Quais são as regiões metropolitanas brasileiras com maior população?

Uma região metropolitana é uma área formada por vários municípios que apresentam uma estrutura ou aglomeração urbana interligada entre si ou em torno de uma cidade principal, geralmente uma metrópole. Assim, uma região metropolitana costuma ter um município-sede e as demais localidades sendo suas cidades-satélites ou área metropolitana.

Por exemplo, quando nos referimos ao município de São Paulo, estamos falando de uma metrópole que centraliza em torno de si uma região metropolitana. Quando falamos em “Grande São Paulo” ou Região Metropolitana de São Paulo, estamos incluindo também as suas cidades-satélites, tais como Guarulhos, Osasco e muitas outras. Essa região, no caso, é formada por um conjunto total de 39 cidades, a maior aglomeração urbana do Brasil, com uma população que se aproxima da casa dos 20 milhões de habitantes, segundo dados do IBGE de 2010.

No Brasil, as regiões metropolitanas são estabelecidas por lei, e sua implementação ocorreu em razão da necessidade de uma maior complementaridade entre as estruturas que formam essas cidades. Em outras palavras, as cidades de uma mesma região metropolitana precisam apresentar sistemas de transporte, comunicação, pavimentação e outros que estejam interligados entre os diferentes limites municipais. Isso tudo porque essas cidades passaram ou estão passando por um processo de conurbação.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Mas o que é conurbação?

Conurbação é o processo em que a área urbana de duas ou mais cidades fica interligada entre si, de modo a não haver uma distinção visual entre ambas, ou seja, as áreas urbanas de diferentes municípios formam uma mesma aglomeração, incluindo aí uma relação socioeconômica de interdependência, algo característico das regiões metropolitanas.

Atualmente, existem no Brasil 37 regiões metropolitanas oficialmente instituídas, embora existam críticas sobre tal aspecto, uma vez que estudos geográficos apontam que nem todas apresentam estruturas socioespaciais típicas de regiões metropolitanas, o que faz com que elas existam somente nos termos jurídicos. A seguir, temos um quadro com a dez maiores e mais importantes regiões metropolitanas do país e dados do Censo Demográfico do IBGE de 2010.

Quais são as regiões metropolitanas brasileiras com maior população?

As 10 maiores regiões metropolitanas do Brasil (2010)

Podemos notar que, apesar de a maioria das regiões metropolitanas ser liderada por capitais estaduais, isso não necessariamente é uma regra, tal qual o caso de Campinas, que possui sua própria região metropolitana sem ser uma capital. Existem também outros casos, como a Baixada Santista (SP), Londrina (PR), Cariri (CE) e outras.

Para compreender o surgimento de uma Região Metropolitana é necessário, primeiramente, entender o que é uma metrópole.  

Metrópole foi uma expressão utilizada na Grécia Antiga para referir-se a uma cidade-mãe, isto é, que exerce influência nas cidades de seu entorno, polarizando determinadas funções econômicas e sociais. Em sua derivação do Latim, significa a principal cidade de uma determinada região.

No Brasil, o processo de urbanização ocorreu de forma acelerada e, paradoxalmente, generalizada e centralizadora. Verificou-se uma grande quantidade de cidades surgindo, porém as grandes cidades (principalmente as capitais) polarizaram os setores econômicos e industriais, elevando seu poder de atração demográfica.

Com o crescimento demográfico dessas grandes cidades e de sua mancha urbana, surgiu outro processo: o de conurbação, isto é, um elo físico entre as malhas urbanas de duas ou mais cidades. Essa integração de dois núcleos urbanos ocorre também de forma funcional, com a migração pendular diária de pessoas entre as cidades.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Com a conurbação, houve um novo processo de metropolização, pois nas adjacências da metrópole foram se formando núcleos urbanos cada vez mais dinâmicos e inter-relacionados com ela. Essas metrópoles, com a conurbação, passam a ter vários problemas urbanos graves, principalmente no transporte público.

Assim, o Brasil elaborou em 1974 uma lei definindo a criação das Regiões Metropolitanas, justamente para sanar tais problemas urbanos. Foram criadas por essa lei 9 Regiões Metropolitanas: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Recife, Salvador, Fortaleza, Curitiba e Belém.

Atualmente, o IBGE reconhece 12 Regiões Metropolitanas no país. Elas foram divididas em 3 níveis hierárquicos, de acordo com a importância da metrópole e seu poder de influência sobre outras cidades do país. Assim, tem-se:

a) Grande Metrópole Nacional: com apenas São Paulo.

b) Metrópole Nacional: com Rio de Janeiro e Brasília.

c) Metrópole:com Manaus, Belém, Fortaleza, Recife, Salvador, Belo Horizonte, Curitiba, Goiânia e Porto Alegre.

Quais são as duas regiões metropolitanas brasileiras com maior população?

Estimativa para 2019.

Quais as regiões metropolitanas maiores do Brasil?

As cinco maiores metrópoles brasileiras, levando em consideração a hierarquia urbana das cidades brasileiras estabelecida pelo Instituto Brasileiro de Pesquisa e Estatística (IBGE), são:.
São Paulo;.
Rio de Janeiro;.
Brasília;.
Recife;.
Belo Horizonte..

Qual a área metropolitana mais populosa do Brasil?

A região metropolitana de São Paulo continua como a mais populosa do país, com 22,04 milhões de habitantes, seguida pelas regiões metropolitanas do Rio de Janeiro (13,19 milhões) e Belo Horizonte (6,04 milhões), além da Região Integrada de Desenvolvimento (RIDE) do Distrito Federal e Entorno (4,75 milhões).

Qual a área metropolitana mais populosa?

Tóquio manteve o status de maior cidade do mundo, com 37 milhões de habitantes, enquanto Delhi e Xangai seguiram em segunda e terceira posições. Comparando os resultados com a edição de 2021, a única queda que pode ser observada no top 20, envolve ambas as cidades japonesas, Tóquio e Osaka.