Quais são as quatro capacidades motoras condicionais mais conhecidas?

Introdução
O presente trabalho servirá de parâmetro e norteador da linha de pesquisa e atuação do grupo, passando de forma contínua pelos temas abordados.

Resumo
O futebol moderno passa por reformulações metodológicas e conceituais constantes, porém com maior dificuldade em relação a outras modalidades, pois além de pouco estudado de forma aprofundada, conta com a dificuldade da entrada científica pela falta de relação entre as avaliações e testes empregados e situações reais de jogo.

Considerando as tarefas cotidianas de um futebolista, discutiremos a interdependência dos requisitos psicofísicos para uma capacidade ideal de jogo e competição.

Discussão
Não há como se pensar no músculo (condicional), sem que haja muita técnica (coordenativa) e perfeito entendimento do que será feito (cognitiva) para realização de qualquer tarefa.

A capacidade indica uma medida de potencial e que, por isso, pode ser modelado e treinado.

Capacidades condicionais são desempenhadas através de valências, gerando energia, funções metabólicas e desenvolvimento muscular.

Seriam capacidades condicionais: resistência; força; velocidade e flexibilidade.

Resistência é compreendida como a capacidade de suportar uma sobrecarga psíquica e/ou física, por uma longa duração e conseguir recuperar-se rapidamente

Manifestações da resistência no futebol:

Força pode ser definida como a capacidade de suportar ou superar uma resistência externa ou interna por meio de esforços musculares.

Manifestações da força no futebol:


A velocidade pode ser definida como capacidade psíquica, cognitiva, coordenativa e do condicionamento, as quais são sujeitas às influências genéticas do jogador, do desenvolvimento sensorial e neurológico, bem como de tendões, músculos e capacidade de mobilização energética.

Manifestações da velocidade no futebol:


A flexibilidade pode ser entendida pela capacidade de executar movimentos de grande amplitude, sob forças externas, ou ainda que requeiram a movimentação de muitas articulações.

Estudos mais aprofundados devem ser feitos sobre a flexibilidade quanto a ser uma capacidade condicional, pois em lesados medulares pode ser mantida mesmo sem contração e relaxamento voluntário (geração de energia), além do que, diferentemente das outras valências, tem queda com a maturação.

Manifestações da flexibilidade no futebol:


Capacidades coordenativas são determinadas principalmente pelos processos sensórios-motores, ou seja, pela orientação, regulação, organização, controle e execução de movimentos de maneira segura, econômica, não somente em situações previsíveis, como em situações imprevisíveis, e permitem, também, identificar a posição do próprio corpo no espaço de maneira ordenada.

Manifestações das capacidades coordenativas no futebol:

As capacidades cognitivas ou volitivas são responsáveis por aspectos psicológicos referentes à tomada de decisões.

Manifestações das capacidades cognitivas no futebol:

Conclusão
Apesar da explicação dissecada das capacidades condicionais, coordenativas e cognitivas, qualquer tarefa, seja ela uma ação motora simples ou complexa, é resultado das múltiplas formas, predominância de solicitações e de combinação entre elas.

Bibliografia
MAGILL, R.A. Motor learning: Concepts and applications. New York. 2001.
MANNO, R. Fundamentos del entrenamiento deportivo. Madrid. Paidotribo. 1994.
MCARDLE, W. D.; KATCH, F. I.; KATCH, V. L. Fisiologia do exercício: Energia, nutrição e desempenho humano. Rio de Janeiro. Guanabara Koogan. 2003.
MEINEL K. Motricidade II: O desenvolvimento motor do ser humano. Rio de Janeiro.1984.
WEINECK, J. Futebol total: O treinamento físico no futebol. São Paulo. Phorte. 2000.
WEINECK, J. Manual do treinamento esportivo. São Paulo. Manole. 1989.

* Faculdades Metropolitanas Unidas – UNIFMU; Pós-Graduado (lato sensu) Educação Física Escolar; Escola Beit Yaacov; Colégio Renascença.

** Universidade Gama Filho – UGF; Curso de Pós-Graduação (lato sensu) Fisiologia do Exercício; Universidade Gama Filho – UGF; Curso de Pós-Graduação (lato sensu) Treinamento Desportivo; A. D. Wimpro Guarulhos. Contato:

Quais são as quatro capacidades motoras condicionais mais conhecidas?

