Quais são os fatores que influenciam a relação negativa entre preço e quantidade demandada?

If you're seeing this message, it means we're having trouble loading external resources on our website.

Se você está atrás de um filtro da Web, certifique-se que os domínios *.kastatic.org e *.kasandbox.org estão desbloqueados.

Conceito


Expressar o desejo que as pessoas têm de consumir bens e serviços aos preços de mercado por unidade de tempo mantendo-se os outros fatores constantes.

Expressar a relação entre as quantidades de um determinado bemol serviço e seus preços alternativos além de outros conceitos não citados.

Análise e crítica

Vamos começar pensando sobre mudanças no preço e quantidade de equilíbrio, imaginando que um único evento tenha ocorrido. Este evento pode ser um que afete a demanda como uma mudança na renda, população, gastos, preços de bens substitutos ou complementares, ou expectativas sobre preços futuros. Ou este pode ser um evento que afete a oferta como uma mudança nas condições naturais, preços de insumos, tecnologia, ou políticas de governo que afetem a produção o evento muda a quantidade que os consumidores querem comprar ou a quantidade que os produtores querem vender.

Uma mudança na preferência de fontes de notícias tradicionais impressa, rádio e televisão para fontes digitais causou uma mudança na demanda das fontes inicialmente mencionadas.

Uma mudança para fontes de notícias digitais tende a significar uma menor quantidade demandada de fontes de notícias tradicionais em todos os preços considerados, fazendo com que a curva de demanda para mídia impressa e outras fontes de notícias tradicionais se desloque para a esquerda.

No mundo real, muitos fatores que afetam a demanda e a oferta podem mudar todos de uma só vez. Por exemplo, mais e mais pessoas estão usando e-mails, mensagens de texto e outras formas de mensagens digitais, como o facebook e twitter, para se comunicarem com amigos e outras pessoas, e ao mesmo tempo, os salários dos funcionários dos correios tendem a aumentar quase todo ano devido aos aumentos no custo de vida.

Além disso, um aumento no uso de formas de comunicação digitais afetará muito no mercado, e não apenas o serviço postal. Como um economista soluciona a questão com todos esses eventos interconectados? O aumento nos salários dos funcionários leva a uma diminuição da quantidade de serviços postais ofertada ao preço dado, causando um deslocamento para a esquerda da curva da oferta.

Nós precisamos olhar para como cada evento econômico afeta cada mercado, um evento de cada vez, mantendo todo o resto constantemente.

Primeiro para analisar os efeitos de salários maiores para os funcionários dos correios e o segundo para analisar os efeitos de tantas pessoas mudando do correio normal para e-mail e outras formas de mensagens digitais.

O salário dos funcionários é um custo de produção. Uma mudança nos custos de produção causa uma alteração na oferta dos serviços postais.

Uma mudança de gosto de correio normal para mensagens digitais causará uma mudança na demanda por serviço postal.

Uma mudança para comunicação digital tende a significar uma menor quantidade demandada de serviços postais tradicionais a um dado preço, fazendo com que a curva de demanda por fontes de notícias impressas e outras tradicionais se movimentem para a esquerda.

Os maiores salários para os funcionários dos correios aumentam o custo da produção dos serviços postais, o que diminui a quantidade de equilíbrio. Uma mudança nos gostos pelo correio tradicional também diminui a quantidade de equilíbrio. Uma vez que os dois deslocamentos são para a esquerda, o impacto resultante é uma diminuição na quantidade de equilíbrio dos serviços postais.

O efeito geral sobre o preço é mais complicado. Um maior salário para os funcionários dos correios aumenta o custo da produção, aumentando também o preço de equilíbrio. Mas, uma mudança nos gostos pelo correio tradicional diminui o preço de equilíbrio. Dado que os efeitos estão em direções opostas, o resultado geral disso não é claro, a menos que nós saibamos a magnitude dos dois efeitos.

Quando há a mudança nas duas curvas, nós podemos determinar o efeito geral ou no preço ou na quantidade, mas não nos dois. Nesse caso, nós determinamos o efeito geral na quantidade de equilíbrio, mas não no preço de equilíbrio. Em outros casos, pode acontecer o oposto.

É também importante ter em mente que eventos econômicos que afetam o equilíbrio do preço e a quantidade parecem causar uma mudança imediata ao serem examinados de forma prática, porém, preços e quantidades geralmente não levam diretamente ao equilíbrio. Mais realisticamente, quando um evento econômico causa mudança na demanda ou no fornecimento, preços e quantidades mudam na direção geral do equilíbrio. De fato, mesmo quando eles estão se movendo na direção de um novo equilíbrio, geralmente os preços são puxados por uma outra mudança na demanda ou no fornecimento para um outro ponto de equilíbrio.

O preço de equilíbrio é o único preço onde os planos dos consumidores e os planos dos produtores concordam, ou seja, onde a quantidade que os consumidores desejam comprar do produto, quantidade demandada, é equivalente à quantidade que os produtores desejam vender, quantidade ofertada. Esta quantidade em comum é chamada a quantidade de equilíbrio A qualquer outro preço, a quantidade demandada não se iguala à quantidade ofertada, então o mercado não está em equilíbrio naquele preço.

Se um mercado está em seu preço e quantidade de equilíbrio, então não há motivo para afastar-se daquele ponto. Entretanto, se um mercado não está em equilíbrio, as pressões econômicas surgem para mover o mercado em direção ao preço de equilíbrio e à quantidade de equilíbrio.

Preço é o que o produtor recebe por vender uma unidade de um produto ou serviço. Um aumento no preço quase sempre leva a um aumento na quantidade ofertada do bem ou serviço, enquanto uma queda no preço diminuirá a quantidade ofertada. Quando o preço da gasolina sobe, por exemplo, isso incentiva empresas que buscam lucro a executar diversas ações expandir a exploração de reservas de petróleo, perfurar mais poços de petróleo, investir em mais dutos e petroleiros para levar o petróleo às instalações onde ele será refinado na forma de gasolina, construir novas refinarias de petróleo, comprar dutos e caminhões adicionais para levar a gasolina a postos de gasolina, abrir mais postos de gasolina ou manter os postos atuais abertos por mais horas. Na qual um preço maior leva a uma quantidade ofertada maior e um preço menor leva a uma quantidade ofertada menor.

Na terminologia econômica, oferta não é o mesmo que quantidade ofertada. Quando economistas se referem a oferta, querem dizer a relação entre uma série de preços e as quantidades ofertadas a cada um destes preços uma relação que pode ser ilustrada com uma curva de oferta ou um quadro de oferta. Quando economistas se referem a quantidade ofertada, querem dizer somente um certo ponto na curva de oferta, ou uma quantidade no quadro de oferta. Em suma, oferta se refere a curva e quantidade ofertada se refere a um ponto específico na curva.

Quando uma empresa descobre uma nova tecnologia que lhe permite produzir a um custo menor, a curva de oferta se deslocará para a direita também. Por exemplo, na década de 1960 um grande esforço científico apelidado de revolução verde focou na reprodução de sementes aperfeiçoadas para cultivos básicos, tais como trigo e arroz. No início da década de 1990, mais de dois terços do trigo e arroz de países de baixa renda ao redor do mundo era cultivado com estas sementes da revolução verde e a colheita por acre era duas vezes mais alta. Um avanço tecnológico que reduz os custos de produção irá deslocar a oferta para a direita, gerando uma maior quantidade produzida a qualquer preço dado.

Políticas governamentais podem afetar o custo de produção e a curva de abastecimento através de impostos, subsídios e regulamentações. Por exemplo, o governo dos eua impõe um imposto sobre as bebidas alcoólicas que recolhe aproximadamente $8 bilhões por ano dos produtores. Os impostos são tratados como custos pelas empresas. Custos mais elevados diminuem o fornecimento pelas razões discutidas acima. Outro exemplo de política que pode afetar o custo é o vasto leque de regulamentações do governo que requerem que as empresas gastem dinheiro para fornecer um ambiente mais limpo, ou um local de trabalho mais seguro.

