Quais as vantagens de uma rede sem fio para a rede convencional com fios?

Vantagens:

  • Flexibilidade: dentro da área de cobertura, uma determinada esta��o (nesse trabalho, eu considerarei uma esta��o como sendo qualquer n� sem fio) pode se comunicar sem nenhuma restrição. Além disso, permite que a rede alcance lugares onde os fios não poderiam chegar.
  • Robustez: uma rede sem fio pode sobreviver intacta em caso de um desastre (por exemplo, um terremoto); a comunicação continuaria garantida.
  • Velocidade e facilidade: a instalação pode ser rápida, evitando a passagem de cabos através de paredes, canaletas e forros.
  • Redução do custo agregado: mesmo mais dispendiosa que uma rede cabeada, estão agregadas vantagens como: facilidade de expansão, menos necessidade de manutenção, robustez e outros fatores que ajudam a amenizar o tempo necessário para recuperar os recursos inicialmente empregados.
  • Diversas topologias: podem ser configuradas em uma variedade de topologias para atender a aplicações específicas. As configurações são facilmente alteradas.

Desvantagens:
 

  • Qualidade de serviço: a qualidade do serviço provido ainda é menor que a das redes cabeadas. As principais razões para isso são a pequena banda passante devido às limitações da radiotransmissão e a alta taxa de erro devido à interferência.
  • Custo: o preço dos equipamentos de Redes sem Fio são mais altos que os equivalentes em redes cabeadas.
  • Segurança: intrinsecamente, os canais sem fio são mais suscetíveis a interceptores não desejados. O uso de ondas de rádio na transmissão de dados também pode interferir em outros equipamentos de alta tecnologia, como por exemplo, equipamentos utilizados em hospitais. Além disso, equipamentos elétricos são capazes de interferir na transmissão acarretando em perdas de dados e alta taxa de erros na transmissão.
  • Baixa transferência de dados: embora a taxa de transmissão das Redes sem Fio esteja crescendo rapidamente, ela ainda é muito baixa se comparada com as redes cabeadas.

Quais são as vantagens de uma rede sem fio?

As redes sem fio apresentam as seguintes vantagens:.
Flexibilidade: dentro da área de cobertura, uma determinada estação pode se comunicar sem nenhuma restrição. ... .
Facilidade: a instalação pode ser rápida, evitando a passagem de cabos através de paredes, canaletas e forros, portanto uso mais eficiente do espaço físico..

Qual a diferença de uma rede sem fio e uma rede com fio?

As redes cabeadas são feitas através de cabos físicos que interligam os dispositivos. Elas possuem um sinal livre de interferência, portanto disponibilizam maiores velocidades com maior segurança. Já as redes sem fio utilizam infravermelho ou ondas de rádio para realizar o envio e recebimento de informações.

Quais são as principais vantagens do uso de redes sem fio explique o papel das redes sem fio na automação 40?

A conectividade sem fio traz grande flexibilidade para a empresa, além de conectar diferentes tipos de componentes em uma mesma rede, melhorando a comunicação e prosperando uma atualização de dados em tempo real.

Quais são os pontos positivos e negativos da utilização de redes com fio?

Pontos Positivos.
ALTA VELOCIDADE : A transmissão de através da fibra óptica é muito mais rápida. ... .
FIM DA INTERFERÊNCIA: ... .
FIM DAS PERDAS: ... .
ECONOMIA: ... .
SEGURANÇA: ... .
CUSTO INICIAL: ... .
ABRANGÊNCIA: ... .
MÃO DE OBRA ESPECIALIZADA:.