Quais são os benefícios e os riscos da prática de esportes radicais e de aventura?

O Brasil só perde para o Japão quando se trata de números de estressados. Hoje, os brasileiros ocupam o segundo lugar nesse ranking. Mas, afinal, como aliviar o estresse? Saiba que os esportes radicais podem responder essa pergunta!

Os esportes radicais, também conhecidos como esportes de aventura, têm características próprias que os diferenciam das outras modalidades: desafio, sensação de risco em situações extremas e fuga de rotina. Com eles, um dia nunca será igual ao outro.

São considerados esportes radicais o rafting, o vôo livre, o rapel, a escalada, o paraquedismo, entre outros. Inclusive, alguns deles podem ser adaptados e praticados em ambientes fechados (indoor), ou em contato com a natureza (outdoor). Esta última categoria de atividades tem conquistado cada vez mais adeptos que buscam qualidade de vida, bem-estar físico e mental.

Se você quiser saber mais, neste post listamos 5 benefícios que você pode adquirir ao praticar esportes radicais. Confira!

1. Controla a pressão arterial

O sedentarismo é um dos grandes responsáveis pelo descontrole da pressão arterial. A falta de atividades faz com que ela aumente, provocando a popular “pressão alta”. A prática de esportes é capaz de baixar ou manter a pressão sanguínea em níveis satisfatórios, pois diminui a força dos batimentos cardíacos e dilata os vasos sanguíneos.

Para isso, podem ser praticados tanto exercícios aeróbicos (natação, caminhada, ciclismo etc.) quanto a musculação. O interessante é que nos esportes radicais essas duas modalidades acontecem simultaneamente, enquanto deslocamos o nosso corpo (aeróbios) e quando fazemos força (anaeróbios).

2. Trabalha a paciência

Todo esporte radical requer foco e atenção. Para isso, é fundamental exercitar a paciência. Imagine uma escalada: deve ser dado um passo de cada vez, não tem como pular etapas e chegar no cume rapidamente. É preciso foco, estratégia e, claro, paciência.

3. Melhora o humor e reduz a ansiedade

Quando estiver pensando em como aliviar o estresse, lembre-se que os esportes radicais liberam a produção de uma série de neurotransmissores no cérebro, dentre eles a endorfina, considerada um analgésico natural. Logo nos primeiros momentos da produção e circulação desse hormônio na corrente sanguínea, você já começa a usufruir de seus benefícios, já que ele elimina a ansiedade e produz um estado de bom humor e relaxamento.

4. Ajuda na sociabilidade

É muito comum você chegar na academia, ir até o escaninho, pegar a ficha prescrita pelo professor e executar todas as séries de exercícios com o fone no ouvido e só depois se dar conta de que não conversou com ninguém.

Isso não acontece nos esportes radicais, porque normalmente você já vai acompanhado de alguém da família ou dos amigos. Se for sozinho, pode ter certeza que sempre vai encontrar alguém para ajudar a amarrar uma corda, puxar um caiaque ou simplesmente ajudar na motivação. Portanto, os esportes radicais são grandes aliados para a socialização dos praticantes.

5. Melhora o preparo físico

Os esportes radicais demandam o uso da resistência cardiovascular e força, tudo ao mesmo tempo. A partir da prática regular de esportes de aventura, você ficará menos cansado nas atividades diárias, como sentir menos desconforto ao subir uma escada. Além disso, com o tempo você vai observar uma melhora no tônus muscular.

Agora você já sabe como aliviar o estresse por meio dos esportes radicais. Escolha a atividade que mais agradar e chame um parente ou amigo para ir junto.

Vale lembrar que muitos esportes radicais e de aventura exigem equipamentos adequados e de boa qualidade. Afinal, é preciso estar preparado para qualquer situação.

E você? Pratica algum esporte radical, está pensando em iniciar algum ou surgiu alguma dúvida sobre o assunto? Conta para gente aqui nos comentários!

Quais são os benefícios e os riscos da prática de esportes radicais e de aventura?