Um subsídio do governo, por outro lado, é o contrário de um imposto. Um subsídio acontece quando o governo paga uma empresa diretamente ou reduz seus impostos se a empresa desenvolver certas ações. Do ponto de vista da empresa, impostos ou regulamentações são custos adicionais na produção que deslocam a oferta para a esquerda, levando a empresa a produzir uma menor quantidade a qualquer preço dado. Subsídios governamentais, no entanto, reduzem o custo de produção e aumentam a oferta a qualquer preço dado, deslocando a oferta para a direita.

Definimos demanda como a quantidade de algum produto que um consumidor está disposto e pode adquirir a cada preço. Isso sugere que pelo menos dois fatores além do preço afetam a demanda. Disposição a comprar sugere um desejo, baseado no que economistas chamam de gostos e preferências. Se você não precisa ou deseja algo, você não vai comprar. Capacidade de compra sugere que renda é importante. Os professores são normalmente capazes de obter melhor habitação e transporte do que os alunos porque eles têm uma renda maior. Preços de bens relacionados podem afetar a demanda também. Se você precisa de um carro novo, o preço de um Honda pode afetar sua demanda por um Ford. Finalmente, o tamanho ou a composição da população podem afetar a demanda. Quanto mais crianças uma família tiver, maior será sua demanda por roupas. Quanto mais jovens com idade para dirigir uma família tiver, maior será sua demanda por seguro de carro, e menor para fraldas e leite em pó.

Um produto cuja demanda aumenta quando a renda aumenta, e vice-versa, é chamado de bem normal. No entanto, existem algumas exceções a esse padrão. À medida que a renda aumenta, muitas pessoas passam a comprar menos mercadorias de marcas genéricas e mais mercadorias de marcas conhecidas. Elas estão menos propensas a comprar carros usados e mais propensas a comprar carros novos. Elas estão menos propensas a alugar um apartamento e mais propensas a comprar uma casa, e assim por diante. Um produto cuja demanda cai quando a renda aumenta, e vice-versa, é chamado de um bem inferior. Em outras palavras, quando a renda aumenta, a curva da demanda desloca-se para esquerda.

A renda não é o único fator que causa uma mudança na demanda. Outras coisas que mudam a demanda incluem gostos e preferências, a composição ou tamanho da população, o preço de bens relacionados, e até mesmo as expectativas. Uma mudança em qualquer um dos fatores subjacentes que determina qual quantidade as pessoas estão dispostas a comprar a um determinado preço irá causar uma mudança na demanda. Graficamente, a nova curva de demanda encontra-se ou à direita ou à esquerda da curva de demanda original.

A demanda por um produto pode ser afetada também pela mudança no preço de bens relacionados tais como substitutos ou complementares. Um substituto é um bem ou serviço que pode ser usado no lugar de outro bem ou serviço. Como recursos tecnológicos, como este, tornam-se mais disponíveis, você esperaria ver uma diminuição na demanda por livros tradicionalmente impressos. Um preço mais baixo para um substituto reduz a demanda por outro produto. Por exemplo, nos últimos anos como o preço por tabletes tem diminuído, a quantidade demandada tem aumentado devido a lei da demanda. Uma vez que as pessoas estão comprando tabletes, tem havido uma diminuição na demanda por laptops, que pode ser mostrada graficamente como um deslocamento para a esquerda na curva da demanda para laptops. Um preço elevado para um bem substituto tem o efeito inverso.

Outros bens são complementares um dos outros, significando que os bens são frequentemente usados em conjunto porque o consumo de um bem tende a aumentar o consumo do outro. Exemplos incluem cereal matinal e leite, cadernos e canetas ou lápis, bolas e tacos de golfe, gasolina e veículo utilitário esportivo, e as cinco combinações de bacon, alface, tomate, maionese e pão. Se o preço dos tacos de golfe aumenta, a quantidade demandada de tacos de golfe diminui por causa da lei da demanda, e a demanda para um bem complementar como bolas de golfe diminui junto. Da mesma maneira, um preço mais elevado para esquis iria deslocar a curva de demanda para um bem complementar, como viagens a resorts de esqui, para a esquerda, enquanto um preço mais baixo para um complemento tem o efeito inverso.

Enquanto é claro que o preço de um bem afeta a quantidade demandada, também é verdade que as expectativas sobre o preço futuro ou expectativas sobre gostos e preferências, renda, e assim por diante podem afetar a demanda. Por exemplo, se as pessoas ouvirem que um furacão está se aproximando, elas podem correr para as lojas para comprar baterias de lanterna e garrafas de água. Se as pessoas souberem que o preço de um bem como o café provavelmente irá aumentar no futuro, elas podem se dirigir às lojas para estocar café agora. Essas mudanças na demanda são mostradas como deslocamentos na curva. Portanto, um deslocamento na demanda ocorre quando uma mudança em algum fator econômico diferente do preço faz com que uma quantidade diferente seja demandada a cada preço.

Os economistas usam o termo demanda para referir-se à quantidade de um bem ou serviço que os consumidores estão dispostos e aptos a adquirir a cada preço. A demanda é baseada em necessidades e desejos um consumidor pode ser capaz de diferenciar uma necessidade de um desejo, mas pela perspectiva de um economista tratam-se da mesma coisa. A demanda também se baseia na capacidade de pagamento. Se você não pode pagar, você não tem demanda efetiva.

Aquilo que um comprador paga por uma unidade de bem ou serviço específico é chamado preço. O número total de unidades compradas a esse preço é chamado de quantidade demandada. Um aumento no preço de um bem ou serviço, quase sempre, diminui a quantidade demandada desse bem ou serviço. Inversamente, uma queda nos preços aumentará a quantidade demandada. Quando o preço do litro da gasolina sobe, por exemplo, as pessoas procuram por maneiras de reduzir seu consumo através da combinação de vários pequenos trechos, dividindo caronas ou transporte de massa, ou realizando viagens de fim de semana ou de férias mais perto de casa. Os economistas chamam essa relação inversa entre preço e quantidade demandada de a lei da demanda. A lei da demanda assume que todas as outras variáveis que afetam a demanda são mantidas constantes.

As curvas de demanda serão de alguma forma diferentes para cada produto. Elas podem parecer relativamente íngremes ou planas e elas podem ser retas ou curvas. Quase todas as curvas de demanda compartilham a semelhança fundamental de suas inclinações serem decrescentes da esquerda para a direita, incorporando a lei da demanda: à medida que o preço aumenta, a quantidade demandada diminui, e de forma inversa, à medida que o preço diminui, a quantidade demandada aumenta.

Na terminologia econômica, demanda não é o mesmo que quantidade demandada. Quando os economistas falam sobre demanda, eles querem dizer a relação entre uma gama de preços e as quantidades demandadas a esses preços, como ilustrado por uma curva de demanda ou uma tabela de demanda. Quando os economistas falam sobre quantidade demandada, eles querem dizer apenas um certo ponto na curva de demanda ou uma quantidade na tabela de demanda. Em suma, demanda refere-se à curva e quantidade demandada refere-se a um ponto especifico da curva.

Valor de um bem que se forma de acordo com a satisfação que o bem representa para a comunidade. Abrange o valor de uso, que significa a utilidade ou satisfação que o bem representa ao consumidor e o valor de troca, que se forma pelo preço no mercado, pelo encontro da oferta e da demanda do bem ou serviço.

Considera que o valor de um bem se forma do lado da oferta, mediante os custos do trabalho incorporado ao bem, do tempo produtivo que é incorporado ao bem depende dos cursos.

A utilidade total tende a aumentar quanto maior for a quantidade consumida do bem ou serviço. A Utilidade Marginal, definida como a satisfação adicional é obtida pelo consumo de mais de uma unidade do bem, é decrescente, porque o consumidor vai saturando-se desse bem quanto mais o consome.

