Quais são os dois tipos de vegetação que atualmente ocupa a maior área do Brasil?

A vegetação do Brasil é composta por formações bastante diversas que variam de acordo com características físicas do território nacional, que são o clima, o relevo e o tipo de solo. Dessa forma, encontra-se no país:

  • florestas tropicais e atlânticas, como a Amazônia e a Mata Atlântica;
  • Cerrado;
  • Caatinga;
  • Pampas;
  • mata de araucárias;
  • áreas de transição, como a mata dos cocais;
  • sistemas complexos, a exemplo do Pantanal.

Dados do IBGE mostram, entretanto, que a vegetação nativa brasileira tem ocupado uma área cada vez menor, o que se deve, sobretudo, ao processo de urbanização e abertura de novas áreas para cultivo e pastagem.

Leia também: Quais são os biomas brasileiros?

Tópicos deste artigo

Resumo sobre a vegetação do Brasil

  • A vegetação do Brasil diz respeito ao conjunto de diferentes formações vegetais que recobrem o território nacional.
  • Características como clima, relevo e tipo de solo influenciam no tipo de vegetação que recobre determinada área.
  • São tipos de vegetação brasileira: Floresta Amazônica, Mata Atlântica, Cerrado, Caatinga, mata dos cocais, mata de araucárias e Pampas.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O que é vegetação do Brasil?

A vegetação do Brasil corresponde a todo o conjunto de espécies e formações vegetais que recobrem o território nacional. Cada uma dessas classes está associada a um diferente tipo de clima, solo e relevo, os quais suportam, assim, plantas com características correspondentes à disponibilidade hídrica, à temperatura, à profundidade e ao nível de fertilidade do solo, entre outros.

Com o passar do tempo, com o avanço das áreas urbanizadas e das atividades antrópicas que se utilizam de extensas áreas, como a produção agropecuária, a vegetação nativa do Brasil teve a sua área reduzida. De acordo como IBGE, entre os anos de 2000 e 2018, uma parcela de 8,34% da cobertura original do país foi retirada, o equivalente a 490 mil km², atingindo principalmente áreas nos biomas da Amazônia e do Cerrado. A maior parcela dessas áreas (43%) foi convertida em pastagens e lavouras agrícolas.|1|

Confira nosso podcast: O dilema das queimadas no Brasil e no mundo 

Tipos de vegetação do Brasil

O Brasil apresenta uma grande variedade de coberturas vegetais, o que se deve, principalmente, à sua extensão continental e diversidade climática. Apontamos abaixo os diferentes tipos de vegetação encontrados no território nacional e suas características.

  • Floresta Amazônica

A Floresta Amazônica é um tipo de floresta equatorial ou tropical. Possui mais de cinco milhões de km² e é, em função disso, considerada a maior floresta tropical do mundo. Trata-se também da principal formação vegetal do território brasileiro, uma vez que recobre aproximadamente 60% de sua superfície. Ocorre em estados da região Norte do Brasil, onde há a predominância de climas quentes e úmidos, como o Equatorial.

A Floresta Amazônica se divide em três categorias, que são:

  • Mata de várzea: localizada em áreas que são alagadas periodicamente, como a planície inundável dos rios. É formada por árvores de médio e grande porte, as quais crescem em solos de elevada fertilidade em decorrência do acúmulo de nutrientes proporcionado pelas águas dos rios.
  • Mata de igapó: situada em áreas rebaixadas, um patamar abaixo da mata de várzea. Por isso é caracterizada por solos alagados durante a maior parte do tempo, onde há a ocorrência de vegetação de pequeno e médio porte adaptada a ambientes aquáticos ou de elevado teor de umidade, como os musgos, vitórias-régias e espécies de arbustivas.
  • Mata de terra firme: compõe a maior parte da Floresta Amazônica e é caracterizada pelas formações de florestas densas, com árvores de grande porte. Diferentemente das demais, ela cresce em solo de baixa fertilidade e cujo teor de umidade é comparativamente baixo. O teor de nutrientes desse substrato depende, sobretudo, da camada de matéria orgânica depositada sobre ele. Encontra-se na mata de terra firme árvores como seringueiras, mogno, palmeiras, cedro, cacau e muitas outras.

Quais são os dois tipos de vegetação que atualmente ocupa a maior área do Brasil?
Formada predominantemente por florestas densas, a Amazônia é a maior floresta tropical do mundo.