Quais são as capacidades condicionais e as coordenativas?

As capacidades condicionais – relacionam-se com o aspeto quantitativo do movimento e são dependentes dos processos de obtenção e transformação de energia e da fadiga. As capacidades coordenativas – relacionam-se com o aspeto qualitativo do movimento.

Quais são as capacidades coordenativas descreva sobre elas?

Geralmente, são divididas em: Força, velocidade, resistência e flexibilidade. Capacidade coordenativas é determinada pelos processos de controle motor e regulação do sistema nervoso central, possui execução, domínio dos gestos técnicos . Espero ter ajudado.

Como estão divididas as capacidades motoras?

As capacidades motoras podem ser divididas em: capacidades motoras condicionais e capacidades motoras coordenativas. Ligadas ao processo energético e metabólico, determinadas pela obtenção e transformação de energia.

Quais são as capacidades coordenativas mais importantes para os esportes?

São em um total de cinco: Resistência, Força, Flexibilidade,Agilidade e Velocidade.

Quanto às capacidades coordenativas cite 4 principais que encontramos dentre as suas divisões?

Capacidades Coordenativas: 1) capacidade de equilíbrio, 2) fluidez do movimento, 3) precisão do movimento, 4) constância do movimento, 5) ritmo do movimento, 6) ligação do movimento.

Quais são as capacidades físicas condicionais?

Capacidades condicionais são desempenhadas através de valências, gerando energia, funções metabólicas e desenvolvimento muscular. Seriam capacidades condicionais: resistência; força; velocidade e flexibilidade.

O que são as capacidades físicas coordenativas e quais são elas?

Orientação, equilíbrio, ritmo, adaptação, acoplamento ou sincronização, reação e diferenciação fazem parte desse tipo de capacidades físicas. Especificamente, as capacidades coordenativas são aquelas que permitem que uma pessoa execute movimentos com eficácia, precisão e economia.

O que são habilidades motoras e quais são elas?

Habilidade pode ser entendida com ato ou tarefa, onde, quase todo ato motor ou movimento, pode ser considerado uma habilidade. São movimentos que devem ser aprendidos a fim de serem executados corretamente, como por exemplo, atirar, tocar piano ou dar um saque no tênis.).

Quais são as capacidades físicas coordenativas?

  • Especificamente, as capacidades físicas coordenativas têm a ver com qualquer execução de uma ação motora que exija precisão. Em estreita combinação com outras qualidades, eles dão a qualquer atleta as condições indispensáveis ​​para alcançar alto desempenho.

Quais são as habilidades coordenativas?

  • As capacidades coordenativas fazem parte das chamadas capacidades físicas: as condições do organismo que geralmente estão ligadas ao desenvolvimento de uma determinada ação ou atividade. Essas habilidades são estabelecidas pelos genes, mas podem ser aperfeiçoadas através do treinamento.

Qual a sua capacidade de coordenação?

  • É a capacidade de alcançar uma coordenação muito fina através de estágios parciais de movimento. Em outras palavras, é a capacidade de coordenar vários movimentos de diferentes partes do corpo, com o objetivo de obter grande precisão e economia no movimento total.

Quais são as capacidades motoras coordenativas?

  • Como verificado anteriormente, as Capacidades Motoras Coordenativas revelam-se um elemento chave no processo de construção do atleta.

Quais são as 4 capacidades motoras condicionais?

Seriam capacidades condicionais: resistência; força; velocidade e flexibilidade.

Quais são as 4 capacidades motoras?

As capacidades motoras são componentes do rendimento físico, são elas que nós utilizamos para realizar os mais diversos movimentos durante a nossa vida. São em um total de cinco: Resistência, Força, Flexibilidade, Agilidade e Velocidade.

Quais são os exemplos de capacidade motora condicionantes?

Força, resistência, flexibilidade e velocidade são capacidades condicionais. Quando se realiza uma atividade física, uma capacidade é executada. Essas capacidades são inatas, mas podem ser melhoradas através de adaptação física e treinamento.

Como são classificados as capacidades motoras?

São em um total de cinco: Resistência, Força, Flexibilidade,Agilidade e Velocidade.