Quais países fazem parte do BRICS O que eles têm em comum o que significa dizer que eles possuem economias emergentes?

Quais países fazem parte do BRICS O que eles têm em comum o que significa dizer que eles possuem economias emergentes?

Em nossa postagem de hoje, vamos estudar sobre um assunto muito importante, que envolve não só o nosso País, mas também diversas questões geopolíticas, muito importantes para os assuntos de geografia no Enem. Vamos falar sobre as mais importantes características dos BRICS, explicando o que é este grupo, quais os países componentes e também sobre as características predominantes destes países.

No cenário político atual, principalmente na era após a globalização, a união entre os mais variados países, assim como o seu relacionamento vem ganhando cada vez mais importância, seja para a política nacional, economia ou até mesmo questões militares. Desta maneira, diversos países buscam a formação de grupos ou blocos econômicos, tais como o Nafta, o Mercosul e o mais conhecido a União Europeia. Neste conceito, um grupo importante que vem ganhando destaque são os BRICS.

Quais países fazem parte do BRICS O que eles têm em comum o que significa dizer que eles possuem economias emergentes?

  • O que são os BRICS?
  • Características dos países componentes
  • Futuro dos países do BRICS
    • Leia mais:

O que são os BRICS?

BRICS é nome que recebe um grupo formado atualmente por cinco países: Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. O seu nome é dado pela letra inicial de cada país em inglês (Brazil, Russia, India, China and South Africa). No entanto, os BRICS não são um grupo econômico, tais como os que mencionamos acima. Na verdade, estes países formam uma aliança que busca agir no cenário político e econômico internacional, favorecendo os interesses em comum destes países. Todo ano são realizadas ao menos uma reunião para definir as diretrizes destes países, formalizando acordos internacionais e caminhando para a possível formação e um bloco econômico de fato.

Características dos países componentes

Como falamos no início, os BRICS são formados por países que apresentam algumas características em comum, que são fundamentais para as diretrizes do grupo, vamos explorar algumas.

A principal característica do grupo é ser formado por países emergentes, ou seja, são países que estão em um processo de crescimento econômico superior aos demais países, além de apresentares índices de crescimento, como importação e exportação em crescimento. Outras características comuns aos integrantes do grupo são:

  • Grande quantidade de recursos minerais, com desenvolvimento de tecnologia para explorá-los;
  • Mão de obra em grande quantidade, em processo de qualificação. Estima-se que os países do BRICS detenham 45% da força de trabalho mundial;
  • Investimento acentuado em setores de infraestrutura nacional, tais como estradas, ferrovias e aeroportos;
  • Rápido acesso da população à instrumentos de comunicação, como telefones celulares e internet;
  • Grande investimento de empresas internacionais em seu mercado de capitais e;
  • Investimento de empresas internacionais em diversos setores da economia.

Além disso, os países também compartilham outros dados similares, tais como IDH e expectativa de vida.

Futuro dos países do BRICS

Acredita-se que em um futuro não muito distante, que os países pertencentes a este grupo possam se tornar grandes economias, muito influentes no cenário mundial. Destaca-se principalmente a China, com um crescimento econômico muito acelerado (atingindo normalmente 9% ao ano), além de possuir a maior população mundial, seguida de perto por outro país do grupo, a Índia. Além disso, a expectativa é que cada vez mais o grupo se fortaleça e se transforme em um bloco econômico de fato.

Poderíamos ainda explorar diversas características este grupo, mas temos uma visão geral dos BRICS. Conhecer este grupo, assim como diversos outros em que o Brasil está inserido, é muito importante para a sua preparação para o Enem!

Quais países fazem parte do BRICS O que eles têm em comum o que significa dizer que eles possuem economias emergentes?

Quais países fazem parte do BRICS O que eles têm em comum o que significa dizer que eles possuem economias emergentes?
A cúpula do BRICS aconteceu em Brasília em novembro de 2019. Foto: Valter Campanato/Agência Brasil.

Você sabe o que é o BRICS? No diálogo sobre a Política Externa Brasileira, o BRICS se tornou ao longo dos anos um importante elemento de relacionamento do Brasil com outros países de economias emergentes.

