Quais são os principais impactos ambientais causados pelo agronegócio no Brasil?

Olá! Esta aula de Geografia é destinada a educandos da 8ª Série da Eaja.

Quais são os principais impactos ambientais causados pelo agronegócio no Brasil?
Na fotografia, avião agrícola faz a aplicação de fungicida em plantação de milho, em Campo Mourão, PR (2018). Disponível em: <DELLORE, Cesar Brumini. Araribá Mais: Geografia. Editora Moderna. p,172.>. Acesso em: 04 de Novembro de 2021.

Esta aula pretende mostrar o agronegócio e suas consequências socioambientais. Ou seja, os impactos no meio ambiente.


Assista a videoaula abaixo, com a temática – Geografia – O agronegócio e suas consequências socioambientais

GEOGRAFIA| 8ª SÉRIE | Eaja | PROF.: WERLLEN

O agronegócio e suas consequências socioambientais

Agronegócio

O agronegócio apresenta elevada produtividade pelo fato de empregar alta tecnologia nas diversas etapas da produção. Embora, em geral, seja praticado nos latifúndios em sistema de monocultura, voltado à exportação, as médias e algumas pequenas propriedades participam do agronegócio, sobretudo nas regiões Sul e Sudeste, por meio de cooperativas agrícolas. O agronegócio engloba atividades de processamento, industrialização, distribuição e comercialização de produtos da agropecuária, articulando os diferentes setores da economia. A agroindústria está inserida nesse sistema integrado de produção.

No Brasil, a produção de soja e a pecuária intensiva são símbolos do agronegócio, que gera  empregos e movimenta muito dinheiro. A participação do agronegócio na balança comercial brasileira é muito significativa, visto que grande parte dessa produção é destinada à comercialização com outros países.

Quais são os principais impactos ambientais causados pelo agronegócio no Brasil?

Disponível em: DELLORE, Cesar Brumini. Araribá Mais: Geografia. Editora Moderna.

A modernização da Agricultura e seus resultados

As empresas agrícolas utilizam muita tecnologia no processo de produção e também são conhecidas pelo termo agronegócio. Caracterizam-se pela seleção de sementes, pela aplicação de fertilizantes, pelo uso de máquinas no preparo do solo, no plantio e na colheita, além do acompanhamento de todas as etapas da produção por técnicos e engenheiros agrícolas, o que contribui para o aumento da produtividade.

Se atualmente é comum o uso da tecnologia na agropecuária, em um passado não muito distante predominava o modo de produção tradicional. O grande salto para a modernização da agricultura ocorreu após a década de 1960, durante um período de grandes avanços científicos, conhecido como Revolução Verde, que provocou várias mudanças na produção agrícola. Entre elas podemos destacar: mecanização do trabalho, com a substituição do trabalho humano por máquinas; utilização do sistema de irrigação; utilização contínua de fertilizantes químicos, produzidos industrialmente desde o início do século XX e melhorados após a Segunda Guerra Mundial; aplicação de venenos químicos, os pesticidas, para o controle de pragas agrícolas; plantio de sementes de alta produtividade, desenvolvidas com técnicas de melhoramento genético, que aumentam a produtividade por hectare.

Fotografia aérea de plantações e agroindústria, Campo Novo do Parecis, MT (2016).

Quais são os principais impactos ambientais causados pelo agronegócio no Brasil?

Disponível em: DELLORE, Cesar Brumini. Araribá Mais: Geografia. Editora Moderna.

Efeitos da modernização

A modernização da agricultura representou grande aumento da produtividade agrícola global. No entanto, ela foi prejudicial a pequenos produtores familiares, que não tiveram condições de competir com as novas tecnologias do agronegócio. Esse fato, somado à mecanização do trabalho no campo, contribuiu para o fenômeno do êxodo rural, levando muitas famílias a se mudar para as cidades, aumentando a população urbana no mundo.

Definições importantes:

1)Fertilizante químico-Composto químico usado para aumentar a capacidade de produção agrícola do solo.

2)Agrotóxico-Produto químico usado em lavouras para eliminar insetos, ácaros, fungos, bactérias e ervas daninhas. 

Agropecuária e meio ambiente

As atividades agropecuárias desenvolvidas com técnicas modernas têm resultado em danos ao meio ambiente. O uso excessivo de agrotóxicos pode causar a contaminação das águas subterrâneas e dos rios, prejudicar a saúde dos trabalhadores e dos animais e comprometer a qualidade dos alimentos. Além disso, esse tipo de agricultura gera outros problemas ambientais: a compactação do solo (que aumenta o risco de erosão), provocada pela utilização de máquinas, e o esgotamento do solo pela falta de rotação de culturas.