A quantidade demandada considera variáveis diferentes em relação ao conceito de demanda, abrangendo o preço do próprio bem ou a relação de preços de outros bens e serviços.

Atrelado à Curva de Indiferença, existe a variável da Restrição Orçamentária, definida como o montante de renda disponível do consumidor, em um dado período de tempo. Ela limita as possibilidades de consumo, condicionando quanto ele pode gastar.

O consumidor sempre busca situações que maximizem sua satisfação dada a sua renda e os preços dos bens e serviços que deseja adquirir.
Algumas variáveis afetam ainda a demanda, sendo elas riqueza renda preço de outros bens fatores climáticos e sazonais propaganda hábitos, gostos, preferências dos consumidores expectativas sobre o futuro para as facilidades de crédito.

Quanto ao preço na economia de mercado, o mesmo é determinado tanto pela oferta quanto pela procura. A quantidade que os consumidores desejam comprar é exatamente igual à quantidade de produtos que se deseja vender, não havendo excesso ou escassez de oferta ou de demanda, existindo a coincidência de desejos.

O preço relativo também é uma variável que deve ser considerada caracteriza-se como sendo a relação entre os preços de vários bens. Se um produto de uma mesma categoria sofre uma porcentagem de desconto e o outro permanece com seu valor absoluto, o produto que teve o desconto, ou seja, que passou a ter um preço relativo, terá um aumento na demanda em detrimento à diminuição da demanda do produto que não sofreu queda de preços. Esta variação é importante no momento da definição dos preços dos produtos, dentro da análise microeconômica.

Encontramos ainda a definição de oferta, que é a quantidade de determinado bem ou serviço que os produtores e vendedores desejam em determinado período. Representa um plano ou intenção de produtores ou vendedores, e não a venda efetiva. As variáveis que afetam a oferta de dado bem ou serviço são: quantidade ofertada do bem, preço do bem, preço dos fatores e insumos de produção, preço de outros bens, substitutos na produção, objetivos e metas do empresário.

Quando ocorre um excesso de ofertas, os vendedores acumularão estoques não planejados e terão que diminuir seus preços, concorrendo pelos escassos consumidores. No caso de excesso de demanda, os consumidores estarão dispostos a pagarem mais caro pelos produtos escassos. Assim, existe uma tendência ao equilíbrio, não existindo pressões para alterar preços e os planos dos compradores são consistentes com os planos dos vendedores, e não existem filas ou estoques não planeados nas empresas.
A demanda ou procura pode ser definida como a quantidade de certo bem ou serviço que os consumidores desejam adquirir em determinado período de tempo.

Então, a demanda é um desejo e representa o máximo que o consumidor pode aspirar, dado sua renda e os preços no mercado.

A demanda depende de variáveis que influenciam a escolha do consumidor, sendo o preço do bem ou serviço, o preço dos outros bens, a renda do consumidor e o gosto ou preferência do indivíduo. Para estudar a influência isolada dessas variáveis utiliza-se a hipótese.

A relação entre a quantidade demandada e preço do bem é chamada lei de demanda e diz que quando o preço sobe, a quantidade demandada diminui assumindo que outras coisas não se alteram. Quando essas outras coisas permanecem constantes, dizemos que a quantidade demandada e o preço têm uma relação negativa. Se o preço sobe, a quantidade demandada cai, e quando o preço cai à quantidade demandada sobe.

A cada preço a quantidade demandada é a quantidade máxima que os compradores desejam comprar àquele preço. A quantidade demandada não é necessariamente a quantidade comprada.

Deve-se enfatizar que variações no preço do bem provocam mudanças na quantidade demandada, com a curva de demanda permanecendo inalterada. Assim, falar em demanda significa referir-se a toda curva, enquanto que quantidade demandada refere-se a um dado ponto dessa mesma curva.

Alterações na renda do consumidor, nos hábitos e gostos e os preços de outros bens deslocam a curva de demanda em relação à sua posição original.

Assim, quando a mudança no valor da variável aumentar a demanda, a curva se deslocará para direita. Analogamente, quando a alteração no valor da variável diminuir a demanda a curva se deslocará para esquerda.

Sob a ótica da renda, os bens são classificados em normais e inferiores. Diz-se que um bem é normal quando o aumento na renda dos consumidores aumenta a demanda por esse bem, ou seja, se houver um aumento na renda, será um bem normalmente se para o mesmo nível de preço os consumidores estiverem dispostos a adquirir maiores quantidades do bem.

Por outro lado, um bem é considerado inferior quando, havendo um aumento na renda, para um mesmo nível de preço p, os consumidores desejam consumir quantidades menores desse bem. É o que acontece, por exemplo, com a demanda por carne de segunda, o consumidor ao ter sua renda aumentada, substitui a carne de segunda pela carne de primeira, que embora mais cara, torna-se acessível com o aumento da renda. O inverso ocorre quando a renda do consumidor diminui.

Assim, no caso de um bem normal, uma variação positiva na renda do consumidor acarretará um deslocamento para direita na curva de demanda e um deslocamento para esquerda da curva no caso de um bem inferior. Já uma variação negativa na renda do consumidor causará um deslocamento para esquerda da curva de demanda no caso do bem normal e um deslocamento para direita no caso do bem inferior.

Podem ser definidas como oferta as várias quantidades que os produtores desejam oferecer ao mercado em determinado período de tempo. Da mesma maneira que a demanda, a oferta depende vários fatores; dentre eles, de seu próprio preço, do preço dos fatores de produção e das metas ou objetivos dos empresários.

Diferentemente da função demanda, a função oferta mostra uma correlação direta entre quantidade ofertada e nível de preços, e é chamada lei geral da oferta.

A relação entre a quantidade e p preço é chamada lei da oferta e diz que quando o preço subir a quantidade ofertada aumentará e diminuirá quando o preço cair. O preço e a quantidade ofertada estão positivamente relacionados, quando um sobe, o outro também sobe, e quando um cai o outro também cai.

A curva de oferta mostra a quantidade ofertada a vários preços, mantendo os outros determinantes da oferta, que não são preços, constantes.

Um preço de mercado mais alto geralmente estimula uma quantidade ofertada por duas razões, o preço mais alto aumenta o lucro dos vendedores que já existem, fazendo com que desejem vender mais e o preço mais alto atrai novos ofertantes.

Assim como na demanda, também devemos distinguir entre a oferta e a quantidade ofertada de um bem. A oferta refere-se à escala, enquanto a quantidade ofertada diz respeito a um ponto específico da curva de oferta. Assim, um aumento no preço do bem provoca um aumento da quantidade ofertada, enquanto uma alteração nas outras variáveis, como custos de produção ou nível tecnológico, desloca a oferta, isto é, a curva de oferta.

A relação direta entre a quantidade ofertada de um bem e o preço desse bem deve-se ao fato de que, um aumento do preço de mercado estimula as empresas a elevar a produção, novas empresas serão atraídas, aumentando a quantidade ofertada do produto.

Além do preço do bem, a oferta de um bem ou serviço é afetada pelos custos dos fatores de produção por alterações tecnológicas e pelo aumento do número de empresas no mercado.

Parece claro que a relação entre a oferta e o custo dos fatores de produção seja inversamente proporcional, pois um aumento dos salários ou do custo das matérias-primas deve provocar uma retração da oferta do produto.

A relação entre oferta e nível de conhecimento tecnológico é diretamente proporcional, dado que melhorias tecnológicas provocam melhorias na produtividade no uso dos fatores de produção, portanto aumento da oferta. Da mesma forma, a uma relação direta entre a oferta de um bem ou serviço e o número de empresas ofertantes do produto no setor.

Matematicamente, a relação entre a quantidade demandada e o preço de um bem ou serviço pode ser expressa pela chamada função demanda ou equação da demanda.

