Quais são as células reprodutoras masculinas e femininas e quais órgãos elas são produzidas?

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Gâmetas, gametas ou células sexuais são as células dos seres vivos que, na reprodução sexuada, fundem-se no momento da fecundação ou fertilização (também chamada concepção, principalmente nos seres humanos)[1] para formar um ovo ou zigoto, que dará origem ao embrião, cujo desenvolvimento produzirá um novo ser da mesma espécie. Gâmetas são células haploides, ou seja, têm apenas um conjunto de cromossomas, uma vez que são produzidos por meiose, enquanto que o ovo é diploide. Os órgãos onde são produzidos os gâmetas chamam-se gónadas. O processo de produção de gâmetas chama-se gametogénese.

Os gâmetas têm tipos morfologicamente distintos e o órgão ou o indivíduo que produz o gâmeta de maiores dimensões - o ovócito secundário - tem a denominação de fêmea ou feminino, enquanto que o que produz o gâmeta menor, normalmente móvel, é chamado macho ou masculino.

Nos animais, o gâmeta masculino é chamado de espermatozoide. Nas plantas denomina-se anterozoide.

Nas espermatófitas, o gâmeta masculino reside no grão de pólen.

Nas pteridófitas e briófitas, os gâmetas femininos são denominados oosferas e são produzidas em gametângios ou arquegónios, enquanto os masculinos são produzidos em anterídios.

O espermatozoide é a célula reprodutora masculina. É uma célula leve e a única móvel que pode movimentar-se a uma velocidade que chega aos 4mm/min. O seu corpo diferencia-se em cabeça, peça intermediária e flagelo. Na cabeça encontra-se o núcleo que contém metade dos cromossomas. É ainda na cabeça que se encontram vesículas com enzimas, acrossoma, que facilitam a penetração do espermatozoide no óvulo. Na membrana plasmática dos espermatozoides estão presentes proteínas que, ao entrar em contacto com as proteínas presentes na membrana do gâmeta feminino, fundem-se alterando a permeabilidade da membrana do óvulo. É a peça intermediária a responsável pelo movimento do flagelo, que impulsiona o espermatozoide pelo aparelho reprodutor feminino, uma vez que contém mitocôndrias, produtoras de adenosina trifosfato. Os espermatozoides movimentam-se num fluido produzido nas glândulas seminais e na próstata que é libertado no momento da ejaculação.

Tamanho do gâmeta[editar | editar código-fonte]

O tamanho da célula reprodutora varia muito dependendo das características genéticas do indivíduo. No homem, o máximo é de 64 milésimos de milímetro para o espermatozoide, enquanto que para o ovócito o mínimo é de 92 e o máximo é de 124 milésimos de milímetro.

Referências

  1. Dicionário Priberam da Língua Portuguesa. «Gâmeta». Consultado em 10 de julho de 2015

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

  • (em inglês) The Doctor's Lounge

Nos seres humanos, as células haploides são o espermatozoide e o ovócito: as células reprodutivas. O número de cromossomos da nossa espécie é 46, portanto, as células reprodutivas, ou seja, nossas células haploides, possuem 23 cromossomos.

Como são chamadas as células reprodutoras masculinas e femininas?

Células reprodutoras humana. O espermatozóide é a célula reprodutora masculina produzida pelos testículos e que apresenta bastante mobilidade, sendo capaz de nadar livremente. Enquanto que, o óvulo, é a célula reprodutora feminina produzida pelos ovários.

Quais são as células reprodutoras humanas?

As células reprodutoras da espécie humana são o óvulo (gameta feminino) e o espermatozoide (gameta masculino).

Como são chamadas as células reprodutoras femininas?

Resposta. Os gametas femininos (células reprodutoras) são os óvulos, a maior célula do corpo humano.

Onde são produzidas as células reprodutoras femininas?

O processo de formação do espermatozoide é chamado de espermatogênese. Os gametas femininos, por sua vez, são os óvulos, mais corretamente chamados de ovócitos ou oócitos secundários. Essas células são produzidas no ovário feminino, no interior dos folículos ovarianos.

Qual a função das células reprodutoras masculinas e femininas?

Tanto o sistema genital masculino quanto o feminino são responsáveis pela produção dos gametas, ou seja, pela produção das células que se unirão na fecundação e darão origem ao zigoto. Os gametas são produzidos nas chamadas gônadas, sendo os testículos as gônadas masculinas e os ovários as gônadas femininas.

Quais são as características das células reprodutoras?

As células reprodutoras são chamadas de gametas, nos seres humanos e na grande maioria dos animais, são os espermatozoides nos machos, e os ovócitos ou óvulos nas fêmeas. … São células com 46 cromossomos cada.

O que são gametas como são formados?

Gametas são células especializadas responsáveis pela transferência dos genes na reprodução sexuada. … Os gametas são formados por um processo denominado de gametogênese em órgãos chamados de gônadas. Na espécie humana, os gametas são o ovócito secundário ou óvulo (gameta feminino) e espermatozoide (gameta masculino):

Porque o gameta feminino é maior que o masculino?

O gameta feminino é maior que o masculino porque durante todo o seu processo evolutivo o mesmo recebe diversas proteínas. Isso porque as proteínas são necessárias para caso o óvulo seja fecundado, pois estará se preparando para criar uma vida que precisará de diversos nutrientes para se desenvolver saudável.

Qual é o gameta feminino?

O óvulo, ou ovócito secundário, é o gameta feminino produzido no ovário. Essa célula apresenta várias camadas e é responsável pela reprodução. Os óvulos, também chamados de ovócitos secundários, são os gametas femininos, ou seja, as células femininas responsáveis pela reprodução.

Qual é o significado de gametas?

Gametas são as células responsáveis pela reprodução sexuada. Elas também são chamadas de células sexuais e fundem-se no processo de fecundação para produzir o zigoto, que, por sua vez, origina o embrião, gerando um novo ser.

Quando os gametas se unem?

A principal característica da reprodução sexuada é o envolvimento de dois gametas. Na reprodução sexuada, percebe-se o envolvimento dos gametas. … b) Em humanos, o gameta masculino é o espermatozoide. c) Quando os gametas se unem na reprodução sexuada, temos o evento da fecundação.

Quais são as células reprodutoras masculinas e femininas em quais órgãos elas são produzidas?

Os testículos produzem os espermatozoides, enquanto os ovários produzem os ovócitos secundários, chamados popularmente de óvulos. Os sistemas reprodutores masculino e feminino garantem as condições necessárias para que ocorra a nossa reprodução.

Quais são as células reprodutoras femininas e masculinas?

Gametas são as células reprodutivas e, sem elas, não há como pensar na continuidade dos seres vivos do nosso planeta. Nos seres humanos, os gametas femininos são os óvulos e os masculinos, os espermatozoides.

São produzidas as células reprodutoras femininas?

Os óvulos, também chamados de ovócitos secundários, são os gametas femininos, ou seja, as células femininas responsáveis pela reprodução. Essas células são produzidas no ovário em um processo chamado ovogênese.

Quais são as células reprodutivas são produzidas pelo organismo?

RESOLUÇÃO: A) O organismo monoico ( = hermafrodita) está representado pela letra B (gametófito = protalo). Nele são produzidos os gametas masculinos (anterozoides) e o gameta feminino (oosfera).