Quais prejuízos ambientais causados pela transposição do rio São Francisco?

O último tema do eixo temático Meio Ambiente do #DesafioVem1000 foi: Impactos da transposição do Rio São Francisco. E nós já trouxemos um excelente exemplo de redação para você analisar e se inspirar. Vem conferir!

Ver essa foto no Instagram

Chegou nosso último desafio #Vem1000 da primeira quinzena de junho ?, e com ele mais um tema de redação sobre meio ambiente para você praticar! ⠀ E hoje vamos falar sobre os impactos da transposição do Rio São Francisco.? ⠀ Para começar, você sabe o que é e para que serve a transposição de um rio? É um projeto de deslocamento de parte das águas do rio, e tem como objetivo principal levar água de um lugar rico para outro pobre nesse recurso.? ⠀ Com a transposição do Rio São Francisco, O EIA (Estudo de impacto ambiental) prevê que até 2025, uma região equivalente a mais de 160 mil campos de futebol, seja irrigada, abastecendo até 12.4 milhões de pessoas.? ⠀ Apesar disso, a transposição traz algumas consequências para o meio ambiente. Pode causar a destruição da fauna e flora resultante do desmatamento e acelerar o processo de extinção de muitas espécies. Além disso, pode agravar o problema de desertificação do solo, afetar espécies aquáticas, aumentar a poluição e ainda alterar a vida social de moradores da região.? ⠀ E o que você acha sobre esse assunto? Conta pra gente aqui nos comentários.? ⠀ Se quiser receber a correção do seu texto com feedback completo e nota por competência, é só acessar o link na bio e fazer parte da Imaginie.? ⠀ #enem #redação #redaçãoenem #enem2020 #desafiovem1000 #dicaderedação #dicadeestudo #meioambiente #temaderedação

Uma publicação compartilhada por Imaginie (@imaginieedu) em 16 de Jun, 2020 às 10:02 PDT

Exemplo de redação sobre o tema: Impactos da transposição do Rio São Francisco

No mês de março de 2017 o presidente Michel Temer inaugurou um dos dois eixos do projeto de transposição do Rio São Francisco que estava previsto para ser concluído em 2010. O programa é um empreendimento de engenharia com alto grau de complexidade e visa amenizar os efeitos da seca no Nordeste[1] a fim de atender necessidades básicas da população da região e viabilizar o desenvolvimento socioeconômico dessa. Embora o projeto tenha a capacidade de beneficiar uma enorme quantidade de pessoas, apresenta também muitos efeitos negativos tanto ambientais quanto sociais nas regiões envolvidas.[2]

A transposição promete segurança hídrica para regiões semiáridas do sertão nordestino, principalmente para os estados de Pernambuco, Ceará, Rio Grande do Norte e Paraíba, e isso pode auxiliar cidades desses estados de diferentes maneiras. Posto que esses territórios não possuem rios perenes, os canais artificiais favorecem o aumento da população de alimentos, além de contribuírem com a queda da mortandade dos rebanhos que constantemente perecem devido à[3] seca. Aliada a isso, a chegada dessa água é benéfica para a saúde da população, uma vez que é de qualidade superior as[4] existentes nas bacias locais. Nesse sentido, percebe-se que o projeto tem potencial para auxiliar diretamente a produtividade e a vida no campo.[5]

Por outro lado,[6] é inegável o fato de que a obra pode desencadear uma série de problemas. Alguns dos canais artificiais que fazem parte do projeto ficam a quilômetros de distância das casas, o que favorece os grandes latifundiários do agronegócio e torna inviável sua utilização por parte da população mais pobre, a que mais precisa. Paralelo a isso, estão os impactos ambientais que podem ocorrer nos ecossistemas afetados,[8] dentre eles a salinização dos afluentes do rio, perda de fauna e flora, assim como introdução de espécies exóticas, como escorpiões e outros insetos prejudiciais para as pessoas que residem nas cidades que receberão as águas do Velho Chico. Nesse viés, depreende-se que a iniciativa em questão possui mais pontos negativos do que positivos quando colocados em discussão.

