Quais são os principais fatores de risco para o desenvolvimento do câncer?

Quais são os principais fatores de risco para o desenvolvimento do câncer?

Prevenção

A prevenção do câncer engloba ações realizadas para reduzir os riscos de ter a doença.

O objetivo da prevenção primária é impedir que o câncer se desenvolva. Isso inclui a adoção de um modo de vida saudável e evitar a exposição a substâncias causadoras de câncer.

O objetivo da prevenção secundária do câncer é detectar e tratar doenças pré-malignas (por exemplo, lesão causada pelo vírus HPV ou pólipos nas paredes do intestino) ou cânceres assintomáticos iniciais.

Saiba mais: Como prevenir o câncer

Fatores de risco

O termo "risco" é usado para definir a chance de uma pessoa sadia, exposta a determinados fatores, ambientais ou hereditários, desenvolver uma doença. Os fatores associados ao aumento do risco de se desenvolver uma doença são chamados fatores de risco.

O mesmo fator pode ser de risco para várias doenças – o tabagismo e a obesidade, por exemplo, são fatores de risco para diversos cânceres, além de doenças cardiovasculares e respiratórias.

Vários fatores de risco podem estar envolvidos na origem de uma mesma doença. Estudos mostram, por exemplo, a associação entre álcool, tabaco, e o câncer da cavidade oral.

Nas doenças crônicas, como o câncer, as primeiras manifestações podem surgir após muitos anos de uma exposição única (radiações ionizantes, por exemplo) ou contínua (no caso da radiação solar ou tabagismo) aos fatores de risco. A exposição solar prolongada sem proteção adequada durante a infância pode ser uma das causas do câncer de pele no adulto.

Os fatores de risco podem ser encontrados no ambiente físico, herdados ou resultado de comportamentos, hábitos ou costumes próprios de um determinado ambiente social e cultural.

( Atualizado a 07/06/2021 )

5 minutos de leitura

O que é um fator de risco?

Um fator de risco é algo que aumenta a probabilidade de uma pessoa vir a desenvolver uma doença. No entanto, apesar de poderem influenciar, não se sabe ao certo de que forma provocam a doença.

Quais os fatores de risco para o cancro?

O cancro, como qualquer outra doença, tem fatores de risco que tornam as pessoas mais suscetíveis ao seu desenvolvimento. Os fatores de risco para o cancro podem dividir-se em:

  • controláveis:
    • exposição ambiental
    • estilos de vida (por exemplo, alimentação e atividade física)
    • infeções por determinados vírus, bactérias ou parasitas
  • não controláveis:
    • idade
    • predisposição genética
    • etnia

A exposição ambiental é fator de risco?

Sim. Todos os dias estamos expostos a agentes nocivos e tóxicos. A exposição prolongada a muitos destes agentes, designados por carcinogénicos, pode aumentar o risco de cancro.

Quais os tipos de agentes carcinogénicos mais comuns?

Os agentes carcinogénicos podem ser divididos em dois tipos:

  • químicos – todos os poluentes atmosféricos a que estamos expostos diariamente, como gases (dos automóveis e das chaminés industriais) e produtos sintéticos (colas, tintas, entre outros), mas também alguns químicos presentes em alimentos processados
  • físicos – a radiação ultravioleta, transmitida pelo sol, a radiação X que é transmitida pelos equipamentos médicos de radiologia e material radioativo existente, por exemplo, nas minas de urânio

O estilo de vida pode ser um fator de risco?

Sim. Está comprovado que estilos de vida saudáveis diminuem a probabilidade de desenvolver cancro. Assim ter estilos de vida incorretos, como maus hábitos alimentares, fumar, ingerir bebidas alcoólicas em excesso e ser sedentário, são considerados fatores de risco elevados para o cancro.

A alimentação é um fator de risco?

Sim. Uma dieta pobre em frutas e legumes, pouco variada e abundante em gorduras e açúcares é um grande fator de risco para o desenvolvimento de várias doenças, incluindo o cancro do estômago e intestino. A obesidade está associada ao cancro devido à multiplicação desordenada e descontrolada das células alteradas.

Uma alimentação saudável é fundamental para a manutenção de um bom estado de saúde e qualidade de vida.

O tabagismo provoca que tipos de cancro?

O consumo de tabaco está associado ao aumento de risco de cancro da cavidade oral, faringe, laringe, traqueia, esófago, pâncreas, pulmão e bexiga.

O alcoolismo provoca que tipos de cancro?

O consumo exagerado e prolongado de bebidas alcoólicas aumenta o risco de cancro de cabeça e pescoço, esófago, fígado, mama e cólon.

As pessoas sedentárias têm maior risco de ter cancro?

Sim. As pessoas sedentárias têm maior risco de desenvolver cancro de mama, do cólon, esófago e do útero. A prática de exercício físico de forma regular e moderada é fator preventivo de várias doenças.

