Quais são os benefícios da atividade física para o sistema cardiovascular?

A prática regular de exercícios pode ajudar a prevenir doenças cardíacas e AVCs, fortalecendo o músculo cardíaco, além de reduzir a pressão arterial e aumentar os níveis de HDL (colesterol bom), diminuindo os níveis de LDL (colesterol ruim) e a melhora na circulação sanguínea

Existem muitas evidências mostrando que o exercício físico regular reduz o risco do AVC (acidente vascular cerebral). A atividade física, sob orientação médica, tem um efeito favorável na redução da pressão arterial, peso corporal e coagulação sanguínea, além de aumentar a capacidade cardiorrespiratória, reduzindo a pressão sanguínea do corpo em repouso, o que diminui o risco do AVC. Outro aspecto importante da prática de atividade física após o AVC é a melhora da qualidade de vida desses pacientes.

A avaliação dos benefícios de um programa de exercícios físicos para pessoas que tiveram AVC com tempo superior a seis meses mostrou que, além da melhora nas limitações funcionais como resistência, equilíbrio e mobilidade, foi observada, também, uma evolução na qualidade de vida nos meses iniciais da reabilitação. “Atualmente já sabemos que os exercícios físicos reduzem os riscos de uma pessoa ter AVC. Estudos comprovam que basta um indivíduo realizar trinta minutos de atividades diárias de intensidade moderada para que o risco de se ter um AVC seja reduzido”, esclarece o fisiologista do esporte do HCor (Hospital do Coração), Diego Leite de Barros.

Atividade física: forte aliada na prevenção do AVC

A atividade física além de propiciar a sensação de bem-estar, melhora a autoestima, reduz os sintomas depressivos e ansiosos e traz benefícios ao organismo. Se praticada de forma correta e disciplinada, os exercícios reduzem a gordura corporal e aumentam a massa muscular, além de diminuírem os níveis de açúcar no sangue e a melhora na capacidade pulmonar, aumentando o aproveitamento do consumo de oxigênio – consequentemente, o músculo cardíaco se torna mais forte.

“O comportamento sedentário está associado ao risco aumentado de ser acometido por alguma doença, dentre eles o AVC. A atividade física previne o AVC porque ela diminui os fatores de risco que podem desencadear a doença, como por exemplo, o colesterol alto, hipertensão e diabetes”, afirma o fisiologista.

Quem pratica exercícios regulares evita o tabagismo, melhora o controle do diabetes e da hipertensão arterial, controla os níveis elevados de triglicérides, provoca elevação do colesterol bom (HDL) e evita alimentos que causam a obesidade e melhora o bom astral. “A certeza de que pouco ou nada vá acontecer depende basicamente desse controle, da regularidade dos bons hábitos e, sem dúvida, da herança genética de cada um. Mas se houver plena atenção com a saúde, o AVC pode ser evitado”, explica o fisiologista do esporte do HCor.

AVC: a importância de controlar os fatores de riscos

As causas mais comuns de um AVC são: hipertensão arterial, tabagismo, vida sedentária, doenças cardíacas, níveis elevados de colesterol, diabetes, obesidade e, por fim, o estresse emocional. Mas em quem e quando pode ocorrer? “Embora o risco de AVC seja levemente maior no sexo masculino, não há dúvida que a presença desses fatores de risco, inclusive nas mulheres, e não convenientemente controlados, facilitam o desencadeamento de um infarto do miocárdio ou de um AVC, que pode ter duas formas de se apresentar: o AVC isquêmico ou AVC hemorrágico”, alerta Dr. Eli Faria Evaristo, neurologista do HCor.

De acordo com o neurologista do HCor, o AVC isquêmico (mais comum) é quando uma artéria do pescoço ou do cérebro se obstrui por um trombo (coágulo) ou placa de gordura, provocando a falta de irrigação de sangue em uma parte do cérebro. “Já o AVC hemorrágico se dá quando uma artéria se rompe no lugar onde sua capa está mais fina (suas paredes são mais fracas) ou onde exista uma dilatação local (como se fosse uma bolha fina, conhecida como aneurisma)”, salienta.

Quais são os benefícios da atividade física para o sistema cardiovascular?

