) e à Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), mostrou que apesar de haver mais cálcio no sal rosa do que no refinado, a quantidade do nutriente ainda fica aquém do indicado e necessário.

    Para se ter uma ideia, em 5 g de sal refinado há cerca de 2 mg de cálcio, enquanto no sal rosa, há 8 mg. A recomendação de consumo diário é de 1 g de cálcio (mil miligramas).

    O conteúdo continua após o anúncio

    A OMS (Organização Mundial da Saúde) estabelece que o consumo diário de sal não deve ultrapassar 5 g devido à quantidade de sódio.

    “Nunca vamos usar um sal para obter nutrientes porque teríamos que comer muito sal para isso”, diz Rosana Farah Poinil, nutricionista da Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição.

    Ela afirma, contudo, que o sal refinado é iodado, para evitar o bócio endêmico (aumento da tireoide causada pela falta de iodo).

    O único sal que pode ter maior impacto à saúde é o light, que tem 50% menos sódio e é indicado para pessoas com hipertensão arterial.

    “Eu acho que as pessoas partem da premissa de que tudo que é mais caro é melhor, e o quilo do sal rosa é caro. Nem sempre isso é verdade”, diz Poinil. Para ela, mais importante do que o tipo de sal é controlar sua quantidade.

    Qual a diferença entre sal e sal iodado?

    Sal Iodado Tem um teor de iodo muito baixo na sua constituição devido ao seu processamento. Assim, existe no mercado sal marinho enriquecido com iodo, o chamado sal iodado, com 20-40mg de iodo por kg de sal.

    Qual a diferença do sal iodado para o sal sem iodo?

    A grande diferença do sal sem iodo se dá pelo fato de que o iodo é um mineral importante para a saúde humana e de outros animais. Ele atua no funcionamento de hormônios da tireoide, além de contribuir para que os bebês tenham um bom desenvolvimento no período gestacional.

    O que significa sal iodado?

    Sal iodado é sal de cozinha (composto principalmente por NaCl) misturado com pequenas quantidades de vários sais do elemento iodo. A ingestão de iodo previne a deficiência de iodo.

    Qual o melhor sal com iodo ou sem?

    Ela afirma, contudo, que o sal refinado é iodado, para evitar o bócio endêmico (aumento da tireoide causada pela falta de iodo). O único sal que pode ter maior impacto à saúde é o light, que tem 50% menos sódio e é indicado para pessoas com hipertensão arterial.