O preço de uma economia de mercado é determinado tanto pela oferta como pela demanda. Se colocadas em um gráfico às curvas de oferta e demanda de um bem ou serviço qualquer, se cruzarão e essa intersecção é o ponto de equilíbrio.

Porém, para analisar o funcionamento dos mercados precisamos saber que a demanda de mercado é o somatório das demandas individuais. Sendo a demanda de mercado derivada das demandas individuais, a quantidade demandada no mercado depende dos fatores que determinam à quantidade demandada por compradores individuais. Assim, a quantidade demandada pelo mercado não depende apenas do preço do bem, mas também da renda, gostos e expectativas dos consumidores, bem como dos preços dos bens relacionados.

Como a demanda de mercado, a oferta de mercado também é o somatório das ofertas de todos os vendedores e a quantidade oferecida no mercado depende dos fatores que determinam à quantidade oferecida pelos vendedores individuais.

Assim, diz-se que o mercado está em equilíbrio quando o preço não mostra tendência a mudar. Esse preço é atingido quando a quantidade demandada de um bem é igual à quantidade ofertada desse mesmo bem. Nesse ponto não existe nem excesso nem escassez do bem, de forma que compradores e vendedores se encontram plenamente satisfeitos.

Preço de equilíbrio é preço que iguala oferta e demanda, ou seja, a quantidade demandada de um bem se iguala a quantidade ofertada desse mesmo bem, estando o preço em equilíbrio podemos dizer que os compradores compraram o que desejavam comprar e os vendedores venderam o que desejavam vender.

O preço e a quantidade para as quais existe equilíbrio são conhecidos respectivamente, como preço e quantidade de equilíbrio.

Quando o preço do bem-estar acima do preço de equilíbrio de mercado, está havendo um excesso, isto porque a quantidade ofertada é maior do que a quantidade demandada para esse nível de preço. Por outro lado, um nível de preço abaixo do preço de equilíbrio mostra que está havendo uma escassez, pois a quantidade demandada é maior do que a quantidade ofertada.

Em um mercado onde prevalece a livre concorrência, isto é, em um mercado em concorrência perfeita, os desequilíbrios entre quantidades ofertadas e demandadas não prevalece por muito tempo. Isto porque, havendo excesso do bem, o seu preço tenderá a cair. À medida que o preço vai caindo, os vendedores tendem a ofertar menos e os compradores tendem a comprar mais.

Da mesma forma que, se haver escassez do bem, o seu preço tenderá a subir, à medida que o preço vai subindo, os vendedores tendem a ofertar mais e os compradores tendem a comprar menos.

Alguns fatores provocam mudanças no equilíbrio, uma vez que ele é o resultado da interseção das curvas de oferta e demanda um deslocamento em uma dessas duas curvas certamente provocará mudança na sua posição, então se existem vários fatores que podem provocar deslocamento das curvas de oferta e demanda o ponto de equilíbrio também mudará.

Demanda é a quantidade de um determinado produto ou serviço que os consumidores desejam adquirir num determinado período de tempo. Portanto, trata-se de um desejo, um plano. Mostra o máximo que um consumidor pode aspirar considerando o preço e sua renda.

Por ser um desejo de adquirir, é uma aspiração, um plano, e não a sua realização. Não se deve confundir demanda com compra, nem oferta com venda. Demanda é o desejo de comprar, oferta é o desejo de vender. A demanda se expressa por uma determinada quantidade em um dado período. Desta forma, dizemos que Rosângela deseja adquirir 5Kg de arroz por semana, e não que Rosângela procura 5Kg de arroz.

A análise da demanda se assenta no conceito subjetivo de utilidade. A utilidade é o grau de satisfação proporcionado pela aquisição de bens e serviços disponíveis no mercado. A teoria do valor utilidade afirma que o valor de um bem se forma pelo grau de satisfação proporcionada pelos bens econômicos do consumidor. Em outros termos, o produto ou serviço que satisfaz os clientes são os mais procurados possuem maior demanda. Essa é uma visão utilitarista em que prevalece a soberania do consumidor.

A teoria do valor trabalho afirma que o valor de um bem é determinado do lado da oferta, mediante a incorporação dos custos de trabalho ao bem. A teoria do valor trabalho é objetiva, pois considera os custos produtivos envolvidos.

Pode-se dizer que a teoria da utilidade e a teoria do valor trabalho se complementam, pois não é possível predizer o comportamento dos preços somente pelos custos, ou somente pela demanda

Quando há redução de preço, este se torna mais atrativo em relação a seus concorrentes e, assim, os consumidores aumentam o seu desejo de comprá-lo. De outra parte, quando o preço cai o indivíduo ganha poder de compra em termos reais. Ganhando poder de compra aumenta suas demandas. Por conseguinte, quando o preço de um bem ou serviço cai, a demanda aumenta.

A demanda é diretamente proporcional à renda. Quanto maior a renda maior a procura por bens e serviços. No entanto, como em quase todas as boas regras, essa admite exceção. Um indivíduo pode estar satisfeito com o consumo de um determinado produto ou serviço e, por isso, não altera a quantidade consumida por unidade de tempo quando há acréscimos em sua renda.

As preferencias ou gostos dos consumidores é algo de natureza subjetiva. No entanto, são passíveis de manipulação pela mídia propaganda e campanhas publicitarias. Existem campanhas para aumentar ou diminuir o consumo de determinados bens e serviços.

Entende-se por demanda de mercado a soma das demandas individuais. As alterações na condição ocasionam deslocamentos na demanda individual e, consequentemente, na demanda de mercado.


Definimos oferta como a quantidade de um determinado produto ou serviço que os produtores desejam vender por unidade de tempo. De maneira similar a demanda, a oferta depende vários fatores que serão analisados abaixo.


A oferta depende do preço, admitindo, quanto maior o preço, mais rentável será a sua venda. A oferta também depende do preço dos fatores de produção. Produtos que precisam de muitos fatores de produção são naturalmente mais caros, ao passo que aqueles que empregam poucos fatores de produção terão menor custo e, por isso, maior oferta.


Alterações no preço acarretam variações de lucratividade, relativa da produção e, consequentemente variações nos níveis de ofertas de diferentes mercadorias. Da mesma forma, alterações nos métodos e tecnologias de produção acarretam mudanças na lucratividade e na oferta de produtos e serviços. Além desses fatores, a oferta de um bem pode ser alterada em função do preço dos demais bens produzidos.


O equilíbrio de mercado ocorre quando a quantidade de produtos e serviços que os consumidores desejam comprar é exatamente igual a quantidade de produtos e serviços que os produtores querem vender. Em outras palavras, não há excesso ou falta de demanda ou oferta. Existe coerência de desejos. Em mercados concorrenciais os mecanismos de preço tendem naturalmente ao equilíbrio.


Oferta e Demanda são os termos mais comuns que as pessoas recordam ao falar sobre o estudo da Economia. A Oferta e a Demanda são forças fundamentais do mercado. A intersecção das curvas geradas pela Oferta e pela Demanda determina o preço de equilíbrio. Nem sempre este preço permanece neste estado. Este trabalho visa estudar estes conceitos e algumas forças que podem alterar o preço e a quantidade demandada e ofertada.

O objetivo do consumidor é obter o máximo de satisfação, ou prazer, com o mínimo de comprometimento de seu orçamento. O consumidor tem o poder da escolha, que é livre e que se limita a sua restrição orçamentária.


A Teoria da Demanda é derivada da hipótese sobre a escolha do consumidor entre diversos bens que seu orçamento permite adquirir. Essa procura individual seria determinada pelo preço do bem ou serviço, o preço dos outros bens, a renda do consumidor e o gosto ou preferência do consumidor.