Embora temidos, os esportes radicais entregam benefícios que otimizam, não só o condicionamento físico, mas também a mente. Conheça quais!

A verdade é que o corpo humano não foi feito para ficar horas sentados em um escritório. Ele foi feito para nadar, correr, escalar, enfim, se mexer. Por isso, para explorar o verdadeiro potencial do corpo humano, não existe nada melhor que a prática de esportes radicais.

Além disso, essas atividades não poluem, não agridem o meio ambiente, sendo praticadas, em sua maioria, em contato com a natureza preservada. Deste modo, a prática auxilia no condicionamento físico e entrega muitos benefícios.

Se você quer conhecer os benefícios desta prática, acompanhe este artigo e saiba o quanto esta atividade pode te auxiliar a melhorar o organismo em sua totalidade.

O que é esporte radical e por que praticar?

O termo foi usado pela primeira vez na década de 80, para referir-se a esportes de aventura, de ação e que envolvem a natureza. Ou seja, esportes radicais são aqueles que requerem esforço físico diferenciado e muita vontade de superar limites.

Para resumir, esportes radicais são práticas com alto grau de risco físico que eleva a adrenalina do corpo devido às condições extremas de velocidade, altura e outros fatores. Portanto, a prática requer o uso de aparelhos certificados e seguros para os praticantes.

Embora exija condicionamento, preparo físico e mental, adotar esta prática vale a pena. Já que esses exercícios oferecem experiências únicas e sensacionais, além de muitos outros benefícios para sua vida, como: 

  • Autocontrole;
  • Autoestima;
  • Concentração;
  • Coragem para enfrentar os próprios medos;
  • Motivação e persistência;
  • Sentimento de superação e liberdade;
  • Aumento da flexibilidade e resistência física;
  • Diminuição de risco de algumas doenças;
  • Melhora a qualidade dos músculos;
  • Amplia a coordenação motora e agilidade;
  • Entre outros.

Conheça 5 benefícios dos esportes radicais

Segundo o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) mais de 1,4 mil pessoas foram afastadas do trabalho só em 2019 devido a algum tipo de transtorno fóbico-ansioso, como depressão, ansiedade, síndrome de burnout e estresse.

Devido à alta liberação de adrenalina que acontece durante a prática de esportes radicais, o estresse do organismo se dissipa. Uma vez que o estresse, nada mais é que o acúmulo de adrenalina no corpo, que necessita ser liberada. 

Portanto, invista em atividades que saem da zona de conforto, liberam adrenalina, aumentam o contato com a natureza e permitem te desafiar. Afinal, isso é essencial para manter sua saúde física e mental. Então, confira 5 benefícios desta prática:

Condicionamento físico

A prática de esportes radicais, certamente, exigem um esforço maior que atividades normais. Sendo assim, a atividade fortalece a musculatura e aumenta a capacidade cardiovascular, por exemplo.

Nesse contexto, em cada tipo de exercício ou esporte, você trabalha partes do corpo. Aos poucos, com a prática, você aumenta sua flexibilidade, a resistência, a força e a melhora muscular. Já em esportes radicais, você exercita o corpo inteiro. 

Com a prática regular da atividade, você verá que ficará menos cansado e mais produtivo nas atividades diárias por conta da melhora no tônus muscular, por exemplo.

Autoestima

Esportes radicais auxiliam até mesmo na melhora da autoestima. Autoestima? Como assim? O que acontece é que essas atividades se relacionam com tomada de decisões imediatas.

Por conta disso, este tipo de esporte requer confiança, preparo e conhecimento por parte do praticante. Ou seja, o atleta desenvolve uma mentalidade muito mais confiante, criativa e motivada que não se limite apenas na prática esportiva.

Sabe aquela sensação encantadora de ter superado limites? Ela tem a capacidade de elevar a autoestima e te mostrar características pessoas que nem você mesmo conhecia. Saiba que você vai adorar ser apresentado a sua nova versão!

