Qual a contribuição da BNCC para se pensar o desenvolvimento a aprendizagem e os direitos da criança dentro da organização curricular?

No final de 2017, foi aprovada pelo Ministério da Educação (MEC) a nova BNCC na Educação Infantil e no Ensino Fundamental. Isso significa que todos os sistemas de ensino e as escolas brasileiras, sejam elas públicas ou privadas, deverão se alinhar às normas da Base Nacional Comum Curricular e adaptar seu currículo.

Para começar, vamos esclarecer o que é BNCC. Trata-se de um documento normativo com diretrizes de aprendizagem baseadas em habilidades e competências que são consideradas necessárias no cenário educacional. O objetivo é que a educação nacional se adeque às transformações do mundo e garanta a formação integral do estudante, assegurando os direitos e a equidade na aprendizagem.

Como forma de certificar a aplicação da BNCC nas instituições, é importante lembrar que há a supervisão e fiscalização das escolas pelos conselhos estaduais de educação e que o prazo de implantação para a Educação Infantil e Ensino Fundamental vai até o final de 2020 e para o Ensino Médio até 2022.

BNCC na Educação Infantil

“Como primeira etapa da Educação Básica, a Educação Infantil é o início e o fundamento do processo educacional.”

BNCC – 2017

Antes da BNCC, a Educação Infantil nunca teve uma referência curricular no Brasil. Existiam apenas parâmetros genéricos para a pré-escola que não eram impostos por lei. Portanto, a Base se diferencia tanto pelo seu caráter obrigatório quanto por ampliar suas orientações curriculares para as soft skills (habilidades comportamentais), tão necessárias para o profissional de hoje.

Logo na introdução do documento, são apontadas dez competências gerais para todas as etapas da Educação Básica (Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio), que contemplam habilidades cognitivas e socioemocionais a serem desenvolvidas em conjunto.

“E aí entra o nosso momento de educar, focado no desenvolvimento emocional, social, de comunicação e pensamento, resiliência, empatia, tudo desde muito cedo”

Valderez Vasques
(Coordenadora Pedagógica da YOU Bilingual)

Em nosso webinar “Como a BNCC impacta a Educação Infantil e o Ensino Bilíngue?, a especialista no assunto e socióloga Maria Helena Guimarães de Castro defende que a escola tem o papel de preparar o aluno para a convivência em sociedade. Ela complementa que, devido à facilidade trazida pela tecnologia no acesso às informações, a escola já não é mais somente transmissora de conteúdo, mas lida com um cidadão em formação. Assim, esse aluno precisa da base escolar trabalhando questões de ética e cidadania para que ele saiba o que fazer com todo esse conhecimento em mãos.

Maria Helena também enfatiza que o currículo escolar deve focar no desenvolvimento integral da criança, do jovem, do cidadão em todas as dimensões: física, intelectual, social, emocional, ética e moral. “Então, esse conceito é bem mais abrangente do que uma educação em tempo integral”, ela finaliza.

Campos de Experiências

A BNCC na Educação Infantil estrutura a organização curricular em cinco campos de experiências:

  • O eu, o outro e o nós
  • Corpo, gestos e movimentos
  • Traços, sons, cores e formas
  • Escuta, fala, pensamento e imaginação
  • Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações

Especificamente na Educação Infantil, a proposta é que as instituições (creches e pré-escolas) levem situações do cotidiano aos bebês e crianças pequenas, a fim de complementar a educação familiar e, assim, favorecer o seu desenvolvimento.

Esses campos de experiências abrangem práticas pedagógicas que se apoiam em dois eixos estruturantes nessa etapa da educação básica: as interações e as brincadeiras. O objetivo é garantir os seis direitos de aprendizagem e desenvolvimento definidos para cada faixa etária, que estimulam a resolução de desafios, autonomia e construção de significados. São eles:

  • Conviver
  • Brincar
  • Participar
  • Explorar
  • Expressar
  • Conhecer-se

“E é basicamente disso que a criança precisa para aprender” diz Valderez Vasques, coordenadora pedagógica. Ela aponta os campos de experiências listados pela BNCC na Educação Infantil como totalmente pertinentes à faixa etária da Educação Infantil. Dessa forma, explica Valderez, é possível aplicar essas orientações em quaisquer disciplinas ou conteúdos no processo de ensino.

“Ao observar as interações e a brincadeira entre as crianças e delas com os adultos, é possível identificar, por exemplo, a expressão dos afetos, a mediação das frustrações, a resolução de conflitos e a regulação das emoções.”
BNCC – 2017

As práticas relacionadas nos campos de experiências e direitos de aprendizagem consideram os contextos familiar e escolar, envolvendo conhecimentos ligados à socialização, autonomia e comunicação. Assim como, abrem portas para novas experiências e pegam carona com a adesão da tecnologia nas escolas.

“Quando falamos de tecnologia, falamos de uma linguagem, que não é como a nossa tradicional, mas que tem outro código, outro significado.”
Maria Helena Guimarães de Castro

A BNCC atual presume a adoção de disciplinas ligadas à tecnologia nas escolas desde a Educação Infantil. Além disso, o segmento digital funciona como um recurso para apoiar o desempenho de alunos e professores. Na mesma linha, a norma também relaciona o desenvolvimento computacional no letramento matemático também na educação infantil, a fim de trabalhar diferentes campos de experiência.