A Demanda é diretamente ligada aos consumidores e pode ser definida como: a quantidade de certo bem ou serviço que os consumidores desejam adquirir em determinado período de tempo. Essa procura depende de variáveis que influenciam a escolha do consumidor, são elas: o preço do bem ou serviço, o preço dos outros bens, a renda do consumidor e o gosto ou preferência do indivíduo. Para se estudar a influência isolada dessas variáveis utiliza-se a hipótese, ou seja, considera-se cada uma dessas variáveis afetando separadamente as decisões do consumidor. Há uma relação inversamente proporcional entre a quantidade procurada e o preço do bem. É a chamada lei geral da demanda. Essa relação quantidade procurada/preço do bem pode ser representada por urna escala de procura, curva de procura ou função demanda.


A lei da demanda parte do princípio de que quanto maior for o preço do produto, menos unidades serão compradas. Por duas razões importantes porque isso aumenta o custo do consumo e seu custo de oportunidade, ou seja, aquilo que o indivíduo deixa de comprar para poder pagar esse aumento pode levá-lo a não ter renda suficiente para comprar o produto mais caro, levando-o até a compra de bens substitutos. Em suma a quantidade demandada de certo bem ou serviço varia inversamente a seu preço, permanecendo constantes a renda disponível do consumidor e o preço dos demais bens. Assim, toda vez que o preço do bem sobe, a quantidade demandada cai, e vice-versa. A demanda depende de variáveis que influenciam a escolha do consumidor. As seguintes variáveis são consideradas as mais relevantes e gerais, pois costumam ser observadas na maioria dos mercados de bens e serviços.

Quando tudo o mais mantido constante, quando o preço de um bem aumenta, a quantidade demandada cai.

Uma renda menor significa que você tem menos dinheiro para seus gastos totais, de modo que você teria que gastar menos com alguns bens. Se a demanda por um bem cai, quando a renda cai, chamamos esse bem de bem normal. Nem todos os bens são normais. Se a demanda por um bem aumenta quando a renda cai, diz-se que o bem é inferior. Um exemplo de bem inferior são as viagens de ônibus.

São aqueles que, quando um preço de um bem sobe, as pessoas substituem por outro, aumentando a demanda deste. Como por exemplo, quando sobe o preço dos hambúrgueres, as pessoas passam a comer cachorros-quentes aumentando as vendas deste produto. Similarmente ocorre com suéteres de lã versus casacos de moletom, ingressos para cinema versus locações de vídeo.


São aqueles que têm seu consumo em conjunto. A característica destes produtos é quando o preço de um deles sobe a demanda do outro cai. Quando aumenta o preço da gasolina cai a procura por automóveis. Analogamente computadores e softwares, patins e ingressos para pistas de patinação.


O mais óbvio determinante para a sua demanda são seus gostos. Se você gosta de sorvete, você compra mais.


A lei da demanda nos informa que as quantidades demandadas de um bem ou serviço aumentam quando seus preços caem e vice-versa. O gráfico mostra a relação existente entre o preço do produto e a quantidade demandada.


Oferta pode ser conceituada como a quantidade de determinado bem ou serviço que os produtores desejam oferecer ao mercado em determinado período, ou seja, a quantidade de bens ou serviços que os vendedores estão dispostos e podem vender aos interessados em adquiri-los. Ademais, de maneira oposta à demanda, a oferta trata dos produtores ou dos vendedores. Assim como a demanda, a oferta depende de vários fatores.


A quantidade ofertada aumenta à medida que o preço cresce e cai quando o preço se reduz. Desta forma, pode-se dizer que a quantidade ofertada varia positivamente conforme o preço


A relação entre preço e a quantidade ofertada é chamada lei da oferta tudo o mais mantido constante, quando o preço de um bem aumenta, a quantidade oferecida do bem também já quando há quedas no preço, a quantidade ofertada também diminui.


A quantidade oferecida se relaciona negativamente com o preço dos insumos utilizados na sua fabricação. Isto significa que quando o preço de um ou mais insumos aumenta, diminui-se a quantidade ofertada.


A tecnologia para transformar insumos matéria-prima em produto final tende a reduzir a quantidade necessária para fabricá-los. Assim, os avanços tecnológicos aumentam a quantidade de bens oferecidos.


As expectativas do produtor ou vendedor em relação ao bem ofertado interferem na quantidade ofertada. Como exemplo, podemos citar que se o produtor espera que o preço do produto aumente no futuro, ele tende a oferecer menos hoje para ter um lucro maior no futuro.


A curva de oferta é positivamente inclinada, pois quando o preço do bem aumenta, a quantidade ofertada também aumenta. Ela expressa qual o nível de oferta da empresa, dado o preço.


A oferta de mercado é a soma de todas as ofertas individuais, ou seja, das ofertas de todas as empresas da economia.


Como no caso da demanda, também há a necessidade de distinguir entre alterações na quantidade ofertada do bem e alterações na oferta. O primeiro caso ocorre quando o preço do bem em questão sobe ou desce. Já no segundo caso, é a mudança nos parâmetros preços dos demais bens, preços nos fatores de produção e tecnologia que provoca o deslocamento da curva de oferta, para cima ou para baixo.


O equilíbrio de mercado ocorre quando a quantidade de bens ou serviços que os consumidores desejam comprar é igual à quantidade que as empresas desejam ofertar. No equilíbrio de mercado, há coincidência de desejos, ou seja, não há excesso de oferta e nem excesso de demanda.


Assim, no ponto a oferta é igual à demanda onde as curvas se cruzam, determinamos o preço e a quantidade de equilíbrio de um bem ou serviço em determinado mercado.


A ação dos compradores e vendedores conduz naturalmente o mercado em direção ao equilíbrio. Desta forma, existirá um equilíbrio estável em um mercado de concorrência perfeita quando o preço corrente de mercado tende a ser mantido, se as condições de demanda e oferta permanecerem inalteradas.


O preço que faz com que a quantidade demandada seja exatamente igual à quantidade ofertada é chamado Preço de Equilíbrio ou Preço de Mercado a quantidade correspondente a esse preço é chamada Quantidade de Equilíbrio. Esse preço emerge espontaneamente em um mercado competitivo, em que a oferta e a demanda se confrontam. O preço de equilíbrio é aquele que, uma vez atingido, tende a persistir. Sempre que o preço estiver acima do preço de equilíbrio, teremos excesso de oferta da mercadoria; esse excesso de oferta fará com que o preço diminua até atingir o equilíbrio. Por outro lado, sempre que o preço estiver abaixo do preço de equilíbrio, teremos excesso de demanda da mercadoria; esse excesso de demanda fará com que o preço aumente até atingir o equilíbrio.


Quando ocorre um Excesso de Oferta, ou seja, há um excesso de mercadoria disponível no mercado, os fabricantes passam a vender seu produto a preços mais baixos com a intenção de atrair mais compradores e eliminar o seu excedente. Desta forma, essas reduções de preços provocam aumentos nas quantidades demandadas de produto e, paralelamente reduções nas quantidades ofertadas do produto.


Por outro lado, quando ocorre um Excesso de Demanda, ou seja, os consumidores se dispõem a pagar um preço mais elevado pelo produto, o preço do produto aumenta. Assim, a quantidade demandada diminui, uma vez que nem todos consumidores podem pagar um preço mais elevado. Por outro lado, em resposta ao aumento de preço, os produtores expandem sua produção, aumentando a quantidade oferecida de mercadoria.


Desta forma, o equilíbrio não se estabelecerá no ponto mais adequado para ambos os lados produtores e consumidores, mas deve haver um caráter estável do equilíbrio. Isso só se altera quando ocorre uma mudança na Oferta ou na Demanda e o processo termina com o encontro de um novo ponto de equilíbrio, representando uma quantidade e um preço de equilíbrio distintos daqueles existentes na fase anterior.


Ademais, aumentos de ofertas causam mudança do equilíbrio para um preço menor e uma quantidade maior; por outro lado, reduções na oferta levam a aumentar o preço e diminuir a quantidade de equilíbrio.


