Quais são os principais sistemas de informação funcionais de uma empresa?

6 minutos para ler

Você, certamente, já deve ter ouvido falar sobre vários tipos de sistemas empresariais. Entretanto, a maioria das pessoas não sabe exatamente qual a função de cada um deles e como são úteis ao negócio em diferentes áreas. Para ajudar em uma escolha tão importante, saiba que a opção adequada varia conforme suas necessidades.

Assim, esse tipo de investimento, baseado em crescimento e automação do trabalho, torna-se decisivo para se destacar no setor, não importa qual seja a área de atuação. Sem contar que a gestão estratégica é muito importante tanto ao clima organizacional quanto à redução de custos em longo prazo.

Quer saber mais? Conheça os 3 principais tipos de sistemas empresariais e como escolher o melhor para o seu trabalho. Acompanhe!

1. ERP (Enterprise Resource Planning)

Um dos sistemas empresariais mais usados é o ERP (Enterprise Resource Planning), também chamado de Planejamento de Recursos Humanos, em tradução livre. O software é desenvolvido para gerenciar de forma integrada todos os departamentos do negócio.

Como as informações ficam centralizadas em um só lugar, torna-se mais simples reduzir os problemas e as dúvidas que interferem nas tomadas de decisões. Entre as principais vantagens está a possibilidade de agilizar a comunicação interna e fazer com que áreas essenciais para o desenvolvimento do trabalho, como logística, vendas, contábil e suprimentos, atuem em conexão e muito mais agilidade.

Outro ponto que deve ser levado em consideração é a possibilidade de aumentar a transparência em todos os processos importantes do negócio. Um bom exemplo disso está no monitoramento diário de estoque ou fazer relatórios bem detalhados. Acompanhe, a seguir, outros benefícios do ERP:

  • segurança dos dados;
  • auxílio na retenção de clientes;
  • personalização dos processos;
  • otimização dos custos de TI:
  • planejamento aprimorado.

2. CRM (Customer Relationship Management)

O CRM, ou Gestão de Relacionamento com o Cliente, tem como objetivo impactar os clientes de maneira objetiva. Esse tipo de sistema costuma ser o preferido do time de vendas por ter excelentes funções em várias rotinas. Outro atrativo muito importante é a possibilidade de integrar a jornada do cliente.

Basicamente, ele aborda todas as experiências e sensações dos consumidores durante uma jornada de compra ou durante a criação do relacionamento com uma empresa no andamento de uma parceria. Sem contar que também é possível adaptar o sistema em outros pontos do trabalho, além da venda em si, como as pesquisas sobre os fornecedores. Veja outras vantagens:

  • redução da rotatividade;
  • identificação de diferenciais competitivos;
  • aumento da fidelização;
  • fidelização ao serviço;
  • suporte mais acessível;
  • atendimento diferenciado.

3. BPM (Business Process Management)

Também conhecido como Gerenciamento de Processos de Negócios, o BPM é um conjunto de práticas de gestão integrada que focam a avaliação e identificação das oportunidades de melhoria em seu negócio. A lógica costuma ser muito simples. Para que o crescimento aconteça, torna-se indispensável conhecer a fundo todos os processos envolvidos na realização do trabalho.

Dessa maneira, o sistema permite estudar sobre desempenhos individuais, de equipes e áreas importantes para que os gestores consigam tomar melhores decisões. Os resultados, nesse caso, acontecem por meio da reunião de avaliações técnicas e tecnologia.

No entanto, quando chega o momento de aplicar esses resultados na prática, o software será responsável por ajudar a direcionar todos os processos com monitoramento detalhado. Considere, também, que ele é um bom aliado na hora de encontrar gargalos na operação e direcionar melhor os recursos disponíveis na empresa.

Entenda o que influencia a escolha

Entre todas as opções disponíveis no mercado, você precisa ter em mente que, para acertar em cheio na escolha, é importante conhecer as necessidades de sua empresa. Além disso, pensar nos benefícios que o sistema pode trazer faz diferença no momento de traçar objetivos e aproveitar ao máximo todos os benefícios que chegam junto desse tipo de investimento.

