Quais os principais desafios do professor nos anos iniciais do Ensino Fundamental a partir das regulamentações apresentadas na BNCC?

Seu papel na sala de aula passa a ser o de mentor que orienta os alunos; especialistas alertam para a forma��o

Para que o novo saber chegue ao aluno, ser� necess�ria uma nova forma de ensinar. A BNCC n�o mexe s� no conte�do. Ela tamb�m pede um novo professor em sala de aula. O documento prop�e uma transforma��o na atua��o do educador: sai de cena o detentor �nico do saber e entra o mediador, o tutor, que mostra caminhos, orienta e auxilia, mas deixa o aluno trilhar a sua via na constru��o do conhecimento.

"O professor ter� que se reinventar. Isso significa jogar fora tudo o que sabe? Claro que n�o. Mas ele ter� de pensar de forma diferente. O ensino enciclop�dico, � base de muito conte�do para ser decorado, tende a acabar", afirma Ademar Celed�nio, diretor de Ensino e Inova��es Educacionais do SAS.

Essa mudan�a pedir� a ado��o de novas ferramentas pedag�gicas. Nem todos os docentes do pa�s, por�m, sentem-se ou est�o preparados para o desafio. Por isso, a escola ser� fundamental para auxili�-los.

Para o SAS, o sucesso da base depende da forma��o adequada dos docentes. Por isso, seus profissionais t�m viajado pelo pa�s para apresentar a BNCC a professores e gestores de escolas parceiras. "Muitos ainda nem abriram o documento. � preciso come�ar j�", alerta Bruno Batista, gerente de Consultoria Pedag�gica.

No Parthenon, em Guarulhos (SP), a discuss�o da base come�ou h� dois anos, com reuni�es semanais dos coordenadores. "� uma mudan�a de paradigma. N�o se consegue essa nova postura diante do aprendiz s� lendo teorias. � necess�rio que o coordenador assista �s aulas, reflita, proponha coisas. O processo acontece de forma lenta", diz a diretora pedag�gica Simone Taham.

Uma preocupa��o de especialistas em educa��o � a forma��o dos docentes nas faculdades, distanciada da realidade da sala de aula. Para buscar essa aproxima��o, o governo federal lan�ou, em 2017, a Pol�tica Nacional de Forma��o de Professores, que visa a melhoria da forma��o dos educadores e a cria��o de uma Base Nacional Docente, com conte�dos curriculares comuns aos cursos de licenciatura.

O Parthenon investe em uma "ponte" com a academia, com est�gios e postos de professor assistente a alunos de gradua��o. "Olhamos para a faculdade e pensamos em formas de fazer com que as pesquisas importantes que est�o sendo feitas tenham reflexo em sala de aula", diz En�as Prado, coordenador de matem�tica.

Outro item que requer aten��o � o material did�tico, que deve estar adequado � base e ao projeto das institui��es. "A escola precisa ler o material, analisar, acrescentar e tirar coisas. Usamos solu��es educacionais do SAS e temos uma troca de ideias muito boa com eles", afirma Eduardo de Oliveira, coordenador do ensino m�dio do Parthenon.

A partir de 2019, o SAS j� ter� todo seu material did�tico adequado � BNCC. Para isso, conta com um time de 150 profissionais trabalhando na revis�o tanto de seus livros impressos quanto dos conte�dos digitais, como videoaulas, bancos de quest�es, entre outras ferramentas e servi�os.

Est�dio Folha
Quais os principais desafios do professor nos anos iniciais do Ensino Fundamental a partir das regulamentações apresentadas na BNCC?

Fam�lias precisam se tornar parceiras

A transforma��o da educa��o passa tamb�m por uma mudan�a nas fam�lias. A maioria dos pais das crian�as que ser�o impactadas pela BNCC cresceu em uma escola diferente da que os filhos dever�o conhecer. Ajud�-los a entender a nova base e a import�ncia dos conte�dos que extrapolam o que est� escrito nos livros � mais um desafio para docentes e gestores.

"Ser� necess�rio mostrar � fam�lia essa nova perspectiva de forma��o para que ela entenda o novo momento e supere suas inseguran�as", diz Alberto Serra, diretor de Consultoria Pedag�gica do SAS.

A informa��o dos pais tem que passar, necessariamente, pela escola. No Col�gio Ari de S�, em Fortaleza (CE), encontros para a apresenta��o da base e do novo curr�culo j� est�o no planejamento deste ano. Ap�s o estudo do texto, da discuss�o com professores e da defini��o do novo programa da escola, ser�o feitas reuni�es com os pais.

"A escola, no sentido mais amplo, precisa abrir as portas para as fam�lias, para mostrar como o trabalho vai acontecer e como os seus filhos, de fato, ir�o aprender. Como sempre, os pais precisam estar juntos no processo", afirma a diretora de ensino do fundamental 2 do Col�gio Ari de S�, Luciana Cola�o.

Paralelamente ao processo de forma��o de professores, o SAS tem realizado um trabalho com os coordenadores das escolas parceiras. A meta � ajud�-los a antecipar necessidades, a perceber lacunas e come�ar a resolver problemas relativos � implementa��o da base curricular. "Vivemos num pa�s continental, com grande diversidade de realidades. Ainda h� d�vidas e inseguran�as", diz Serra.

Fonte: Governo Federal e Censo Escolar
Quais os principais desafios do professor nos anos iniciais do Ensino Fundamental a partir das regulamentações apresentadas na BNCC?

Quais os principais desafios da atuação do professor nos anos iniciais no ensino fundamental a partir da regulamentação apresentados na BNCC?

A seguir, listamos quais são os desafios da BNCC e como as escolas devem superá-los..
Elaborar um novo currículo. ... .
Adequar o Projeto Político Pedagógico. ... .
Integrar características regionais no currículo. ... .
A formação continuada. ... .
Definir o material didático. ... .
Monitorar a implementação da BNCC..

Quais os principais desafios da atuação do professor nos anos iniciais do ensino fundamental?

Abaixo destacamos alguns dos principais desafios dos professores brasileiros..
Engajamento dos alunos. ... .
Atualização de práticas pedagógicas. ... .
Formação continuada. ... .
Defasagem de aprendizado dos alunos. ... .
Lidar com a tecnologia em sala de aula..

Quais os desafios do professor do ensino fundamental?

6 principais desafios do professor na atualidade e como superá-....
1 1. Diferentes tipos de alunos..
2 2. Novas tecnologias e metodologias..
3 3. Excesso de processos de gestão..
4 4. Necessidade de diversificação das atividades..
5 5. Discussão de temas..
6 6. Desvalorização da profissão..

Quais são as maiores dificuldades da implementação da BNCC na educação básica?

Segundo os professores e gestores, o problema não é a habilidade, mas “a falta de recursos tecnológicos nas escolas públicas para desenvolvê-la”.