Quais os elementos geométricos são encontrados no campo de futebol oficial

Bem vindo às páginas de conteúdo

Você está acessando uma das centenas de páginas disponíveis no Portal Clickideia.

Através desse tour, você conhecerá as diversas ferramentas que estão disponíveis para que você possa organizar melhor seus estudos, testar seus conhecimentos e explorar inúmeros conteúdos exclusivos do Portal!

Continue clicando em "Próxima dica".

Marque para ler mais tarde

Ao clicar em "Ler mais tarde", você estará salvando a página no seu perfil para poder consultá-la uma outra hora.

Teste seus conhecimentos

Faça exercícios sobre este conteúdo clicando em

Acerte o máximo de questões que puder e ganhe medalhas nas matérias!


Guarde suas anotações

Tem algo que você gostaria de gravar relacionado a essa matéria?

Acesse também as suas notas antigas.


Curta

Gostou do conteúdo?

Clique em para recomendar a seus colegas conteúdos que te agradaram!

Google Classroom

Compartilhe materiais do Clickideia no seu "Google Sala de Aula".

Organize seus estudos

Os conteúdos já estão dispostos em uma ordem de aprendizado preparada pelo Portal Clickideia.

Siga a ordem recomendada dos conteúdos para poder aproveitar ao máximo seus momentos de estudo.

Sobre o Clickideia

A Clickideia Tecnologia Educacional é uma empresa que atua no desenvolvimento de conteúdos educacionais e metodologias pedagógicas, concebidas para Web, de alta qualidade para alunos e professores do ensino médio e fundamental nos segmentos de escolas públicas e privadas, bibliotecas digitais e projetos especiais para a área corporativa, fomentando o uso das tecnologias no ensino.

A Clickideia tem um convênio de cooperação institucional com a Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) em atividades de ensino, pesquisa, desenvolvimento, prestação de serviços, formação de Recursos Humanos, absorção e transferência de tecnologias na área de tecnologia aplicada à educação.

Desenvolvido com o apoio da UNICAMP e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o Portal Clickideia apresenta conteúdos didáticos que atendem a grade curricular do Ensino Fundamental e Médio, em sintonia com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e a Matrizes Curriculares de Referência para o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB).

Trata-se de um ambiente de aprendizagem com informações organizadas, desenvolvido por uma equipe de educadores, mestres e doutores em cada área, que trabalham em conjunto com webdesigners e programadores utilizando tecnologias de última geração.

Nos projetos dirigidos às escolas, que exigem atividades de capacitação dos educadores, o Clickideia utiliza uma metodologia própria, inovadora que permite aos professores a exploração efetiva de todos os recursos disponibilizados pelo Portal e pela tecnologia da informação. Diagnosticam-se os interesses e as necessidades de capacitação em cada escola para oferecer um suporte pedagógico adequado e personalizado no uso da informática no ensino.

Maiores informações:

Telefone: (19) 3249-1702

E-mail:

No campo de futebol, dentro da grande área, há uma marca a 11 metros do ponto médio da linha do gol, para que seja feita a cobrança de uma falta chamada "pênalti". O goleiro fica sobre essa linha, entre duas traves que são paralelas, com uma distância entre elas de 7,32 metros, e sob uma terceira trave, cuja borda fica a 2,44 metros do solo.

Com essas informações, para realizar uma análise geométrica utilizaremos a cor azul para as traves verticais, a cor laranja para a trave que fica sobre a cabeça do goleiro e a cor vermelha para representar a distância de 11 metros da marca do pênalti até a linha do gol:

  • Quais os elementos geométricos são encontrados no campo de futebol oficial

A cobrança usual do pênalti é feita por meio de um tiro direto, e uma das consequências é que a trajetória da bola, em função da distância e da velocidade, pode ser considerada, em grande parte das experiências, uma linha reta. Assim, faremos a visualização da vista lateral desses chutes, pontilhando as trajetórias das bolas em direção ao gol:

  • Quais os elementos geométricos são encontrados no campo de futebol oficial


No esquema dessa vista lateral, identificamos vários triângulos retângulos, nos quais a linha vermelha e a trave azul são os catetos, enquanto que a linha pontilhada é a hipotenusa. Das três medidas, somente o cateto de cor vermelha é constante, com valor igual a 11 metros, enquanto que as outras duas mudam de valor conforme o ângulo formado entre a linha pontilhada e a linha vermelha.