Controle da pressão arterial

O grande responsável pelo descontrole da pressão arterial é o sedentarismo. O sedentarismo é a falta de atividades físicas, o que provoca o que conhecemos por “pressão alta”. 

Com a prática de esportes, o organismo baixa ou mantém a pressão sanguínea em níveis adequados. Isso ocorre devido ao aumento da força dos batimentos cardíacos e dilatação dos vasos sanguíneos. 

A solução está na prática de exercícios aeróbicos, como natação, caminhada ou corrida, por exemplo, e em exercícios de musculação. O interessante é que a prática de esportes radicais usa essas duas modalidades, potencializando os efeitos benéficos na saúde física.

Fortalecimento do sistema cardiovascular

Além do fortalecimento muscular, os esportes radicais fortalecem também o sistema cardiovascular. Isso por conta da alta intensidade da prática, elevando o rendimento cardiovascular, a estamina, o fôlego e a resistência.

Em outras palavras, esta prática proporciona um bem-estar considerável para o órgão mais importante do corpo humano: o coração. Deste modo, evita a hipertensão, a má circulação do sangue, a diabete, o sedentarismo, a obesidade e até mesmo a depressão.

Aumenta o bem-estar

As principais patologias do século XXI estão relacionadas ao estresse, às pressões diárias, ao nervosismo e ao sedentarismo. Uma boa dose de adrenalina rompe a rotina  e alivia o estresse.

Quando você pratica uma atividade física, a sua glândula chamada hipófise libera endorfina, sendo uma substância natural responsável pela sensação de bem-estar e tranquilidade. Essa liberação diminui o estresse e aumenta a disposição mental e física.

Portanto, quanto mais intensa e duradoura for sua experiência, maior será o efeito ao próprio corpo, aumentando a endorfina no sangue. Assim, praticando um esporte radical você estará fugindo da tensão e recuperando seu bom humor.

Escolha o paraquedismo como prática 

Quais são os benefícios e os riscos da prática de esportes radicais e de aventura?

O paraquedismo está entre os 5 esportes radicais mais praticados no Brasil. Isso porque os benefícios desta prática, como você viu neste artigo, são muitos. 

O salto de paraquedas proporciona bem-estar, como se o organismo entrasse em um processo de atualização.  Mas, para isso acontecer, toda atividade radical deve ser feita na companhia de profissionais capacitados e com todos os equipamentos necessários.

Com a Sky Company, você pode viver essa experiência ao lado dos melhores atletas do paraquedismo. A empresa possui uma equipe composta por excelentes profissionais, prontos para entregar o máximo de conforto e bem-estar em todos os seus saltos. 

Quer saber mais detalhes? Entre em contato e proporcione todos os benefícios do paraquedismo para seu corpo e sua mente. Você merece!

Postagens Relacionadas

    Quais os riscos dos esportes radicais ou de aventura?

    Seja no âmbito da competição ou do lazer, a prática do esporte de aventura implica riscos de diferentes proporções, como quedas, colisões, escoriações, fraturas, afogamentos, congelamentos, mal-estar, entre outros (Ashcroft, 2001).

    Quais são os benefícios da prática dos esportes radicais?

    Uma boa atividade radical traz resultados como o aumento da autoestima, o alívio de stress, a melhora do raciocínio lógico, além de ser uma ótima maneira de se manter em forma.

    O que são esportes de aventura seus riscos e benefícios?

    Os esportes de aventura são aquelas atividades consideradas mais perigosas, que levam o aventureiro a estar exposto a mais riscos em quesitos como velocidade, altura, entre outros. Essas atividades exigem maior esforço físico e controle emocional, por isso se tornam tão emocionantes.

    Quais são os riscos da prática desse esporte?

    Prática inadequada de esporte oferece grande risco para "quarentões" 26 de Dezembro de 2002 (Bibliomed). A prática de exercícios acima do que o organismo é capaz de suportar pode causar desde uma lesão muscular até uma parada cardíaca.