Observa-se que a oferta e a demanda comportam-se de maneira oposta uma à outra, principalmente na relação com os preços. Desta forma, à primeira vista isto aparenta ser confuso quando atuam conjuntamente, no entanto, em geral isso não acontece, pois, os diversos mercados de bens e serviços atingem uma situação chamada de equilíbrio de mercado, onde a oferta e a demanda, por incrível que pareça, se combinam e estabelecem uma convivência pacífica.


Ademais, observa-se que o equilíbrio é uma tendência natural dos mercados quando há verdadeira concorrência entre produtores e entre os consumidores. Por fim, é importante observar que o equilíbrio puro e estável não ocorre, mas ocorrem intermitências que gravitam em torno dele, lembrando que numa concorrência verdadeira sempre há imperfeições e justamente essas imperfeições geram as intermitências.


Oferta e demanda são duas palavras que economistas usam frequentemente.


Oferta e demanda são as forças que fazem com que as economias de mercado funcionem. Determinam o preço e a quantidade vendida.


A microeconomia moderna aborda oferta, demanda e equilíbrio de mercado. Oferta e demanda determinam o preço e o preço aloca os recursos escassos.


Os termos oferta e demanda se referem ao comportamento dos indivíduos. Quando interagem entre si nos mercados.


Um mercado é um grupo de compradores e vendedores de um dado bem ou serviço.


Compradores determinam a demanda. Vendedores determinam a oferta.


Um mercado competitivo é um mercado. Com muitos compradores e vendedores que não é controlado por nenhum dos seus integrantes (ninguém, individualmente, consegue influenciar nos preços)


Concorrência Perfeita


– Os produtos são homogêneos
– Número grande de compradores e vendedores de modo que cada um deles não possua nenhuma influência sobre o preço
– Não existem barreiras à entrada e à saída

Monopólio

– Um vendedor
– Esse determina o preço
Oligopólio
– Poucos vendedores
– Nem sempre competição agressiva
Concorrência Monopolística
– Muitos vendedores
– Produtos Diferenciados


Quantidade demandada é a quantidade de um bem que os compradores desejam e podem comprar.


O esquema de demanda é uma tabela que mostra a relação entre preço de um bem e a quantidade demandada.


A curva de demanda é uma linha negativamente inclinada relacionando preços e quantidades demandadas.


A lei da demanda determina que existe uma relação inversa entre preço e quantidade demandada.


Para saber como funcionam os mercados precisamos saber a demanda de mercado – Demanda mercado = a soma das demandas individuais.


Na medida em que a renda aumenta, a demanda por um bem normalmente aumenta.


Na medida em que a renda aumenta, a demanda por um bem normalmente aumenta.


Na medida em que a renda aumenta, a demanda por um bem inferior diminui.


Na medida em que a renda aumenta, a demanda por um bem inferior diminui.


Quando uma queda no preço de um bem reduz a demanda por outro bem, os dois bens são chamados substitutos.


Quando uma queda no preço de um bem aumenta a demanda por outro bem, os dois bens são chamados complementares.


Ceteris paribus é uma frase em Latim que significa que todas as variáveis outras que não aquelas que estão sendo estudadas são mantidas constantes.


Variações na Quantidade Demandada

– Movimentos ao longo da curva de demanda.
– Causada por uma mudança no preço de mercado do bem.


Quantidade ofertada é a quantidade de um bem que os vendedores querem e podem vender.


A lei da oferta afirma que, tudo mais mantido constante, a quantidade ofertada do bem aumenta quando o seu preço aumenta.


O esquema de oferta é uma tabela que mostra a relação entre o preço de um bem e a quantidade ofertada.


A Curva de Oferta é uma linha positivamente inclinada relacionando preço e quantidade ofertada.


Variações na Quantidade Ofertada

– Movimentos ao longo da curva de oferta.
– Causada por uma mudança no preço de mercado do produto.


Deslocamento da Oferta

– Um deslocamento na curva de oferta, tanto para a esquerda como para a direita.
– Causada por uma mudança em outra variável que não seja preço.


Preço de Equilíbrio

– O preço que equilibra oferta e demanda. No gráfico é o preço no qual as curvas de oferta e de demanda se interceptam.


Quantidade de Equilíbrio

– A quantidade que equilibra oferta e demanda. No gráfico é a quantidade na qual as curvas de oferta e de demanda se interceptam.


Excesso de Oferta

– O preço está acima do preço de equilíbrio.
– Produtores não são capazes de vender tudo o que desejam ao preço praticado.


Excesso de Demanda

– O preço está abaixo do preço de equilíbrio.
– Consumidores não são capazes de comprar tudo o que desejam ao preço praticado


Analisando Alterações do Equilíbrio

•. Decidir se o evento desloca a curva de oferta ou de demanda (ou ambas).
•. Decidir em qual direção a curva se desloca.
•. Usar o diagrama de oferta e demanda para ver como o deslocamento altera o equilíbrio.


Demanda é a quantidade de certo bem ou serviço que os consumidores desejam adquirir em determinado período de tempo. E esta procura, ou demanda, irá depender de variáveis que influenciam a escolha do consumidor, tais como o preço do bem ou serviço, o preço dos outros bens e serviços, a renda do próprio consumidor e ainda o gosto ou preferência do indivíduo. Considerando por exemplo a relação da demanda com o preço, encontraremos a chamada Lei Geral da Demanda como uma relação inversamente proporcional entre a quantidade procurada e o preço do bem ou serviço. Ou seja, quanto mais elevado o preço menos dispostos estaremos a pagar o novo preço pelo mesmo bem ou serviço. Embora reconhecendo que as outras variáveis possam influenciar nesta relação, a tendência continua sendo a mesma. Caracterizando assim este conceito como uma lei que posiciona a curva de procura, em um gráfico de oferta e procura, inclinada de cima para baixo no sentido da esquerda para a direita, refletindo o fato que a quantidade procurada de determinado produto varia inversamente com relação ao preço. E isto se dá reforçado por dois efeitos, o efeito de substituição e o efeito de renda. Pois se o preço de um bem aumenta, a queda da quantidade demandada será provocada por esses dois efeitos somados.


Em contrapartida, temos a Oferta. Que se apresenta como as várias quantidades que os produtores desejam oferecer ao mercado em determinado período de tempo. Assim como da mesma maneira que a demanda, a oferta depende de vários fatores; dentre eles, de seu próprio preço, do preço (custo) dos fatores de produção e das metas ou objetivos dos empresários. Diferente da função demanda, a função oferta mostra uma correlação direta entre quantidade ofertada e nível de preços. Esta é a chamada Lei Geral da Oferta.


A relação direta entre a quantidade ofertada de um bem ou serviço e o preço deste deve-se ao fato de que um aumento do preço de mercado estimula as empresas a elevar a produção, seja visando maiores lucros e entrada de novos produtores. Além do preço, a oferta de um bem ou serviço é também afetada pelos custos dos fatores de produção, por mudanças tecnológicas e também pelo aumento do número de concorrentes neste mercado.


A representação gráfica da escala de oferta é representada por uma reta crescente no sentido da esquerda para a direita. O que prega que do ponto de vista das empresas produtoras, a intenção é de produção infinita, porém têm sua limitação determinada pela disposição da oferta que reduz ou aumenta a viabilidade de comercialização de produtos, conforme a precificação deste bem ou serviço.


Deste modo, espero poder contribuir na compreensão de como a relação de oferta e demanda tende ao ponto de equilíbrio de mercado. Que nada mais é do como a interação destas curvas de demanda e de oferta determina o preço e a quantidade de equilíbrio de um bem ou serviço em dado mercado. Nesta interação entre as curvas de oferta e demanda, elas se encontram em um ponto de intersecção onde teremos o determinado ponto de equilíbrio de mercado, definindo o preço e a quantidade que atendem às aspirações dos produtores e expectativas dos consumidores, simultaneamente.