Quais as infeções que são fatores de risco para o cancro?

Alguns estudos na área da oncologia demonstram que as infeções por determinados vírus, bactérias ou parasitas aumentam o risco de determinados tipos de cancro. São exemplos:

  • vírus Epstein-Barr – este vírus provoca a mononucleose e está associado a alguns tipos de linfoma e cancro da cabeça e pescoço
  • vírus da hepatite B e hepatite C – as infeções crónicas por estes vírus causam hepatocarcinoma (cancro do fígado)
  • vírus da Imunodeficiência Humana (VIH) – a infeção pelo VIH compromete o sistema imunitário, aumentando o risco para vários tipos cancros, nomeadamente, linfomas, sarcoma de Kaposi, entre outros
  • vírus do papiloma humano (HPV) – Alguns tipos deste vírus são classificados de alto risco e são responsáveis pelo desenvolvimento de quase todos os cancros de colo do útero. Este tipo de vírus está ainda implicado nos cancros da orofaringe, vagina, pénis e canal anal
  • helicobacter pylori – a infeção por esta bactéria está associada a um tipo cancro gástrico e ao linfoma de MALT
  • schistosoma hematobium – um parasita presente em África e que está associado ao cancro da bexiga

O envelhecimento é um fator de risco?

Sim. A idade é o principal fator de risco para muitos tipos de cancro, uma vez que o envelhecimento das células origina o desenvolvimento do cancro.
Cerca de um quarto dos novos casos de cancro são diagnosticados em pessoas com idade entre os 65 e 74 anos. Assim, recomenda-se uma vigilância reforçada a partir dos 50 anos.

O que significa ter predisposição genética?

As síndromes de cancro hereditário, são um fator de risco elevado, representando cerca de 5 a 10 % de todos os cancros.
Indivíduos que possuem familiares próximos com cancro, especialmente numa idade jovem, podem ter um risco mais elevado de desenvolver a doença. Por exemplo, uma mulher cuja mãe ou irmã tenha tido cancro da mama, tem duas vezes mais probabilidade de desenvolver este cancro do que outra mulher que não tenha a mesma história familiar.

Existem testes para diagnosticar a predisposição genética?

Sim. Os testes genéticos para pesquisa de mutações de cancro hereditário podem ser pedidos pelo médico assistente, em caso de suspeita de síndrome hereditário, e encaminhado para consulta de oncogenética.

Como se pode fazer prevenção do cancro?

Ao evitar fatores de risco como fumar, hábitos alimentares errados, exposição prolongada ao sol e adquirir hábitos de vida saudáveis (como exercício físico regular, alimentação equilibrada, beber água, etc.) pode reduzir-se fortemente o risco de desenvolver certos tipos de cancro. Infelizmente nem todos os cancros podem ser evitados.

No entanto, quanto mais cedo for diagnosticado, maior é a probabilidade de cura. Por esta razão, é tão importante vigiar alterações no seu corpo e realizar regularmente o autoexame da mama, testículos e pele. O seu médico pode, também, aconselhar a realização de exames regulares de rastreio, tais como:

  • mamografia
  • pesquisa de sangue oculto nas fezes
  • exame ginecológico com citologia (papanicolau)
  • toque rectal
  • análises ao sangue
  • entre outros

Para determinar quais os testes mais apropriados para cada pessoa, o médico terá em conta a idade, a história familiar de cancro, a etnia e outros possíveis fatores de risco existentes.

Fonte: Sociedade Portuguesa de Oncologia

Ver temas relacionados

Quais são os principais fatores de risco para o desenvolvimento de um câncer?

Os principais fatores de risco são tabagismo, alimentação não saudável e ingestão de bebidas alcoólicas. Radiação, infecções, exposição ocupacional a agentes cancerígenos e sedentarismo também estão relacionados ao câncer.

Quais são os principais fatores de risco ambientais e comportamentais para o desenvolvimento do câncer de mama?

Os fatores comportamentais/ambientais bem estabelecidos incluem a ingesta de bebida alcoólica, sobrepeso e obesidade, inatividade física e exposição à radiação ionizante (Inumaru et al., 2011; Anothaisintawee et al., 2013; WHO, 2018; WCRF/AICR, 2018; INCA, 2020, IARC, 2021a e b).

Qual o maior causador de câncer?

O consumo de tabaco e de álcool, uma dieta pouco saudável e a inatividade física são os principais fatores de risco para o câncer em todo o mundo.

Quais são as possíveis causas do câncer?

O câncer surge a partir de uma mutação genética, ou seja, de uma alteração no DNA da célula, que passa a receber instruções erradas para as suas atividades. As alterações podem ocorrer em genes especiais, denominados proto-oncogenes, que a princípio são inativos em células normais.