Quais são os sintomas da creatinina alta?

Quais são os sintomas da creatinina alta?

Provavelmente, em algum momento da vida, você já realizou algum exame para avaliar como andavam seus níveis de creatinina. Essa substância é produzida pelos músculos e eliminada pelos rins, portanto, altas taxas significam que o corpo pode não estar conseguindo eliminá-la de forma adequada, indicando possíveis problemas nos órgãos. 

Os valores normais considerados de referência para os níveis de creatinina no sangue ficam entre 0,5 a 1,1 mg/dL para mulheres e 0,6 a 1,2 mg/dL para homens. Mas, de acordo com Eugênia Maria Amôedo Amaral, gerente médica da BenCorp, como a substância é produzida no organismo de acordo com o grau de massa muscular, é normal os homens terem maiores níveis de creatinina no sangue, pois eles geralmente têm músculos mais desenvolvidos do que as mulheres.

“Os valores normais de creatinina no sangue podem variar de acordo com o laboratório, além de serem diferentes entre homens e mulheres. Assim, é considerado que a creatinina está aumentada nos homens quando a concentração é superior a 1,2 mg/ dL e nas mulheres quando é superior a 1,0 mg/ dL”, explica.

Creatinina alta: Sintomas

Quando os níveis de creatinina no sangue estão bem mais altos que o normal, alguns desses sintomas podem surgir:

  • Cansaço excessivo
  • Náuseas e vômitos
  • Sensação de falta de ar
  • Inchaço nas pernas e nos braços
  • Fraqueza
  • Retenção de líquidos
  • Confusão mental
  • Desidratação
  • Por fim, pele seca

Outras causas

O aumento da creatinina no sangue costuma indicar problemas nos rins, já que a substância é filtrada por ele, mas isso não acontece em todos os casos. Assim, segundo Eugênia, existem outras causas importantes:

  • Atividade física em excesso (caso de atletas e fisiculturistas): essa prática pode aumentar a creatinina no sangue por conta da quantidade de massa muscular dessas pessoas. Fora isso, é frequente a suplementação da substância visando o ganho de músculos, aumentando as taxas. Nesse caso, não há indicação de alteração nos rins.
  • Pré-eclâmpsia: ocorre quando há elevação da pressão arterial e diminuição da circulação sanguínea durante a gravidez. Assim, trata-se de um estado grave em que é possível haver lesão nos rins, além de acúmulo de creatina no sangue.
  • Infecção ou insuficiência renal: os dois casos estão bastante relacionados ao aumento da creatinina. Ou seja, a infecção renal é causada por bactérias presentes no sistema urinário, enquanto a insuficiência renal se caracteriza por alterações no funcionamento dos rins, havendo redução da capacidade de filtragem no sangue. Isso pode ser causado por uma série de fatores, desde o uso em excesso de suplementos proteicos e medicamentos até desidratação. 
  • Diabetes: quando a doença está descontrolada pode haver maior nível de glicose no sangue e complicações como alterações nos rins.

 Como saber se a creatinina está alta?

A médica avisa que deve-se procurar um médico sempre que os resultados da creatinina vierem alterados. Assim, alguns exames podem ajudar na identificação do problema e suas causas, como creatinina parcial de urina e microalbuminúria, exame de sangue e de ureia, clearance de creatina, ultrassom de rins e vias urinárias e outros que podem ser pedidos por um nefrologista. Além disso, havendo aumento da creatinina na urina, dependendo da razão relacionada, o tratamento pode englobar medicamentos diuréticos, antibióticos ou até hipertensivos. 

Leia também: Bronquiolite: O que é, principais sintomas e tratamento

Sobre o autor

Redação

Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

O exame de creatinina serve para avaliar o funcionamento dos rins. Quando estes órgãos não funcionam bem, deixam de liberar creatinina na urina, então esta substância se acumula no sangue e apresenta valores altos no exame de sangue.

Portanto, a creatinina alta geralmente significa que os rins não estão funcionando adequadamente, ou seja, não realizam a sua função de filtragem do sangue, este quadro é chamado insuficiência renal.

A insuficiência renal pode ser aguda ou crônica. É aguda quando se instala rapidamente, em horas ou dias, e crônica quando se desenvolve lentamente, em anos.