  • Mata Atlântica

A Mata Atlântica era formada por florestas ombrófilas e decíduas, e, próximo da faixa costeira, observava-se a presença de vegetação litorânea como restingas e mangues. Atravessa uma grande diversidade de climas, sendo predominante em áreas de clima Tropical, estendendo-se pelo leste do território nacional, desde o Rio Grande do Norte até a porção setentrional do Rio Grande do Sul, avançando sobre grande parte da região Sudeste e também parcela do Centro-Oeste.

De acordo com o IBGE, o bioma que leva o nome da cobertura vegetal é, atualmente, o único em que a vegetação nativa não é predominante. No ano de 2018, restavam somente 12,6% de superfícies recobertas por florestas, as quais foram, aos poucos, dando lugar às cidades e áreas urbanizadas.

  • Cerrado

Chamado também de savana. Recobre mais de dois milhões de km² de área, sendo a vegetação predominante da região Centro-Oeste do Brasil. Observa-se a ocorrência do Cerrado também em estados como:

    • São Paulo
    • Paraná
    • Bahia
    • Maranhão
    • Piauí
    • Tocantins
    • Rondônia

A vegetação do Cerrado é formada por herbáceas, arbustivas, que compõem os campos, e árvores de médio porte, geralmente com troncos grossos e retorcidos, folhas de superfície reduzida e raízes profundas, que são, respectivamente, adaptadas ao fogo e aos períodos de estiagem característicos do clima Tropical, em que há alternância entre uma estação seca e outra chuvosa. A disposição da vegetação varia de esparsa pela superfície até formações mais densas, que caracterizam a fisionomia dos cerradões.

Trata-se de uma vegetação altamente devastada também em decorrência do avanço das atividades produtivas do agronegócio, com destaque para as lavouras de soja.

  • Caatinga

É chamada também de savana em função da sua fisionomia. É típica de regiões de clima Semiárido, em que há uma prolongada estação sem chuvas. Essas características são encontradas na sub-região conhecida como Sertão Nordestino. A Caatinga é formada por gramíneas, arbustivas e árvores de pequeno e médio porte. Observa-se, ainda, a ocorrência de xeromorfismo em muitas das espécies que compõem a flora da Caatinga, que nada mais é do que o conjunto de mecanismos de adaptação à seca, como a armazenagem de água.

Quais são os dois tipos de vegetação que atualmente ocupa a maior área do Brasil?
A Caatinga ocorre em regiões de clima Semiárido, dispondo de espécies vegetais adaptadas aos longos períodos de estiagem e altas temperaturas.

  • Mata de cocais

É uma vegetação de transição entre o Cerrado, a Caatinga e a Floresta Amazônica. Éencontrada comumente entre estados das regiões Norte e Nordeste do Brasil, na sub-região denominada  Meio Norte, que compreende Maranhão, Tocantins e Piauí. É caracterizada pela presença de árvores de grande e médio porte e dossel aberto, sendo marcante na paisagem palmeiras como carnaúbas, buritis e babaçus.

  • Pantanal

Quais são os dois tipos de vegetação que atualmente ocupa a maior área do Brasil?
O Pantanal é um sistema complexo onde se observa vegetação variada que vai de grandes árvores a gramíneas e espécies aquáticas, como vitórias-régias.

O Pantanal é classificado como um sistema complexo, uma vez que agrega feições bastante diversificadas e características de outros biomas e formações vegetais. Ocorre nos estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, na região Centro-Oeste do país. Em função das terras planas, observa-se a formação de extensas áreas alagadas no período das cheias dos rios.

Determinadas áreas se encontram permanentemente alagadas. Matas ciliares, arbustos, árvores de grande porte e espécies aquáticas, algumas delas endêmicas (isto é, que tiveram origem naquela localidade), compõem essa formação vegetal.

Veja também: Causas e consequências das queimadas no Pantanal

  • Campos ou Pampas

Essa vegetação é típica das regiões de clima Subtropical da região Sul do Brasil, marcando a paisagem dos estados do:

    • Rio Grande do Sul
    • Santa Catarina 
    • Paraná

As gramíneas que dão origem aos Campos e as espécies arbustivas são predominantes na paisagem.

  • Mata de araucárias

Chamada também de mata dos pinhais, atravessava a porção central dos três estados que integram a região Sul do Brasil, que são áreas de relevo elevado e clima Subtropical. As araucárias são o principal tipo de árvore encontrado nessa formação, por isso o seu nome. Elas podem ter dezenas de metros de altura, e são caracterizadas pelas folhas em formato de agulha, troncos largos e pela pinha, que origina a semente conhecida como pinhão. Essa vegetação se encontra hoje bastante reduzida em decorrência das atividades exploratórias de extração de madeira.

