Quais são as diferenças entre a regionalização de Pedro Geiger e a regionalização do IBGE?

1� Aula

Nesta primeira aula objetiva-se conhecer o processo e os motivos da regionaliza��o do Brasil; Conhecer as principais propostas de regionaliza��o do Brasil e identificar as suas principais diferen�as.

Tema central: Regionaliza��o do territ�rio brasileiro.

  • Com o intuito de trazer o tema para a realidade dos educandos, iniciar a aula exibindo o �udio que apresenta a meteorologia no Brasil em um determinado dia.

Quais são as diferenças entre a regionalização de Pedro Geiger e a regionalização do IBGE?

�udio
Acesse o �udio para download

  • Ap�s a apresenta��o do �udio, instigar os alunos com as seguintes quest�es:

1 - Como a rep�rter apresentou o clima: Por cidade? Por estado?
2 - Por que a informa��o primeira sobre o clima � apresentada por regi�o?
(a partir das respostas dos alunos o professor poder� evidenciar a facilidade em apresentar por regi�o, visto que toda a regi�o Sul, por exemplo, est� com caracter�sticas de tempo semelhantes).
3 - O que � regionalizar?
(durante as interven��es dos alunos o professor pode salientar que a regionaliza��o � a divis�o de um espa�o ou territ�rio em unidades de �reas que apresentam carater�sticas que as individualizam como por exemplo os aspectos f�sicos, socioecon�micos, o meio t�cnico-cient�fico-informacional, o desenvolvimento industrial, entre outros. No caso do �udio, com caracter�sticas de tempo semelhantes).
4- Por que o Brasil � divido em regi�es?
(nesse momento evidenciar que a regionaliza��o � feita para facilitar a administra��o do pa�s e promover o seu desenvolvimento econ�mico; possibilitar a elabora��o de pol�ticas p�blicas; subsidiar o sistema de decis�es quanto � localiza��o de atividades econ�micas, sociais e tribut�rias; subsidiar o planejamento, estudos e identifica��o das estruturas espaciais de regi�es metropolitanas e outras formas de aglomera��es urbanas e rurais; possibilitar o estudo das desigualdades econ�micas e sociais).
5- Voc�s conhecem as diversas divis�es regionais brasileiras? Quais s�o elas?
(� interessante comentar que exitem v�rias divis�es, por�m as principais e mais difundidas s�o do IBGE, Complexos Regionais, �Tr�s Brasis�, �Quatro Brasis�).

  • Apresentar os quatro tipos utilizando imagens (sempre, ao apresentar as imagens de cada divis�o regional, questionar os educandos sobre como est� estruturada tal divis�o e quais crit�rios eles pensam que podem ter levado �quela divis�o):

- os Complexos Regionais, elaborado por Pedro Pinchas Geiger:

Sugest�o de abordagem: Em 1967, o ge�grafo brasileiro Pedro Pinchas Geiger prop�s uma divis�o regional do pa�s, em tr�s Regi�es Geoecon�micas ou Complexos Regionais. Continue lendo

- os �Quatro Brasis�, elaborado por Milton Santos e Maria Laura Silveira:

Sugest�o de abordagem: O crit�rio principal da regionaliza��o proposta por Milton Santos e Maria Laura Silveira foi o �meio t�cnico-cient�fico-informacional�, isto �, a informa��o e as finan�as est�o irradiadas de maneiras desiguais e distintas pelo territ�rio brasileiro, determinado �quatro brasis�: Contimue lendo


- os �Tr�s Brasis�, elaborada por Roberto Lobato Corr�a:

Sugest�o de abordagem: Roberto Lobato Corr�a divide o espa�o brasileiro em tr�s regi�es, os "Tr�s Brasis", que se diferenciam entre si por apresentarem distintas especializa��es produtivas, distintos modos e intensidades de circula��o e consumo, pela gest�o das atividades, distintas organiza��es espaciais e n�veis de circula��o interna, inter-regional e internacional. Os tr�s grandes conjuntos regionais apresentados por Roberto Lobato Corr�a s�o: Centro-sul, Nordeste e Amaz�nia.

