Quais as principais medidas de controle de infecção hospitalar?

Para celebrar o Dia de Prevenção das Infecções Hospitalares, Anvisa e parceiros promovem campanha sobre prevenção de infecções cirúrgicas.

O Dia Nacional de Prevenção das Infecções Hospitalares, celebrado todos os anos no dia 15 de maio, visa conscientizar as autoridades sanitárias, gestores de hospitais e trabalhadores da saúde sobre a importância do controle das infecções hospitalares. Neste ano, a Anvisa e parceiros (*) promovem a campanha nacional “Cirurgias seguras: prevenção de infecções de sítio cirúrgico”. 

Com a retomada das cirurgias represadas durante a pandemia de Covid-19, é ainda mais relevante conscientizar os gestores e os profissionais da saúde, bem como a população, sobre a necessidade de implementar ações de prevenção e controle das infecções cirúrgicas. 

(*) Associação Brasileira dos Profissionais em Controle de Infecções e Epidemiologia Hospitalar (ABIH), Colégio Brasileiro de Cirurgiões (CBC) e Projeto Prevcovid-BR (coordenado pela Escola de Enfermagem da USP, com apoio técnico do Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos – CDC/EUA) 

Cirurgia seguras 

O que deve ser feito para uma cirurgia segura e para que não ocorram infecções associadas às cirurgias: 

  • Higiene adequada das mãos pelos profissionais de saúde, seguindo a técnica correta, seja na antissepsia ou preparo pré-operatório das mãos com água, seja na antissepsia cirúrgica das mãos com produto à base de álcool. 

  • Antibioticoprofilaxia: inclui a escolha do medicamento adequado, levando em consideração o sítio a ser operado; a administração da dose efetiva em até 60 minutos antes da incisão cirúrgica; atenção especial em relação ao uso de torniquetes (administração da dose total antes de insuflar o torniquete); descontinuação da dose em, no máximo, 24 horas; ajuste da dose em pacientes obesos; repetição das doses em cirurgias prolongadas; e combinação da administração via intravenosa (IV) e via oral (VO) de antimicrobianos para cirurgia colorretal. 

  • Tricotomia: a retirada dos pelos só deverá ocorrer quando estritamente necessária, de acordo com a área na qual será feita a cirurgia, utilizando-se um tricotomizador. 

  • Controle de glicemia no pré-operatório e no pós-operatório imediato. 

  • Manutenção da normotermia (temperatura considerada normal do corpo humano) em todo o perioperatório, ou seja, em todo o tempo relacionado ao ato cirúrgico. 

  • Utilização de antissépticos que contenham álcool, associados a clorexedina ou iodo, no preparo da pele do paciente antes da cirurgia. 

  • Emprego da Lista de Verificação de Segurança Cirúrgica (LVSC) para evitar a ocorrência de danos ao paciente. 

  • Realização de vigilância de casos de infecção por busca ativa. 

  • Orientação a pacientes e familiares sobre as principais medidas de prevenção de infecção do sítio cirúrgico, como a higiene das mãos e cuidados com curativos e drenos. 

Participe da campanha! 

Durante esses dias, e não somente em 15 de maio, os serviços de saúde são convidados a desenvolver campanhas de comunicação social e ações educativas, com o objetivo de aumentar a consciência pública sobre o problema representado pelas infecções hospitalares e a necessidade de seu controle.  

A fim de reforçar as principais medidas que devem ser adotadas para a prevenção das infecções cirúrgicas, a Anvisa promoverá um seminário virtual sobre o tema no dia 16/5, às 10h, com o Dr. Luiz Carlos Von Bahten, do Colégio Brasileiro de Cirurgiões, e com a Dra. Viviane Maria de Carvalho Hessel Dias, presidente da Associação Brasileira dos Profissionais em Controle de Infecção e Epidemiologia Hospitalar. Os interessados deverão acessar, no dia e hora marcados, o link https://bit.ly/36rmdTS. 

Quer saber as notícias da Anvisa em primeira mão? Siga-nos no Twitter @anvisa_oficial, Facebook@AnvisaOficial, Instagram @anvisaoficial e YouTube @anvisaoficial

Qual a principal medida para prevenção de infecção?

Várias medidas ajudam a proteger as pessoas contra infecções. Lavar as mãos é um modo eficaz de prevenir a transmissão de micro-organismos infecciosos de uma pessoa a outra. Lavar as mãos é particularmente importante para pessoas que manipulam alimentos ou que têm contatos físicos frequentes com outras pessoas.

Qual a medida básica mais importante a ser adotada para prevenção e controle das infecções hospitalares?

A prática mais simples e eficiente para o controle de infecções no ambiente hospitalar é a higienização das mãos, hábito que finalmente tem ganhado mais importância a cada dia diante da pandemia de Coronavírus.

Quais as principais medidas para o controle de infecção hospitalar ser eficiente Qual a importância de fazer esse controle em um hospital oncológico?

Entre as principais medidas para prevenir e controlar as IRAS está uma atitude simples e eficaz, a correta higienização das mãos. A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que a higienização das mãos seja realizada por todos os profissionais de saúde, e também pelos familiares/acompanhantes.

Quais são os tipos de precauções utilizadas na prevenção e controle de infecção hospitalar?

Luvas. • Utilizar luvas sempre que houver risco de contato..
Máscara, óculos, protetor facial. • Utilizar máscara e óculos de proteção sempre que..
Avental. • Utilizar avental sempre que houver risco de contato..