Neste post, você poderá entender como esse termo foi criado e o que ele representa para as políticas de cooperação do Brasil.

O que é o BRICS?

BRICS é o termo utilizado para a tradição de coordenação política entre Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. Como você já deve ter percebido, o nome é referência as iniciais dos países envolvidos – vale lembrar que o S diz respeito à África do Sul em inglês (South Africa).

Mas atenção: apesar de o BRICS ser um mecanismo oficial de cooperação entre os países integrantes, ele não é considerado um bloco econômico.

Qual a diferença?  Diferentemente de blocos econômicos como a União Europeia e o Mercosul, o BRICS não possui um estatuto formal de regras ou uma carta de princípios. E também não possui um secretariado fixo e nem tem fundo próprio para financiar qualquer uma das suas atividades.

Segundo os países integrantes, a intenção do grupo é manter uma aliança que ajude a alavancar a influência geopolítica destes países no mundo.

A origem do grupo

O termo BRIC surgiu pela primeira vez em 2001, em um artigo publicado pelo economista do Goldman Sachs – Jim O’Neil – que defendeu a ideia de que Brasil, Rússia, Índia e China seriam as economias do futuro.

Por que economias do futuro? Sobretudo por conta do acelerado crescimento econômico que estavam experimentando na época, e por suas grandes populações, que com crescente poder aquisitivo, dinamizavam os respectivos mercados internos.

Assim, em 2006, os chanceleres dos quatro países deram início aos diálogos com uma reunião informal à margem da Assembleia Geral das Nações Unidos.

E como essa reunião informal evoluiu para a cooperação de fato?

Evolução para o BRICS

Bom, em 2009 – na Rússia – pela primeira vez os chefes de Estado de Brasil, Rússia, Índia e China se reuniram e realizaram a chamada Primeira Reunião de Cúpula dos BRIC.

Desde então, essas reuniões são realizadas anualmente e são sediadas em algum dos países integrantes. Além deste formato de Cúpula, acontecem também todos os anos reuniões informais dos membros à margem dos encontros do G20.

Entre 2009 e 2018, já ocorreram 10 reuniões de Cúpula. 

Como você deve ter percebido, a África do Sul não participou da Primeira Reunião de Cúpula. Isso porque o país passou a ser membro do grupo somente em 2010. Consequentemente, a partir de então, o nome oficial passaria a ser BRICS.

Como menciona o Itamaraty, ao longo da sua primeira década, o BRICS desenvolveu cooperação setorial em diferentes áreas como: ciência e tecnologia, promoção comercial, energia, saúde, educação, inovação e combate a crimes transnacionais. Hoje, a cooperação já abrange mais de 30 setores.

Portanto, houve uma considerável evolução e não se trata mais apenas de um acrônimo, mas de um relevante ator internacional.

Qual o escopo da agenda?

De forma geral, o BRICS possui uma agenda interna e uma agenda externa.

Na agenda interna, os países buscam estreitar a cooperação e os negócios entre si, criando elementos que preservem seu crescimento econômico e desenvolvimento social.

Na agenda externa, buscam se posicionar a respeito de diferentes temas, como meio ambientepobrezacomércio, e segurança.

Mas, quais foram as principais iniciativas até o momento?

Principais resultados da cooperação

Os resultados dos anos de cooperação entre os cinco países pode ser visto principalmente nas seguintes áreas:

1. Econômica-Financeira

Destaca-se nessa área, a criação do Novo Banco de Desenvolvimento do Brics (NDB) – ideia proposta na Cúpula de Fortaleza em 2014. O objetivo do Banco é mobilizar recursos para o investimento em infraestrutura e desenvolvimento sustentável, tanto dos países membros quanto de outros países emergentes.

De tal forma, a ideia pode ser vista como uma proposta de fornecer uma alternativa para os países emergentes ao Banco Mundial e ao Fundo Monetário Internacional. Historicamente, as condições impostas por essas organizações internacionais financeiras são fortemente criticadas pelos países em desenvolvimento.

2. Saúde

Essa área de cooperação tem atuado principalmente na identificação de problemas de saúde comum aos países BRICS. Na prática, significa esforços de pesquisa como no caso da Rede de Pesquisa em Tuberculose e a coordenação de esforços em acordos de Saúde Pública nas organizações multilaterais.

