Quais são os principais equívocos estratégicos que quebram as organizações?

Quais são os principais equívocos estratégicos que quebram as organizações?

Quem já se aventurou no empreendedorismo ou está fazendo isso agora sabe o quanto é difícil se destacar em um ambiente extremamente competitivo. São muitos empreendedores tentando garimpar um lugar ao sol. Diante de muita pressão, falta de conhecimento e mesmo inexperiência, é comum que muita gente enfrente dificuldades e cometa alguns deslizes.

A CB Insights, uma empresa norte-americana de inteligência de mercado, realizou uma pesquisa e identificou os principais erros de um negócio. A partir dessas informações, é possível perceber que a maioria das falhas está relacionada à gestão e à estratégia na hora de definir o produto.

Quais são os principais equívocos estratégicos que quebram as organizações?

Para ajudar a entender esses pontos que ainda provocam certa confusão e sugerir maneiras de melhor lidar com eles, destacamos 10 deles, que vão desde problemas com competitividade e montagem da equipe até dificuldade em aplicar os recursos. Todos eles podem ser corrigidos, basta os empreendedores terem atenção e foco na gestão da empresa.

Entre as principais razões por que as empresas fecham, especialmente nos primeiros anos, estão questões variadas, ligadas a planejamento e gestão, mas também a questões de vendas, como precificação, análise de mercado e estruturação de equipes. Listamos 10 principais, segundo o estudo citado.

1 - Solução de acordo com a demanda do mercado

De acordo com a pesquisa, em 42% dos casos os empreendedores não se preocuparam em atender uma demanda do mercado e focaram em problemas que julgaram interessantes. Por isso, a dica aqui é não se afobar, segurar a ansiedade e fazer uma análise da viabilidade da ideia. Uma forma de fazer isso é respondendo algumas perguntas: quantas pessoas são afetadas? É uma situação constante ou esporádica? Com essas respostas é possível ter uma ideia da relevância do produto ou serviço. É necessário também cuidado para não fazer o lançamento cedo demais e entregar algo inacabado que vai frustrar os clientes e deixar uma primeira impressão ruim.

2 - Aplicação dos recursos financeiros

Não saber aplicar corretamente o dinheiro foi um erro citado em 29% dos casos. Mais uma vez a pressa e a ansiedade podem ser tornar inimigas das startups. Os recursos financeiros funcionam mais ou menos como água. Há a impressão que não vai acabar nunca, mas se a torneira ficar sempre aberta um dia a fonte seca. Portanto, a aplicação das verbas deve ser feita com muito critério e planejamento estratégico. Identifique as prioridades, faça um controle rigoroso e cuide muito bem do fluxo de caixa.

3 - Montagem da equipe

A estruturação de uma equipe adequada é outra dificuldade enfrentada pelos empreendedores que decidem investir em uma startup. Em negócios menores, é comum o dono ou um pequeno grupo de sócios ficar com a responsabilidade de executar todas as tarefas. No entanto, isso pode atrapalhar a empresa, causando sobrecarga de trabalho, por exemplo. Nesse sentido, é importante avaliar tanto no começo quanto com o empreendimento já andando a necessidade de contratar  funcionários. Se identificar essa demanda, é essencial montar uma equipe diversificada e com habilidades que se complementem.

4 - Competitividade

Como falamos anteriormente, o mercado é extremamente concorrido. Há muita gente tentando montar um negócio de sucesso e isso exige atenção. A pesquisa apontou que muitos empreendedores não acompanham os concorrentes e esse é um erro grave. É mais do que necessário ficar de olho no que as outras empresas estão fazendo, conhecer seus produtos, analisar pontos fortes e fracos, modelos de plano de negócio, enfim, fazer um raio-x completo. Isso não significa deslealdade, mas sim profissionalismo e garantia de competitividade.

5 - Retorno dos consumidores em relação ao produto

Ser confiante demais em relação ao produto e fechar os ouvidos para os consumidores é outro erro cometido com frequência. Muitos empreendedores se apegam a desejos próprios ou ao planejamento que fizeram no início. Além do que já falamos sobre pensar em algo que atenda uma necessidade, é vital prestar atenção no retorno que os clientes dão. Com base na avaliação deles, é possível adequar ou reformular sua proposta, deixando ela mais alinhada com a real necessidade das pessoas.