Alguns exemplos de doenças que afetam a função do rim e ocasionam aumento da creatinina no sangue:

  • Hipertensão arterial: a hipertensão arterial mal controlada e persistente causa com o tempo alterações no funcionamento do rim, elevando a creatinina no sangue.
  • Diabetes mellitus: o diabetes quando não controlado é uma das principais causas de problemas nos rins e aumento da creatinina.
  • Pielonefrite: corresponde a infecção urinária que atinge os rins, pode prejudicar o funcionamento renal.
  • Obstrução das vias urinárias: pode ocorrer devido à presença de cálculos no sistema urinário, que levam ao bloqueio do fluxo de urina. A obstrução pode levar a dilatação das vias urinárias e causar disfunção no rim, elevando a creatinina.
  • Uso de medicamentos: alguns medicamentos são tóxicos para o rim, e quando ingeridos podem ocasionar lesão e mau funcionamento destes órgãos. Alguns medicamentos que podem ser relacionar a toxicidade renal são: anti-inflamatórios, antibióticos (aminoglicosídeos, rifampicina, vancomicina), quimioterápicos, antipsicóticos, lítio, inibidores da bomba de prótons, entre outros;
  • Glomerulonefrite: são doenças que afetam a estrutura de filtração dos rins, os glomérulos. A glomerulonefrite pode ser causada por doenças infecciosas ou autoimunes e também pode aumentar a creatinina no sangue.

Outras causas de aumento da creatinina

Entretanto, além da insuficiência renal, existem outras causas quase sempre transitórias que podem levar a pequenos aumentos na creatinina, como:

  • Desidratação;
  • Consumo excessivo de proteínas ou suplementos nutricionais;
  • Exercícios de alta intensidade.

Quais sintomas a creatinina alta causa?

A elevação da creatinina no sangue pode não causar sintomas específicos inicialmente. Entretanto, quando os valores de creatinina estão suficientemente altos a ponto de causar insuficiência renal mais grave, alguns sintomas podem estar presentes, como:

  • Diminuição na quantidade de urina;
  • Náuseas e vômitos;
  • Sensação de cansaço sem causa aparente;
  • Inchaço em pernas, braços ou rosto;
  • Faltar de ar;
  • Insônia.

O diagnóstico da causa da elevação da creatinina deve ser feito por um médico. Em algumas situações, um nefrologista, médico especialista em doenças dos rins deve ser consultado. Por isso, caso apresente valores elevados de creatinina no exame de sangue, procure a avaliação do seu médico.

Também pode ser do seu interesse:

Creatinina alta, o que fazer para baixar?

Quais são os valores de referência de creatinina?

Creatinina baixa, o que pode ser?

Referência bibliográfica:

Sociedade Brasileira de Nefrologia

O que acontece quando a creatina está alta?

Se houver identificação de creatinina alta, significa que os rins não estão trabalhando corretamente, nem para a eliminação da substância, bem como na dispersão de resíduos metabólicos que, em muitos casos, podem ser prejudiciais à saúde.

O que não se deve comer quando está com a creatinina alta?

Para controlar o aumento da creatinina na insuficiência renal crônica é necessário: Mudanças na dieta: é importante reduzir o consumo de alimentos que aumentam o potássio como abacate, banana-nanica, banana-prata, figo, laranja, maracujá, melão, tangerina, uva, mamão, goiaba, kiwi, feijão, chocolate.

O que fazer para diminuir a creatinina?

Tome medicamentos próprios para os elevados níveis de creatinina..
Suplementos ácido alfa-lipoico. Eles podem ser usados para ajudar a energizar os rins e neutralizar as toxinas, incluindo a creatinina. ... .
Quitosana. É um suplemento de controle de peso que também pode reduzir a quantidade de creatinina no sangue..

Quais os sintomas de quem tem creatinina?

Quais são os sintomas de creatinina alta?.
inchaço nos membros, como pernas, pés e braços;.
cansaço excessivo;.
náuseas e vômitos;.
confusão mental;.
falta de ar;.
fraqueza;.
retenção de líquido;.
pele seca;.