Quais são as diferenças e semelhanças entre a Inconfidência Mineira e a Conjuração Baiana?

Na Inconfidência Mineira, prevaleceu o tipo de motivação "mais colonial do que social". A inquietação teve por base a coerção exercida pela Metrópole através da cobrança dos impostos sobre a produção aurífera. A revolução foi dirigida pelos proprietários, "homens de possibilidades", diria Tiradentes, dessa região em plena decadência econômica.

Já na Inconfidência Baiana, prevalece o tipo de motivação "antes social do que colonial". A revolução foi impulsionada pela participação de pequenos artesãos, militares de baixo escalão, escravos e demais setores populares. Neste modelo, a ruptura se dá em três níveis: separação da colônia, mudança das instituições políticas e reorganização da sociedade em novas bases. 

O pensamento mais radical da Inconfidência Baiana é o de Manuel da Santa Ana, que pretendia estabelecer "uma República de igualdade".

Mas o que verdadeiramente dá uma dimensão-limite à Inconfidência Baiana é a perspectiva da emancipação dos negros, o que implicaria a ruptura da sociedade estamental escravocrata e de toda superestrutura sobre ela assentada. Essa posição, entretanto, não tinha a possibilidade de vingar, pois as condições sociais ainda não estavam maduras para permitir uma mudança "dentro" da sociedade colonial. A contradição principal dava-se entre setores dominantes da Colônia e a Metrópole: a empresa colonial produziria homens que, já nos fins do século XVIII, "não mais se honram do nome português". São os proprietários que começavam a se opor ao processo de colonização, obstáculo ao livre desenvolvimento dos seus "cabedais" (patrimônios), no momento mais crítico do sistema colonial.

O sentimento nacionalista, vinculado à propriedade, iria significar uma fratura no processo de colonização e o despertar da consciência nacional.

CELSO FREDERICO

A ideia da revolução no Brasil colonial. In: Revista de História. São Paulo, Departamento de História da

FFLCH/USP, v. 42, (85), jan./mar. 1971. p. 213´4 (Fragmentos).

1(UFPR - 2021)Número Original: 19Código: 11602569

Primeira Fase

Brasil.b História Comparada.g Diferenças e semelhanças entre a Inconfidência Mineira e a Conjuração Baiana .f

Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?


2(UFPR - 2018)Número Original: 4Código: 7945327

Segunda Fase

Aspectos das perseguições étnicas na barbárie do Holocausto .f História Comparada.g Aspectos da propaganda e dos movimentos de extrema direita no mundo do século XXI .f

Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?


3(UFPR - 2012)Número Original: 5Código: 6340424

Segunda Fase

Mundo no século XXI.g História Comparada.g Política, economia e cultura na América Latina do século XX

Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?


4(UFPR - 2020)Número Original: 3Código: 7945787

Segunda Fase

Fatos e processos históricos do movimento revolucionário que derrubou o absolutismo francês no final do século XVIII .f Concepções históricas sobre a formação social revolucionária na Inglaterra do século XVII .f História Comparada.g Processos e fatos políticos e culturais históricos do iluminismo no século XVIII .f

Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?


Quais são as diferenças e semelhanças entre a Inconfidência Mineira e a Conjuração Baiana?

Qual a principal diferença entre a Inconfidência Mineira e Conjuração Baiana?

Entre as diferenças, podemos observar a orientação dos movimentos, a Inconfidência Mineira foi um movimento elitista, já a conjuração Baiana tinha um caráter popular; na Bahia falava-se em abolição da escravidão, algo que não era cogitado pelos inconfidentes de minas.

Quais as diferenças e semelhanças entre a Inconfidência Mineira e a Conjuração Baiana?

Semelhanças e diferenças entre as Inconfidências Mineira e Baiana Ambas foram revoltas que exprimiram manifestações de insatisfação da população regional e possuíam as mesmas bases ideológicas - os ideais iluministas e os exemplos da Independência dos EUA e da Revolução Francesa.

Qual era o caráter da Conjuração Baiana?

A Conjuração Baiana, também conhecida como Conjuração dos Alfaiates, foi uma conspiração de caráter separatista e republicano que aconteceu na cidade de Salvador e que foi descoberta pelas autoridades locais em 1798.

Quais foram as influências iluministas na Conjuração Baiana?

A Conjuração Baiana foi uma das rebeliões da América portuguesa influenciadas pela Revolução Francesa e pelas ideias iluministas de “liberdade, igualdade e fraternidade”.

Quem foram os Cavaleiros da Luz?

Os Cavaleiros da Luz foram fundados com o intuito de fomentar a rebelião na Bahia e, com isso, conseguir a liberdade do Brasil. O primeiro movimento que eles conseguiram organizar é o que hoje chamamos de “Conjuração Baiana”. Foi um fracasso. Um traidor entregou os revolucionários.

Qual o número de filhos da família romana?

Na família Romana o nascimento de um filho não garantia que ele fosse recebido no seio da família. Muitos eram largados à própria sorte ou negociados para saldar dívidas ou mesmo entregues como escravos. O número geralmente de filhos era três.

Quem era o patriarca da família romana?

A família romana era uma junção de tudo aquilo que estava sob o poder do pater famílias. O patriarca era o primeiro do lar, sendo assim, ele desempenhava todas as funções religiosas, econômicas e morais que fossem necessárias, os bens materiais pertenciam somente a ele.

Como era a formação da família em Roma?

Este vínculo era representado por uma relação de senhoria, que fazia do paterfamilias o senhor absoluto da família e o único sujeito de direitos patrimoniais. Em Roma, a formação da família não se destinava apenas a procriação, a educação da prole e a possibilitar o mútuo auxilio entre os cônjuges.

Qual a origem da Inconfidência Mineira?

Inconfidência Mineira, também referida como Conjuração Mineira, foi uma conspiração de natureza separatista que ocorreu na então capitania de Minas Gerais, Estado do Brasil, entre outros motivos, contra a execução da derrama e o domínio português, sendo reprimida pela Coroa portuguesa em 1789

Quais são as semelhanças entre a Conjuração Mineira é baiana?

“A Inconfidência Mineira (1789) e a Inconfidência Baiana (1798) têm em comum o fato de serem reprimidas pela Coroa Portuguesa ainda na fase de preparativos e o desejo de autonomia de seus participantes, pois consideravam-se prejudicados e excluídos dos benefícios pelos quais acreditavam ter direito de usufruir em sua ...

Qual a diferença entre Inconfidência Mineira e Conjuração Mineira?

A Inconfidência Mineira foi a revolta, de caráter republicano e separatista, organizada pela elite socioeconômica da capitania de Minas Gerais contra o domínio colonial português. Também conhecida como Conjuração Mineira, demonstrou a insatisfação local com a política fiscal praticada por Portugal.

Quais são as principais características da conjuração Baiana?

- Defendiam a emancipação política do Brasil, ou seja, o fim do pacto colonial com Portugal. - Defendiam a implantação da República. - Queriam liberdade comercial no mercado interno e também no comércio exterior. - Desejavam liberdade e igualdade entre as pessoas.

Qual foi o principal objetivo da conjuração Baiana?

A Conjuração Baiana ou Revolta dos Alfaiates aconteceu em Salvador, na Bahia, em 1798, e tinha como objetivos principais o rompimento com Portugal e a abolição da escravidão.