Qual a diferença da aldeia e cidade?

Podemos chamar lugar a uma aldeia, e a um lugar, aldeia? Ambos são a mesma coisa?

Muitas freguesias têm apenas 200 habitantes, não seriam as mesmas também aldeias? A minha família nasceu toda ''supostamente'' em lugares das freguesias X e Y, mas também os ouço a tratar as suas terras como aldeias. Afinal, ambos são a mesma coisa ou não?

Obrigado.

Lourenço Martins I. Qualidade Portugal 72

Na perspetiva da língua corrente, não é possível definir nitidamente a diferença entre aldeia e lugar.

No discurso não especializado, as duas palavras podem ser sinónimas, porque ambas podem referir uma pequena povoação (ou localidade, para empregar um termo muito genérico). Mesmo assim, intuitivamente, dir-se-ia que, por um lado, lugar é termo mais vago do que aldeia, que é vocábulo que remete, geralmente, para a ruralidade; por outro lado, lugar pode designar um aglomerado populacional muito pequeno, mais pequeno até do que aquele que se denomina aldeia.

Num plano já especializado, por exemplo, em estudos de geografia humana e demografia, também se pode considerar que lugar ocorre como nome da mais pequena unidade populacional, conforme propõe Bernardo de Serpa Marques, "Os recenseamentos da população e a definição geográfica dos lugares" (Estatísticas & Estudos Regionais – Região Norte, nº 2, INE, 1993, p. 34 - 41):

«Tenho defendido [...] que o termo lugar, como designativo de uma forma de aglomeração humana, corresponde a um elemento base – o mais simples – de toda a gama de agrupamentos de edifícios. Ele faz parte de um conjunto de termos, tais como povoação e aglomerado populacional, que têm conotação de diferente intensidade na linguagem corrente e no entendimento dos cidadãos, a ponto de serem usados frequentemente para designar posições distintas de uma escala hierárquica. Dos termos citados, o único que, a meu ver, traduz um conceito mais abrangente é povoação. A dimensão das povoações varia entre as mais diminutas, coincidentes com um simples lugar, e as grandes cidades, nas quais é possível identificar centenas de lugares.[...]»

Qual a diferença da aldeia e cidade?

1- Cultura a qualquer hora - uma das vantagens de viver numa grande cidade é ter uma grande oferta de eventos, concertos, teatro, actividades para os mais pequenos… isso quer dizer que vamos mais vezes?! Nem sempre... mas sim é uma vantagem!

2 - Poder comer qualquer coisa diferente a qualquer hora, uma das grandes vantagens das grandes cidades para mim.

3 - Acordar com a agitação do dia, uma das grandes desvantagens das grandes cidades, por mais que se queira dormir mais um bocadinho muitas vezes é impossível, a não ser ao Domingo que parece que o mundo dorme, na aldeia difícil é adormecer com tanto silêncio.

4- Respirar fundo e sentir o cheiro da natureza, só possível nas aldeias ou cidades pequenas, sem dúvida um ponto mais do que extra na qualidade de vida.

5 - Transportes públicos, aqui as grandes cidades ganham, uma das grandes desvantagens de viver numa aldeia é não ter transportes a qualquer hora e acabamos sempre dependentes do carro.

6- O dia passa a ter realmente 24h, na aldeia claro. Apesar do dia ser sempre curto para quem faz muita coisa ou tem filhos pequenos, a verdade é que nas aldeias é possível aproveitar melhor, pelo menos sem o stress e agitação das grandes cidades.

7 - Trânsito, levar a minha filha à escola e cruzar com apenas 3/4 carros é espectacular, só possível numa aldeia claro!

8- Conhecer os vizinhos todos, sair à rua e ser chamada pelo nome, a vizinha receber as cartas importantes por ti. Esta é uma das vantagens de aldeia, mas depende dos dias, ou seja, naqueles dias que estamos com o “tau” e que não nos apetece falar com ninguém sair de casa é sinônimo de falar, nem que seja um “Bom Dia Amarelo” temos sempre de dizer.

9- GPS, grandes cidades a ganhar aqui, sempre que alguém me tenta visitar ou fazer uma entrega usando o GPS fica mais que perdido, tenho de avisar sempre: por favor não se oriente pelo GPS.

10- Compras, nas cidades temos tudo à mão, mas na aldeia temos tudo que é necessário a um passo, algumas coisas nem temos de sair de casa, por aqui o padeiro passa todos os dia e deixa o pão na porta, o peixeiro passa 3 vezes na semana, roupa e outros compro pela internet ou pego no carro e vou até à cidade mais perto e aproveito o passeio até lá para desfrutar da natureza, só compro o que preciso quando preciso. Nas cidades vamos ao shopping só porque não temos mais nada que fazer ou queremos espairecer, acabamos por comprar qualquer coisa só porque estamos por lá e gastar tempo e dinheiro em nada de bom!

Onde vivem, na aldeia ou na cidade? O que preferem? Quais as maiores vantagens e desvantagens para vocês?

#vivernaaldeia #vivernacidade #diferençaentrealdeiaecidade #estilodevida #peterpanfamily

Como podemos diferenciar aldeias de cidades?

Diferenças entre aldeia e cidade: - aldeia: aglomerado humano com atividades primárias (agricultura e pecuária); - cidade: aglomerado urbano com organização social.

Qual é a diferença entre as aldeias indígenas e as cidades?

A aldeia tem poucos habitantes que geralmente trabalham numa economia de cariz rural. A vila é já um aglomerado populacional de tamanho superior, com comércio e serviços e alguma economia de autosuficiência. Uma cidade é uma área maior e muito mais urbanizada, que se diferencia de vilas e aldeias por vários motivos.

Quais as três características que diferenciam a cidade da aldeia?

A cidade se distingue da aldeia por três características básicas: maior divisão do trabalho, comércio feito com regularidade e centralização do poder.

Quais são as diferenças e as semelhanças entre aldeia município e cidade?

A principais semelhanças entre aldeia, município e cidade é que os três são nomes para designar agrupamentos humanos. Já as diferenças é que a aldeia é um pequeno agrupamento, normalmente de povos tradições como os indígenas. Já município é um grande agrupamento de pessoas, com leis e governo próprio.