Ao fazer pesquisas, pare por um minuto e pense em quais serviços um sistema de gestão completo precisa ter. A partir de sua resposta, fica simples identificar as prioridades no andamento do negócio e, especialmente, quais são os principais problemas que comprometem a eficiência dos processos.

Diante das urgências do dia a dia, otimizar algumas atividades deixou de ser um luxo das grandes corporações. Não importa qual seja o tamanho do negócio, impactar positivamente seus clientes é necessário para crescer. Então, para garantir um clima organizacional positivo, invista em sistemas que permitam fazer a gestão estratégica conforme uma análise ampla do modelo do negócio, dos colaboradores e dos gestores.

Saiba usar os módulos

O sistema ERP costuma ser o melhor em uso empresarial. Esse tipo de software apresenta módulos que, normalmente, não são encontrados em opções comuns. A função do módulo, na prática, é agrupar todas as funcionalidades de um setor controlado pelo sistema.

Vale lembrar que é comum que as empresas usem um ou mais sistemas, conforme as especificações das tarefas. Veja, a seguir, os módulos que são as partes integrantes do ERP:

  • organização: gerencia o financeiro e ajuda a colocar a contabilidade em ordem de maneira geral;
  • controle de informação: os módulos permitem integrar os dados de diferentes áreas da empresa. Assim, as atividades de cada departamento podem ser vistas em uma mesma tela como forma de otimizar o planejamento e as decisões;
  • personalização: esse formato trabalha com módulos específicos, conforme as necessidades de cada corporação. Tende a ser bastante vantajoso para PME’s que precisam ter uma melhor noção de escala.

O grande segredo, em uma situação como essa, é contar com a ajuda de uma empresa que seja considerada referência no mercado e tenha bastante experiência para ajudar a encontrar soluções personalizadas, como a DATACAMP. Em seus serviços, ela se destaca pela capacidade de elaborar softwares acessíveis que se encaixam exatamente com os objetivos de seu negócio.

Além disso, oferece novas ferramentas de busca e otimização das informações e relatórios em diferentes formatos. Tudo isso, em uma proposta bem atual e adequada, conforme as rotinas de diferentes setores.

Pronto! Agora você já sabe quais os tipos de sistemas empresariais e como eles podem se encaixar em seu negócio. Ao optar pelo ERP, por exemplo, existe a chance de se desenvolver de maneira sustentável, com foco em fidelizar clientes, ao mesmo tempo em que a grande quantidade de dados deixa de ser um problema de gerenciamento e se torna a identificação de como encontrar melhores oportunidades.

Gostou das informações do artigo? Então, entre em contato com a DATACAMP e entenda como os sistemas empresariais podem se adaptar ao seu negócio.

Quais são os principais sistemas de informações funcionais?

Atendem 5 categorias funcionais: vendas/marketing, fabricação/produção, finanças/contabilidade e recursos humanos..
Sistemas de Trabalhadores de Conhecimento (STCs) e Sistemas de automação de escritório. ... .
Sistemas de Informação Gerenciais (SIG) ... .
Sistemas de Apoio à Decisão (SAD) ... .
Sistemas de Apoio ao Executivo (SAEs).

Quais são os principais sistemas de informação empresariais?

Quais são os 3 principais tipos de sistemas empresariais?.
ERP (Enterprise Resource Planning) Um dos sistemas empresariais mais usados é o ERP (Enterprise Resource Planning), também chamado de Planejamento de Recursos Humanos, em tradução livre. ... .
CRM (Customer Relationship Management) ... .
BPM (Business Process Management).

Quais são os principais sistemas de informação funcionais de uma empresa de alguns exemplos de cada um?

Quais são os principais sistemas de informação funcionais de uma empresa? Dê alguns exemplos de cada um. - Sistemas de informação de produção sistemas informação de vendas e marketing. Exemplo: planejamento de produção, manutenção de equipamentos.

Quais são os 6 sistemas funcionais?

O presente artigo tem por objetivo estudar os tipos de SI quanto às áreas funcionais: Sistemas de Informação de Produção/operação e Logística; Contabilidade e Finanças; Vendas e Marketing; Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos; Recursos Humanos; Qualidade e Sistemas de apoio e Tomada de decisão em Projetos.