3. Ciência, Tecnologia e inovação

Trata-se principalmente do fomento da pesquisa para o desenvolvimento de bens de alto valor tecnológico agregado. Como também no intercâmbio de conhecimento entre os países.

4. Segurança

Nessa questão, os diálogos sobre segurança visam aprofundar questões sobre segurança internacional e manifestar medidas a crimes transnacionais como trafico de drogas, ataques cibernéticos, lavagem de dinheiro, entre outros.

5. Empresarial

Foi estabelecido em 2013, na Cúpula de Durban,  o Conselho Empresarial do BRICS (CEBRICS). São nove grupos de trabalho nas áreas de infraestrutura, agronegócio, energia, manufatura, finanças, aviação regional e desenvolvimento de capacidades.

As dificuldades

Apesar dos cinco países convergirem em diversos temas, nem sempre há consenso entre as partes.

No campo político, os desafios bilaterais entre China e Índia por disputas territoriais históricas são um dos pontos de tensão no grupo. Além disso, o atual posicionamento do Presidente Bolsonaro em torno da crise venezuelana está também sendo fonte de divergências com a Rússia.

No campo econômico, a situação vista é de um desequilíbrio entre os desempenhos nacionais dos cinco países nos últimos anos. Enquanto a Índia continua a crescer, e a China ainda mantem uma taxa de crescimento maior que a média mundial. Brasil e Rússia não acompanham os desempenhos econômicos positivos.

Além disso, em termos globais, especialistas sugerem que o principal desafio do grupo é reduzir barreiras econômicas e tentar aumentar o comércio internacional. Isso porque ainda é necessário fortalecer a posição do BRICS no sistema econômico internacional.

O que esperar do futuro?

A participação dos cincos países na economia mundial continua a crescer. Segundo o IPEA, entre 2010 e 2017, os BRICS -Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul – saltaram de 7,7% para 18% na soma das exportações mundiais.

Assim, com mais de 30 áreas setoriais de cooperação, o esperado agora é que o grupo avance nas relações multilaterais com outros países e organizações. Para tanto, espera-se uma agenda coordenada para atentar aos temas de desigualdade entre nações, reforma de cotas e governança do FMI, e da reformulação da Organização Mundial do Comércio.

Em relação ao Brasil? O Presidente Bolsonaro, ao abrir a reunião informal do BRICS no Japão (2019), declarou que seu governo trabalhará ativamente para fortalecer a cooperação entre o BRICS.

Além disso, já foi anunciado que o Brasil receberá US$ 621 milhões do Novo Banco de Desenvolvimento do BRICS. O motivo? Foram aprovados quatro projetos brasileiros nas áreas de energia renovável, construção de estradas e reconstrução de ferrovias, telecomunicações e saneamento.

E existe a possibilidade de uma ampliação do bloco? De certa forma, sim! Desde 2015, a Rússia e a China já pediram pela ampliação do bloco – o chamado formato “BRICS+”. Entretanto, nada de concreto avançou sobre o tema ainda.

O que significa dizer que o BRICS possui economias emergentes?

Bandeiras dos países que formam o Brics, grupo de países considerados emergentes. Os países emergentes são um agrupamento de nações de médio desenvolvimento econômico e social. São características desses países a presença de grande mercado consumidor, médio desenvolvimento humano e considerável crescimento econômico.

O que os países que participam do BRICS têm em comum?

Estes países possuem diversas características semelhantes como: países com maior extensão territorial, riqueza de matéria prima, disponibilidade de mão de obra barata (destaque para a Índia), concentram 42% da população mundial, potencial militar (Rússia e China) e grande mercado interno.

Quais são os países emergentes?

Portanto, pela capacidade de crescimento econômico, passaram a ter um importante peso global. Assim, os países emergentes são os grandes motores do crescimento econômico global atualmente..
Brasil;.
Rússia;.
Índia;.
China..

O que significa ser um país emergente Brainly?

Embora não exista uma definição exata para os "países emergentes", podemos dizer que são aqueles países cujas economias partiram de um estágio de estagnação ou subdesenvolvimento e se encontram em pleno desenvolvimento econômico. São também chamados de "países em desenvolvimento".