Por tudo isso,[7] faz-se necessária a adoção de medidas com vistas a mitigar as consequências nocivas da transposição do Rio São Francisco. Para tanto, é imperativo que o governo federal crie um programa com grupos de assistentes sociais e da saúde para que esses visitem de modo periódico as famílias que moram no entorno de onde ocorrem as obras[9] com o intuito de oferecer segurança a essa parcela da população. É preciso, ainda, que biólogos e geógrafos de ONG’s e empresas privadas do ramo ambiental visitem esses espaços com o objetivo de analisarem os efeitos decorrentes da obra a fim de desenvolverem meios de atenuá-los.[10]

Comentários sobre a correção da redação

Veja os comentários do corretor sobre a redação.

Competência I: demonstrar domínio da norma culta

  • [1] Falta uma vírgula.
  • [3] Uso correto da crase.
  • [4] Este ‘as’ deve ser craseado.
  • [9] Falta uma vírgula.

Competência II: compreender a proposta

  • [2] Tese e tema bem apresentados.

Competência III: selecionar e relacionar argumentos

  • [5] Argumentação interessante e consistente.
  • [8] Por que esses ecossistemas seriam afetados? Desenvolva mais este ponto. Não parta do pressuposto que seu leitor possui conhecimentos prévios sobre o assunto trabalhado.

Competência IV: conhecer os mecanismos linguísticos para a construção da argumentação

  • [6] Bom elemento coesivo.
  • [7] Bom elemento coesivo.

Competência V: elaborar a proposta de intervenção para o problema

  • [10] Boa proposta de intervenção. Apresenta solução eficaz para todos os problemas colocados no texto.

Comentário final

Seu texto está muito bom, apresenta ideias interessantes e mostra os argumentos de maneira eficaz. Apenas esteja atento a fim de evitar pequenos erros referentes ao uso da vírgula. No mais, sua escrita está muito boa e você está no caminho certo. Boa sorte em seus estudos!

Nota: 920

Bora aproveitar esse tema para treinar a sua redação? Então aproveite para escolher o seu pacote de correção (se você ainda não escolheu!), escrever sobre os impactos da transposição do Rio São Francisco e enviar para a correção da Imaginie para saber a sua nota!

Quais prejuízos ambientais causados pela transposição do rio São Francisco?

Utilize o cupom
BLOGIMAGINIE
e receba
20% de desconto

Quais são os impactos ambientais causados pela transposição do rio São Francisco?

Impactos relevantes: modificação da composição das comunidades biológicas aquáticas nativas nas bacias receptoras; risco de redução da biodiversidade nas bacias receptoras; risco de tensões durante a fase de obra; interferências nas comunidades indígenas; interferências no patrimônio cultural (sítios históricos); risco ...

Como a transposição do rio pode afetar o meio ambiente?

Os impactos ambientais causados pela transposição de rios são enormes, destacando-se o desmatamento, a desertificação e a perda da biodiversidade. Diante da escassez de água em algumas partes do mundo, diversas estratégias foram criadas para garantir o acesso da população a esse recurso.

Quais as causas e consequências da transposição do rio São Francisco?

Perda e fragmentação de cerca de 430 hectares de áreas com vegetação nativa e de habitats de fauna terrestre; Risco da introdução de espécies de peixes potencialmente daninhas ao homem nas bacias receptoras; Interferência sobre a pesca nos açudes receptores; Modificação do regime fluvial das drenagens receptoras.

Quais são os principais problemas ambientais do rio São Francisco?

Desmatamento, degradação do solo, assoreamento dos leitos dos rios, poluição, escassez hídrica e prejuízos à pesca e à navegação são algumas das consequências do uso descontrolado e pouco sustentável desses recursos.