Quais os povos pré colombianos que viviam na América na região central sendo colonizados pelos espanhóis *?

Saiba o que foram e que importância tiveram as Civilizações Pré-Colombianas, como a dos astecas, maias e incas.

Quais os povos pré colombianos que viviam na América na região central sendo colonizados pelos espanhóis *?

Ruínas de um templo maia, na Península de Yucatã, México

Você sabia que a história da América, isto é, de toda a ação humana já transcorrida no continente americano, possui uma divisão fundamental? Pois bem, dividimos a história da América entre antes e depois de sua descoberta por Cristóvão Colombo, em 1492. Essa divisão foi estabelecida não apenas para facilitar nossos estudos, mas também para indicar a importância e a singularidade do “choque” ou “encontro” entre europeus e nativos americanos. O período anterior a esse “encontro” é denominado pelos historiadores e demais estudiosos como “Período Pré-Colombiano”, e as civilizações que se desenvolveram nesse período são conhecidas como “civilizações pré-colombianas”.

As principais civilizações que se desenvolveram na América antes da chegada de Colombo foram os astecas, maias e incas. Os astecas e os maias desenvolveram seus respectivos centros urbanos na região conhecida como Mesoamérica, situada na América Central, entre o sul do México e a Guatemala. Já a civilização inca estabeleceu-se ao longo da linha dos Andes, na América do Sul, região que compreende os atuais Chile, Equador e Peru.

Ao contrário de outras culturas, ou povos, que habitavam todo o continente americano nessa época (como os tupi-guarani no Brasil e os sioux, nos Estados Unidos), astecas, maias e incas são considerados “construtores de civilização”, pois conseguiram desenvolver um complexo domínio de metais, o que os possibilitou a criação de cidades, de sofisticados sistemas de irrigação, plantio e outros elementos. Além disso, esses três povos também conseguiram criar seu próprio sistema de escrita e várias composições artísticas, das quais se destacam as grandespirâmides de Tenochtitlán, capital do Império Asteca.

A mais antiga dessas três civilizações era a dos maias, cujo ápice de desenvolvimento ocorreu no século VII d.C. Ao contrário dos astecas, os maias não conseguiram desenvolver um império unificado, mas apenas grandes centros independentes, que começaram a declinar por volta do século XIII d.C. Os astecas começaram a se projetar como grande civilização no século XIV d.C., quando chegaram ao vale do México, vindos de Aztaclán. Seu império foi o mais poderoso dos pré-colombianos, chegando a abarcar um contingente de milhões de pessoas. Só a capital, Tenochtitlán, em seu auge, chegava a comportar mais de 100 mil pessoas – número impossível para qualquer grande cidade europeia da Idade Média e início da Idade Moderna. Tanto entre astecas quanto entre maias, o culto ao deus solar era muito expressivo. A exigência de sacrifícios humanos levava muitos prisioneiros de guerra à decapitação e à extração do coração ainda pulsante.

O Império Inca, por sua vez, desenvolveu-se por volta do século XII d.C. Sua capital era Cuzco e, tal como os astecas e os maias, também cultuavam especialmente a divindade solar. O rei inca, que, além de sacerdote, era também chefe militar, era considerado o filho do Sol. Um dos pontos mais impressionantes da organização do vasto território inca era sua complexa conexão de estradas, que varavam os altos picos da Cordilheira dos Andes por meio de pontes feitas engenhosamente de cipós e madeira.

Essas três civilizações sucumbiram, gradualmente, com o início da colonização espanhola. Líderes de expedições de exploração, como HernanCortéz e FranciscoPizarro, subjugaram esses povos e abriram espaço para a montagem do sistema colonial a partir do século XVI.


Por Me. Cláudio Fernandes

Ouça este artigo:

As civilizações pré-colombianas podem ser divididas em três grandes grupos étnicos: os Astecas, os Maias e os Incas. Além delas, existiram grandes sociedades organizadas de formas não hierárquicas ao longo da costa e do interior brasileiro. Grandes grupos do tronco linguístico Tupi, cerâmicas sofisticadas como a marajoara. As Américas antes dos europeus eram uma grande massa terrestre, diversa e conectada.

Astecas

Os Astecas viveram no que hoje conhecemos como México, se organizando em uma confederação de cidades (Texcoco, Tlacopán e Tenochtitlán, sendo essa última a capital e local de moradia do Imperador). Conhecidos por serem exímios guerreiros, tinham o costume de aglutinar os povos que eram derrotados pelos seus exércitos – por isso são caracterizados como multiétnicos.

Os astecas tinham na figura do imperador a concentração de poder ilimitado, estabelecido na capital Tenochtitlán. Logo abaixo estavam os sacerdotes e os guerreiros, principal camada de apoio ao governo. A terceira camada da sociedade era compreendida pela maior quantidade de pessoas distribuídas em artesãos, agricultores e servidores públicos. Havia também os escravos, em sua maioria prisioneiros de guerra.

As cidades astecas serviam como estabelecimentos de troca. Seus mercados comercializavam produtos típicos como milho, tomates, carne, utensílios etc. O cacau era considerado a bebida dos deuses e suas sementes serviam como moeda para as transações comerciais.

