Quais são os fatores que influenciam no transporte dos fármacos através da membrana?

Quais são os fatores que influenciam no transporte dos fármacos através da membrana?

Como os fármacos atravessam a membrana?

Difusão passiva Os fármacos se difundem através da membrana celular de uma região de alta concentração (p. ex., líquidos gastrintestinais) para outra de baixa concentração (p. ex., sangue).

Quais são os meios de transporte usados pelo fármaco para atravessar a membrana celular?

Na difusão simples, o fármaco difunde-se na membrana biológica a favor de um gradiente de concentração em virtude da sua solubilidade na bicamada lipídica. É o transporte utilizado pela maioria dos fármacos. Já o transporte mediado por proteínas carreadoras é utilizado por fármacos grandes e polares (hidrofílicos).

Qual a principal barreira biológica que um fármaco deve transpor?

A barreira epitelial, como a mucosa gastrintestinal ou túbulo renal, consiste numa camada de células estreitamente unidas umas às outras, de modo que as moléculas devem atravessar pelo menos duas membranas celulares (a interna e a externa) para passar de um lado para outro.

Quais são os principais tipos de transporte através da membrana dos fármacos?

Absorção de Fármacos

  • Difusão passiva.
  • Difusão passiva facilitada.
  • Transporte ativo.
  • Pinocitose.

Quais fatores interferem na absorção dos fármacos?

Alguns fatores influenciam a absorção, tais como: características físico- quimicas da droga, veículo utilizado na formulação, perfusão sangüínea no local de absorção, área de absorção à qual o fármaco é exposto, via de administração, forma farmacêutica, entre outros.

Quais são as quatro etapas da farmacocinética que um fármaco precisa passar?

Conforme comentamos anteriormente, a farmacocinética é, didaticamente, dividida em quatro etapas: absorção, distribuição, biotransformação, biodisponibilidade e excreção.

Quais os tipos de transporte através da membrana celular?

Confira os tipos de transportes que acontecem pela membrana celular:

  • Difusão simples. ...
  • Osmose. ...
  • Difusão facilitada. ...
  • Transporte ativo.

Quais as substâncias que atravessam a membrana plasmática?

O oxigênio e o gás carbônico atravessam a membrana plasmática dessa forma. A osmose nada mais é do que um tipo especial de difusão. Nesse tipo de transporte, o soluto não se move, mas, sim, o solvente, que, nesse caso, é a água. Ela ocorre entre dois meios aquosos que são separados por uma membrana semipermeável.

Quais são as barreiras Tissulares do organismo que os fármacos podem ter que atravessar?

Os medicamentos só conseguem ultrapassar pela membrana. - Barreiras epiteliais de pele, córnea e bexiga: Tendo células muito unidas, como na mucosa gastrointestinal, a única maneira do medicamento passar é via celular, por difusão de substâncias químicas apolares.

Qual a característica do fármaco que favorece a sua absorção?

Alguns fatores influenciam a absorção, tais como: características físico- quimicas da droga, veículo utilizado na formulação, perfusão sangüínea no local de absorção, área de absorção à qual o fármaco é exposto, via de administração, forma farmacêutica, entre outros.

Como os medicamentos atravessam as membranas celulares?

  • Fármacos podem atravessar as membranas celulares por Às vezes, várias proteínas globulares embebidas na matriz funcionam como receptores e auxiliam o transporte de moléculas através de membranas. (Ver também Visão geral da farmacocinética .)

Por que as moléculas atravessam as membranas celulares?

  • Existem quatro maneiras principais pelas quais as moléculas atravessam as membranas celulares: a)Por difusão através de lipídios; b)Por difusão através de poros aquosos formado por proteínas especiais que atravessam a camada lipídica;

Como ocorre a passagem de substâncias através das membranas celulares?

  • A passagem de substâncias através das membranas celulares envolve vários mecanismos, entre os quais podemos citar: Transporte passivo. Osmose. Difusão simples. Difusão facilitada. Transporte ativo. Bomba de sódio e potássio. Endocitose e exocitose. Pinocitose. Fagocitose

Por que as membranas celulares precisam de processos especiais?

  • Aquelas que não forem lipossolúveis precisarão de processos especiais para atravessar as membranas biológicas, como por exemplo, canais hidrofílicos funcionais, formados por proteínas das membrans ou por sistemas específicos de transporte. As membranas celulares formam as barreiras entre os compartimentos do corpo.

Quais os fatores que influenciam a distribuição dos fármacos?

A distribuição é afetada por fatores fisiológicos e pelas propriedades físico- químicas da substância. Os fármacos pouco lipossolúveis, por exemplo, possuem baixa capacidade de permear membranas biológicas, sofrendo assim restrições em sua distribuição.

Quais são os mecanismos de transporte dos fármacos através da membrana celular?

Difusão passiva Os fármacos se difundem através da membrana celular de uma região de alta concentração (p. ex., líquidos gastrintestinais) para outra de baixa concentração (p. ex., sangue).

Quais fatores influenciam na permeabilidade do fármaco na membrana plasmática?

A passagem do fármaco do plasma ao interstício depende do débito cardíaco e do fluxo sanguíneo regional, da permeabilidade capilar, do volume do tecido, do grau de ligação do fármaco às proteínas plasmáticas e tissulares e da lipofilicidade relativa do fármaco (WHALEN et al., 2016).

Como os fármacos atravessam as membranas?

A maioria dos fármacos atravessam as membranas por difusão passiva, desde que este esteja no seu estado não ionizado (não carregado eletricamente). A velocidade deste fenômeno é dependente do coeficiente de partição lipídio-água, mais do que da lipossolubilidade do fármaco.