Quais são os gases que tem na atmosfera terrestre?

A atmosfera — a camada de gases que envolve a Terra — apresenta cinco camadas e inúmeros compostos químicos, além de ser fundamental para a manutenção da vida.

Entende-se por atmosfera toda a camada da Terra composta pelo ar e seus gases. É o conjunto de elementos dispostos na forma gasosa e que envolvem o planeta, sendo mantidos sobre ele apenas em razão da força da gravidade. Além dos gases, também fazem parte da atmosfera os aerossóis, formados por materiais particulados suspensos.

Os gases que compõem a atmosfera possuem níveis diferentes de presença e concentração. Ela é composta por cerca de 78% de nitrogênio, 21% de oxigênio e apenas 1% é formado por outros gases, tais como o argônio, o dióxido de carbono, o neônio, o ozônio, entre muitos outros.

A atmosfera possui múltiplas funções para o planeta. Ela ajuda a proteger a Terra da maioria dos asteroides e corpos sólidos que entram em nosso ambiente, eliminando-os. Além disso, ela contribui para controlar as temperaturas e manter o ambiente propício para a vida. Caso ela não existisse, as temperaturas do planeta seriam muito baixas durante a noite e muitíssimo quentes durante o dia, tornando as condições totalmente adversas para a existência de seres vivos.

A origem da atmosfera

A camada de ar da Terra nem sempre apresentou a atual composição. Na verdade, ela foi muito diferente anteriormente, tendo a sua origem vinculada ao processo de formação geológica do nosso planeta. Segundo as teorias mais aceitas, durante o Eón Arqueano, em razão das elevadas temperaturas do ambiente, a superfície apresentava muitas instabilidades e o vulcanismo ativo da época contribuiu para a emissão de inúmeros gases que se acumularam ao redor do planeta.

Essa primeira atmosfera, então, formou-se com uma composição muito específica, ainda não muito conhecida por nós atualmente. Mas, de certo modo, ela foi capaz de reter o oxigênio próximo à superfície, auxiliando, assim, na reunião de algumas das condições específicas para o surgimento da vida.

Com o tempo – mais precisamente, ao longo de um bilhão de anos – foram sendo acumulados cada vez mais oxigênio e vapor d'água na atmosfera recém-formada, o que fez com que uma grande condensação ocorresse e contribuísse para a formação dos oceanos. Com o surgimento das vegetações e o processo de fotossíntese, a composição do ar foi gradativamente se transformando, ganhando os seus contornos atuais.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Camadas da atmosfera

A atmosfera terrestre é didaticamente subdividida em cinco principais camadas, a saber troposfera, estratosfera, mesosfera, termosfera e exosfera.

Quais são os gases que tem na atmosfera terrestre?

Esquema das camadas da atmosfera terrestre

Troposfera – é a camada mais próxima da superfície, estendendo-se até os 12 km de altitude. É nessa camada que ocorrem todos os fenômenos climáticos e meteorológicos, incluindo as chuvas, a formação de nuvens e outros. Na troposfera, estão dispostos todos os gases que compõem e atmosfera e, por sofrer mais com os efeitos da gravidade, acumula em si a maior parte dos gases existentes. Suas temperaturas são inversamente proporcionais à altura, em razão da pressão atmosférica e da proximidade com a superfície, que reflete os raios infravermelhos emitidos pelo sol.

Estratosfera – essa camada estende-se até os 50 km de altitude, agrupando o ozônio e a fina camada por ele composta, cuja função é proteger o planeta da radiação solar. As temperaturas podem variar de -5ºC a -70ºC.

Mesosfera – é a mais fria das camadas de ar, em razão da ausência de gases que retêm o calor advindo dos raios solares. Sua extensão vai até os 80 km de altitude. Nas áreas próximas à Termosfera e à Estratosfera, ocorrem trocas de calor, provocando o fenômeno da aeroluminescência.