Possível então observar que ao existir uma competição, seja de consumidores como de ofertantes, há também uma tendência natural neste mercado para se chegar a uma situação de equilíbrio estacionário.


Vale ainda ressaltar o conceito de elasticidade, concluindo que cada produto tem uma sensibilidade específica com relação às variações dos preços e da renda dos consumidores. E é este conceito de elasticidade que permite a mensuração desta sensibilidade. De modo genérico, a elasticidade é capaz de refletir o grau de reação de uma variável quando ocorrem alterações em outra variável.


Este conceito representa uma informação muito útil, tanto para fins gerenciais das empresas como para a administração pública. Pois na empresa a previsão de vendas é de extrema importância, por permitir uma estimativa da reação dos consumidores diante de alterações de preço, dos preços de concorrentes e de seus salários. Já para o governo, a elasticidade possui a mesma importância proporcional em um planejamento macroeconômico, pois possibilita rever entre outras coisas qual seria o impacto de uma desvalorização cambial sobre o saldo da balança comercial ou qual a sensibilidade dos investimentos provados diante de alterações tributárias ou taxas de juros.


A microeconomia, ou teoria de preços é a parte da economia que estuda o comportamento das famílias e das empresas e os mercados nos quais operam.

Demanda ou procura é a quantidade de determinado bem ou serviço que os consumidores desejam adquirir, num período.
Utilidade é a qualidade que os bens econômicos possuem de satisfazer às necessidades humanas. A utilidade total tende a aumentar quanto maior a quantidade do bem ou serviço. A utilidade marginal é a satisfação adicional de mais uma unidade do bem, é decrescente, pois o consumidor vai saturando-se desse bem, quanto mais o consome.

Curva de indiferença

é o lugar geométrico de pontos que representam diferentes combinações de bens que dão o mesmo nível de satisfação ao consumidor ou o mesmo nível de utilidade. A restrição orçamentária condicionara o conjunto possível de bens e serviços que o consumidor pode adquirir. A reta orçamentária representa os pontos que o consumidor gasta toda sua renda.
A oferta é a quantidade de determinado bem ou serviço que os produtores e vendedores desejam vender em determinado período. O preço em uma economia de mercado é determinado tanto pela oferta como pela procura. O equilíbrio de mercado de um bem ou serviço é um ponto único, no qual a quantidade que os consumidores desejam comprar é exatamente igual à quantidade que os produtores desejam vender.

Quando ocorre excesso de oferta, os vendedores acumularão estoques não planejados e terão que diminuir seus preços, concorrendo pelos escassos consumidores. No caso de excesso de demanda, os consumidores estarão dispostos a pagar mais pelos produtos escassos.
Consumidores e empresa, sem qualquer interferência do governo, tendem a encontrar sozinhos uma posição de equilíbrio, mediante o mecanismo de preços, ou seja, da lei da oferta e procura.

Deslocamentos da Curva de Demanda


– Aumento da demanda

• Qualquer mudança que aumente a quantidade demandada a cada preço
• Desloca a curva de demanda para a direita

– Redução da demanda
• Qualquer mudança que reduza a quantidade demandada a cada preço
• Desloca a curva para a esquerda

• Quantidade Demandada
– A quantidade de um bem que os compradores desejam e podem comprar

Lei da demanda
– A afirmação de que, com tudo o mais mantido constante, a quantidade demandada de um bem diminui quando o preço dele aumenta


• Escala de demanda
– Relação entre:

• Preço de um bem

• Quantidade demandada

• Curva de demanda – Relação entre:

• Preço de um bem

• Quantidade demandada

• Demanda individual

• Demanda de Mercado
– A soma de todas as demandas individuais por um determinado bem ou serviço

• Curva de Demanda de Mercado
– Soma das duas curvas de demanda individuais horizontalmente para obter a curva de demanda de mercado
– A quantidade demandada de um bem varia

• quando seu preço se altera, enquanto todos os demais fatores que afetam a quantidade que os consumidores desejam comprar são mantidos constantes


Variáveis que podem deslocar a curva de demanda:
– Renda

– Preços dos Bens Relacionados

– Gostos

– Expectativas

– Número de compradores


Renda
– Bem Normal
•. Um bem para o qual, tudo o mais mantido constante, um aumento na renda leva a um aumento da demanda.

– Bem Inferior
•. Um bem para o qual, tudo o mais mantido constante, um aumento na renda leva a uma diminuição da demanda.


Preços dos Bens Relacionados
– Substitutos
• Dois bens para os quais o aumento do preço de um leva a um aumento da demanda pelo outro.

– Complementos
• Dois bens para os quais o aumento do preço de um leva a uma redução da demanda pelo outro.


Demanda

• Gostos
– Mudança nos gostos
– Alterações na demanda

• Expectativas
– Quanto ao futuro podem afetar a sua demanda por um bem ou serviço hoje.

• Número de compradores
– Aumento
– A demanda de mercado aumenta


Duas Maneiras de Reduzir a Quantidade Demandada de Tabaco

• Deslocar a curva de demanda por cigarros e outros produtos de tabaco
– Comunicados públicos
– Alertas obrigatórios nas embalagens de cigarros
– Proibição da publicidade de cigarros na TV

• Se bem‐sucedidas
– Essas políticas deslocam a curva de demanda por cigarros para a esquerda


Duas Maneiras de Reduzir a Quantidade Demandada de Tabaco

• Tentativa de aumentar o preço dos cigarros
– O governo pode taxar os fabricantes de cigarros

• Estes repassam grande parte da taxação para os consumidores
– Preços mais elevados
– Movimentação pela curva de demanda

• Aumento de 10% do preço provoca uma redução de 4% na quantidade demandada

• Aumento de 10% do preço
– Queda de 12% na quantidade demandada de cigarros entre adolescentes


Duas Maneiras de Reduzir a Quantidade Demandada de Tabaco

• Demanda por cigarros versus demanda por drogas ilegais
– Tabaco e maconha parecem ser bens complementares


Oferta

• Quantidade ofertada
– A quantidade que os vendedores querem e podem vender

• Lei da oferta
– Com tudo o mais mantido constante, quando o preço de um bem aumenta
• A quantidade ofertada desse bem também aumenta


Oferta

• Escala de oferta
– Uma tabela
– Relacionamento entre

• O preço de um bem

• A quantidade ofertada

• Curva de oferta
– Um gráfico
– Relacionamento entre

• O preço de um bem

• A quantidade ofertada

• Oferta individual
– Oferta de apenas um vendedor


Oferta

• Oferta de Mercado
– A soma das ofertas de todos os vendedores

• Deslocamentos da Curva de Oferta
– Somamos horizontalmente as curvas de oferta individuais
– A curva de oferta de mercado mostra como a quantidade ofertada total varia à medida que o preço do bem varia, mantendo constantes todos os outros fatores


• Deslocamentos da Curva de Oferta
– Aumento da oferta

• Qualquer mudança que aumente a quantidade ofertada a cada preço, como uma queda do preço do açúcar, desloca a curva de oferta para a direita
– Redução da oferta

• Qualquer mudança que reduza a quantidade ofertada a cada preço desloca a curva de oferta para a esquerda


• Variáveis que podem deslocar a curva de oferta
– Preço dos Insumos

• Oferta
– negativamente relacionada ao preço dos insumos
– Tecnologia

• Avanço em tecnologia
– aumentam a oferta
– Expectativas

• Afeta a oferta atual
– Número de Vendedores

• A oferta de mercado depende do número de vendedores


Oferta e Demanda reunidas

• Equilíbrio
– Uma situação na qual o preço de mercado atingiu o nível em que a quantidade ofertada é igual à quantidade demandada

• Preço de equilíbrio
– O preço que iguala a quantidade ofertada e a quantidade demandada

• Quatidade de equilíbrio
– A quantidade ofertada e a quantidade demandada ao preço de equilíbrio


