Quais são as principais consequências da desigualdade social no Brasil brainly

Quais são as principais consequências da desigualdade social no Brasil brainly

Como é desigualdade social no Brasil Brainly?

Explicação: A desigualdade social se configura pela falta de educação básica de qualidade, poucas oportunidades de emprego, ausência de estímulos para o consumo de bens culturais, como ir ao cinema, teatro e museus; entre outras características.

O que causa a desigualdade social no Brasil Brainly?

Má distribuição de renda. Falta de acesso à educação de qualidade. Investimentos governamentais insuficientes. Dificuldade de acesso a serviços básicos.

Quais as principais causas da desigualdade social no Brasil?

Quais são as principais causas da desigualdade social?

  • Má distribuição de renda.
  • Acesso à educação deficitário.
  • Administração ruim dos recursos públicos.
  • Investimentos governamentais insuficientes.
  • Não garantia de serviços básicos.

Como se explica a desigualdade social?

A desigualdade social é um processo existente dentro das relações da sociedade, presente em todos os países do mundo. Faz parte das relações sociais, pois determina um lugar aos desiguais, seja por questões econômicas, de gênero, de cor, de crença, de círculo ou grupo social.

Quais são as causas da desigualdade econômica no Brasil?

O Fórum apresenta três motivos: a desigualdade salarial, já que quanto maior a desigualdade salarial entre homens e mulheres, maior a desigualdade financeira na região; mulheres tendem a trabalhar no setor informal, onde recebem menos que homens; e a desigualdade de oportunidades entre gêneros, especialmente no acesso ...

Quais são os tipos de desigualdade social no Brasil?

Quais são os tipos de desigualdade social? Desigualdade econômica; desigualdade regional; desigualdade racial e desigualdade de gênero.

Como surgiu a desigualdade social no Brasil?

  • Como surgiu a desigualdade social no Brasil? Para historiadores, a desigualdade no Brasil é herança do período colonial e se deve a fatores como a influência ibérica, os padrões e posses de latifúndios e a escravidão. Todos esses fatores colaboraram para a formação de uma sociedade muito desigual nos quesitos social e econômico

Por que a desigualdade social é um problema?

  • A isso, somam-se ainda oportunidades de trabalho e acesso a cultura e lazer. A desigualdade social é um problema histórico e estrutural, herança do nosso período colonial e que funciona como um ciclo que se alimenta com o passar dos anos, sustentado pela má distribuição de renda.

Quais fatores influenciam a desigualdade social?

  • Primeiramente, por fatores como má distribuição de renda e investimentos governamentais insuficientes em determinadas áreas. A desigualdade no acesso à educação e a existência de corrupção também são elementos que podem influenciar no aumento da desigualdade social.

Quais são os maiores índices de desigualdade social?

  • Já os estados que possuem os menores índices de desigualdade social são: 1 Santa Catarina 2 Mato Grosso 3 Goiás 4 Rondônia 5 Mato Grosso do Sul 6 Paraná 7 Rio Grande do Sul 8 Tocantins 9 Minas Gerais 10 Espírito Santo More ...

DESIGUALDADE SOCIAL

Lucia Fatima Lacerda da Costa Pereira, Ana Paula Macena Silva, Jose Antonio Alves Neto, Mayara Caroliny Lima do Nascimento, Ronald Phillipe Cassimiro da Silva, Rosemary Nsscimento de Lima, Wellington Carlos Oliveira dos Anjos


Resumo


Introdução: A desigualdade social, chamada de muitas vezes de desigualdade econômica, é um problema social presente em todos os países do mundo, decorrente da má distribuição de renda, e, pela falta de investimento na área social.   . Objetivo: Este trabalho apresenta a existência da desigualdade social, suas formas, onde começou, e sua influencia, as causas e consequências, propondo mostrar uma melhor visão, trazendo melhorias para sociedade. Metodologia: A presente pesquisa foi realizada na internet, livros, revistas e documentários, verificando a desigualdade no mundo. No geral a desigualdade social ocorre nos países subdesenvolvidos ou não desenvolvidos, mediante a falta de uma educação de qualidade, falta de oportunidades no mercado de trabalho, e também da dificuldade de acesso aos bens culturais, históricos pela maior população, a maioria fica a mercê de uma minoria que detém de recursos, o que gera as  desigualdades . Estudos afirmam que a desigualdade social surgiu com o capitalismo, ou  seja o sistema econômico que passa a idéia de acumulação de capital e propriedades privada. Os grandes empresários, gestores, construtores deverão traçar um plano de ação, para grandes empreendimentos, onde atualmente reside moradores de comunidades. Citamos: o grande empreendimento da via Mangue e a construção do Shopping Rio Mar Recife, próximo a comunidade em especial a “comunidade do bode”.Resultado:  No Brasilmesmo queo paísnos últimos anos tenha apresentado uma diminuição da pobreza, o nível de desigualdade social ainda é notório. Tambem apresenta outras desigualdade importantes em relação à exclusão social, e desigualdade de economia, racial, regional, e de gênero. Causando a má distribuição de renda, de recursos, falta de investimento nas áreas sociais, culturais, saúde, educação, falta de oportunidades de trabalho e corrupção. Em consequência desta desigualdade social, os fatores que irão incidir sobre o individuo são o sofrimento, o medo e humilhação. Aumentando a pobreza, miséria, favelização, fome, preconceito racial, desnutrição, mortalidade infantil, aumento das taxas de desemprego, marginalização de parte da sociedade, atraso no progresso da economia do pais, aumento dosíndices de violência   e criminalidade. Para que um programa de política pública seja eficaz, é preciso que haja uma mobilização nas estruturas sociais, do contrário serão gastos de dinheiropúblico com projetosvazios. Conclusão: A desigualdade social é um fenômeno, sendo assim passível de acontecer. Ao experimentarmos pensar diferente, agir diferente, força de vontade e tendo apoio, podemos potencializar a sociedade o desejo de resistir e mantém acesa a vontade de mudar o país, reunindo esforços para promover bem estar das pessoas, devendo agir coletivamente, buscando a renovação de capacidades, considerando assim o desejo de cada um e de todos.  

Palavras-chave: Humilhação, Política; sofrimento.  


Quais são as principais consequências da desigualdade social no Brasil?

Consequências da desigualdade social A desigualdade leva ao aumento da pobreza, da má qualidade da alimentação e à fome. Com isso, também há más condições de moradia, falta de saneamento básico, saúde precária, alta taxa de mortalidade infantil, violência e desemprego.

Quais as principais causas e consequências da desigualdade social no Brasil?

A desigualdade social no Brasil é um problema que afeta grande parte da população. Isso decorre da falta de acesso à educação de qualidade e a dificuldade de acesso aos serviços básicos (como saúde), por exemplo. Logo, é possível de ser percebido, sobretudo, por meio do desemprego e da violência.

Quais são as consequências mais graves da desigualdade social?

Umas das consequências mais graves são a pobreza, a miséria e a favelização. Ademais, a desigualdade social traz: Fome, desnutrição e mortalidade infantil, Aumento das taxas de desemprego.

Quais são as principais causas da desigualdade social no Brasil?

Causas da Desigualdade Social.
Má distribuição de renda. A má distribuição de renda é, possivelmente, a maior causadora da desigualdade social de um país. ... .
Falta de acesso à educação de qualidade. ... .
Investimentos governamentais insuficientes. ... .
Dificuldade de acesso a serviços básicos. ... .
Má administração de recursos públicos..