Quais inventos foram mais significativos na história dos computadores?

Página 1 de 50 - Cerca de 500 ensaios

  • Diversos

    477 palavras | 2 páginas

    1) Cite alguns problemas que o uso de válvulas provocava nos computadores de 1ª Geração. R: Grande espaço ocupado; dificuldade na manutenção; superaquecimento; grande incidencia de mau funcionamento. 2) Como você explicaria – de forma resumida – a história dos computadores? R: Primeira geração > (1937 a 1953) - era das valvulas. Segunda geração > (1954 a 1962) - evolução dos condutores - transistores, capacitores e diodos. Terceira geração > (1963 a 1972) - circuitos integrados em pequena escala (SSI) Quarta geração > (1972 a 1984) circuitos integrados LSI e VLSI Quinta geração > (1984 a 1990) - processamento paralelo e redes Sexta geração > (1990 - ) - Evolução das redes e da Internet Proximas gerações > Da Nanotecnologia (construção de máquinas biológicas) 3) Na história dos computadores, quais inventos você achou mais significativos? Por quê? R: Sem dúvida a evolução dos condutores e o posterior desenvolvimento dos circuitos integrados. Isso possibilitou cada vez mais a miniaturização dos sitemas até os dias de hoje, em que podemos ver equipamentos pequenos com grandes capacidades de processamento. 1) Cite alguns problemas que o uso de válvulas provocava nos computadores de 1ª Geração. R: O uso de válvulas em computadores é marcado por uma série de problemas, não só no seu funcionamento, mas também na sua mobilidade. Vou listar alguns dos problemas 1-superaquecimento 2- Alto consumo de energia, levando em…

  • Texto

    254 palavras | 2 páginas

    válvulas provocava nos computadores de 1ª geração. Gastavam muita energia, sua operação era muito cara e esquentava muito, com a freqüência e mau funcionamento. - válvula 2) O que diferencia os computadores de 1ª geração dos da 2ª. Os computadores da 1ª geração eram lentos, enormes, ocupavam salas inteiras e tinham muitos metros de fios. Os de 2ª geração houve a substituição das válvulas eletrônicas por transistores e os fios de ligação por circuitos impressos que tornou os…

  • Informatica

    278 palavras | 2 páginas

    FACULDADE ESTÁCIO DE SÁ DE OURINHOS TECNOLOGIA EM REDES DE COMPUTADORES Organização de Computadores Prof. Danilo Dolci Lista de Exercícios 01 Histórico e Evolução da Computação 1. Na ordem cronológica marque a alternativa correta. a) Ábaco, Eniac, Chip, Transistor e Microprocessador; b) Eniac, Ábaco, Chip, Transistor e Microprocessador; c) Ábaco, Eniac, Chip, Microprocessador e Transistor; d) Ábaco, Eniac, Transistor, Chip e Microprocessador; 2. Relacione as…

  • arqitetura de computadores

    289 palavras | 2 páginas

    propósito que conduziu ao desenvolvimento do primeiro computador eletrônico do mundo? 2) Qual foi o primeiro microprocessador de 8 bits lançado comercialmente? Qual o nome da empresa proprietária? ) Quais os principais inventos que marcaram a evolução dos computadores? 4) Quais eram as características básicas da arquitetura proposta por John von Neumann? 5) Escolha duas personalidades históricas que você considera como as mais influentes na criação do moderno hardware do…

  • Introdução a ciencia da computação

    323 palavras | 2 páginas

    O que é um programa de computador e qual a sua utilidade no processo de manipulação de dados? 6. Conceitue hardware e software 7. O que é e para que serve uma linguagem de programação de computador? Cite 3 exemplos de linguagens de programação 8. Apresente e descreva os níveis de abstração propostos pelo livro do Tanenbaum 9. Qual a diferença entre arquitetura e organização de computadores? 10. Descreva a função dos principais componentes de um sistema computacional 11.…

  • História dos computadores - 1ª,2ª,3ª e 4ª Gerações

    928 palavras | 4 páginas

    alguns problemas que o uso de válvulas provocava nos computadores de 1ª geração de computadores. R: Superaquecimento das válvulas, o que ocasionava a queima das mesmas, a programação era feita diretamente na linguagem de máquina, o que dificultava a programação e levava muito tempo 2. Faça um quadro demonstrando o que diferencia os computadores da 1ª, 2ª, 3ª e 4ª geração de computadores: 3. O que contribui para que os computadores, na sua evolução, sejam significativamente menores…

  • Historia do pc

    607 palavras | 3 páginas

    folha. 1) Qual foi o propósito que conduziu ao desenvolvimento do primeiro computador eletrônico do mundo? Na realidade o primeiro computador eletrônico foi projetado inicialmente com o objetivo de calcular tabelas balísticas para o exercito americano, era uma máquina de 30 toneladas, com mais de 18.000 válvulas, seu nome era ENIAC. Depois que veio a ideia de armazenar informações, calcular, efetuar contagem mais complexas. Portanto o objetivo principal mesmo foi para uso na II Guerra…

  • Computação

    806 palavras | 4 páginas

    Informação e Computação Introdução a Ciência dos Computadores Lista de Exercícios 2 - História da Computação 1) Qual foi o propósito que conduziu ao desenvolvimento do primeiro computador eletrônico do mundo? O primeiro computador eletrônico foi projetado inicialmente com o objetivo de calcular tabelas balísticas para o exercito americano, era uma máquina de 30 toneladas, com mais de 18.000 válvulas, seu nome era ENIAC. Depois que veio a idéia de armazenar informações, calcular,…

  • Histórico e evolução na computação

    272 palavras | 2 páginas

    provocavam nos computadores de 1ª geração ? Eles utilizavam quilômetros de fios, chegando a atingir temperaturas muito elevadas, o que freqüentemente causava problemas de funcionamento. 2- O que diferencia os computadores de 1ª geração dos da 2ª ? 1ª- Válvulas a vácuo... 2ª- Transistores, surgimento de super computadores... 3- O que contribui para que os computadores, na sua evolução, sejam significativamente menores que seus antecessores ? A evolução dos computadores torna o…

  • Estudo

    296 palavras | 2 páginas

    1. Cite alguns problemas que o uso de válvulas provocava nos computadores de 1ª geração. R: O grande espaço que ele ocupava, Dificuldade na sua manutenção, Superaquecimento, Grande incidência de mau funcionamento, Alto consumo de energia devido ao tamanho de suas válvulas. 2. O que diferencia os computadores de 1ª geração dos da 2ª. R:Os computadores da primeira geração eram lentos, enormes, ocupavam salas inteira e tinham muitos metros de fios.…

Quais os inventos mais significativos na história dos computadores?

Vejamos um pouco da história dessa criação..
Charles Babbage inventou o primeiro computador programável do mundo. ... .
Herman Hollerith criou os cartões perfurados. ... .
Claude Shannon inovou com a eletrônica digital. ... .
Atanasoff e Berry desenvolveram os computadores durante a guerra. ... .
A importância de Alan Turing, o pai da informática..

Qual foi a primeira atividade atribuída às máquinas e que até hoje é uma das principais habilidades dos computadores?

Muitos povos da antiguidade utilizavam o ábaco para realizar cálculos do dia a dia, principalmente no comércio e no desenvolvimento de construções civis. Ele pode ser considerado a primeira máquina criada para cálculo, pois utilizava um sistema bastante simples e muito eficiente na resolução de problemas matemáticos.