A educação na sociedade Asteca era fundamental aos estratos sociais mais altos, onde os mais jovens aprendiam história, música, escrita e leitura pictográfica – comunicação com formas e desenhos – e religião. Eram também dedicados aos estudos astronômicos com previsões precisas de eclipses solares e lunares, considerando os céus um aliado para a agricultura e para o Império.

A religião dos Astecas era o resultado da incorporação de outros deuses de povos derrotados em guerras. Os principais deuses são Quetzalcóatl, criador do mundo e de seus habitantes caracterizado na figura de uma serpente, e Huitzilopochtli, deus do Sol e da guerra que recebia as oferendas em rituais com sacrifícios humanos. Ser sacrificado era considerado uma grande elevação espiritual e tal ato era visto como de muita honra e bravura.

Maias

A civilização Maia é considerada a mais antiga dentre as culturas pré-colombianas. Seu domínio se estendia pelos territórios do México, Honduras e Guatemala. Sua organização era baseada em cidades independentes, com seus próprios idiomas, comandadas por sacerdotes e nobres guerreiros, seguidos dos camponeses, artesãos e escravos capturados em guerras que constituíam a maior parcela da população.

Tinham na agricultura a sua base com o cultivo de itens como o milho, o cacau e o algodão. O trabalho artesanal utilizava pedras preciosas nos cestos e tecidos, prosperando o artesanato com populações vizinhas. Além disso, seus conhecimentos sobre astronomia, matemática e arquitetura eram avançados, com escrita desenvolvida e calendário de 365 dias estabelecidos de acordo com previsões astronômicas.

Tinham como seus principais deuses seres que estavam ligados à natureza e à agricultura, como o deus Chac (chuva), Centeotl (milho) e Kukulcan (vento). Algumas de suas pirâmides eram dedicadas a eles, tendo a pirâmide de Kukulcan como principal marco da fé e arquitetura maia.

Quais os povos pré colombianos que viviam na América na região central sendo colonizados pelos espanhóis *?

Templo de Kukulcán, Chichén Itzá, México. Foto: jgorzynik / Shutterstock.com

Incas

O império pré-colombiano mais extenso da América, passando pelos atuais Chile, noroeste da Argentina, Equador, Bolívia e Peru, os Incas tinham uma sociedade organizada com forte exército e um amplo sistema de comunicação e estradas para controle de seus territórios. Tendo a cidade de Cuzco, atual Peru, como a antiga capital, seu surgimento segundo a religião Inca se deu pela criação de Manco Capac, considerado o primeiro Inca, pelo deus sol Apu Inti.

Além destes deuses, havia também Viracocha (criador universal), Mama Quilla (divindade da lua) e Apu Inti. Por serem muito ligados à fé, dedicavam esculturas de prata a eles, as quais foram roubadas e destruídas durante e após conquista espanhola. Com uma população estimada entre 5 e 14 milhões de pessoas, El Tahuantinsuyu – como o território incaico era chamado no período – compreendia uma área de 4000 quilômetros.

A gestão política e econômica girava em torno de clãs formados por laços sanguíneos, onde o Inca (chefe) encabeçava a sociedade. Abaixo dele vinham os nobres (sacerdotes, militares e políticos), os não nobres, os servos e os escravizados. Falante de quíchua, não possuíam uma escrita estabelecida e eram excelentes com números, tendo desenvolvido os quipus, um sistema de registro numérico feito com amarrações em longos cordões com cores diferentes. Tal sistema era fundamental na produção agrícola.

O declínio do império Inca começou nos anos finais do século XVI, quando rebeliões e batalhas internas aconteciam com frequência. Em 1533 a cidade de Cuzco foi conquistada pelos espanhóis e o que sobrou foram pequenos focos de insurgentes no interior que resistiam à dominação europeia até 1572, ano da morte do último grande líder Inca Tupac Amaru.

Quais os povos pré colombianos que viviam na América na região central sendo colonizados pelos espanhóis *?

Machu Picchu, Peru. Foto: life-is-adventure / Shutterstock.com

Referências:

DE LIMA, Thais Nivia et al. Serge Gruzinski e as dinâmicas culturais na América colonial. CULTURA HISTÓRICA & PATRIMÔNIO, v. 2, n. 1, p. 60-71, 2013.

RAMINELLI, Ronald. A era das conquistas: América espanhola, séculos XVI e XVII. Editora FGV, 2013.

REGERT, Rodrigo et al. As civilizações Pré-colombianas no continente americano. Revista da UNIFEBE, v. 1, n. 18, p. 13-20, 2016.

Texto originalmente publicado em https://www.infoescola.com/historia/america-pre-colombiana/

Quais foram os povos Pré

No fim do século XV, período que marca a chegada dos espanhóis ao continente, o continente contava com três grandes civilizações: maias, astecas e incas.

Quais povos pré

As principais civilizações que se desenvolveram na América antes da chegada de Colombo foram os astecas, maias e incas. Os astecas e os maias desenvolveram seus respectivos centros urbanos na região conhecida como Mesoamérica, situada na América Central, entre o sul do México e a Guatemala.

Quais os grupos pré

São chamados povos pré-colombianos os povos que precederam à colonização europeia na América. Os mais conhecidos foram os astecas, incas e maias.

Quais foram os principais povos que colonizaram o continente americano?

Espanhóis, portugueses, holandeses, franceses e outros povos do Velho Mundo colonizaram a América, e a miscigenação deles com os povos nativos deu origem à população atual do continente.