- a regionaliza��o oficial do Brasil, elaborada pelo IBGE:

Sugest�o de abordagem: Os estudos da Divis�o Regional do IBGE tiveram in�cio em 1941, sob a coordena��o do Prof. F�bio Macedo Soares Guimar�es. O objetivo principal de seu trabalho foi de sistematizar as v�rias "divis�es regionais" que vinham sendo propostas, de forma que fosse organizada uma �nica Divis�o Regional do Brasil para a divulga��o das estat�sticas brasileiras. Continue lendo


2� Aula

Quais são as diferenças entre a regionalização de Pedro Geiger e a regionalização do IBGE?

IBGE define regionaliza��o do Brasil

Trabalhar a divis�o regional elaborada pelo IBGE; Entender que a divis�o regional oficial do Brasil n�o foi sempre a mesma, variando ao longo do tempo.

  • Dando continuidade ao tema regionaliza��o, entregar aos alunos o texto da Folha de S�o Paulo: IBGE define regionaliza��o do Brasil.
  • Ap�s a leitura, questiona-se os educandos sobre o que eles entenderam do texto:
    - Neste texto o que o autor quis dizer aos leitores quando afirma: �Os Estados mudaram de posi��o e eu nem havia percebido�?
    - O que � o IBGE e quais s�o suas atribui��es?
    - Qual � a finalidade da divis�o regional do Brasil?
  • Na sequ�ncia, utilizam-se mapas do IBGE que mostram as transforma��es da regionaliza��o do Brasil proposta pelo IBGE. Divide-se a turma em grupos e distribui-se tr�s mapas para cada grupo. Solicita-se que analisem sequencialmente, apontando as mudan�as em cada um deles. Pode-se fazer diferentes combina��es de mapas, conforme exemplo abaixo:
Grupo 1
1940
1950
1960
Grupo 2
1970
1980
1990
Grupo 3
1940
1970
1990
Grupo 4
1960
1970
1980

  • Ap�s an�lise, os alunos dever�o apresentar para a turma.

Quais são as diferenças entre a regionalização de Pedro Geiger e a regionalização do IBGE?

D� sua opini�o
Quais são as diferenças entre a regionalização de Pedro Geiger e a regionalização do IBGE?

Envie sua aula

Recomendar esta p�gina via e-mail:

Quais são as diferenças entre a regionalização de Pedro Geiger e a regionalização do IBGE?

Principal diferença: A primeira foi totalmente voltada a análise produtiva dos estados, a segunda levou em consideração aspectos histórico, culturais, físicos e produtivos do território brasileiro.

Como essa regionalização se diferencia da regionalização do IBGE?

A regionalização do IBGE é uma regionalização feita com base nos critérios físicos e naturais, que dividem o Brasil em apenas 5 regiões: Sul, Sudeste, Norte, Nordeste e Centro-oeste, enquanto a regionalização realizada por Pedro Pinchas Geiser (Geoeconômicas) é uma regionalização com base no critério socio-econômico, ...

Qual a principal diferença entre essa regionalização e a proposta pelo IBGE?

Diferentemente da divisão proposta pelo IBGE, os complexos regionais não se limitam apenas às fronteiras entre os Estados. Nessa regionalização, o norte de Minas Gerais, por exemplo, encontra-se no Nordeste, enquanto o restante do território mineiro está localizado no Centro-Sul.

Quais são as principais diferenças entre as três formas de regionalização do Brasil?

Resposta verificada por especialistas. O processo que divide grandes regiões em regiões menores classificamos como regionalização. No Brasil esta divisão apresenta como principais diferenças o relevo, as relações sociais e políticas e as bacias hidrográficas.