6 - Modelo de negócio

O que falamos sobre o produto ou serviço pode, em parte, ser replicado para o modelo de negócio. Definir uma forma de vender é importante, mas não deve ser a mesma para sempre. É primordial buscar outras formas de negociar, se reinventar. Não estamos falando para abandonar a primeira, mas para buscar alternativas. Isso vale, por exemplo, para períodos de crise, em que o comportamento de consumo das pessoas muda, exigindo, em contrapartida, uma mudança estratégica.

7 - Marketing

Não se preocupar com o marketing foi um erro citado por 14% dos fundadores de startups que falharam. Claro que o desenvolvimento do produto é importante, toma tempo e exige muito esforço. Mas não adianta desenvolver algo muito bom e não apresentar ao público da forma adequada. É necessário conhecer os consumidores, elaborar uma estratégia para atraí-los e torná-los clientes. Nesse sentido, o marketing digital pode ser uma das melhores opções, pois oferece muito mais possibilidades que o tradicional, como o uso de conteúdo especializado, e-mail marketing e outras ferramentas.

8 – Falta de paixão

Como vimos, ter uma boa ideia é crucial, assim como saber divulgar e se relacionar com o público. Mas, além disso tudo, há outros dois itens importantes: a identificação com a área escolhida e o conhecimento necessário que ela exige. Quase 10% dos fundadores descobriram tarde demais que não tinham paixão pelo que estavam fazendo e também não tinham o domínio técnico. Não basta ter uma boa ideia, é preciso vocação. Então, considere isso quando resolver empreender.

9 - Financiamento

Ao falar sobre a escassez de dinheiro, muitos empreendedores citaram a falta de interesse dos investidores em seus negócios. Uma maneira de atrair a atenção dessas pessoas é montando um pitch, uma apresentação curta, que deve ter de 3 a 5 minutos de duração. Nela você deve mostrar que a ideia vem acompanhada de um ótimo empreendedor, de um mercado promissor e de diferenciais que trarão um grande retorno financeiro.

10 - Perder o foco

A distração e a perda de foco no negócio foi um problema citado por 13% dos participantes da pesquisa como um motivo para o fracasso do empreendimento. Em alguns casos, isso pode ser provocado por esgotamento e um consequente desânimo. Equilibrar a vida pessoal com a profissional é um dos caminhos, pois vai ajudar você a arrumar meios que o motivem a seguir em frente.

Quais são os principais equívocos estratégicos que quebram as organizações?

Além desses, podem existir outros erros e falhas que comprometam o sucesso das startups. Sinta-se à vontade para mencionar algum que não esteja na lista e contribuir com nosso debate. A ContaAzul está aqui para ajudar!

Quais são os fatores que podem quebrar uma empresa?

Um dos principais fatores que levam uma empresa quebrar é a falta de dinheiro. Não tem como uma empresa sobreviver se não tiver dinheiro. Essa falta de dinheiro pode acontecer por diversos fatores, mas a principal é a ausência de gestão financeira. E não falamos só de controlar as contas a pagar e a receber.

Quais são os 8 erros comuns no planejamento estratégico?

8 erros mais comuns na elaboração de um Planejamento Estratégico. ... .
Erro #1: Inexistência de uma base de gestão. ... .
Erro #2: Ausência de um responsável pelo Planejamento Estratégico. ... .
Erro #3: Ausência de processos de acompanhamento. ... .
Erro #4: Não conformidade com a realidade da empresa..

Quais os erros mais comuns em um planejamento estratégico?

5 erros comuns no planejamento estratégico de uma empresa.
1 Falta de divulgação. ... .
2 Falta de acompanhamento das ações. ... .
3 Não ter definido metas claras e objetivas. ... .
4 Não medir e acompanhar os indicadores com frequência. ... .
5 Não envolver a equipe na elaboração do planejamento da empresa..

Qual foi o principal erro cometido pela empresa em se tratando de planejamento estratégico?

Falta de clareza nos objetivos da empresa Sem entender a realidade da empresa antes mesmo de se pensar para que direção levar o planejamento estratégico é de extrema importância, até mesmo para alinhar o panorama da empresa com o contexto que ela está inserida e a expectativas internas em relação às estratégias.