Não praticar exercícios físicos aparece como o maior fator de risco para o desenvolvimento de doenças no corpo humano. A sociedade está repleta de pessoas sedentárias, com péssimos hábitos alimentares e alto nível de estresse. Fazer 30 minutos de atividades físicas, 3 vezes por semana, é o suficiente para evitar doenças. Alguns exemplos de doenças fáceis de se evitar são: obesidade, diabetes, doenças cardiovasculares, e etc.

O texto a seguir vai mostrar como as atividades cardiovasculares são importantes para o corpo humano. Não deixe de conferir!

Os exercícios cardiovasculares são extremamente importantes para o nosso corpo. Além de melhorar a capacidade pulmonar, eles fortalecem o coração, mantendo-o apto para o bom funcionamento do organismo. Atividades físicas podem ser realizadas a qualquer hora, porém você percebe os benefícios dos exercícios cardiovasculares pela manhã, antes do lanche.

O treinamento cardiovascular é definido como todo exercício que aumenta a frequência cardíaca do corpo humano. Seu principal objetivo é ganhar resistência física através da tonificação de todo o sistema cardiovascular.

Quais os benefícios das atividades cardiovasculares?

Todo exercício físico proporciona muitos benefícios e aumento da qualidade de vida de seus praticantes. As atividades cardiovasculares, em específico, trazem os seguintes ganhos:

  • Fortalecimento do coração;
  • Aumento da resistência física;
  • Eliminação do colesterol ruim;
  • Prevenção de doenças do sistema respiratório;
  • Prevenção de doenças do coração;
  • Alívio do estresse;
  • Aumento da imunidade.

Quais os melhores exercícios físicos para atividades cardiovasculares?

Caminhada e Corrida

Ter o hábito de correr está entre as melhores práticas de atividades cardiovasculares. Você deve possuir um tênis adequado e ânimo para fazer a corrida matinal. Para sua eficácia é necessário correr entre 30 e 45 minutos em um ritmo de acordo com sua condição física.

De 3 a 5 vezes por semana é o ideal, você pode fazer um registro das distâncias percorridas e aumentar periodicamente.

Natação e Hidroginástica

A natação é um excelente exercício físico e seu risco de lesão é menor que em outras atividades. Ela trabalha todos os músculos do corpo, aumenta a massa muscular e queima várias calorias. É um exercício aeróbico completo, ótimo para se fazer pela manhã.

Essa atividade melhora a capacidade cardiorrespiratória dos praticantes. É indicada para a maioria das pessoas, exceto quem possui alergia a cloro, otite frequente ou problemas de pele.

Spinning

Excelente para a saúde e para o físico, o spinning é uma modalidade de exercício feito na bicicleta. Ao ritmo intenso de músicas os participantes praticam o ciclismo em grupo ou individualmente. Ele auxilia no fortalecimento das coxas, pernas e glúteos.

O spinning proporciona uma melhora significativa na condição respiratória do praticante. Além disso também é uma boa alternativa para os que querem perder calorias, em cada aula perde-se em média de 600 a 800 calorias.

Zumba

Essa modalidade de exercícios físicos trabalha e desenvolve habilidades de coordenação motora. É uma atividade cardiovascular que pode ajudar muito no emagrecimento. Proporciona ainda melhor qualidade de vida para seus praticantes, como maior foco e maior disposição para realização das atividades diárias.

Você sabia que a Academia Pratique oferece todas essas modalidades de exercícios? Caso você não conheça a nossa academia, será um prazer ajudá-lo a resolver os seus problemas. Acesse o nosso site para mais informações.

Você tem feito atividades cardiovasculares? Deixe-nos um comentário.

Quais são os benefícios do exercício físico para o sistema cardiovascular?

Atividade física é benéfica também para pessoas com doenças cardiovasculares. A prática regular de atividades físicas ajuda na prevenção de doenças cardiovasculares, pois reduz a tensão arterial e o colesterol, aumenta a energia e melhora qualidade do sono, além de ajudar a manter o peso saudável e controlar o stresse.

Quais são as vantagens para os sistemas cardiovascular e respiratório obtidas através do treinamento?

Exercício físico e doenças cardiovasculares: benefícios Reduz a tensão arterial e o colesterol. Melhora a capacidade de absorver e utilizar o oxigénio. Aumenta os níveis de energia e diminui o cansaço.