Termosfera – é a mais quente das camadas atmosféricas, com temperaturas que podem atingir os 1000ºC, em razão do acúmulo de gases que absorvem o calor, incluindo o oxigênio atômico. Sua altitude alcança os 500 km.

Exosfera – camada basicamente composta por gás hélio e hidrogênio, dispostos em baixa quantidade. É nessa área que se instalam os satélites que orbitam o planeta. Como ela está entre os 500 km e 800 km de distância da superfície, a gravidade não possui qualquer efeito sobre essa camada.

Por: Rodolfo F. Alves Pena

O ar atmosférico é constituído por uma mistura de diversos gases, como o nitrogênio, oxigênio, gás carbônico e gases nobres. O oxigênio e o nitrogênio são os gases mais abundantes, sendo que os outros gases são encontrados em quantidades menores. Além dos gases citados, o ar atmosférico também apresenta vapor de água (cuja quantidade depende de alguns fatores como clima, temperatura e local), que se apresenta na forma de neblina, nuvens e chuva. No ar também encontramos em suspensão poluentes, poeira, cinzas, microrganismos e pólen.

O oxigênio (O2) presente no ar atmosférico é de extrema importância para a manutenção da vida no planeta, pois ele é o gás utilizado na respiração de todos os seres vivos e também é necessário para que ocorra a combustão. Calcula-se que o ar atmosférico seja composto por aproximadamente 21 % de oxigênio.  

O nitrogênio (N2) compõe aproximadamente 78% do ar atmosférico, e é de extrema importância para todos os seres vivos, pois participa da formação de diversas moléculas orgânicas necessárias para o seu metabolismo. De todos os organismos vivos, apenas alguns microrganismos são capazes de captar o nitrogênio (ciclo do nitrogênio) disponível na atmosfera e degradá-lo de forma que os seres vivos possam aproveitá-lo. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O gás carbônico (CO2) é encontrado em proporções muito pequenas na atmosfera, contribuindo com apenas 0,03% da composição do ar. É um gás de extrema importância para a realização da fotossíntese pelos vegetais, e é liberado para a atmosfera através da combustão e também pela respiração dos animais.

Dentre os gases nobres que fazem parte da composição do ar podemos citar: argônio (Ar), neônio (Ne), radônio (Rn), hélio (He), criptônio (Kr) e xenônio (Xe), sendo que eles compõem cerca de 0,93% do ar atmosférico. Esses gases não produzem nenhum tipo de reação química com outras substâncias e por isso são considerados nobres.

O vapor de água que também participa da composição do ar provém da evaporação das águas de rios, mares e lagos, respiração dos seres vivos, transpiração das plantas, evaporação da água do solo e evaporação da água de dejetos (fezes e urina de animais).

Quais são os gases da atmosfera terrestre?

Gás
Porcentagem
Partes por Milhão
Nitrogênio
78,08
780.000,0
Oxigênio
20,95
209.460,0
Argônio
0,93
9.340,0
Dióxido de carbono
0,035
350,0
1.2 a atmosferafisica.ufpr.br › grimm › aposmeteo › cap1 › cap1-2null

Quais são os principais componentes da atmosfera terrestre?

Os principais componentes da atmosfera terrestre são o nitrogênio (78%) e o oxigênio (21%).

Como é a distribuição de gases na atmosfera terrestre?

A atmosfera terrestre é composta principalmente de gases e vapor de água. Entre eles o nitrogênio 78%, oxigênio 21%, outros gases 21%. Essa composição pode variar dependo da região.

Quais são os dois gases que atualmente compõem a quase totalidade do ar da atmosfera terrestre?

Os principais gases que a compõem são:.
Nitrogênio: aproximadamente 78% em volume. Esse gás consegue absorver energia solar (não em grande quantidade). ... .
Não pare agora... ... .
Argônio: aproximadamente 0,93% em volume. ... .
Gás carbônico: aproximadamente 0,039% em volume. ... .
Outros gases: neônio, hélio, metano, hidrogênio, ozônio etc..