Conheça os detalhes sobre cada um desses campos de experiências no nosso e-book gratuito “5 coisas que você deve saber sobre a BNCC na Educação Infantil

Qual a contribuição da BNCC para se pensar o desenvolvimento a aprendizagem e os direitos da criança dentro da organização curricular?

Professores na BNCC

Mais do que ensinar, a BNCC na Educação Infantil propõe um novo olhar nesse processo e enfatiza a importância do vínculo entre educar e cuidar. O aluno deve ser observado tanto individualmente quanto em grupo, considerando suas trajetórias, conquistas, avanços e possibilidades.

O professor alinhado à BNCC precisa despertar a sua empatia, a capacidade de colaboração, saber ouvir e, assim, servir como referência aos alunos. Da mesma forma, as escolas devem fornecer o suporte necessário para prover a formação continuada a esses profissionais, seja na esfera pública ou privada.

Maria Helena afirma que hoje há diversas ONGs e institutos que oferecem cursos de apoio à implantação da BNCC.

Cabe ao educador planejar e organizar propostas educacionais, a fim de proporcionar ao aluno experiências de autoconhecimento e de compreensão para com os outros e a sua relação com o mundo em seus diversos âmbitos.

“Parte do trabalho do professor está ligado ao cuidar, planejar, acompanhar, monitorar, observar. Quando ele faz todo esse trabalho, ele consegue educar.”
Valderez Vasques

Outra vertente abordada pela BNCC na Educação Infantil é o estímulo ao diálogo e o compartilhamento de responsabilidades entre a instituição e a família. Portanto, é importante que os professores considerem a pluralidade cultural da comunidade e saibam se comunicar com os mais diversos núcleos familiares.

Por fim, a BNCC sugere que os educadores se atentem ao processo de transição das crianças da Educação Infantil para o Ensino Fundamental. No documento normativo é apresentada uma síntese de aprendizagens com os objetivos pedagógicos dentro dessas duas etapas da Educação Básica, englobando o que já foi aprendido e o que ainda será aprofundado. Dessa forma, é possível traçar as estratégias de acolhimento e adaptação para alunos e professores, que poderão projetar a continuidade no processo educativo, levando em conta as capacidades de cada educando.

“Quando uma criança com aproximadamente dois anos chega à escola, é o primeiro momento que ela sai do núcleo familiar e vai para outro espaço dividir o seu tempo, aprender a conviver com outras pessoas, compartilhar, entender as diferenças, compreender o outro, saber aguardar a sua vez, e todos esses são momentos de aprendizagem.”
Valderez Vasques

Assista agora ao nosso webinar com a especialista em BNCC Maria Helena Guimarães de Castro.

Qual a contribuição da BNCC para se pensar o desenvolvimento a aprendizagem e os direitos da criança dentro da organização curricular?

  • Sobre
  • Últimos Posts

Qual a contribuição da BNCC para se pensar o desenvolvimento a aprendizagem e os direitos da criança dentro da organização curricular?

Publicitária formada pela PUC-Campinas e Especialista em Marketing pela USP.

Qual a contribuição da BNCC para se pensar o desenvolvimento a aprendizagem e os direitos da criança dentro da organização curricular?

Posts Relacionados

  • Qual a contribuição da BNCC para se pensar o desenvolvimento a aprendizagem e os direitos da criança dentro da organização curricular?

    O bilinguismo na Educação Infantil

    Conheça os reais motivos para inserir o bilinguismo na educação infantil e entenda por que é uma escolha certeira no cenário atual do País.

  • Qual a contribuição da BNCC para se pensar o desenvolvimento a aprendizagem e os direitos da criança dentro da organização curricular?

    Bilinguismo e atividades para Educação Infantil

    Neste artigo esclarecemos as dúvidas e desmistificamos crenças acerca do bilinguismo. Além disso, damos dicas de atividades para Educação Infantil, bem como disponibilizamos planos de aulas prontos para a Educação Infantil.

  • Qual a contribuição da BNCC para se pensar o desenvolvimento a aprendizagem e os direitos da criança dentro da organização curricular?

    O que é educação 4.0?

    Entenda de maneira simples o que é a educação 4.0 e como implantar essa iniciativa na sua escola.

Qual a principal contribuição do BNCC para a educação infantil?

Além de brincar e conviver, a BNCC estabelece outros direitos da aprendizagem no ensino infantil, como participar das ações na escola e na comunidade; explorar saberes sobre as próprias emoções; expressar-se sobre dúvidas, sentimentos e opiniões; e construir a identidade pessoal, social e cultural.

Qual a contribuição da BNCC para a educação?

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento que regulamenta quais são as aprendizagens essenciais a serem trabalhadas nas escolas brasileiras públicas e particulares de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio para garantir o direito à aprendizagem e o desenvolvimento pleno de todos os estudantes ...

Quais são os direitos de aprendizagem e desenvolvimento na educação infantil de acordo com a BNCC?

A partir dos eixos estruturantes da educação infantil, que são as interações e as brincadeiras, a Base estabelece seis direitos de aprendizagem e desenvolvimento: Conviver, Brincar, Participar, Explorar, Expressar e Conhecer-se.

O que a BNCC propõe para a organização do trabalho pedagógico na educação infantil?

A BNCC reafirma a intencionalidade educativa que direciona o trabalho pedagógico na Educação Infantil, ou seja, a reflexão que embasa a intenção do professor e a sua concretização na prática planejada.