• Excesso de oferta
– Quantidade ofertada > quantidade demandada
– Excesso de oferta – Pressão para baixo sobre o preço
• Excesso de demanda
– Quantidade demandada > quantidade ofertada
– Excesso de demanda – Pressão para cima sobre o preço]


• Lei da oferta e da demanda
– O preço de qualquer bem se ajusta para trazer a quantidade ofertada e a quantidade demandada do bem para o equilíbrio
– Na maioria dos mercados livres, o excesso e a escassez são apenas temporários


• Três Passos para Analisar Mudanças do Equilíbrio


1. Decidir – se o fato desloca a curva de oferta, a curva de demanda ou, em alguns casos, ambas as curvas

2. Decidir: se a curva se desloca para a direita ou para a esquerda

3. Usar o diagrama de oferta e demanda: para comparar o equilíbrio inicial com o novo equilíbrio, para ver como o deslocamento afeta o preço e a quantidade de equilíbrio


• Exemplo: Uma Mudança no Equilíbrio do Mercado em Virtude de um Deslocamento da Demanda – Suponhamos que o tempo fique muito quente em um determinado verão. Como isso afeta o mercado de sorvete? Três etapas:
1. Tempo quente‐ curva de demanda (desejos)

2. A curva de demanda desloca‐se para a direita


3. Preço de equilíbrio elevado; quantidade de equilíbrio elevada


• Deslocamento das Curvas versus Movimentos ao Longo Delas
– Alteração na curva de oferta

• Mudança na oferta
– Movimento ao longo da curva de oferta

• Mudança na quantidade ofertada
– Alteração na curva de demanda

• Mudança na demanda
– Movimento ao longo da curva de demanda

• Mudança na quantidade demandada


• Exemplo: Uma Mudança no Equilíbrio do Mercado em Virtude de uma Mudança na Oferta – Suponhamos que, em um outro verão, um furacão destrua parte da safra de cana‐de‐açúcar e que isso aumente o preço do açúcar. Como esse fato afeta o mercado de sorvete? Três etapas:
1. A mudança do preço do açúcar ‐ afeta a curva de oferta

2. A curva de oferta desloca‐se para a esquerda

3. Preço de equilíbrio elevado; quantidade de equilíbrio reduzida


• Exemplo: Deslocamentos Tanto da Oferta Quanto da Demanda – Suponhamos agora que a onda de calor e o furacão aconteçam no mesmo verão. Três etapas:
1. O calor afeta a curva de demanda; o furacão desloca a curva de oferta

2. A curva de demanda desloca‐se para a direita; a curva de oferta, para a esquerda

3. O preço de equilíbrio aumenta


• se a demanda aumenta substancialmente enquanto a oferta é um pouco reduzida: equilíbrio também aumenta


• se a oferta é substancialmente reduzida entanto a demanda aumenta um pouco: a quantidade de equilíbrio diminui


Demanda refere-se à quantidade de um bem que é desejado pelos consumidores. Uma observação importante a se fazer é a diferença entre a demanda e a quantidade demandada.

A quantidade demandada se refere à quantidade específica de determinado produto que os consumidores estão dispostos a comprar por um determinado preço. Esta relação entre o preço e a quantidade exigida de um determinado produto por esse preço é definida como a relação da demanda.


Oferta é definida como a quantidade total de um produto ou serviço que o mercado pode oferecer. A quantidade fornecida é a quantidade de um produto/serviço que os fornecedores estão dispostos a oferecer por um determinado preço. Esta relação entre preço e a quantidade de um bem/serviço fornecido é conhecida como relação de oferta.

Quando pensamos sobre oferta e demanda em conjunto, a relação de oferta e a relação de demanda se baseiam basicamente no equilíbrio. No equilíbrio, a quantidade fornecida e a quantidade demandada se cruzam e são equivalentes.


No Equilíbrio Econômico, os vendedores vendem todos os bens produzidos e os consumidores recebem todos os bens exigidos. Esta é a condição econômica ideal, em que tanto os consumidores quanto os fornecedores de bens e serviços estão satisfeitos.

Simplificando, a lei da demanda afirma que se todos os outros fatores permanecem constantes, se um preço de um bem for maior, menos pessoas o exigirão. À medida que o preço desse bem cair, a quantidade desse bem que o mercado irá demandar aumentará.

Quando entendemos a lei da demanda, a lei da oferta é simples, ela é efetivamente o inverso da lei da demanda. A lei da oferta indica que à medida que o preço de um determinado produto ou serviço sobe, os fornecedores desejam fornecer mais deste produto.


Inflação pode ser definida como “uma tendência de aumento sustentada no nível geral dos preços” e não no preço de apenas um ou dois bens. G. Ackley definiu a inflação como “um aumento persistente e sensível do nível geral ou da média dos preços”. Em outras palavras, a inflação se refere a um estado de aumento dos preços, não a preços elevados.

A inflação não se refere exatamente à preços elevados, mas o aumento do nível dos preços constitui a inflação. Assim, ela constitui um aumento global do nível dos preços. Portanto, a inflação pode ser vista como a desvalorização do dinheiro. Uma unidade de dinheiro agora tem um poder aquisitivo menor. A inflação também pode ser vista como um fenômeno recorrente.

A inflação dos bens de consumo é o que normalmente é mostrado na mídia, e usa uma média estimada dos itens que normalmente são consumidos pela família típica

Essa média pode subir enquanto outros preços caem, e o quanto ela se refere à sua situação pessoal depende do quanto os seus padrões de compra se assemelham a esse índice. Mas, consideramos o ponto chave da inflação quando o preço médio desses bens e serviços aumenta.

Deflação

O efeito oposto da inflação é conhecido como deflação, que é quando o preço global diminui, fazendo com que a taxa de inflação se torne negativa. Isso pode acontecer, na maioria dos casos, com uma redução na oferta da moeda ou disponibilidade de crédito.

A redução das despesas de investimento por parte do governo ou indivíduos também pode levar a essa situação. A deflação acarreta um problema de aumento do desemprego devido à falta de demanda.

A segunda principal causa da inflação é a inflação de custo. Não é tão comum quanto a inflação de demanda, porque só ocorre quando há uma escassez de oferta, combinada com demanda suficiente para permitir que o produtor aumente os preços. A inflação salarial pode contribuir para a inflação de custos. Isso geralmente é causado por fortes sindicatos. Uma empresa capaz de criar um monopólio também pode causar a inflação de custo.

Inflação de Demanda


A inflação de demanda é a mais comum. Ela ocorre quando a demanda por um bem ou serviço aumenta tanto que ultrapassa a oferta. Se os vendedores mantiverem os preços, os produtos irão esgotar. Eles então percebem que podem aumentar seus preços, causando a inflação.

Por que ocorre a relação negativa entre quantidade e preço para o consumidor?

A relação entre a quantidade demandada e preço do bem é chamada lei de demanda e diz que quando o preço sobe, a quantidade demandada diminui assumindo que outras coisas não se alteram. Quando essas outras coisas permanecem constantes, dizemos que a quantidade demandada e o preço têm uma relação negativa.

Quais são os fatores que contribuem para a relação inversa entre preço e quantidade?

A Lei da Demanda diz que quanto menor for o preço, maior a quantidade de consumidores procurando no mercado os produtos que desejam comprar; da mesma forma, quanto maior for o preço, menor a quantidade de consumidores procurando no mercado os produtos que desejam comprar.

Quais são os fatores que podem influenciar a demanda?

A quantidade demandada depende de variáveis que influenciam a escolha do consumidor pela compra ou não de um bem ou serviço: o seu preço, o preço dos outros bens substitutos ou complementares, a renda do consumidor e o gosto ou preferência do indivíduo.

Qual a relação entre preço quantidade demandada?

A Lei da Demanda determina que um preço mais alto leva a uma menor quantidade demandada e que um preço mais baixo leva a uma maior quantidade demandada.