Quais tarefas realizadas no dia a dia de uma cozinha envolvem transformações químicas?

Química

Bolsistas: ANDRESSA GUIMARÃES ABADIA e

LOYS LAYNNE RODRIGUES SOUSA

Olá pessoal, hoje vamos aprender a diferenciar uma transformação física de uma transformação química. Podemos notar que essas transformações estão presente em nosso dia a dia, o que vai tornar mais fácil a nossa compreensão.

Transformação Química: É toda transformação que muda a composição da matéria, ou seja, essa matéria gera uma nova substância com propriedades diferentes da inicial. Lembre da queima do carvão, quando o queimamos não podemos recuperar o carvão inicial.

 Ex: Digestão dos alimentos, enferrujamento de uma calha, queimar açúcar para fazer caramelo, acender um fósforo... A figura 1 contém mais exemplos de fenômenos químicos.

Transformação Física: É toda transformação que não altera a natureza da matéria, ou seja, as substâncias continuam as mesmas. Por exemplo, quando rasgamos o papel diminuímos apenas seu tamanho, não sofrendo alteração na sua composição, ele continua sendo papel. Seria uma transformação química se fossemos queimá-lo, pois estaria transformando papel em cinzas, ou seja, foi mudada sua constituição.

 Ex: Fusão do gelo, sublimação da naftalina, queda da neve, evaporação da água... Podemos observar mais alguns exemplos de fenômenos físicos na figura 1.

Quais tarefas realizadas no dia a dia de uma cozinha envolvem transformações químicas?

                                 Figura 1: Tabela de Fenômenos Físicos e Químicos

Agora que todos já sabem como diferenciar um fenômeno físico de um fenômeno químico vamos responder alguns exercícios para fixar melhor a idéia. 

1. Entre as transformações citadas a seguir, aquela que não representa um fenômeno químico é:

a)    O cozimento de um ovo.

b)    A queima do carvão.

c)    O azedamento do leite.

d)    A formação de orvalho.

R: A alternativa correta seria a letra D, pois o orvalho é um fenômeno físico no qual a umidade do ar precipita por condensação na forma de gotas, pela diminuição da temperatura ou em contato com superfícies frias.

          2.   Considere as seguintes tarefas realizadas no dia a dia de uma cozinha e indique aquelas que envolvem transformações químicas.

1.    Aquecer uma panela de alumínio.

2.    Acender um fósforo.

3.    Ferver água.

4.    Queimar açúcar para fazer caramelo.

5.    Fazer gelo.

a)    1, 3 e 4                  

b)    2 e 4

c)    1, 3 e 5

d)    3 e 5

e)    2 e 3

          R: A alternativa correta é a letra B, pois a queima de um fósforo e a queima de açúcar           para fazer caramelo são fenômenos químicos, pois a partir da queima os elementos               mudarão sua composição se tornando outra matéria e não terá como voltar ao que                  ele era antes.

Referencia:

FELTRE, Ricardo. Química. 6. ed. ? São Paulo: Moderna, 2004

loading...

- A Matéria E Suas Transformações
                        A Definição de Matéria                                      Transformações ...

- A TransformaÇÃo QuÍmica Do AÇÚcar Em Caramelo
Bolsista:Darlyane Ribeiro Olá caros leitores!            O caramelo como demonstrado na figura 1, foi praticamente o primeiro doce a fazer festa entre as crianças. Como já havíamos falado na...

- A Presença Dos Gases No Nosso Dia A Dia
Bolsista: Roniel Francisco Olá pessoal do quipibid, hoje vamos falar sobre um assunto do nosso cotidiano; eles estão por toda parte, não podem ser vistos, mas, podemos sentir sua presença e fazer diversas experiências com eles.Vamos conhecer um pouco...

- Propriedades Físicas E Químicas Da Matéria
Bolsista: Litton Jr.Em química, matéria significa qualquer coisa que possui massa, ocupa lugar no espaço físico e está sujeito a inércia. A matéria é aquilo que existe, e é sempre constituída de partículas elementares com massa não-nula....

- Reações Químicas
Reações Químicas: fenômeno, transformação e representação Química Nova na Escola, nov. 1995 Em nossa linguagem cotidiana, fenômeno significa acontecimento extraordinário, não corriqueiro. Dentro do campo científico, fenômeno assume significado...

Química

.

Quais as transformações químicas que ocorrem na cozinha?

Também chamada de termólise, o exemplo mais simples de transformação química por ação do calor que pode ser citado é o cozimento de alimentos. É através do calor do fogo que a maior parte dos alimentos são transformados e podem ser consumidos.

Quais os fenômenos que envolvem transformações químicas *?

Fenômenos químicos.
A liberação de energia: como é o caso da queima (combustão) de um pedaço de madeira por exemplo..
O aparecimento de um precipitado;.
A mudança de coloração: por exemplo um prego oxidando, ou seja, enferrujando..
A liberação de gás: como um comprimido antiácido efervescendo em água..

Como e chamada a transformação que modifica o material original?

Quando a constituição de uma material muda, transformando-se em outro material com características diferentes, dizemos que ocorreu uma transformação química, também chamada de reação química.