  • Mangues

Os mangues correspondem à vegetação encontrada nos manguezais. Estes compõem o sistema marinho-costeiro brasileiro, que se estende por toda a faixa litorânea do país, com exceção do Rio Grande do Sul. Os mangues se formam comumente no encontro da água doce dos rios com a água salobra do mar, e são marcados pelas planícies alagadas, onde se encontra grande quantidade de sedimentos que dão origem à lama. As árvores, de troncos e raízes finas, são adaptadas a esse ambiente, e muitas delas possuem raízes expostas para a respiração.

Quais são os dois tipos de vegetação que atualmente ocupa a maior área do Brasil?
As raízes aéreas são características marcantes da vegetação que forma os manguezais.

    • Videoaula sobre florestas do Brasil: Mata Atlântica, mata de araucárias e mata dos cocais

Exercícios resolvidos sobre vegetação do Brasil

Questão 1 - (Fuvest) Estas fotos retratam alguns dos tipos de formação vegetal nativa encontrados no território nacional.

Quais são os dois tipos de vegetação que atualmente ocupa a maior área do Brasil?

Correlacione as formações vegetais retratadas nas fotos às áreas de ocorrência indicadas nos mapas abaixo.

A)

Quais são os dois tipos de vegetação que atualmente ocupa a maior área do Brasil?

B)

Quais são os dois tipos de vegetação que atualmente ocupa a maior área do Brasil?

C)

Quais são os dois tipos de vegetação que atualmente ocupa a maior área do Brasil?

D)

Quais são os dois tipos de vegetação que atualmente ocupa a maior área do Brasil?

E)

Quais são os dois tipos de vegetação que atualmente ocupa a maior área do Brasil?

Resolução

Alternativa C. As imagens mostram, respectivamente, Mata Atlântica, mata de araucárias, Cerrado, Caatinga e Pantanal, cujas ocorrências são bem determinadas pelos mapas apresentados na alternativa C.

Questão 2 - (UEA) É considerado um ecossistema costeiro de transição entre os ambientes terrestre e marinho. Característico de regiões tropicais e subtropicais, está sujeito ao regime das marés, dominado por espécies vegetais típicas, e encontra-se associado às margens de baías, barras, enseadas, desembocaduras de rios, lagunas e reentrâncias costeiras, onde haja encontro de águas de rios com a do mar, ou diretamente expostos à linha da costa. A cobertura vegetal instala-se em substratos de formação recente, de pequena declividade, sob a ação diária das marés de água salgada ou, pelo menos, salobra.

(www.ecologia.ib.usp.br. Adaptado.)

O excerto reúne características da formação vegetal denominada

A) mata de igapó.

B) Pantanal.

C) manguezal.

D) caaetê.

E) restinga.

Resolução

Alternativa C. O texto do enunciado descreve as principais características dos manguezais, que integram o sistema costeiro-marinho brasileiro.

Nota

|1| SILVEIRA, Daniel. Brasil perdeu 8,3% da vegetação natural em 18 anos; 42% virou pasto e 19%, plantação, diz IBGE. G1, 24 set. 2020. Disponível aqui.

Por Paloma Guitarrara
Professora de Geografia

Quais são os dois tipos de vegetação que atualmente ocupam a maior área do Brasil?

A Amazônia é a principal vegetação do Brasil. Ela ocorre em zonas de clima equatorial, que possuem um elevado volume de chuvas. A Mata Atlântica é um bioma presente em grande parte da costa litorânea brasileira. Ela é considerada a vegetação mais devastada do Brasil.

Qual a maior Vegetação do Brasil?

Floresta Amazônica: é a maior floresta tropical do mundo, além de apresentar a maior biodiversidade. Ela ocupa cerca de 42% do território nacional, estando presente na Região Norte e nos estados de Mato Grosso e Maranhão, além de outros países da América do Sul.

Quais são os principais tipos de vegetação do Brasil atualmente?

Tipos de vegetação do Brasil.
A floresta amazônica apresenta clima equatorial, quente e úmido, o que permite a existência de uma grande variedade de espécies vegetais como castanheiro, cipó, guaraná, jatobá, palmeira, seringueira e vitória-régia..
A Mata Atlântica é formada por florestas ombrófilas e estacionais..

Quais são os tipos de vegetação que existem?

Os principais tipos de vegetação são: deserto, estepe, floresta de coníferas, floresta temperada, floresta tropical, savana, tundra, vegetação de montanha e vegetação mediterrânea.