Quais foram os critérios adotados pelo IBGE por Pedro Pinchas Geiger e por Milton Santos e Maria Laura Silveira em suas regionalizações do espaço brasileiro?

Estes exercícios sobre regiões geoeconômicas do Brasil englobam as características socioeconômicas das diferentes partes do território nacional.

Publicado por: Rodolfo F. Alves Pena em Exercícios de Geografia do Brasil

Questão 1

Em 1967, o geógrafo Pedro Pinchas Geiger elaborou uma divisão regional do Brasil, criando as regiões geoeconômicas. A principal particularidade dessa regionalização é o fato de ela não obedecer aos limites territoriais das unidades federativas do país, pois

a) a preocupação do elaborador eram os limites naturais do país.

b) as divisas dos estados não coincidem com as dinâmicas econômicas.

c) foi realizada a partir de dados historiográficos da ocupação populacional.

d) as divisões regionais não eram muito bem definidas na época de sua elaboração.

e) os limites dos estados impediam uma análise integral do território

ver resposta


Questão 2

A principal característica socioeconômica que difere o Complexo Regional da Amazônia das demais regiões geoeconômicas brasileiras é:

a) a concentração das atividades no setor primário, com destaque para o extrativismo.

b) o intensivo adensamento demográfico na segunda metade do século XX.

c) a presença da Zona Franca de Manaus, um importante polo industrial.

d) a existência de áreas comerciais de integração com os países ao norte.

e) a maior ocupação militar em razão da necessidade de preservação ambiental.

ver resposta


Questão 3

A respeito do Complexo Regional do Centro-Sul, assinale o que for INCORRETO:

a) a região Centro-Sul apresenta uma maior concentração populacional em razão de sua avançada industrialização e pela acelerada urbanização.

b) a modernização do campo permitiu que essa região liderasse a produtividade agrícola brasileira.

c) por ser a região mais industrializada, apresenta complexos industriais em toda a sua extensão de forma coordenada.

d) o Centro-Sul apresenta, em termos proporcionais, uma baixíssima quantidade de habitantes residentes em propriedades rurais.

ver resposta


Questão 4

(UNEAL)

O Brasil está dividido em três regiões geoeconômicas que refletem as diferentes formas de ocupação humana ao longo do tempo histórico: Nordeste, Centro-Sul e Amazônica. Analise os aspectos que caracterizam essas regiões:

I. O Nordeste é a principal área de refluxo (saída) de pessoas nas migrações internas do país.

II. A região Centro-Sul é a mais industrializada, povoada e urbanizada do país.

III. A Amazônia é a região menos povoada do Brasil e sofre grandes impactos ambientais.

IV. A região nordestina apresenta muitas marcas da colonização e, por praticamente três séculos, foi a região mais rica do Brasil.

Está correto o contido em

a) I e II, apenas.

b) I, II e III, apenas.

c) I, II e IV, apenas.

d) I, III e IV, apenas.

e) I, II, III e IV.

ver resposta



Respostas

Resposta Questão 1

A divisão do Brasil em regiões geoeconômicas obedeceu à dinâmica estrutural da economia brasileira, envolvendo as diferenças industriais, comerciais e financeiras do território nacional, fatores que não necessariamente coincidem com as divisas estaduais.

Alternativa correta: letra B

voltar a questão


Resposta Questão 2

A característica que difere o Complexo Amazônico dos demais complexos regionais do Brasil é a maior presença do setor primário na economia, algo que não ocorre nos demais lugares. A Zona Franca de Manaus, apesar de importante para a região, não é algo distinto do que ocorre em outras regiões brasileiras, principalmente no Centro-Sul, que conta com várias áreas industrializadas.

Alternativa correta: letra A

voltar a questão


Resposta Questão 3

A região Centro-Sul é a mais povoada do país, algo que ocorreu muito em função dos ciclos econômicos históricos, da urbanização avançada e da industrialização. O inverso ocorreu no meio rural, em que a modernização e a concentração fundiária reduziram o número de habitantes em termos proporcionais. É importante considerar, porém, que o Centro-Sul não apresenta uma grande quantidade de indústrias em todas as suas áreas, pois a maior parte delas está localizada nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro.

Alternativa correta: letra C

voltar a questão


Resposta Questão 4

I. Verdadeiro – o Complexo Nordestino, apesar da diminuição nos últimos anos, ainda é a região que mais concentra a migração de pessoas para outras regiões.

II. Verdadeiro – o Centro-Sul, que conta com os principais estados industrializados e urbanizados do país, é a região mais povoada, industrializada e urbanizada, com as maiores cidades e aglomerações urbanas do Brasil.

III. Verdadeiro – A Amazônia conta com os chamados “vazios demográficos” e vem sofrendo os impactos da expansão da fronteira agrícola.

IV. Verdadeiro – Em tempos coloniais, a região Nordeste foi a mais ocupada e concentrava praticamente todas as atividades econômicas do país.

Alternativa correta: letra E

voltar a questão


Quais foram os critérios adotados pelo IBGE por Pedro Pinchas Geiger e por Milton Santos e Maria Laura Silveira em suas regionalizações do espaço brasileiro?

Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas

Quais foram os critérios que o IBGE utilizou para regionalizar o espaço geográfico brasileiro?

Essa proposta de divisão regional do Brasil surgiu para ser utilizada no ensino de geografia. Os critérios utilizados foram apenas os elementos – clima, vegetação e relevo. Dividia o país em cinco regiões: Setentrional, Norte Oriental, Oriental e Meridional.

Quais os critérios adotados pelo geógrafo Pedro Pinchas Geiger para realizar a regionalização do território brasileiro quantas e quais são essas regiões?

Seguindo critérios sociais, econômicos e naturais, o Geógrafo Pedro Pinchas Geiger propõe a regionalização do território brasileiro em Regiões Geoeconômicas.

Em que consiste a regionalização de Milton Santos e Maria Laura?

Os geógrafos Milton Santos e Maria Laura Silveira, elaboraram em 2001 uma proposta de divisão regional baseada na difusão diferencial dos meios técnicos-científicos-informacionais e nas heranças do passado, resultando no que se chamou de quatro Brasis.

Quais são os critérios do IBGE?

Os critérios utilizados para estabelecer a divisão regional do Brasil segundo o IBGE foram os aspectos naturais na divisão do país, como clima, relevo, vegetação e hidrografia. Assim sendo, essa divisão fez com que o Brasil ficasse dividido em : Centro-Oeste, Nordeste, Norte, Sudeste e Sul.