Fertilizantes químicos e agrotóxicos

Os agrotóxicos — empregados para combater ou controlar ervas daninhas, insetos, bactérias, fungos e outros seres vivos, chamados popularmente de pragas — têm importante papel na produção agrícola mundial. Mas o uso excessivo ou inadequado de produtos químicos pode degradar o solo e poluir águas subterrâneas e de rios. Além disso, muitos agrotóxicos são prejudiciais para os seres humanos e os animais. Com seu uso contínuo, as pragas evoluem e tornam-se mais resistentes a eles. Para combater essa resistência, a dose e a potência desses venenos são aumentadas continuamente.

A aplicação inadequada de produtos químicos no campo também pode provocar o surgimento de novas pragas e ervas daninhas, a eliminação de insetos predadores de pragas, a morte e a redução de aves e animais que se alimentam das pragas, além de poluição atmosférica. Em muitos países, os fertilizantes químicos e os agrotóxicos estão dando lugar a novas técnicas e produtos. 

Desmatamento

Além da exploração da madeira, as atividades agropecuárias são responsáveis por grande parte do desmatamento do planeta. Atualmente, muitas florestas e outros tipos de vegetação se encontram ameaçados pela expansão dos pastos e plantações.

A degradação dos solos

Técnicas inadequadas de uso do solo, desmatamento, irrigação sem os devidos cuidados, poluição por agrotóxicos e erosão são alguns dos problemas responsáveis pela degradação dos solos. As atividades agropecuárias ampliam a erosão, tornando-a mais intensa do que em condições naturais. A vegetação é um importante instrumento de defesa do solo contra a erosão. Os restos vegetais, como folhas e galhos, também têm papel importante, pois retêm a água e dificultam o escoamento superficial. Com o desmatamento, ou seja, a retirada da vegetação, o solo fica desprotegido. O impacto das gotas de chuva sobre o solo sem cobertura vegetal é bastante prejudicial, conforme mostra a ilustração abaixo.

Quais são os principais impactos ambientais causados pelo agronegócio no Brasil?

Disponível em DELLORE, Cesar Brumini. Araribá Mais: Geografia. Editora Moderna.

Práticas sustentáveis

Reduzir o desmatamento e o uso de insumos químicos nas plantações, utilizar a água de forma responsável e valorizar a agricultura familiar e orgânica são medidas que respeitam os recursos naturais e tornam possível a prática da agricultura sustentável.

Adubos orgânicos vêm sendo usados, ainda em pequena escala, para substituir os químicos. Técnicas de controle de pragas, por meio da utilização de predadores naturais e de espécies de plantas mais resistentes, também auxiliam na redução do uso de agrotóxicos.

Atividades

Agora chegou o seu momento para mostrar o que aprendeu. Responda as questões abaixo:

Questão 1 – ARevolução Verde provocou várias mudanças na produção agrícola. Quais as principais que podem ser destacadas?

Questão 2 – Porque a mecanização da agricultura foi prejudicial a pequenos produtores familiares? 

Questão 3 – O uso de agrotóxicos traz algum prejuízo ao meio ambiente ou aos seres humanos? Quais seriam?


Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento:  (EAJAGE0818) Analisar os níveis da produção de alimentos no contexto do agronegócio e suas consequências socioambientais.
Referências: DELLORE, Cesar Brumini. Araribá Mais: Geografia. Editora Moderna, 1ª Ed, São Paulo, 2018. 6º ao 9º. PNLD 2020.
TORREZANI, Neiva Camargo, vontade de saber: geografia. Quinteto Editorial, 1ª Edição. São Paulo, 2018. Ensino Fundamental, séries finais 6º ano.

Quais os principais impactos ambientais causados pelo agronegócio?

Os principais problemas trazidos pelo agronegócio são o uso de agrotóxicos, a conversão de florestas para desmatamento, e avanços sobre área de reserva legal", avalia o diretor do Serviço Florestal Brasileiro do Ministério do Meio Ambiente, Tasso de Azevedo.

Quais são os maiores impactos ambientais do agronegócio brasileiro liste?

Contaminação do solo, ar e água. O uso indiscriminado de agrotóxicos, fertilizantes e antibióticos tem causado a contaminação do ar, do solo e da água no meio rural brasileiro.

Quais são os impactos sociais gerados pelo agronegócio?

O agronegócio e conflitos pela terra. Mas a devastação ecológica, a perda de terra arável e de recursos hídricos e a contaminação por agrotóxicos estão longe de ser os únicos males sociais causados pelo agronegócio no país.

Que impactos o avanço do agronegócio causa?

Problemas no uso de agrotóxicos Dessa forma, há um grande risco de contaminação para pessoas que moram nas localidades, o que pode agravar os problemas de saúde local e prejudicar o bem-estar da população.