Para organizar o nosso estudo, representaremos esse ângulo pela letra G; a medida da altura que a bola passa pela trave por y (cor azul); e o comprimento da linha pontilhada por x:

  • Quais os elementos geométricos são encontrados no campo de futebol oficial

As relações matemáticas entre essas medidas, sejam elas constantes ou variáveis, podem ser exploradas a partir das definições do cosseno, do seno e da tangente, tendo como referência o ângulo G. No entanto, se quisermos descobrir o valor aproximado de G, para que a bola passe rente à parte inferior da trave que se encontra sobre a cabeça do goleiro, perceberemos que, para essa situação limite, a tangente será o melhor recurso, pois evita o cálculo da hipotenusa:

cos G=cateto adjacentehipotenusa=11mx
sen G=cateto opostohipotenusa=2,44mx
tg G=cateto opostocateto adjacente=2,44m11m⇒tg G=2,4411 =0,22

Com a informação de que o valor máximo de y é 2,44 metros, calculamos o valor da tangente de G e, logo depois, o valor aproximado de G (por meio de uma tabela):

tg G=2,4211⇒tg G=0,22 ⇒G≅13?

Concluímos que o ângulo G deverá estar no intervalo de 0o (bola rasteira) chegando ao valor máximo aproximado de 13o no plano vertical da vista lateral. Os valores possíveis desses ângulos são interpretados também como as linhas de latitude da bola em direção ao gol. Podemos indicar alguns desses valores no nosso desenho, por meio de linhas também pontilhadas:

  • Quais os elementos geométricos são encontrados no campo de futebol oficial


Vamos agora analisar essa cobrança de pênalti vista de cima. Dessa posição vemos a trave cor laranja, que fica sobre a cabeça do goleiro, e a linha vermelha, que representa a distância da marca do pênalti até o gol. Novamente identificamos vários triângulos retângulos, só que, dessa vez, em um plano horizontal, e em regiões simétricas, tendo a linha vermelha como eixo.

Para esta nova posição, definiremos como K o ângulo formado entre a linha pontilhada da trajetória da bola e a linha vermelha. Assim, podemos escrever a tangente desse ângulo, não esquecendo que deveremos explorar tanto do lado esquerdo como do lado direito do jogador que está cobrando o pênalti.

Qual será o valor aproximado do ângulo K para o jogador marcar um belo gol rente à trave direita do goleiro? O primeiro passo é interpretar o valor máximo do cateto oposto a K, que, nessa condição também limite, será a metade do tamanho da trave laranja:

7,32 : 2 = 3,66 m

O valor da tangente de K que será a razão do cateto adjacente, igual a 11 metros, pelo valor máximo do cateto oposto, que, como vimos, é igual a 3,66 m. Com mesmo procedimento anterior, calculamos o valor da tg K e, por meio de uma tabela, achamos o valor aproximado de K:

  • Quais os elementos geométricos são encontrados no campo de futebol oficial

Assim, esse ângulo K poderá ser explorado tanto do lado esquerdo como do lado direito de quem está cobrando o pênalti, no intervalo de 0o a 19o. Essas medidas também são interpretadas como longitude da bola ao ser chutada a gol. Novamente indicaremos parte desses valores por meio de linhas pontilhadas:

  • Quais os elementos geométricos são encontrados no campo de futebol oficial

Com lápis e papel, agora você pode explorar os conceitos de latitude e longitude, para se divertir com as possíveis posições da bola colocada pelo cobrador do pênalti. Será que em uma latitude de 10o e longitude 17o à direita, o goleiro defende?

  • Quais os elementos geométricos são encontrados no campo de futebol oficial

Quais os elementos Geometricos são encontrados no campo de futebol oficial?

O campo é em forma de retângulo, com duas bases nas extremidades. Na grande área, dois retângulos. No centro do gramado, um grande círculo. Perto da área, há um semicírculo.

Quais os nomes das formas geométricas planas que compõem a bola de futebol?

Alguns exemplos de figuras geométricas planas que mais conhecemos: quadrado, triângulo, retângulo, círculo, losango, pentágono, hexágono e paralelogramo. Espero ter ajudado!

Porque o campo de futebol tem essa forma geométrica?

Uma boa pedida para explorar com a turma são as linhas que delimitam o campo e determinam a marcação de faltas e a área de cada time, por exemplo. Isso comprova que os conhecimentos geométricos são estruturantes para um jogo.

Onde forma geométrica pode ser encontrada?

As formas geométricas estão presentes no nosso dia a dia. Encontramos o triângulo, por exemplo, na pizza, numa placa de trânsito, bem como todas as demais formas geométricas.